quinta-feira, 1 de abril de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Amou-os até o fim. – (Jo 13,1-15)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 01 DE ABRIL de 2021 (quinta-feira) 091 dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A CRUZ ONDE CRISTO SOFREU TODA A DOR É O CAMINHO QUE MOSTRA O AMOR.”

(Gil Monteiro)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA MENTIRA

DIA DO TROTE

DIA INTERNACIONAL DOS PÁSSAROS

DIA DO TOMATE

DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO INDÍGENA

DIA DA DIVERSÃO NO TRABALHO

DIA DO POLÍTICO

DIA DA SEGURANÇA DO PACIENTE

DIA DA INSTITUIÇÃO DO SACERDÓCIO

DIA DA INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA

Dia do Festival Internacional dos Livros Comestíveis

Dia do fim da Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Arealva - São Miguel Arcanjo (São Paulo) CaatibaFátima - Itarantim (Bahia) Piumhi - São Lourenço (Minas Gerais) Sumé (Paraíba) Urucurituba (Amazonas) Bombinhas (Santa Catarina)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ALESSANDRA CRISTINA PALADIN (Macrocontábil Conessa Garça /SP) LUIZ CLAUDIO BATISTA (Deusa Alimentos-Garça /SP) MARCIA DIAS DA SILVA FELIX (EQ 14 ENS da PAZ do Setor de Garça /SP) ALINE ROSA ROBERTO (Garça /SP) ROSANA DINIZ MARTINS (Garça /SP) MARCIA TENORIO CAVALCANTE DA  SILVA  (Lions Clube de Valparaíso /SP)PAULO ROGERIO SOUZA (DLC5-PDG-Lions Clube de Mogi das Cruzes /SP) RICARDO GURGEL (Médico-PCC-DLA-5- Lions Clube de Natal /PA )FRANCISCO CUZATO (Garça /SP )DANIELA MANCUZO (Garça /SP )ROSSANA SITTA (Garça /SP )ALESSANDRO APARECIDO PEREIRA SANTOS (Garça /SP) EDUARDO BERTI (São Paulo /SP)ANA MARIA BRAGA (São Paulo /SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO Melitão de Sardes

SÃO VALÉRIO

Santa Maria do Egito

SÃO VENÂNCIO

Santo Hugo de Grenoble

LUDOVICO PAVONI

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: A Ceia do Senhor - Jo 13,1-15

Na Ceia do Senhor esta é a herança que Jesus deixa aos seus: a bênção do pão, a atitude do lava-pés e o mandamento do Amor.

 

- A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou (Gl 6,14).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A celebração da Ceia do Senhor nos insere no Tríduo Pascal da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Entremos em comunhão com Jesus – que nos amou até o fim e nos deixou os dons do sacerdócio e da Eucaristia –, para podermos imitá-lo na vivência do amor aos irmãos e irmãs.

 

– Oração 

 

PAI, AJUDA-ME A SUPERAR OS ESQUEMAS MUNDANOS QUE ROMPEM A FRATERNIDADE E ME REDUZEM AOS ESQUEMAS DO PECADO, IMPEDINDO QUE EU ME FAÇA SERVIDOR DO MEU PRÓXIMO.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Pai, estamos reunidos para a santa ceia, na qual o vosso Filho único, ao entregar-se à morte, deu à sua Igreja um novo e eterno sacrifício, como banquete do seu amor. Concedei-nos, por este mistério tão excelso, chegar à plenitude da caridade e da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 01 de abril de 2021 5ª-feira da Semana Santa da Páscoa Missa da Ceia do Senhor da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Símbolo de doação e de serviço, o lava-pés constitui o centro da liturgia da Palavra, a qual nos recorda também os promórdios da Páscoa judaica e a instituição da Eucaristia. 

 

1ª Leitura (Ex 12,1-8.11-14) – Ritual da ceia pascal.  Leitura do Livro do Êxodo:

 

Naqueles dias, 1o Senhor disse a Moisés e a Aarão no Egito: 2”Este mês será para vós o começo dos meses; será o primeiro mês do ano. 3Falai a toda a comunidade dos filhos de Israel, dizendo: No décimo dia deste mês, cada um tome um cordeiro por família, um cordeiro para cada casa. 4Se a família não for bastante numerosa para comer um cordeiro, convidará também o vizinho mais próximo, de acordo com o número de pessoas. Deveis calcular o número de comensais, conforme o tamanho do cordeiro.

 

5O cordeiro será sem defeito, macho, de um ano. Podereis escolher tanto um cordeiro, como um cabrito: 6e devereis guardá-lo preso até ao dia catorze deste mês. Então toda a comunidade de Israel reunida o imolará ao cair da tarde. 7Tomareis um pouco do seu sangue e untareis os marcos e a travessa da porta, nas casas em que o comerem. 8Comereis a carne nessa mesma noite, assada ao fogo, com pães ázimos e ervas amargas.

11Assim devereis comê-lo: com os rins cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão. E comereis às pressas, pois é a Páscoa, isto é, a ‘Passagem’ do Senhor!

 

12E naquela noite passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até os animais; e infligirei castigos contra todos os deuses do Egito, eu, o Senhor.

 

13O sangue servirá de sinal nas casas onde estiverdes. Ao ver o sangue, passarei adiante, e não vos atingirá a praga exterminadora, quando eu ferir a terra do Egito. 14Este dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações, como instituição perpétua”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 116B(115)

O cálice por nós abençoado,

é a nossa comunhão com o sangue do Senhor.

 

2ª Leitura (1Cor 11,23-26) – Todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice proclamais a morte do Senhor.  Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos: 23O que eu recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”.

 

25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória”. 26Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 01 de abril de 2021 5ª-feira da Semana Santa da Páscoa Missa da Ceia do Senhor da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Amou-os até o fim. (Jo 13,1-15)

 

Glória a vós, ó Cristo, verbo de Deus.

 

- Eu vos dou este novo mandamento, nova ordem agora vos dou, que, também, vos ameis uns aos outros, como eu vos amei, diz o Senhor (Jo 13,34).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

1Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

 

2Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 3Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. 5Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.

 

6Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” 7Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.

 

8Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. 9Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.

 

10Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.

 

11Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: ‘Nem todos estais limpos’. 12Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. 14Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Devemos lavar os pés dos nossos irmãos”

“Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz” 

(João 13,14-15)

Entramos no mistério da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Páscoa é a celebração do amor de Deus por nós, é o amor de Deus encarnado que se manifesta na Paixão do Seu Filho. A Paixão de Jesus nos salva e nos resgata; e Jesus começa a Sua Páscoa celebrando a Eucaristia com os Seus discípulos. Ele mesmo se dá em alimento, Ele se torna o alimento. A Eucaristia é o próprio Senhor que se dá a nós. Aquilo que Jesus faz, Ele também ensina o que nós devemos fazer. Se Ele se deu a nós, também devemos nos dar uns aos outros.

 

A Eucaristia não é o mistério da introspecção, pelo contrário, a Eucaristia nos arranca de nós para nos levar aos outros, a Eucaristia nos faz penetrar no amor que Deus tem por nós, e nós somos profundamente amados por Ele, mas a Eucaristia tem que nos levar a amar uns aos outros. Por isso, ninguém pode celebrar verdadeiramente a presença real de Jesus no mistério eucarístico, se não celebra a presença de Jesus nos irmãos.

 

“É um trabalho de escravo lavar os pés; e o Mestre mostrou que servir é se tornar, de fato, servo do outro”

 

A celebração da Eucaristia começa no chão com Jesus lavando os pés dos Seus discípulos. “O que eu vos fiz, vós também deveis fazer uns aos outros”. Devemos lavar os pés dos nossos irmãos.

 

Cada vez que saio da celebração da Eucaristia tenho de sair cada vez mais repleto do amor de Deus. E esse amor deve me levar a amar os meus irmãos. Não é fácil descermos até o chão para lavar os pés uns dos outros, mas estamos com o nariz muito empinado, estamos repletos de orgulho, soberbas, vaidades, e não nos preocupamos em descer para cuidar, para lavar e para se voltar para o outro.

 

Penetrar na Eucaristia, nesse mistério profundo do amor de Deus, é cada vez mais entender a dimensão profunda do que significa amar, e não existe amor sem humilhar-se.

 

É um trabalho de escravo lavar os pés; e o Mestre mostrou que servir é se tornar, de fato, servo do outro. Não sou melhor, não sou mais importante, sou servidor de toda a humanidade. Assim como o Senhor nos serve seu Corpo e seu Sangue, assim como o Senhor nos lava; lava o coração e todo o nosso ser, devemos também nos tornarmos alimento, também devemos nos tornar servidores uns dos outros.

 

Que Deus, no início deste mistério da Sua Páscoa, rebaixe todo o nosso orgulho, a nossa soberba, nos ajude a sermos humildes e nos humilharmos para cuidarmos uns dos outros.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus, sabendo que “tinha vindo de junto de Deus e para Deus estava voltando”, aproveita suas últimas horas para reforçar duas características importantes de sua nova família: o amor fraterno e o serviço recíproco. Lavar os pés era função reservada a escravos e mulheres, duas categorias pouco valorizadas na época de Jesus. Outro grupo marginalizado eram as crianças. No entanto, Jesus havia advertido que quem não se tornar como criança não entra no Reino dos céus. No lava-pés, quem lava os pés dos discípulos é o Mestre e Senhor, o próprio Jesus, que expõe seu recado: “Vocês também devem lavar os pés uns dos outros”. O exemplo está dado, de modo muito claro, e o apelo de Jesus não dá margens a dúvidas: “Eu lhes dei um exemplo, para que vocês façam do modo como eu fiz”.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, Mestre e Senhor, teus apóstolos foram pegos de surpresa quando tomaste a iniciativa de lavar-lhes os pés. Querias, na verdade, nos dar um exemplo de humildade e serviço, sinal concreto de amor fraterno. Inspira-nos a fazer como fizeste, multiplicando, em toda parte, generosos gestos de amor. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

SEMANA SANTA Jo 13,1-15 - Amou até o fim

 

Oração Inicial

“Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu sou” (Jo 13,13). Jesus viveu e morreu amando e perdoando, mesmo os que praticaram a maldade contra ele (cf. Lc 23,34).

 

“Ó Pai, hoje celebramos a santa ceia, na qual o vosso filho único, ao entregar-se à morte, deu à sua Igreja um novo e eterno sacrifício, como banquete do seu amor. Concedei-nos, por mistério tão excelso, chegar à plenitude da caridade e da vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Preste atenção aos gestos, objetos, posturas, diálogos neste relato da ceia do Senhor.

 

“É a última ceia de Jesus com seus discípulos. Diferentemente dos Evangelhos sinóticos, João não narra a bênção de Jesus sobre o pão e o vinho. Em vez disso, narra a cena do lava-pés e entrega o Mandamento do Amor. Esta é a herança que Jesus deixa aos seus: a bênção do pão, a atitude do lava-pés e o mandamento do Amor. O surpreendente gesto de Jesus não é um rito de purificação, mas um gesto a ser imitado. Ao repetir o gesto de Jesus na Quinta-feira Santa, a Igreja não insiste na recordação de um fato, mas proclama a dimensão da humildade e do serviço. A expressão “discípulo amado” pode referir-se a cada um de nós. Jesus nos amou até o fim; ele jamais deixará de nos amar. É o lava-pés que nos encaminha para a Eucaristia.”(Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O cristão é aquele que faz aquilo que Jesus fez. De que modo minha vida como cristão é um “serviço até a morte”? Não até a morte física e sim um serviço até a morte do meu tempo, do meu dinheiro, da minha comodidade, do meu egoísmo, da minha razão humana, dos meus sentimentos? De que modo sou servidor? De quem sou “servidor até a morte”? Até onde chega meu serviço?

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

“Senhor Jesus, Pão Sagrado descido do céu, alimenta-me cada vez mais com teu Corpo dado e Teu Sangue derramado, por amor. Santifica-me com a força deste alimento de Salvação. Pela comunhão Eucarística, elimina em mim todo desejo de vingança, todo ódio, raiva, amargura e ressentimentos. Que a Sagrada Eucaristia, alimento de amor, me robusteça e fortifique cada vez mais, afim de ser capaz de promover a vida de meus semelhantes. Faze-me, pelo poder sagrado da Eucaristia, encontrar forças para enfrentar e sublimar todas as cruzes da vida. Elimina, Jesus, da minha vida, toda e qualquer resistência ao entendimento do que efetivamente é a Sagrada Eucaristia. Ajuda-me, com a Tua graça, a transformar a Eucaristia em ação concreta na vida de meus semelhantes. Amém.”

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Assumir a postura humilde e servidora de Jesus é nosso dever de discípulos. Hoje, como quero viver segundo o exemplo do Mestre?

 

Bênção

 

Pai, nutra em nosso coração a certeza de que só tu és Senhor, e que entre os seres humanos deve reinar igualdade, sem opressão. Abençoa todo o esforço solidário para uma sociedade mais justa e fraterna. Abençoa-nos Pai, Filho e Espirito Santo. Amém