domingo, 20 de agosto de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■ O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor: elevou os humildes. – (Lc 1,39-56)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 AGOSTO BRANCO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER  

  GARÇA/SP, 20 DE AGOSTO DE 2023 (domingo) 232º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

É triste falhar na vida; porém, mais triste ainda, é não tentar vencer.

(Franklin Delano Roosevelt)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO MAÇON

DIA DO VIZINHO

DIA MUNDIAL DA UNIÃO

DIA DO MOSQUITO

DIA DO ANIMAL ABANDONADO

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-RS (FURG)

DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL PRESIDENTE CASTRO PINTO EM SANTA RITA-PB

 SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (tema: Amor familiar, vocação e caminho de santidade!” de 14 a 20 de agosto)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Rincão - São Bernardo do Campo - Tambaú (São Paulo) Assis Chateaubriand - Santo Antônio da Platina (Paraná) Barra de Santo Antônio - Palmeira dos Índios (Alagoas)Catalão (Goiás)  Afuá (Pará) Ibiquera (Bahia )Pilões - Pilõezinhos (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  PDG MARIA FIGUEIRA DE SOUZA “Mariinha” (DLC8–Lions Clube de Paranaíba /MS)PDG MARCIA SUELI CARVALHAL ALTAFIM (DLC8–Lions Clube de Vera Cruz /SP)PDG FRANCISCO MAURICIO GOMES DA SILVA (DLC2 – Lions Clube de São Paulo Monções /SP)FERNANDO MARINELLO (Lions Clube de BAURU ESTORIL/SP) CARLOS HENRIQUE  NUNES VILLA VERDE  (Lions Clube de Cafelândia Renascer /SP) FRANCISCO MIRANDA (Lions Clube RJ Empresarial Zona Oeste- Rio de Janeiro /RJ)BRUNO MONTEIRO NANDES NETO (filho do Bruno Macrocontábil Conessa-Garça/SP) LUCIANA CERTO MANCHINI (Garça/SP)EDSON LIMA MARÇAL (Garça /SP) LILIA MARIA ALMEIDA (Rio de Janeiro /RJ)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SÃO BERNARDO DE CLARAVAL

Bernardo (França, 1090-1153), é considerado um dos pais da Ordem de Cister, na qual ingressou pouco tempo depois de sua fundação. Seus sermões são preciosos comentários à Bíblia e à liturgia. Foi homem de muito estudo e de grande contemplação.

■ SÃO BERNARDO DE SENA

SÃO CRISTÓVÃO DE CÓRDOVA

SÃO FILIBERTO

SÃO LEOVIGILDO

SÃO MÁXIMO DE CHINON

SÃO ZEFERINO

SÃO SAMUEL

SANTA MARIA DE MATTIAS

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES - A Assunção de Maria - Lc 1,39-56 - A visita a Isabel

 

Grande sinal apareceu no céu: uma mulher que tem o sol por manto, a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça (Ap 12,1).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Com Maria cantemos as maravilhas que Deus continua a realizar em favor do seu povo. Assunta ao céu, ela atingiu a plenitude da salvação e nos espera a todos, à direita do Filho, fazendo-se nossa intercessora. Celebremos esta solenidade unidos aos vocacionados à vida consagrada: mulheres e homens que dão seu sim ao projeto de Jesus.

 

– Oração 

 

“PAI, CONDUZE-ME PELOS CAMINHOS DE MARIA, TUA FIEL SERVIDORA, CUJA VIDA SE CONSUMOU, SENDO EXALTADA POR TI. QUE, COMO MARIA, EU SAIBA ME PREPARAR PARA A COMUNHÃO PLENA CONTIGO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu, em corpo e alma, a imaculada virgem Maria, mãe de vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, afim de participarmos da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 379

 

 

– 20 de agosto de 2023 – domingo da 19ª Semana do Tempo Comum – Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria, Solenidade –

 

– Liturgia da Palavra 

Revestida de honras e glórias, Maria reconhece, agradecida, as maravilhas que Deus nela realizou em favor de todas as gerações. Ela é o sinal da nova humanidade redimida pelo seu Filho.

 

 

1ª Leitura (Ap 11,19a;12,1-6a.10ab) – Uma mulher vestida de sol tendo a lua debaixo dos pés.   Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

19Abriu-se o templo de Deus que está no céu e apareceu no templo a arca da Aliança. 12,1Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas. 3Então apareceu outro sinal no céu: um grande dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete coroas. 4Com a cauda, varria a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O dragão parou diante da mulher, que estava para dar à luz, pronto para devorar o seu Filho, logo que nascesse. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o Filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 6A mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar. 10Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora, realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus e o poder do seu Cristo”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 44(45)

 

À vossa direita se encontra a rainha / com veste esplendente de ouro de Ofir.

1. As filhas de reis vêm ao vosso encontro,  e à vossa direita se encontra a rainha / com veste esplendente de ouro de Ofir. – R.

À vossa direita se encontra a rainha / com veste esplendente de ouro de Ofir.

2. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: / “Esquecei vosso povo e a casa paterna! / Que o rei se encante com vossa beleza! / Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor! – R.

À vossa direita se encontra a rainha / com veste esplendente de ouro de Ofir.

3. Entre cantos de festa e com grande alegria, / ingressam, então, no palácio real”. – R.

 

 

2ª Leitura (1Cor 15,20-27a) – Cristo, como primícias: depois os que pertencem a Cristo.   Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 20Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 21Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. 22Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23Porém cada qual segundo uma ordem determinada: em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. 24A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. 25Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. 26O último inimigo a ser destruído é a morte. 27Com efeito, “Deus pôs tudo debaixo de seus pés”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 20 de agosto de 2023 – domingo da 19ª Semana do Tempo Comum – Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria, Solenidade –

– Evangelho do dia 

 

O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor: elevou os humildes.   (Lc 1,39-56)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Maria é elevada ao céu, / alegram-se os coros dos anjos. 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

[A forma breve está entre colchetes.]

Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

20/08    DOMINGO:

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA – A

 

Lucas 1,41-42.45: “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: - Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!... Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

 

Jesus, quando o senhor ressuscitou, trouxe esperança de ressurreição para todos nós.

Uma esperança cujo modelo maior é sua querida Mãe, que o senhor fez subir ao céu em corpo e alma, ou seja, acolheu-a integralmente na comunhão de amor e de vida da Trindade santa.

Ela é a bendita entre as mulheres e entre todos os seres humanos, porque acreditou e o senhor realizou plenamente a sua fé, fazendo dela a primeira entre todos os que iriam participar da sua ressurreição e da sua glória.

Sua Mãe nos ensina que a sua Assunção começou no dia da Anunciação, quando assumiu na fé a missão que o Arcanjo Gabriel lhe anunciara.

A partir daquele momento, ela foi assumida pelo Espírito Santo, e toda a sua existência adquiriu uma nova significação, que já não se limitava apenas a esta terra.

Senhor, ao contemplar sua Mãe assunta ao céu, temos certeza de que também nós poderemos um dia participar da Páscoa eterna com o senhor.

Ao celebrar a Assunção de Nossa Senhora, nós contemplamos a nossa maior esperança pascal, capaz de nos dar um horizonte de vida muito mais amplo, porque o senhor rompeu definitivamente a escuridão da nossa morte, e o exemplo mais seguro é a Assunção de sua Mãe.

Senhor, que esta festa me devolva a serenidade de uma esperança já realizada em Nossa Senhora.

Que eu continue estendendo o mais possível que possa o meu tempo de vida na terra, mas que jamais me desespere diante da morte, porque ela não tem mais a última palavra para a vida daqueles que creem no senhor.

 

Maria, Senhora nossa, assunta à glória divina do seu Filho bendito, a senhora é a nossa esperança segura de vida e de ressurreição. Rogue por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte, alimente nossa fé e nossa esperança, tome-nos pelas mãos e, quando chegar o dia da nossa partida, nos conduza ao banquete eterno do seu Filho. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O dogma da assunção de Maria à glória celeste, em alma e corpo, foi proclamado solenemente por Pio XII em 1º de novembro de 1950: “Definimos ser dogma revelado por Deus que a imaculada Mãe de Deus sempre virgem Maria, terminado o curso de sua vida terrena, foi assunta à glória celeste em alma e corpo”. Sendo Maria a cheia de graça, sem sombra alguma de pecado, quis o Pai associá-la à ressurreição de Jesus. A celebração da “dormição” de Maria encontra-se entre as mais antigas festas marianas. Uma oração romana do século VII, para a festa de 15 de agosto, Assunção de Maria, se expressava assim: “Venerável é para nós, Senhor, a festa deste dia em que a Santa Mãe de Deus sofreu a morte, ela que, do próprio ser, gerou, encarnado, o teu Filho, Senhor nosso”.

 

 (autor: (Dia a Dia com o Evangelho 2023) – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 19,13-15 -Ser como criança

 

LEITURA ORANTE

 

Neste domingo solene da Assunção de Nossa Senhora, celebramos também o Dia das Vocações à Vida Religiosa. Maria canta a bondade e a misericórdia de Deus e testemunha a esperança dos pobres e humildes que esperam no seu Senhor. Como ela, nos dispomos hoje a acolher a comunicação que o Senhor nos faz por meio da Palavra que vamos meditar.

 

Neste momento quero estar de coração aberto e livre para que a Palavra seja transformadora em mim e me leve no caminho de Jesus e de sua Mãe Santíssima.

Que a solenidade da Assunção de Maria fortaleça nossa fé na ressurreição.

 

1. Leitura (Verdade)

Depois de saber que estava grávida pela ação do Espírito Santo, Maria foi à casa de Isabel, seguindo o sinal que o anjo havia indicado no diálogo da Anunciação.

 

Maria permaneceu com ela cerca de três meses, e depois voltou para sua casa. A festa da Assunção de Nossa Senhora faz o coração dos cristãos transbordar de alegria. Ela recebe antecipadamente o que Deus reservou para todos os que forem fiéis a sua vontade. O “sim” de Maria é a inspiração para o cotidiano de todos os batizados. Quando soube que Isabel também se tornaria mãe, Maria esquece sua gravidez, sobe às montanhas e fica três meses na casa de sua prima, prestando-lhe ajuda e serviço, pois esta tinha idade avançada. No cântico que Maria eleva aos céus é possível entender a missão do Salvador. Na humildade de Maria, sejamos portadores de esperança e anunciadores de um novo tempo, no qual a justiça possa garantir a dignidade. Alegremo-nos com Maria, neste dia tão festivo.

 

2. Meditação (Caminho)

Lemos, rezamos ou cantamos, muitas vezes, o Magnificat. Fazemos nossa a fé, a alegria e o louvor mediante os quais Maria glorifica a Deus. Sempre que repetimos: ‘Todas as gerações me chamarão bem-aventurada’, nós bem intuímos que no grande louvor de Deus esta pequena frase e esta profecia constituem o louvor reservado à Mãe. Reiteramos esta profecia com júbilo, dando-lhe uma espécie de cumprimento.

Hoje somos a geração que diz com alegria e reconhecimento: todas as gerações me chamarão bem-aventurada! Sim, Mãe de Jesus, declaramos-te bem-aventurada; tu és a causa da nossa própria alegria.

 

3.Oração (Vida)

Oração pela Vida Consagrada.

Neste dia, Senhor, com o coração cheio de alegria, te agradecemos: pela presença missionária da Vida Religiosa Consagrada em nosso país e em outras partes do mundo, sendo sinal de esperança e de paz. Pelo esforço, dedicação e serviço das irmãs, dos irmãos e dos sacerdotes junto aos mais pobres e sofridos. Pelo teu grande amor e bondade de Pai e Mãe ao/às filhos/as amados/as do teu coração.

 

Hoje queremos te pedir: guarda, fortalece e abençoa as famílias, fazendo-as felizes e santas em sua missão de pais e mães. Desperta no coração dos jovens a alegria de servir os irmãos e irmãs que necessitam de tua Palavra, tua bondade e tua compaixão. Ajuda os jovens a ouvir e responder com generosidade e fidelidade ao teu chamado. Encoraja suas decisões para que cheios de confiança no teu imenso amor escutem teus apelos de amor e respondam consagrando-se a teu serviço na Vida Religiosa Consagrada como sacerdote, irmão e irmã. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sem testemunho qualquer ensinamento perde sua força. Qual atitude desejo viver neste dia para ser coerente em meu testemunho cristão?.

 

Bênção

 

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide

Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.

Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios

Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.

Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP