quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos Céus. - (Mt 16,13-19)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
F E V E R E I R O MÊS DA COMPREENSÃO MUNDIAL
GARÇA/SP, 22 DE FEVEREIRO DE 2017 (quarta-feira) 53º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM FELIZ ANO NOVO! BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
SE QUER VIVER UMA VIDA FELIZ, AMARRE-SE A UMA META, NÃO ÀS PESSOAS NEM ÀS COISAS.
(Albert Einstein)


Datas Comemorativas

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Abaíra - São Desiderio (Bahia) Andradas (Sergipe) Santa Teresa (Espírito Santo)São Félix do Tocantins (Tocantins)Westfália (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: LEONARDO DAGUANE INUCENCIO (Macrocontábil Conessa - Garça /SP) LUCILA CRISTINA PALADIN DE ANDRADE (Systh Informática -Garça /SP) MARIA CELIA RIBEIRO LEME DA SILVA (Eq. 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP) JOSÉ ALVES PINHO FILHO (secretário DLC8-Lions Clube de Valparaíso /SP) CÉSAR VITA (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) VANESSA DA SILVA ESTEVES (Gália /SP) MARCOS APARECIDO FIDÊNCIO (Jornalista-Garça /SP)MARIA JULIA CRUZ (Garça /SP)  ■GEISYELLE SILVA BOFETTI (Garça /SP)

Santo do Dia
FESTA DA CÁTEDRA DE SÃO PEDRO, APÓSTOLO
Sob o símbolo da cátedra, esta festa salienta a missão de mestre e pastor conferida a Pedro e aos seus sucessores. “A Cátedra de Pedro é sinal da autoridade de Cristo, fundamentada na fé e no amor” (Bento 16).  
SANTA MARGARIDA DE CORTONA


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Os antigos romanos, neste dia, comemoravam seus falecidos em torno de uma “cátedra” (cadeira vazia, reservada ao defunto). Testemunhada desde o século 4º, a festa salienta a missão atribuída a Pedro, princípio e fundamento visível da unidade da Igreja.
 Oração
SENHOR JESUS, CRIA NO MEU CORAÇÃO O MESMO AMOR POR TI E POR TUA IGREJA, QUE PUSESTE NO CORAÇÃO DE PEDRO E DE PAULO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Concedei, ó Deus todo-poderoso, que nada nos possa abalar, pois edificastes a vossa Igreja sobre aquela pedra que foi a profissão de fé do apóstolo Pedro. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Quarta-feira 22/02/20177ª Semana      do Tempo Comum Cátedra de São Pedro, Apóstolo . Festa
Os ministros da Igreja têm a missão de cuidar do povo com o mesmo coração generosos de Jesus, pastor por ecelência. Seremos felizes, a exemplo de Pedro, se nos deixarmos conduzir pelo Senhor.


1ª Leitura (1Pd 5,1-4) – Eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo. Leitura da Primeira Carta de São Pedro:

Caríssimos, 1exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: 2Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 22 (23)
O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

Evangelho do dia
Quarta-feira 22/02/20177ª Semana      do Tempo Comum Cátedra de São Pedro, Apóstolo . Festa
Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos Céus. - (Mt 16,13-19)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Tu és Pedro, e sobre esta pedra eu irei construir minha Igreja, e as portas do inferno não irão derrota-la (Mt 16,18).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
É o Senhor quem governa a Sua Igreja
As forças do inferno nunca poderão vencer aquilo que é a Igreja do Senhor
“Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la”  (Mt 16,18).
Celebramos, hoje, a festa da Cátedra de Pedro. A palavra “cátedra” vem de cadeira, ou seja, a cadeira daquele que governa, daquele que se senta ali para comandar, estar à frente, ser o primeiro. Na catedral está a cátedra, a cadeira daquele que preside, que governa, e assim é em todas as catedrais do mundo inteiro, a cátedra onde se senta o bispo daquela igreja.
 A Igreja no mundo inteiro tem sua central em Roma, na Itália, onde está a cátedra de Pedro, onde se senta o Bispo de Roma para governar a Igreja no mundo inteiro. Isso vem do Evangelho, da Palavra de Deus, da profissão de fé de Pedro, que professou que Cristo é o Messias, o Filho de Deus. Por isso Jesus diz: “Pedro tu és pedra”.
O primeiro nome de Pedro é Simão, e foi o próprio Jesus quem deu um significado novo àqueles que O seguiam, por isso Simão passou a ser Pedro, nome masculino de pedra, rocha, e é sobre essa rocha que a Igreja do Senhor está edificada.
Pedro foi o escolhido, o primeiro dos apóstolos, o primeiro a ser citado, mencionado, a governar a Igreja que se inicia ali em Jerusalém. Então, na figura dele está o princípio, o início da Igreja. Mas ele não a governa simplesmente na autoridade, mas no serviço aos irmãos.
Governar é, acima de tudo, cuidar, velar, manter a unidade da fé, e é isso que estamos celebrando no dia de hoje. Louvado seja Deus, que tem uma Igreja espalhada por todo o mundo e a mantém unida num só rebanho na figura de Pedro.
Pedro para nós, hoje, chama-se Francisco, o sucesso do número 266 no governo da Igreja nesses mais de dois mil anos de história. Assim como diz a Palavra, as forças do inferno nunca poderão vencer aquilo que é a Igreja do Senhor.
Ela passa por tribulações, por dificuldades e tempestades, mas a pedra, que é Pedro, é edificada em Cristo Jesus, por isso o Senhor sustenta Sua Igreja. Rezemos, amemos a Igreja, zelemos por ela, rezemos por aquele que hoje se senta na cátedra, cuja responsabilidade é governar, manter a unidade e o serviço a todos os irmãos.
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mt 16, 13-19
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
( http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )
 
Os valores que Jesus pregou durante toda a sua vida e que chegaram até nós graças ao trabalho apostólico não podem ser somente objetos do nosso conhecimento, mas precisam ser encarnados na nossa vida e na nossa história. Esses valores precisam de uma mediação institucional para fazer parte da vida das pessoas.
Jesus Cristo escolheu como mediação para essa encarnação a Igreja, conforme nos revela o Evangelho de hoje.
 Deste modo, fica claro para todos nós qual é o papel da Igreja e de todos os seus membros no processo de construção do Reino de Deus, como também a responsabilidade de todos no sentido de procurar fazer com que cada vez mais a Igreja seja fiel aos ensinamentos de Jesus.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Que importância tem Jesus em sua vida?
- Como você encara o papel da hierarquia da Igreja?
- Você se sente feliz por poder servir a nível de Igreja? Como serve?
- Tem facilidades para buscar maior instrução religiosa? Que meios emprega?
- Sente que no contexto de sua comunidade vive-se a união?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Hoje a Igreja celebra o dia da Cátedra de São Pedro Apóstolo.
Somos o povo de Deus, guiado pelos apóstolos de Cristo, e Jesus chamou a Pedro para governar a sua Igreja no início de sua caminhada.
Peçamos a intercessão de Pedro pela nossa missão de cristãos.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) “Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?” Essa é uma das perguntas que Jesus faz aos seus discípulos. Faça a leitura do Evangelho e observe o que os discípulos respondem. Mediante a resposta dos discípulos, o que Jesus diz?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) Leia-o novamente e acolha-o, escutando o que Jesus lhe diz por meio do Evangelho. Medite essa Palavra e deixe que ela ilumine a sua vida de cristão(ã). Não a perca de vista e escute a voz do Senhor, que fala com você por meio do Evangelho.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) A oração é o encontro com Deus e seu amor. Aproxime-se do Senhor, sem medo, e faça a sua oração. Apresente a Ele suas preocupações e pedidos.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.