segunda-feira, 14 de agosto de 2023

COMECE O DIA FELIZ! ■ Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará. Os filhos estão isentos dos impostos. – (Mt 14,22-33)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 AGOSTO BRANCO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER  

  GARÇA/SP, 14 DE AGOSTO DE 2023 (segunda-feira) 226º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

–■ COMECE O DIA FELIZ! ■–

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

PODEMOS TER NOSSAS DIFERENÇAS, MAS NADA É MAIS IMPORTANTE QUE A FAMÍLIA.

(Viva – A Vida é uma Festa)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO CARDIOLOGISTA

 DIA DE COMBATE A POLUIÇÃO

 DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL

 DIA DA UNIDADE HUMANA

 DIA DO PROTESTO

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DO PAQUISTÃO

 DIA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTES

 INICIO DA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (tema: Amor familiar, vocação e caminho de santidade!” de 14 a 20 de agosto)   

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Apiaí (São Paulo) Aporá - Caculé - CocosCoribe - IaçuItagiba - Itanhém -Itapebi - Medeiros Neto - Olindina - Riachão do Jacuípe - Ribeira do Amparo - Sátiro Dias - Tanquinho (Bahia) Parnaíba (Piauí) Barbacena (Minas Gerais)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ADILSON LEONEL (Coaching Master Trainer na empresa Humanos Coaching- LIONS CLUBE DE BAURU /SP) MARCOS MUNIR PELOSI (Lions Clube Dracena Cinquentenário /SP)JOSÉ CARLOS MARCONATO (LIONS CLUBE DE TUPÃ /SP)PDG DANIEL DE ALMEIDA CUBAS (DLC 2-Lions Clube de Tatuí /SP)CARLA ERNESTINA FERNANDES (Lions Clube de Marília Terceiro Milênio /SP)MEIRE LÚCIA FREITAS BARBOSA GOMES (Lions Clube de Cassilândia Vale do Apore /MS) MARCIA MARIA FLAUSINO (Lions Clube de Guaraçaí /SP)MARIA CLAUDIA SILVA PEREZ (Garça /SP) LUIZ FELIPE PILLI DE OLIVEIRA (Garça – São Paulo /SP)JOSÉ ALVARO PEREIRA LEITE (São Paulo /SP)MARIA ROSEMEIRE MINERVA (Iacri /SP) MARGARETHE AQUEMI SHIBUYA ITAI (Marilia /SP) CLODOALDO OLIVEIRA (Garça /SP) LAIRTON AZEVEDO (Bauru /SP)PADRE José Afonso Maniscalco (Pároco da Paróquia São Pedro de Paulicéia e Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Mercês de Santa Mercedes /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: Emilene Izu Nakamura Pietro  e Thiago Zancopé Santo Pietroó2010ó13 ANOS (Bauru /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

■ SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE

■ Maximiliano Maria (Polônia, 1894-1941) foi sacerdote exemplar e ardoroso devoto de Nossa Senhora. Prisioneiro no campo de concentração de Auschevitz, ali se ofereceu para morrer no lugar de um pai de família, João Paulo II proclamou-o “patrono do difícil século 20”.

SANTO ALFREDO

SANTO EUSÉBIO DE ROMA

SANTO ARNOLFO

SANTO URSICINO

SÃO DOMINGOS IBÁÑES DE ERQUÍCIA

SÃO FACANANO

SÃO FRANCISCO SHOYEMON

SÃO MARCELO DE APAMEIA

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando lemos, ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

 

O FILHO DO HOMEM VAI SER ENTREGUE NAS MÃOS DOS HOMENS - Mt 17,22-27 - A Deus o que é de Deus

 

Vinde, benditos de meu Pai, diz o Senhor. Em verdade vos digo, tudo o que fizestes ao menor dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes (Mt 25,34.40).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Maximiliano nasceu na Polônia em 1894 e lá faleceu em 1941. Ainda jovem, ingressou na Ordem dos Franciscanos Conventuais. Inspirado pelo desejo de cristianizar o mundo inteiro por meio de Maria, fundou o apostolado mariano chamado “Milícia da Imaculada”. Ordenado sacerdote, empenhou-se no anúncio do Reino com os meios de comunicação social. Mártir da caridade, ofereceu sua vida em troca da vida de um pai de família em um campo de concentração.

 

– Oração 

 

“PAI, QUE EU SAIBA DESFRUTAR MINHA CONDIÇÃO DE FILHO, QUE ME FAZ LIVRE DIANTE DAS IMPOSIÇÕES INJUSTAS DOS PODERES DESTE MUNDO, POIS SÓ A TI DEVO SUBMETER-ME.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, inflamastes são Maximiliano Kolbe, presbítero e mártir, com amor à virgem imaculada e lhe destes grande zelo pastoral e dedicação ao próximo. Concedei-nos, por sua intercessão, que trabalhemos intensamente pela vossa glória no serviço do próximo, para que nos tornemos semelhantes ao vosso Filho até a morte. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 379

 

 

– 14 de agosto de 2023 – segunda-feira da 19ª Semana do Tempo Comum – São Maximiliano Maria Kolbe, presbítero e mártir, Memória

 

– Liturgia da Palavra 

Deus nis pede que o amemos e sirvamos com todo o coração e com toda a nossa alma. Os discípulos de Jesus ficam tristes ao saber que ele será entregue “nas mãos dos homens” e estes o matarão. Acolhamos, com gratidão, a bondade do Senhor que nos chega por sua Palavra.

 

 

1ª Leitura (Dt 10,12-22) – Abri, pois, o vosso coração. Amai os estrangeiros, porque vós também fostes estrangeiros.   Leitura do Livro do Deuteronômio:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Moisés falou ao povo, dizendo: 12“E agora, Israel, o que é que o Senhor teu Deus te pede? Apenas que o temas e andes em seus caminhos; que ames e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, 13e que guardes os mandamentos e preceitos do Senhor, que hoje te prescrevo, para que sejas feliz. 14Vê, é ao Senhor teu Deus que pertencem os céus, o mais alto dos céus, a terra e tudo o que nela existe. 15No entanto, foi a teus pais que o Senhor se afeiçoou e amou; e, depois deles, foi à sua descendência, isto é, a vós, que ele escolheu entre todos os povos, como hoje está provado. 16Abri, pois, o vosso coração e não endureçais mais vossa cerviz, 17porque o vosso Deus é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas nem aceita suborno. 18Ele faz justiça ao órfão e à viúva, ama o estrangeiro e lhe dá alimento e roupa. 19Portanto, amai os estrangeiros, porque vós também fostes estrangeiros na terra do Egito. 20Temerás o Senhor teu Deus e só a ele servirás; a ele te apegarás e jurarás por seu nome. 21Ele é o teu louvor, ele é o teu Deus, que fez por ti essas coisas grandes e terríveis que viste com teus próprios olhos. 22Ao descerem para o Egito, teus pais eram apenas setenta pessoas, e agora o Senhor teu Deus te fez tão numeroso como as estrelas do céu”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 147(147B)

 

Glorifica o Senhor, Jerusalém!

 

 

– 14 de agosto de 2023 – segunda-feira da 19ª Semana do Tempo Comum – São Maximiliano Maria Kolbe, presbítero e mártir, Memória

– Evangelho do dia 

 

Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará. Os filhos estão isentos dos impostos.   (Mt 14,22-33)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

EPelo Evangelho o Pai nos chamou, / a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2,14).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

[A forma breve está entre colchetes.]

Naquele tempo, 22quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. 23Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. 24Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do templo?” 25Pedro respondeu: “Sim, paga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se e perguntou: “Simão, que te parece: os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?” 26Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres. 27Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol e abre a boca do primeiro peixe que tu pescares. Ali tu encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

14/08               19ª Segunda-feira TC - A:

São Maximiliano Kolbe, mártir franciscano polonês do século 20, martirizado pelos nazistas.

 

Mateus 17,22-25: “Quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: - O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará. E os discípulos ficaram muito tristes. Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores de impostos do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: - O vosso mestre não paga o imposto do Templo? Pedro respondeu: - Sim, paga”.

 

Jesus, o anúncio que fez aos discípulos da proximidade da sua morte causou-lhes uma tristeza profunda.

Ao mesmo tempo, o pessoal do Templo, longe de acolher o senhor como Messias, queria apenas cobrar-lhe o imposto religioso, sem perceber que o senhor era o verdadeiro Templo, onde habitava a plenitude da divindade.

Senhor, a morte sempre nos causa tristeza, porque existe em nós um anseio profundo de continuar vivendo e convivendo com as pessoas que amamos.

O que dizer então da sua morte provocada pela injustiça e pela violência daqueles que o rejeitaram?

O senhor era ainda jovem, trazia tanta esperança para os seus discípulos e para todo o povo.

A tristeza dos seus discípulos representou a nossa tristeza, porque, hoje em dia, continuam matando a nossa esperança de atingir uma convivência humana e fraterna aqui na terra.

No entanto, o senhor venceu a morte e ressuscitou, dando-nos a certeza de uma esperança maior, que ninguém pode nos roubar.

A vida em abundância, que jorra do seu coração ressuscitado, alimenta a nossa persistência em lutar pelo direito de viver e de conviver aqui na terra, porque somente assim teremos o direito de viver e de conviver um dia na comunhão dos santos, no seio da Santíssima Trindade.

Sua morte e ressurreição nos garantem que, quem defende a vida, terá vida em abundância, quem promove a morte, terá morte eterna.

Senhor, ajude-nos a ser cristãos pascais, para que as provações da vida e os medos que sentimos jamais nos façam desanimar ou viver tristes.

Nós cremos que o senhor ressuscitou verdadeiramente e temos confiança de que, um dia, iremos participar da sua ressurreição.

É somente ao senhor que desejamos ‘pagar o imposto’ da fé, da esperança e do amor, porque é somente do senhor que jorra a graça da vida eterna para todos nós.

 

Virgem Maria, Mãe santíssima, fique ao nosso lado sempre, mas principalmente quando estamos mergulhados na tristeza e sentimos a tentação de desanimar. Que a nossa fé em seu Filho, morto e ressuscitado, seja nossa fonte de alegria e de esperança. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus é questionado pelos fiscais do templo: vai pagar ou não o imposto anual ao templo? Consta que os sacerdotes e muitos mestres estavam isentos de pagar esse imposto. Os fiscais querem saber se Jesus, que é chamado Mestre, está se beneficiando da mesma mordomia. O fato de Jesus pagar mostra que ele não apoia uma sociedade injusta em que os grandes têm privilégios à custa dos pobres. Quanto ao imposto cobrado pelos reis, ou seja, as taxas cobradas pelos estrangeiros, Jesus denuncia a exploração internacional que empobrece os povos dominados e os faz viver na miséria. De qualquer forma, Jesus se serve da generosidade da natureza (peixe) e satisfaz a exigência da lei. Quando não há exploração do povo e acumulações de bens, a natureza supre a necessidade de todos.

 

 (autor: (Dia a Dia com o Evangelho 2023) – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 17,22-27 - A Deus o que é de Deus

 

LEITURA ORANTE

 

Coloquemo-nos na presença de Deus, silenciando o nosso coração e pedindo ao Senhor luzes para bem compreender sua Palavra. De coração aberto deixemos que a presença de Deus, através desta Leitura Orante, transforme em nós a semente de Palavra em atitudes que santifiquem nossa vida.

 

Peçamos: Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje, perceberemos que Jesus era muito consciente em relação a seus direitos e deveres de cidadão. Leia o texto quantas vezes julgar necessário, para identificar seu tema central. Durante a leitura, destaque os verbos e os personagens que aparecem na narrativa.

 

O rigor da Lei é enfrentado serenamente por Jesus. Não cria confrontos, mas não perde de vista o essencial: a vida. Todas as normas e leis devem estar a serviço da vida; esta é a verdade que permeia as ações e as palavras de Jesus. É interessante observar como ele expressa abertamente o que acontecerá, pois será um misto de amor e de dor, mas muito mais de amor para poder sustentar a dor. Atentamente, Jesus é observado, inclusive na questão dos impostos. Como judeu, não era obrigado a pagar o imposto. No entanto, ele prefere pagar do que se indispor com a Lei. Na condição de cidadãos, também temos tributos a pagar, mas o coração, que é superior a tudo, sempre pertencerá a Deus.

 

2. Meditação (Caminho)

Questionado sobre o pagamento do imposto do templo, Jesus respondeu aos discípulos que era necessário pagar o imposto para não causar mau exemplo. Na verdade, devemos ir além de nosso dever para que nossa boa conduta sirva de testemunho e estimulo para a sociedade cumprir seus deveres.

 

Situe-se dentro desta cena e reveja seus deveres de cristão e de cidadão. Sua conduta condiz com o ensinamento de Jesus?

Recebemos a liberdade de viver como filhos e filhas de Deus. Como você avalia sua gratidão a Deus por essa imensa graça?

Sua caminhada cristã, nas relações e deveres sociais, se pauta pelos valores do Evangelho?

 

3.Oração (Vida)

Este é o momento de fazer sua oração, por isso, abra o seu coração e expresse ao Senhor o que a Palavra despertou em você.

 

O mês de agosto é o Mês Vocacional na Igreja. Juntamente com a sua oração, apresente ao Senhor todos os vocacionados, rezando: Senhor, pelo Batismo, Vós nos chamastes à santidade e à cooperação generosa na salvação do mundo. Na messe, que é tão grande, auxiliai-nos a corresponder à nossa missão de membros do Povo de Deus.

 

Qualquer que seja o chamado, que cada um de nós seja verdadeiramente outro Cristo no mundo. Ó Senhor, por intercessão de Maria, Mãe da Igreja, concedei-nos o dom misericordioso de muitas e santas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias de que a Igreja necessita. Amém

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Faça desta prece seu propósito de vida:

“Senhor Jesus, a tua morte trouxe vida e liberdade. Que eu sempre ande nessa liberdade e seja guiado/a pelo teu amor e verdade, para que eu seja generoso/a com todos e dê a cada um o que é devido”.

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP