domingo, 10 de junho de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Satanás será destruído - (Mc 3,20-35)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 J U N H O MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 10 DE JUNHO DE 2018 (domingo) 161º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O AMOR NÃO SE VÊ COM OS OLHOS MAS COM O CORAÇÃO.”
(William Shakespeare)

 Datas Comemorativas 
 DIA MUNDIAL DOS ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
 DIA DA ARTILHARIA DO EXÉRCITO
 SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (05 a 11/06)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alenquer (Pará) Americano do Brasil - Gameleira de Goiás - Matrinchã - Mundo Novo - Nova Glória - Vicentinópolis - Bom Jardim de Goiás (Goiás) Exu (Pernambuco) Queimadas (Bahia) Sumidouro (Rio de Janeiro) Nova Olinda - Palmeirópolis - Santa Maria do Tocantins - Silvanópolis - Taguatinga (Tocantins) Guabiruba (Santa Catarina) Foz do Iguaçu (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ROBERTINHO TRAMONTINI ARAUJO (primo Brasília/DF) ALESSANDRA DANTAS DOS SANTOS (Lions Clube Universitário de Garça/SP) DANIELI JUNQUEIRA DOS SANTOS LEAL DE OLIVEIRA (Lions Clube Universitário de Garça/SP)SIDNEY BRANDÃO AUNHÃO (Garça /SP) SEVERINA RIBEIRO (Garça/SP) DANIEL GARCIA FERREIRA (Garça/SP) KATIA ACCORINTE DE MORAIS (Garça /SP) SERGIO HENRIQUE COSTA COLLETES (Garça/SP) CLARICE BAFFINI (Garça/SP) LUANA LINHARES (Marilia /SP) FERNANDO GARCIA (Garça /SP) REGINA GRAVATIM (Garça /SP) GILMAR ALVES SOBRINHO (Ceilândia /DF)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARIA LÚCIA CARVALHO FURTADO e PAULO DE TARSO FURTADO (Lions Clube de TUPÃ /SP)-
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE PROMISSÃO ó1990ó28 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
EDUARDO POPPE
JOÃO DOMINICI  
SANTO ANJO DA GUARDA DE PORTUGAL

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
O Senhor é minha luz e salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem temerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem (Sl 26,1).
Nós, a família amada de Jesus, estamos reunidos com ele para ouvir sua voz e colher forças para fazer a vontade do Pai. Queremos caminhar no mundo com os olhos nas realidades do céu e, sustentados pela ceia eucarística, renovar continuamente nossa fé. Deixando de lado o que é enganoso e passageiro, depositemos no Senhor nossa confiança, pois nele, fonte de todo bem, se encontram a graça e a salvação.
Oração
SENHOR JESUS, AJUDA-ME A RECONHECER A AÇÃO DO ESPÍRITO EM TI E A PERCEBER A MISERICÓRDIA DO PAI ATUANDO POR TEU INTERMÉDIO..
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
10 de junho de 2018 10º Domingo do Tempo Comum
A Palavra de Deus nos revela o pecado da humanidade e nos direciona para o que é eterno, apontando o caminho da vida nova da ressurreição. Vamos acolhê-la para nos fortalecermos como família de Jesus, formada por todos os que fazem a vontade divina.

 1ª Leitura - (Gn 3,9-15) - Porei inimizade entre a tua descendência e a descendência da mulher Leitura do Livro do Gênesis:
Pistas para a reflexão: Depois do pecado, a humanidade se sente nua diante de Deus. A pessoa ouve a voz da serpente e se deixa levar por suas propostas; não consegue assumir os próprios atos e joga a culpa nos outros. Deus, porém, não a rejeita nem condena. Ao contrário, vai-lhe ao encontro. Sempre parceiro da humanidade, o Senhor nunca nos abandona, nem mesmo quando nos afastamos dele.

Depois que o homem comeu da fruta da árvore, 9o Senhor Deus chamou Adão, dizendo: “Onde estás?” 10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo, porque estava nu; e me escondi”. 11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?” 12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. 13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”. 14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 129 (130)
No Senhor toda graça e redenção!

 2ª Leitura - (2Cor 4,13-18- 5,1) - Nós também cremos e, por isso, falamos Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:
Pistas para a reflexão: Pela força da fé, o ser humano pode ver as coisas invisíveis aos olhos humanos, como Deus as vê. Se cremos que Cristo morreu e ressuscitou, encontramos também uma explicação para a ousadia apostólica, pois nada deve nos deter na busca da concretização dos valores perenes. O homem exterior se renova em Cristo.

Irmãos: 13Sustentados pelo mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: 
“Eu creio e, por isso, falei”, nós também cremos e, por isso, falamos, 14certos de 
que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também com Jesus e 
nos colocará ao seu lado, juntamente convosco. 15E tudo isso é por causa de vós, 
para que a abundância da graça em um número maior de pessoas faça crescer a 
ação de graças para a glória de Deus. 16Por isso, não desanimamos. Mesmo se o 
nosso homem exterior se vai arruinando, o nosso homem interior, pelo contrário, 
vai-se renovando, dia a dia.

17Com efeito, o volume insignificante de uma tribulação momentânea acarreta 
para nós uma glória eterna e incomensurável. 18E isso acontece, porque voltamos 
os nossos olhares para as coisas invisíveis e não para as coisas visíveis. Pois o que 
é visível é passageiro, mas o que é invisível é eterno.

5,1De fato, sabemos que, se a tenda em que moramos neste mundo for destruída,
 Deus nos dá uma outra moradia no céu que não é obra de mãos humanas, mas 
que é eterna
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 Evangelho do dia
10 de junho de 2018 10º Domingo do Tempo Comum
Satanás será destruído - (Mc 3,20-35)
Pistas para a reflexão: Mostra quem é Jesus e de onde provém seu poder. Segundo os adversários, Jesus é um endemoninhado e sua autoridade vem do demônio. O Mestre procura mostrar quem realmente é: ele é mais forte (seu podr vem de Deus) do que o maligno (o mal) e por isso o vence. O evangelho conclui mostrando que a verdadeira família de Jesus é formada por aqueles que fazem a vontade de Deus e se engajam na concretização de seu projeto.

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
O príncipe deste mundo agora será expulso; e eu, da terra levantado, atrairei todos a mim mesmo (Jo 12,31)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os seus discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.
22Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios.
23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído.
27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”.
30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”. 31Nisso chegaram sua mãe e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33Ele respondeu:
“Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 
34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
Comentário do Evangelho
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br         
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

Uma casa dividida... (Mc 3,20-35)
Os generais romanos tinham um lema: “dividir para imperar”. Eles sabiam que um grupo social unido e coeso dificilmente seria vencido. Por isso, tratavam de provocar divisões no adversário para enfraquecê-lo. A falta de unidade e coesão solapa progressivamente todo o edifício social.

Também Jesus de Nazaré conhecia essa realidade. Via seu povo dividido em grupos religiosos irreconciliáveis (fariseus e saduceus), partidos opostos (oposição aos romanos e colaboracionistas, como os publicanos). Ele sabia que a divisão mina a sociedade, racha as famílias, corrói as comunidades.

É bem claro o princípio lembrado neste Evangelho: uma casa dividida não tem futuro. Se os que moram na mesma casa não reúnem suas forças, acabarão arruinados. Qualquer grupo humano – famílias, equipes de trabalho, empresas, comunidades e Institutos religiosos – estão sujeitos a esta mesma lei. As congregações possuem seu carisma de fundação como princípio unificador. As empresas adotam seus objetivos materiais como traço de união. A família precisa viver o amor como a ponte que a todos aproxima, como argamassa que reúne as pedras da s construção.

Mesmo em assunto de menor importância, como o futebol, o senso coletivo deve prevalecer sobre as firulas e as vaidades individuais. Tanto que os norte-americanos chamam esse esporte de “soccer”, acentuando seu lado “social” de interação e cooperação. A equipe treina em conjunto, dorme na mesma concentração e, natural, disputa a partida ao mesmo tempo, vestindo a mesma camisa. Se vencem, todos comemoram; se perdem, todos se sentem humilhados.

Neste Evangelho, os adversários de Jesus apostam em um absurdo: Jesus estaria expulsando demônios não pelo poder de Deus, mas pela potência do próprio demônio. Jesus repele esta autêntica blasfêmia com a simples lembrança dos efeitos destrutivos da divisão interna. Chega ao extremo de lembrar que não existe perdão para aquele que atribui ao demônio as manifestações do Espírito divino.

Nós somos herdeiros da fé apostólica. Assim como os atletas de uma equipe de revezamento, recebemos das gerações anteriores um “bastão”, que é o depósito da fé, e não podemos deixar que ele caia no esquecimento. Os mistérios da fé apostólica, que repetimos no Símbolo – o “Creio” – em cada Eucaristia, são o eixo de nossa unidade. Todo desvio dessa herança acaba por gerar a fratura e a discórdia, gerando facções e partidos.
Que posso fazer para estreitar os laços de minha família?

Orai sem cessar: “Oh! Como é bom e agradável irmãos unidos viverem juntos!” (Sl 133,1)

ReflexãoA adoração jamais deve ser traicionada. Erro do ateísmo marxista
AUTOR REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje - constatamos uma das consequências mais perniciosas da descrença e do rechaço do coração: Deformar o rosto de Jesus. O caso do Evangelho de hoje aproxima-se a absurdidade: Atribuir a Jesus um poder demoníaco para explicar a expulsão de demônios. Lamentável e torpe erro!

Aquele tosco erro dos escribas se reproduziu modernamente em versão materialista. Não deveria o salvador de o mundo demonstrar sua identidade dando de comer a todos? O marxismo teria feito que toda fome fosse saciada e que o deserto se convertesse em pão. Mas, a história demonstrou que quando não se respeita a hierarquia dos bens já que não há justiça, senão que se cria desajuste e destruição também no âmbito dos bens materiais. Quando se renega de Deus ou, simplesmente, se lhe da uma importância secundária (deixando-o de lado), então fracassam precisamente estas coisas hipoteticamente mais importantes.

—Senhor: O pão é importante, a liberdade é mais importante, mas o fundamental é a fidelidade constante e a adoração jamais traída.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Como é meu ambiente familiar?
- Em que circunstâncias busco o perdão de Deus?
- É fácil perdoar, colocando um ponto final no mal que me fizeram?
- O que poderia destacar de belo, de muito especial, de meu ambiente familiar?
- Agradeço a Deus a força que me dá para viver bem em família!

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mc 3,20-35 - Onde encontrar Jesus e sua família?
Era tanta gente: discípulos, multidão, mestres, parentes
Preparo-me para a Leitura rezando
com todas as pessoas que navegam na  grande "casa" da internet:
Jesus Mestre, 
vós dissestes que a vida eterna consiste em conhecer a vós e ao Pai.

Derramai sobre nós os dons do Espírito Santo!
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no vosso seguimento,
porque sois o único caminho para o Pai.
Fazei-nos crescer no vosso amor, para que sejamos, como São Paulo,
testemunhas vivas do vosso Evangelho.
Com Maria, Mãe, Mestra e Rainha dos apóstolos,
guardaremos a vossa Palavra, 
meditado-a em nosso coração.
Amém..
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto do dia: Mc 3,20-35, e observo pessoas, palavras, atitudes.
Quando Jesus foi para casa, uma grande multidão se ajuntou de novo, e era tanta gente, que ele e os discípulos não tinham tempo nem para comer. Os parentes de Jesus souberam disso e foram buscá-lo porque algumas pessoas estavam dizendo que ele estava louco. Alguns mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam: 
- Ele está dominado por Belzebu, o chefe dos demônios. É Belzebu que dá poder a este homem para expulsar demônios. 
Então Jesus chamou todos e começou a ensiná-los por meio de parábolas. Ele dizia: 
- Como é que Satanás pode expulsar a si mesmo? O país que se divide em grupos que lutam entre si certamente será destruído. Se uma família se divide, e as pessoas que fazem parte dela começam a lutar entre si, ela será destruída. Se o reino de Satanás se dividir em grupos, e esses grupos lutarem entre si, o reino não continuará a existir, mas será destruído. 
- Ninguém pode entrar na casa de um homem forte e roubar os seus bens, sem primeiro amarrá-lo. Somente assim essa pessoa poderá levar o que ele tem em casa. 
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: os pecados que as pessoas cometem ou as blasfêmias contra Deus poderão ser perdoados. Mas as blasfêmias contra o Espírito Santo nunca serão perdoadas porque a culpa desse pecado dura para sempre. 
Jesus falou assim porque diziam que ele estava dominado por um espírito mau. 
Em seguida a mãe e os irmãos de Jesus chegaram; eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Muita gente estava sentada em volta dele, e algumas pessoas lhe disseram: 
- Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora, procurando o senhor. 
Jesus perguntou: - Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos? 
Aí olhou para as pessoas que estavam sentadas em volta dele e disse: 
- Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade de Deus é meu irmão, minha irmã e minha mãe. 
Refletindo
A narrativa deste texto ocorre em torno da casa, onde Jesus, seus discípulos e a multidão se colocam expressando uma certa tensão pelo fato de alguns estarem dentro e outros, fora da mesma. Nesta tensão a casa ocupa um lugar central, tornando-se a chave de leitura para todo o capítulo terceiro de Marcos. 
Vários grupos se colocam dentro e fora da casa: discípulos, multidão, mestres, parentes. Os estão dentro da casa estão ouvindo a Palavra de Jesus, isto é, seguindo os seus ensinamentos. Os que se encontram fora da casa, inclusive sua família,  procuram Jesus. Assim, estar dentro e fora da casa reflete uma unidade cuja síntese está em fazer a vontade de Deus (Mc 3,35).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) Em que lugar me situo na casa? Dentro? Fora?
Meditando
Os bispos, em Aparecida afirmaram: "A vida em comunidade é essencial à vocação cristã. O discipulado e a missão sempre supõem a pertença a uma comunidade. Deus não quis salvar-nos isoladamente, mas formando um Povo. Este é um aspecto que distingue a experiência da vocação cristã de um simples sentimento religioso individual. Por isso, a experiência de fé é sempre vivida em uma Igreja Particular".(DAp 164). 
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -)  O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, e concluo com a oração da unidade:
Pai Nosso.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Como vou vivê-lo na missão?
Meu novo olhar me leva a encontrar Jesus Cristo na  "casa", ou, na comunidade, na celebração e na missão de cristão.
 Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém