quinta-feira, 27 de julho de 2023

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ A vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus. – (Mt 13,10-17)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 27 DE JULHO de 2023 (quinta-feira) 208º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O SOL É PARA AS FLORES O QUE OS SORRISOS SÃO PARA A HUMANIDADE.

(Joseph Addison)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO PEDIATRA

 DIA MUNDIAL DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO

 DIA NACIONAL DOS MOTOCICLISTAS

 DIA DO MOTOBOY

 DIA DO CIPEIRO

 DIA DO DESPACHANTE DOCUMENTALISTA

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DA ÁUSTRIA

 DIA DO ANIVERSÁRIO DO ARMISTÍCIO DE PANMUNJON DAS DUAS COREIAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Agudos - Jardinópolis - Pitangueiras - São José dos Campos (São Paulo) Limoeiro - Paudalho (Pernambuco) Quebrangulo (Alagoas) Abelardo Luz - Campo Erê - Maravilha - Ponte Serrada - Rio das Antas - São José do Cedro (Santa Catarina) Abre Campo - Santos Dumont (Minas Gerais) Abelardo Luz - Candiba - Catolândia  - Firmino Alves - Jussara - Macururé - Marcionílio Souza - Nova Viçosa - Retirolândia - Rio do Antônio - Salinas da Margarida - Santa Brígida - Tapiramutá - Ubaitaba (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: KARINA TOBIAS PERES (Garça /SP)JULIANA FAUSTINO BERTOLUCCI  AGRISSIO (educadora-GARÇA /SP)RICARDO LUIZ DE PAULA MARTINES (Delegado-Diretor da Deinter-4Bauru /SP)LUCIANO ANTONIO BRAGA (Lucélia /SP)FERNANDA FERREIRA (Lions Clube São Cristóvão-Rio de Janeiro/RJ) SUELY ZANCOPÉ ROSÁRIO (Garça /SP)WILDE LUCCA (Teodoro Sampaio /SP)JOÃO TORRES FILHO (Garça /SP)LUIZ CARLOS GOMES DE SÁ (Garça /SP)PE. RAFAEL OCTÁVIO GARCIA (Pároco da Paróquia Sant'Ana de Herculândia /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SANTA ANTUSA

■ SANTA NATÁLIA

■ SANTO ANGELÁRIO

■ SANTO AURÉLIO DA ESPANHA

■ SANTO ECLÉSIO

■ SANTO URSO

■ SANTOS SETE DORMENTES DE ÉFESO

■ SÃO CELESTINO I

■ SÃO CLEMENTE DE OCHRIDA

■ SÃO DESIDERATO

■ SÃO FÉLIX DA ESPANHA

■ SÃO GALACTÓRIO

■ SÃO GORAZDO

■ SÃO JORGE DIÁCONO

■ SÃO PANTALEÃO

■ SÃO LILIOSA

■ SÃO NAHUM

■ SÃO SABA

■ SÃO SABIGOTO

■ SÃO SIMEÃO ESTILISTA

■ BEATO TITUS BRANDSMA

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

POR QUE LHES FALA EM PARÁBOLAS?  - Mt 13,10-17 - Enxergar e ouvir todas as expressões de Deus

 

É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom (Sl 53,6.8).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Na Bíblia, a montanha é o lugar em que o Senhor se revela. Subir ao monte pode significar o itinerário espiritual que toda pessoa necessita percorrer rumo à Fonte da liberdade e da vida. Entremos nesse processo de conversão, acolhendo e celebrando os mistérios de Deus e de seu Reino.

 

– Oração 

 

“SENHOR JESUS, FAZE-ME CONHECER OS MISTÉRIOS DO REINO, PARA QUE EU POSSA TRILHAR, COM SEGURANÇA, OS CAMINHOS DO REINO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, sede generoso com vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 27 de julho de 2023 quinta-feira da 16ª Semana do Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Jesus não falta disposição nem criatividade para anunciar a Boa-nova. Uma parte do povo é que nem sempre tem o coração aberto para aacolher sua mensagem, sair do comodismo e ir ao encontro dos desígnios de Deus.

 

 

1ª Leitura (Ex 19,1-2.9-11.16-20b) – O Senhor descerá diante de todo o povo sobre a montanha do Sinai.   Leitura do Livro do Êxodo:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1No dia em que se cumpriam três meses da saída do Egito, Israel chegou ao deserto do Sinai. 2Partindo de Rafidim, chegaram ao deserto do Sinai, onde acamparam. Israel armou ali suas tendas, defronte da montanha. 9E o Senhor falou a Moisés: “Virei a ti numa nuvem escura, para que o povo ouça quando eu falar contigo e creia sempre em ti”. 10Tendo Moisés transmitido ao Senhor as palavras do povo, o Senhor lhe disse: “Vai ao povo e santifica-os hoje e amanhã. Eles devem lavar as suas vestes 11e estar prontos para o terceiro dia, pois nesse dia o Senhor descerá diante de todo o povo sobre a montanha do Sinai”. 16Quando chegou o terceiro dia, ao raiar da manhã, houve trovões e relâmpagos. Uma nuvem espessa cobriu a montanha, e um fortíssimo som de trombetas se fez ouvir. No acampamento o povo se pôs a tremer. 17Moisés fez o povo sair do acampamento ao encontro de Deus, e eles pararam ao pé da montanha. 18Todo o monte Sinai fumegava, pois o Senhor descera sobre ele em meio ao fogo. A fumaça subia como de uma fornalha, e todo o monte tremia violentamente. 19O som da trombeta ia aumentando cada vez mais. Moisés falava e o Senhor lhe respondia através do trovão. 20O Senhor desceu sobre o monte Sinai e chamou Moisés ao cume do monte. E Moisés subiu.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Dn 3,52-56

 

A vós louvor, honra e glória eternamente!

 

 

– Salmos 

 

– 27 de julho de 2023 quinta-feira da 16ª Semana do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

A vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus.   (Mt 13,10-17)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Graças te dou, ó Pai, / Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25)

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. 12Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque, olhando, eles não veem e, ouvindo, eles não escutam nem compreendem. 14Desse modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir sem nada entender. Havereis de olhar sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

27/07/23:  16ª QUINTA-FEIRA TC - A

 

Mateus 13,10-11.16-17: “Os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: - Por que tu falas ao povo em parábolas? Jesus respondeu: - Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado... Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”

 

Jesus, o senhor nos ensina que para entender a mensagem de alguém, é preciso primeiro acolher bem o mensageiro.

O senhor era seguido por muita gente interessada em seus milagres, que talvez nem prestava muita atenção às suas palavras.

Outros queriam escutá-lo para poderem acusá-lo de alguma heresia.

Por isso, as parábolas revelavam a beleza da sua mensagem para aqueles que as acolhiam em seus corações, mas elas não eram compreendidas por aqueles que não o acolhiam como pessoa, não lhe prestavam atenção ou o rejeitavam.

Eis o mistério da comunicação de Deus conosco, capaz de transformar a nossa vida e de nos santificar, ou então, de não ser entendida e nada significar.

Senhor, conceda-nos o seu Espírito de amor e de sabedoria, que nos faça entender que a fé cristã é, primeiramente, o acolhimento e o encontro com a sua pessoa.

 Em seguida, é a atenção à sua Palavra como caminho de verdade e de vida.

Sem esse anseio de encontro e essa sede da Palavra, também nós jamais nos converteremos para sermos cristãos segundo o seu Evangelho.

De fato, a nossa fé cristã não se define tanto pelas verdades, mas pelo encontro pessoal com o senhor, um encontro de amizade e de seguimento do seu jeito de pensar e de agir.

Eis o que hoje lhe suplicamos, para que aconteça em nossas vidas, e que possamos um dia contemplá-lo face a face na Casa do Pai.

 

Mãe santíssima, ajude-nos a entender mensagem profunda que é revelada nas parábolas do seu Filho e que façamos delas um caminho de encontro pessoal com Ele, assim como a senhora soube fazer. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

“O coração deste povo ficou insensível.” Essa citação de Isaías parece resumir a passagem evangélica que estamos meditando. Jesus a utiliza para mostrar como as multidões (os de fora) não têm as disposições necessárias para compreender sua mensagem e menos ainda para aderir à proposta do Reino de Deus. Muitos estão ao redor de Jesus por mera curiosidade, para verem seus prodígios ou por outros interesses, menos pela vontade firme de tornar-se discípulo ou discípula dele. Correspondem ao terreno pedregoso que não oferece condição para a semente (a Palavra) penetrar e produzir frutos. Olhando para essa multidão, o que Jesus percebe é uma rejeição à sua pessoa. Por isso continua investindo no grupo escolhido, os apóstolos, aos quais “é dado conhecer os mistérios do Reino dos céus”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 13,10-17 - Enxergar e ouvir todas as expressões de Deus

 

LEITURA ORANTE

 

A dinâmica do Reino de Deus acontece de forma silenciosa, escondida e invisível. É um processo de vigilância e discernimento contínuo. Peçamos a Deus esses dons para trabalharmos com zelo e paciência na construção do Reino.

É certo o que Jesus nos mostra hoje no Evangelho: não basta escutar, como também não basta ver com os olhos e ter o coração endurecido para com a Palavra que nos liberta.

 

Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

Este texto vem entre as duas partes da parábola do semeador e da semente. Os terrenos duros, cheios de pedras e espinhos, não veem nem entendem os ensinamentos do Reino.

 

Mesmo sendo uma forma didática de comunicação e de ensinamento comum naquele tempo, os discípulos questionam Jesus em relação ao uso de parábolas. Além de trazer um conteúdo inovador, Jesus se preocupa com os apóstolos e com as multidões, que procuravam por ele em todos os lugares.

 

A contação de histórias é uma metodologia que favorece o aprendizado, pois amplia o imaginário e leva à dedução do essencial. Jesus está focado na mudança de vida, para que a acolhida do Reino não fique na superficialidade. A transformação interior passa pela compreensão dos ensinamentos e pela adesão. Não é algo que privilegia o intelecto, mas atinge o coração para que a vida siga em frente, com novas atitudes.

 

2. Meditação (Caminho)

A bênção de Deus está ao nosso alcance, se a rejeitamos a culpa é nossa, e não de Deus.

Aproximo-me de Jesus para obter luz sobre seus ensinamentos.

 

A Palavra de Deus rezada e meditada renova em mim a fé, a esperança, a confiança no Senhor?

Procuro entender os acontecimentos de minha vida, e a realidade social, à luz da fé?

Como me coloco diante do Evangelho? Quais são minhas opções?

 

 

3.Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

 

“Senhor nosso Deus, que enviastes vosso Filho ao mundo para curar as nossas enfermidades, levar sobre si as nossas dores, redimir nossos pecados e nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, que cuidais de todas as vossas criaturas, atendei as nossas suplicas, e segundo a Vossa Vontade, protegei o vosso povo, enfermo e oprimido. Dai-nos paciência fortalecida, fé renovada e a libertação de todo o mal, para que desfrutemos de plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Sites acessados e consultados: http://liturgia.catequisar.com.br - http://liturgiadiaria.cnbb.org.br http://evangeli.net/evangelho-master  - http://www.novaalianca.com.br - Liturgia Diária ano XXVII nº 323 PAULUS Pia Sociedade de São Paulohttp://www.novaalianca.com.br http://datascomemorativas.org  http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/-http: /www.catolicoorante.com.br/liturgia_diaria