sábado, 11 de maio de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. - (Jo 6,60-69)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 M A I O MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 11 DE MAIO DE 2019 (sábado) 130º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
TODA VEZ QUE VOCÊ SORRI PARA ALGUÉM, É UMA AÇÃO DE AMOR, UM PRESENTE A ESSA PESSOA, UMA COISA LINDA.
 (Madre Teresa)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DO FREI SANT'ANNA GALVÃO
DIA NACIONAL DO REGGAE
DIA DA INTEGRAÇÃO DO TELÉGRAFO NO BRASIL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Pilar do Sul (São Paulo) Barroquinha - Ibicuitinga (Ceará) Cajapió (Maranhão) Barros Cassal - Sertão - Venâncio Aires (Rio Grande do Sul) Machadinho D'Oeste - Santa Luzia D'Oeste (Rondônia) Lupionópolis - Pranchita (Paraná) Rio Quente (Goiás) Mãe do Rio (Pará) Bom Jesus - Equador - Januário Cicco - Lagoa D'Anta - Lagoa de Velhos- São José do Seridó - São Pedro (Rio Grande do Norte)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: VICTOR SERAFIM CONESSA (4 anos m/neto-Garça/SP) ANA LUIZA PADILHA DA SILVA (Arquiteta (filha dos CCLL Rozely/Pedro) Garça /SP) RAFAEL DOS SANTOS PAVARINI (neto da Diva/Manoel-Garça/SP) MARCIA DE BRITO MARTINS (Construgar - Garça/SP) ANA MARIA LOMBARDI DAIBEM (Lions Clube de Bauru Centro /SP) MARIA APARECIDA PENHARVEL POSSETTE (Lions Clube São José dos Campos Augustin Soliva) LUIS CARLOS FINAZZI (Lions Clube de Itapira /SP)Ruy Pinheiro Rodrigues (Garça/SP) LAÍS VARJÃO LOPES (Álvaro de Carvalho  /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MARA ELIANA GIGUEIRA PERES e FLAVIO APARECIDO PERES (Motoppar PPA-Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE UNIVERSITÁRIO DE GARÇAó2007ó12ANOS (Distrito LC8)

 Santo do Dia 
■ SANTO FREI SANT'ANNA GALVÃO
SANTO INÁCIO DE LÁCONI
SANTO ESTANISLAU

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Sepultados com o Cristo no batismo, fostes também ressuscitados com ele, porque crestes no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos, aleluia! (Cl 2,12)
“VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ O Espírito Santo nos reúne como Igreja, nutre nossa fé e nos torna fiéis e perseverantes na mesma missão de Jesus: sustentar e restaurar a vida.
– Oração 
PAI, QUE O CORPO E O SANGUE DE TEU FILHO JESUS SEJAM ALIMENTO PARA A MINHA CAMINHADA EM BUSCA DE TI, DE MANEIRA QUE EU NÃO VENHA A DESFALECER PELO CAMINHO.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que renovastes nas águas do batismo os que crêem em vós, protegei os que renasceram no Cristo, para que vençam as ciladas do erro e permaneçam fiéis à vossa graça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– sábado da 3ª Semana da Páscoa – 11 de maio de 2019
Iluminados pelo Espírito de Deus, acolhamos as palavras de vida eterna, as quais nos fazem progredir no temor do Senhor e nos conduzem a ele. 


1ª Leitura (At 9,31-42) – A Igreja consolidava-se e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 31a Igreja vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo. 32Pedro percorria todos os lugares; e visitou também os fiéis que moravam em Lida. 33Encontrou aí um homem chamado Eneias, que estava paralítico e há oito anos jazia numa cama. 34Pedro disse-lhe: “Eneias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma a tua cama!” Imediatamente Eneias se levantou. 35Todos os habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se converteram ao Senhor. 36Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela. Eram muitas as boas obras que fazia e as esmolas que dava. 37Naqueles dias ela ficou doente e morreu. Então lavaram seu corpo e o colocaram no andar superior da casa. 38Como Lida ficava perto de Jope, e ouvindo dizer que Pedro estava lá, os discípulos mandaram dois homens com um recado: “Vem depressa até nós!” 39Pedro partiu imediatamente com eles. Assim que chegou, levaram-no ao andar superior, onde todas as viúvas foram ao seu encontro. Chorando, elas mostravam a Pedro as túnicas e mantos que Tabita havia feito quando vivia com elas. 40Pedro mandou que todos saíssem. Em seguida, pôs-se de joelhos e rezou. Depois, voltou-se para o corpo e disse: “Tabita, levanta-te!” Ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. 41Pedro deu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se. Depois chamou os fiéis e as viúvas e apresentou-lhes Tabita viva. 42O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope, e muitos acreditaram no Senhor.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


– Salmos 
Salmo responsorial 116(117)
Que poderei retribuir ao Senhor Deus,
por tudo aquilo que ele fez em meu favor?


Evangelho do dia
– sábado da 3ª Semana da Páscoa – 11 de maio de 2019
A quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. - (Jo 6,60-69)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isso vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o santo de Deus”.   
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“As Palavras de Jesus nos dão espírito e vida”
 “O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida”
(João 6,63).
A nossa carne praticamente de nada serve, porque ela serve para a nossa existência humana, mas depois perece; no entanto, essa mesma carne, se recebe o sopro do Espírito de Deus, é vivificada, ressuscitada e plenificada.
Quando olho para o corpo de Jesus pregado na cruz, aquele corpo poderia ter perecido como qualquer outro, porque foi um corpo que Cristo recebeu para a vida humana, e se lhe tiraram a vida humana, o que Lhe restou?
A Palavra de vida, o sopro do Espírito ressuscitou-O dos mortos, e aquele corpo jamais perecerá, porque recebeu o sopro da eternidade.
O nosso corpo foi criado por Deus para ser eterno, mas a experiência do pecado nos tirou a vida. A graça, no entanto, restitui novamente a vida, e nós precisamos apenas viver na graça, precisamos alimentar a vida do Espírito em nós, porque ele nos dá a vida em Deus.
As palavras que Jesus nos dá são de espírito e vida. Primeiro, o Espírito a que me refiro é o Espírito Santo, que nos dá vida. Agora, as palavras que Jesus nos dá têm Espírito da graça, têm vida, porque nos remete à vida no Espírito Santo.
Precisamos viver na graça, alimentar a vida do Espírito em nós, porque ele nos dá vida em Deus.
É muito importante nos alimentarmos das Palavras de Jesus, não podemos ficar no sentido humano, carnal e materialista.
Os discípulos estavam voltando e não queriam mais andar com Jesus, porque o pão que Ele prometeu tanto era a carne deles, a bebida que falou que daria para saciar a sede era o sangue d’Ele, e eles não estavam em busca de soluções materiais apenas para a vida.
Eu sei que um pai e uma mãe precisam mesmo buscar as soluções materiais para a vida de seus filhos, para a sua casa e para a sua existência enquanto família. Mas é verdade que muitos perderam a vida, os filhos e o casamento quando insistiram em buscar somente o pão da vida humana, quando insistiram em buscar somente as coisas materiais como se elas fossem as coisas mais importantes.
Busque o que você precisa para sobreviver, mas não se esqueça de que o único que nos dá a vida é Deus. Só Ele tem palavras para nos dar a vida plena, porque, senão, daqui a pouco também vamos querer voltar atrás.
É por isso que Ele pergunta a Pedro: “Você também quer me abandonar?”. E eles respondem: “Senhor, a quem iremos? Só tu tens palavras de vida eterna!”. A verdade é essa: só Jesus tem palavras que nos dão vida para sempre. Não O abandonemos, mas O sigamos em Espírito e verdade, porque Ele preenche a nossa vida, o nosso Espírito e nos dá a razão de viver.
Deus abençoe você!
– Reflexão - João 6: a Eucaristia nos “transforma” em •espírito”
Direitos reservados: evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, contemplamos à Eucaristia como o grande encontro permanente de Deus com os homens, onde o Senhor entrega-se como "carne" para que —Nele— nos transformemos em "espírito". Ele, através da Cruz, se transformou em uma nova forma de humanidade que se compenetra com a natureza de Deus; paralelamente, a Eucaristia deve ser para nós um passo através da Cruz e, uma antecipação da nova vida em Deus e, com Deus.

No fim do discurso, onde se anuncia a encarnação de Jesus e, o comer e beber a Carne e o Sangue do Senhor, Jesus Cristo conclui dizendo que «o Espirito é que dá a vida». Isso nos lembra das palavras de são Paulo: «O primeiro homem, Adão, foi “um ser natural, dotado de vida”; o último Adão é um ser espiritual e que dá vida» (1 Cor15,45)

—Somente através da Cruz e da transformação que esta produz nos faz acessível essa “Carne”, arrastando-nos também a nós no processo de dita transformação.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O discurso sobre o pão da vida chega ao ponto em que até os discípulos de Jesus entram em crise.
Incapazes de dar um passo na fé, afastam-se. Jesus não retira nenhuma palavra do seu discurso, nem procura adocicar o assunto para torná-lo mais digerível. Apesar das resistências, Jesus expõe abertamente sua verdade libertadora. Acrescenta que eles ficarão ainda mais escandalizados quando virem o Filho do Homem voltar para onde estava antes, fazendo alusão à sua glorificação através da morte.
Aos Doze, que permanecem firmes e solidários, Jesus lhes questiona a fé e adesão.
De que lado estão eles?
Por meio de Pedro, os apóstolos reiteram sua fé na pessoa de Jesus: “Só tu tens palavras de vida eterna”.
Esta solene profissão de fé suaviza a incômoda sombra da incredulidade dos outros discípulos e da já projetada traição de Judas.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas
Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 6,60-69 – "A quem vamos seguir? Por onde vamos?"
Preparamo-nos para rezar a Palavra
com nossos irmãos internautas,
com a oração:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente
e meus pensamentos:  ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida,
tem piedade de nós.

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra:
Leiamos atentamente o texto: Jo 6,52-59
Aí eles começaram a discutir entre si. E O que diz o texto do dia? 
Lemos atentamente, o texto: Jo 6,60-69, e observamos pessoas, palavras, relações, lugares.

Muitos seguidores de Jesus ouviram isso e reclamaram:
- O que ele ensina é muito difícil! Quem pode aceitar esses ensinamentos?
Não disseram nada a Jesus, mas ele sabia que eles estavam resmungando contra ele. Por isso perguntou:
- Vocês querem me abandonar por causa disso? E o que aconteceria se vocês vissem o Filho do Homem subir para onde estava antes? O Espírito de Deus é quem dá a vida, mas o ser humano não pode fazer isso. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida, mas mesmo assim
alguns de vocês não creem. Jesus disse isso porque já sabia desde o começo quem eram os que não iam crer nele e sabia também quem ia traí-lo. Jesus continuou:
- Foi por esse motivo que eu disse a vocês que só pode vir a mim a pessoa que for trazida pelo Pai.
Por causa disso muitos seguidores de Jesus o abandonaram e não o acompanhavam mais. Então ele perguntou aos doze discípulos:
- Será que vocês também querem ir embora?
Simão Pedro respondeu:
- Quem é que nós vamos seguir? O senhor tem as palavras que dão vida eterna! E nós cremos e sabemos que o senhor é o Santo que Deus enviou.

Refletimos
Jesus desafia seus ouvintes. E os deixa livres para escolher. Sua preocupação está na capacidade que as pessoas têm de ouvir sua mensagem, compreendê-la e se comprometer com ela. E com razão. Muitos o abandonam. Pedro, porém, pelo grupo dos discípulos, dá uma resposta cheia de comprometimento: "Quem é que nós vamos seguir? O senhor tem as palavras que dão vida eterna! E nós cremos e sabemos que o senhor é o Santo que Deus enviou.
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para nós, hoje?
Assumimos a postura de discípulo/a missionário/a? Qual é a nossa missão? Ou, preferimos, afastar-nos?
Meditando...

Os bispos, em Aparecida, afirmaram: “Os fiéis leigos são “os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei. Realizam, segundo sua condição, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo” São “homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja”. (DAp 209).
.
. 3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?
O que o texto nos leva a dizer a Deus? 
Rezamos com Paulo VI:

Jesus, Mestre divino,
que chamastes os Apóstolos a vos seguirem,

continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, 
pelas nossas escolas e 
continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. 
Dai coragem às pessoas convidadas.
Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, 

como diáconos, padres e bispos, 
como religiosos e religiosas,para o bem do Povo de Deus 
e de toda a humanidade. Amém.

Concluo com o Salmo do dia: 
33

Provai e vede quão suave é o Senhor!


Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, / seu louvor estará sempre em minha boca. / Minha alma se gloria no Senhor; / que ouçam os humildes e se alegrem! – R.


O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, / e seu ouvido está atento ao seu chamado; / mas ele volta a sua face contra os maus, / para da terra apagar sua lembrança. – R.


Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta / e de todas as angústias os liberta. / Do coração atribulado ele está perto / e conforta os de espírito abatido. – R.


Muitos males se abatem sobre os justos, / mas o Senhor de todos eles os liberta. / Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, / e nenhum deles haverá de se quebrar. – R.


A malícia do iníquo leva à morte, / e quem odeia o justo é castigado. / Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, / e castigado não será quem nele espera. – R.

4.Contemplação (Vida e Missão)  O que levamos na mente e no coração para a vida?
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? 

Nosso olhar, hoje, é iluminado pela fé na Palavra de vida eterna do Mestre Jesus Cristo que nos impulsiona para a missão de servir.


Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.

BÊNÇÃO

 Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.