segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–>>>Perdoai e sereis perdoados. – (Lc 6,36-38)<<<---

 

  


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

F E V E R E I R O – L A R A N J A  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 26 de FEVEREIRO de 2024 (segunda-feira) 57º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Digno de liberdade só é quem sabe conquistá-la todos os dias.

(Johann Goethe)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO COMEDIANTE

DIA DO HANDEBOL

DIA INTERNACIONAL DO INVESTIMENTO SOCIAL CORPORATIVO

DIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF)

SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  NÃO HÁ CIDADE COMEMORANDO ANIVERSÁRIO NO DIA DE HOJE

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JEFFERSON ALVES MATIAS (Macrocontábil Conessa Garça de Alvaro de Carvalho /SP)MARILENA GUANAES BATAGLIA (Lions Clube de Garça /SP)ANTONIO DONIZETE PICININI (TATO) (Lions Clube de Junqueirópolis /SP)PATRÍCIA “PATTY” MORENO ALVES (Lions Clube de Agudos /SP)LIANA CEZARIO AMARAL (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)valéria alice franchi da silva (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)CINTHIA CASSOLA CARRERO SEVERINO (GARSEG-Garça /SP)MARIA GRAZIELA MEDINA FERRARI DE CASTRO (Garça /SP)RENATO BRUNO ISHIKAWA (Garça /SP)DALTON LADEIRA SILVA (Garça /SP)GUILHERME GAMBA ZANCOPÉ (Garça /SP) FALCÃO SILVA (Garça /SP)SILAS DE OLIVEIRA GONÇALVES (Psicologo-Garça /SP)ADEMIR Mds MARTINS (Nova Iguaçu /RJ) Padre ACHILES PACELI DE OLIVEIRA PINHEIRO (Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Oriente/SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO PORFÍRIO de gaza

SANTA Isabel de França

SANTA Paula Montal Fornés

SANTA Paula de São José Calasanz

Santo Alexandre i de Alexandria no Egito

Santo André de Florença

Santo Agrícola

SÃO Faustiniano

BEATA MARIA PAULA MONTALT

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Sede compassivos como vosso PaiLc 6,36-38 - "Tenhamos misericórdia uns com os outros": como o Pai!

O Evangelho de hoje é um apelo para sermos misericordiosos como é o Pai. Sua misericórdia se manifesta na bondade para com todos

 

Antífona

Salvai-me, Senhor, e tende compaixão de mim! Meu pé está firme no caminho reto, nas assembleias bendirei ao Senhor (Sl 25,11s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

Ao confessar nossos erros, criamos condições favoráveis para que o outro se aproxime de nós. Foi o que fez o povo de Israel em relação a Deus. Reconheçamos, diante do Senhor, nossa condição de pecadores, com a viva intenção de mudar de vida.

 

– Oração 

 

“PAI, DISPÕE MEU CORAÇÃO PARA O PERDÃO, POIS ESTE É O CAMINHO PELO QUAL ESTABELEÇO MINHA COMUNHÃO CONTIGO.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que para nossa salvação nos ordenais a prática da mortificação, concedei que possamos evitar todo pecado e cumprir de coração os mandamentos do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 26 de fevereiro de 2024 segunda-feira da 2ª Semana da Quaresma  

– Liturgia da Palavra 

Jesus nos ensina a ser amorosos com o próximo, generosos no perdão e na misericórdia, “porque, com a medida com que medirdes os outros, também vós sereis medidos”.

 

 

1ª Leitura (Dn 9,4b-10) Pecamos, temos praticado a injustiça e a impiedade.   Leitura da Profecia de Daniel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

4“Eu te suplico, Senhor, Deus grande e terrível, que preservas a aliança e a benevolência aos que te amam e cumprem teus mandamentos; 5temos pecado, temos praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos de teus mandamentos e de tua lei; 6não temos prestado ouvidos a teus servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos antepassados e a todo o povo do país. 7A ti, Senhor, convém a justiça; e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto: seja ao homem de Judá, aos habitantes de Jerusalém e a todo Israel, seja aos que moram perto e aos que moram longe, de todos os países para onde os escorraçaste por causa das infidelidades cometidas contra ti. 8A nós, Senhor, resta-nos ter vergonha no rosto: a nossos reis e príncipes e a nossos antepassados, pois que pecamos contra ti; 9mas a ti, Senhor, nosso Deus, cabe misericórdia e perdão, pois nos temos rebelado contra ti 10e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, indicando-nos o caminho de sua lei, que nos propôs mediante seus servos, os profetas”

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 79(78)

 

O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.

1. Não lembreis as nossas culpas do passado,  mas venha logo sobre nós vossa bondade, / pois estamos humilhados em extremo. – R.

O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.

2. Ajudai-nos, nosso Deus e salvador!  Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! / Por vosso nome, perdoai nossos pecados! – R.

O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.

3. Até vós chegue o gemido dos cativos:  libertai com vosso braço poderoso / os que foram condenados a morrer! / Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo,  celebraremos vosso nome para sempre, / de geração em geração vos louvaremos. – R.

O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.

 

 

 

– 26 de fevereiro de 2024 segunda-feira da 2ª Semana da Quaresma   

 – Evangelho do dia 

 

Perdoai e sereis perdoados.  (Lc 6,36-38)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; / só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68) – R..

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque, com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

26/02/24 - 2ª  SEGUNDA-FEIRA DA QUARESMA - B

 

Lucas 6,36-38: Disse Jesus aos seus discípulos: “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e vos será dado... porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”

 

Jesus, o senhor nos revelou que a perfeição de Deus consiste em ser misericordioso.

Quem deseja ser à imagem e semelhança do nosso Deus e Pai, deve crescer continuamente na atitude de ser também misericordioso.

O senhor é a encarnação da misericórdia do Pai, o senhor é o nosso bom samaritano de toda a humanidade, cuja misericórdia o fez assumir as nossas dores, dando-nos o seu perdão antes de dar o último suspiro.

Assim, o senhor nos revelou que a misericórdia é o mais belo ato de amor, porque nos faz ver, sentir compaixão e cuidar de quem precisa.

Enfim, a misericórdia nos liberta de julgar e condenar o próximo, tanto em nossos pensamentos como em nossas palavras, esforçando-nos para encontrar sempre uma desculpa aos erros alheios.

E, mesmo que soframos uma ofensa dolorosa, estaremos sempre abertos para perdoar, porque temos consciência de que necessitamos continuamente do perdão de Deus.

Finalmente, quem se torna misericordioso como o Pai, sente maior alegria em dar do que em receber

Senhor, fomos criados à imagem de Deus, mas nos afastamos dessa semelhança porque deixamos de ser misericordiosos uns com os outros, e preferimos as atitudes de julgar e condenar, de desforrar e vingar, de violência e de inimizades.

Senhor, faça-nos seguir os seus passos, para que retomemos a nossa imagem e semelhança divina trilhando o caminho da misericórdia.

Que este tempo de Quaresma converta a nossa mentalidade, e reafirme a nossa convicção cristã de que a amizade social é melhor do que as inimizades, que a fraternidade ativa é melhor do que o medo e a desconfiança diante do próximo.

Senhor, que sejamos incondicionalmente misericordiosos com o próximo, porque o senhor tem sido sempre misericordioso conosco.

 

Maria, Mãe da misericórdia, apague da nossa mente as imagens de um deus como juiz implacável e cheio de poder, e grave em nosso coração a imagem do seu Filho bendito, e acreditamos que o seu Pai é nosso Pai é um Deus de infinita misericórdia e de imensa compaixão. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Modelo de compaixão é o Pai celeste: “Sejam misericordiosos, como o Pai de vocês é misericordioso”. Mas o é também Jesus, a quem recorriam os sofredores, implorando: “Filho de Davi, tem piedade de nós” (Mt 9,27), “Senhor, tem piedade do meu filho” (Mt 17,15). O Mestre nunca negou uma resposta traduzida em boa obra em favor de quem, com fé, lhe pedisse ajuda. Quanto ao julgamento, corremos o risco de errar, já que as aparências enganam, e não conhecemos profundamente o ser humano. Aviso de Jesus: pratiquem boas obras com generosidade, sem nada esperar como reconhecimento ou recompensa. É assim que Deus age: de modo abundante. Quanto mais formos gratuitos e generosos para com os outros, mais o Senhor nos cumulará de bens espirituais. E materiais.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 6,36-38 - "Tenhamos misericórdia uns com os outros": como o Pai!

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

 

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina minha mente e abre meu coração para meditar e viver a Palavra de Deus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

O Evangelho de hoje é um apelo para sermos misericordiosos como é o Pai. Sua misericórdia se manifesta na bondade para com todos, justos e injustos, como no caso da mulher adúltera, do filho pródigo, do bom ladrão etc. Por maior que seja nossa miséria, Deus sempre nos visita com sua misericórdia. Quando nosso amor ficar parecido com o jeito misericordioso de Deus amar, seremos capazes de reerguer as pessoas. Ficar próximo ao irmão, sem julgamento, cura muitas dores. Contudo, é preciso que a misericórdia esteja, por primeiro, em nosso julgar para que se concretize depois nas relações. Cantemos com o Pe. Antônio Maria: “Cura, Senhor, onde dói! Cura, Senhor, bem aqui! Cura, Senhor, onde eu não posso ir!”

 

2. Meditação (Caminho)

Faça a sua meditação procurando escutar o que Jesus quer lhe dizer por meio do texto.

Quem é de Deus faz as coisas de Deus. Como são suas atitudes?

Como você cultiva seus pensamentos, julgamentos e ações?

3.Oração (Vida)

O convite à misericórdia nos é dirigido mais uma vez neste tempo quaresmal. Hoje, é o próprio Senhor quem nos pede: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”. Não julgueis…, perdoai…

 

Rezemos: Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender, memória para lembrar, vontade dócil para praticar, coração generoso para corresponder aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra para substituí-lo com um coração sensível, compassivo, isento de juízos precipitados, capaz de perdoar, um coração manso e humilde, semelhante ao de Jesus. Amém.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

O que a Palavra o/a leva a viver hoje? Que sentimento você experimenta neste momento?

 

Bênção

 

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria de receber o abraço do Pai.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP