sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■–>>>>>O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. – (Lc 1,46-56)

 

   


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 DEZEMBRO VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO ABANDONO E AOS MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS 

 GARÇA/SP, 22 DE DEZEMBRO de 2023 (sexta-feira) 356º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A TRANSFORMAÇÃO PESSOAL REQUER SUBSTITUIÇÃO DE VELHOS HÁBITOS POR NOVOS.

(W. A. Peterson)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DE RONDÔNIA

DIA DA LEI DO DESARMAMENTO E PORTE DE ARMAS

DIA DA FUNDAÇÃO DA AGÊNCIA ESPECIAL DE FINANCIAMENTO INDUSTRIAL (FINAME)

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS) EM DOURADOS

DIA DA FUNDAÇÃO DA AGÊNCIA ESPECIAL DE FINANCIAMENTO INDUSTRIAL (FINAME) NO RIO DE JANEIRO-RJ

DIA DA FUNDAÇÃO DA ORDEM DOS MÚSICOS DO BRASIL EM SÃO PAULO-SP

DIA DA FUNDAÇÃO DO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO AO ADOLESCENTE (FUNDAÇÃO CASA)

DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA EM PORTO VELHO

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itaberá (São Paulo) Careaçu - Entre Rios de Minas (Minas Gerais) Cambará do Sul - São José do Hortêncio - Nova Andradina - Pinheirinho do Vale - Rodeio Bonito - São José do Hortêncio (Rio Grande do Sul) Caarapó- DouradinaDourados (Mato Grosso do Sul) Aurora do Pará - Placas (Pará) Garuva - IçaraMeleiro - São João do Sul (Santa Catarina) Riachuelo - Várzea (Rio Grande do Norte) Foz do Jordão - São João do Ivaí (Paraná) Afrânio - Brejinho - Buenos Aires - Caetés - Calçado - Calumbi - Camutanga - Cedro - Chã de Alegria - Chã Grande - Cumaru - Feira Nova - Ferreiros - Frei Miguelinho - Granito - Iati - Ibimirim - Ibirajuba - Iguaraci Ingazeira - Itacuruba - Itaquitinga - Lagoa do Carro - Machados - Moreilândia - Orocó - Paranatama - Passira - Pombos - Primavera - Sairé - Salgadinho - Saloá - Santa Maria do Cambucá - Santa Terezinha - São Benedito do Sul - Solidão - Tacaimbó - Tacaratu - Terra Nova - Trindade - Triunfo - Tuparetama (Perenambuco) Confresa - Cotriguaçu - Glória D’Oeste - Jaciara - Lambari D'Oeste - Nova Bandeirantes - Nova Monte Verde - Planalto da Serra - Pontal do Araguaia - Porto Estrela - Ribeirãozinho - Santo Afonso - São José do Rio Claro - São José do Xingu - São Pedro da Cipa - Tabaporã (Mato Grosso) Lagoa de Dentro (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: BRUNA ERI ASAOKA BASSETO (Psicologa- Garça /SP)MARIA EDUARDA CASTILHO CONESSA (filha do Ricardo Alexandre-Jales /SP)GILBERTO GALLO ESTEVES (Dentista-Marilia /SP) DALVA ANTÔNIA DA S. CRÓS (prima-Guarulhos /SP) RAFAEL JOSÉ FRABETTI (Advogado-Vereador-Garça /SP) LUÍS PAULO SILVA NEVES (Lions Clube de Dracena /SP) WANDELCY TEIXEIRA BONFIM “WAL” (Lions Clube de Mirandópolis / SP)NILCE OLIVEIRA DOS SANTOS MUÑOZ (Lions Clube de Ilha Solteira / SP) MARLISE NASS (Lions Clube de Juara / MT)  EDER ROBERTO NASCIMENTO (Irapuru /SP) ESTELA MANCINI (Garça /SP) Frei AIRTON CARLOS GRIGOLETO (OFMCap- Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Dracena /SP) ANGELA BELLINTANI (Garça / SP)NINA GARCIA (Garça /SP) SERGIO DE SOUZA (Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI

Santo Hungero

Santo Isquirião

SãO Queremão e Outros Mártires

Quarenta e Três Santos Monges de Rahiti

Trinta Santos Mártires de Roma

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Orientações e sugestão para o Advento: 1) Não se reza o glória (exceto quando previsto). 2) Durante este tempo, realiza-se a Campanha para a Evangelização (coleta no 3º domingo). 3) Escolher músicas e cantos apropriados para este tempo litúrgico. 4) Providenciar a coroa do Advento (em cada domingo, acender uma vela – verde, vermelha, rosa, branca – antes ou depois da acolhida do presidente, e se pode também cantar um refrão apropriado). 5) Começam as leituras do Ano A.

 

Proclama minha alma a grandeza do SenhorLc 1,46-56 - O magnífico canto de Maria

No Magnificat, a Mãe do Salvador explicita sua missão de serva na realização dos planos do Senhor.

 

Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar (Sl 23,7).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Na sua sabedoria e misericórdia, Deus se volta, com muita atenção, para os pequenos e humildes e realiza grande reviravolta na história da humanidade. Por isso, com Maria, proclamemos: “Meu espírito se alegra em Deus, meu salvador”.

 

Antífona “Ó”: Ó Rei das Nações, desejado dos povos; ó pedra angular, que os opostos unis: oh, vinde e salvai este homem tão frágil, que um dia criastes do barro da terra.

 

A antífona Ó REI DAS NAÇÕES canta aquele que, com sua salvação, vem restituir ao ser humano pecador, pela edificação da Igreja, a imagem e semelhança perdidas. Quando se levantar a tempestade, o que estiver fundado sobre a rocha não ruirá, mas o que estiver sobre a areia vacilará, provando que não estava bem fundado.

 

– Oração 

 

“PAI, FAZE-ME SENSÍVEL À ESPIRITUALIDADE DAQUELA QUE ESCOLHESTE PARA SER MÃE DE TEU FILHO, PORQUE ELA PENETROU, DE MODO ADMIRÁVEL, EM TEU MISTÉRIO DE AMOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ouvi com bondade, ó Senhor, as preces do vosso povo, para que, alegrando-nos hoje com a vinda do vosso Filho unigênito em nossa carne, alcancemos o prêmio da vida eterna, quando ele vier na sua glória. Ele que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 22 de dezembro de 2023 sexta-feira da 3ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

A graça de Deus não escolhe os soberbos, os autossuficientes, e sim os pequenos e humildes; não os poderosos, mas os fracos; não os saciados, mas os famintos.

 

 

1ª Leitura (1Sm 1,24-28) Ana dá graças pelo nascimento de Samuel. Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 24Ana, logo que o desmamou, levou consigo Samuel à casa do Senhor, em Silo, e mais um novilho de três anos, três arrobas de farinha e um odre de vinho. O menino, porém, era ainda uma criança. 25Depois de sacrificarem o novilho, apresentaram o menino a Eli. 26E Ana disse-lhe: “Ouve, meu senhor, por tua vida, eu sou a mulher que esteve aqui orando ao Senhor, na tua presença. 27Eis o menino por quem eu pedi, e o Senhor ouviu a minha súplica. 28Portanto, eu também o ofereço ao Senhor, a fim de que só a ele sirva em todos os dias da sua vida”. E adoraram o Senhor. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 1Sm 2,1

 

Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador.

1. Exulta no Senhor meu coração, / e se eleva a minha fronte no meu Deus. / Minha boca desafia os meus rivais / porque me alegro com a vossa salvação. – R.

Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador.

2. O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, / mas os fracos se vestiram de vigor. / Os saciados se empregaram por um pão, / mas os pobres e os famintos se fartaram. / Muitas vezes deu à luz a que era estéril, / mas a mãe de muitos filhos definhou. – R.

Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador.

3. É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, / faz descer à sepultura e faz voltar; / é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, / é o Senhor quem nos humilha e nos exalta. – R.

Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador.

4. O Senhor ergue do pó o homem fraco, / e do lixo ele retira o indigente, / para fazê-los assentar-se com os nobres / num lugar de muita honra e distinção. – R.

Meu coração exultou no meu Senhor, Salvador.

 

 

 

– 22 de dezembro de 2023 sexta-feira da 3ª Semana do Advento

 – Evangelho do dia 

 

O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor.  (Lc 1,46-56)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Ó Rei e Senhor das nações / e Pedra angular da Igreja, / vinde salvar a mulher e o homem, / que, um dia, formastes do barro. – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

 

  Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

22/12/23     3ª SEXTA-FEIRA ADVENTO - B

 

Lucas 1,46-49: “Maria disse: - A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor.”

 

Jesus, a alegria que brotou do coração da sua mãe não expressava apenas a sua gratidão por ter sido escolhida para conceber o senhor.

Ela compreendeu muito bem que, com a sua Encarnação, começava a se realizar a esperança de libertação e de misericórdia para humanidade de todas as gerações.

Seu olhar materno se estendeu até nós, e ela nos garantiu que a sua Encarnação plantou definitivamente na história humana o reinado de um Deus, que amava o ser humano, e que enviou o seu Filho único para nos perdoar e para dar início a uma sociedade mais humana, mais justa e mais fraterna.

Ainda que o processo histórico da Redenção seja lento e cheio de oposições, é este o Reino que permanecerá para sempre, no qual os famintos serão saciados e os humildes serão elevados, enquanto os saciados e poderosos serão destronados. 

É um Magnificat profético, um resumo de toda a obra de Redenção que o senhor veio nos trazer, como se a sua Mãe já conhecesse as Bem-aventuranças, que o senhor iria proclamar e vivenciar.

Senhor, nós somos da geração que proclama sua mãe bem-aventurada.

Nós a amamos, temos confiança na sua intercessão e, ao longo da história, lhe atribuímos milhares de títulos, para reconhecer sua presença materna junto de nós nos momentos alegres e nos dias críticos da nossa existência.

Nós somos gratos ao senhor por nos ter confiado à sua mãe como filhos e filhas.

Que nossos lábios repitam sempre com ela o Magnificat da fé, da esperança e do amor pela abundante Redenção que o senhor nos conquistou, e que ela foi a primeira a receber, já no instante da sua concepção.

 

Virgem Maria, humilde serva do Senhor, e mãe querida de todos nós, ajude-nos a imitar o seu exemplo e a unir sempre a oração ao serviço humilde aos irmãos. E que façamos também do Magnificat a nossa oração de cada dia. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Depois de receber as saudações e as felicitações de Isabel, Maria proclamou o belo hino do Magnificat. Nesse cântico, ela não exalta a si mesma, mas ao Deus misericordioso. Tudo aquilo que se realiza por meio dela é obra do Todo-poderoso. Ela recorda a ação de Deus ao longo da história da salvação desde Abraão, o pai na fé do povo de Israel. Desde a libertação do povo da escravidão no Egito, Deus se posiciona do lado dos pobres, derrubando os poderosos de seus tronos. O cântico aponta para o caminho que será trilhado pelo seu Filho. Deus espera que os pobres e os humilhados sejam os protagonistas de uma nova sociedade alicerçada na justiça que liberta. Assim como realizou em Maria sua obra, Deus espera que também nós nos coloquemos em atitude de disponibilidade, para que ele continue realizando sua ação libertadora.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 1,46-56 - O magnífico canto de Maria

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

O cântico de Maria manifesta a grandeza do Reino de Cristo, que abala a estrutura da sociedade fundada no orgulho, na ganância e na injustiça. O Evangelho nos convida a refletir sobre a a paz e a alegria que é estabelecida entre Jesus e aqueles que vivem a sua Palavra. A mãe de Jesus, Maria, é a mulher sábia, que soube acolher a Palavra e a vontade do Pai e por isso exulta de alegria.

 

Para bem acolhermos os seus ensinamentos, peçamos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

O Evangelho de hoje nos mostra Maria expressando a sua vivência com a Palavra de Deus. “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque ele olhou para a humildade de sua serva.” Faça a leitura do texto destacando os pontos que mais chamar sua atenção.

 

Maria, após a saudação de Isabel, eleva ao Senhor um hino de louvor. No Magnificat, a Mãe do Salvador explicita sua missão de serva na realização dos planos do Senhor. É significativo perceber o quanto Maria destaca os humildes e, ao mesmo tempo, aponta para a queda dos poderosos.

 

O poder troca de lugar, um só ocupará o trono: o Emanuel, o Deus-conosco. Acolher e viver este hino é o compromisso de todos os cristãos. A humildade perpassa todo o Evangelho e encontra a excelência no coração de Maria. Ser humilde é a condição para seguir Jesus, em um tempo de muitas coisas boas, mas de muitos desafios. Ninguém se arrepende por ser humilde, pois é melhor permanecer distante do orgulho e da ambição.

2. Meditação (Caminho)

Ao visitar Isabel, Maria se expressa cheia do Espírito Santo. Ela percebe a ação de Deus em sua vida, escutando-o. Lendo e identificando a mensagem central do Evangelho de hoje, qual palavra você sentiu que é direcionada a você?

O que o Senhor lhe diz por meio de sua Palavra?

Quais são as provas do amor de Deus em sua vida? Verbalize alguns fatos e agradeça o amor de Deus que sempre nos acompanha com fidelidade.

3.Oração (Vida)

Com Maria, a mulher que acolheu fielmente a Palavra, rezemos: “Ajudai, ó Mãe, a nossa fé. Abri o nosso ouvido à Palavra, para reconhecermos a voz de Deus e o seu chamado. Despertai em nós o desejo de seguir os seus passos, saindo da nossa terra e acolhendo a sua promessa. Ajudai-nos a deixar-nos tocar pelo seu amor, para podermos tocá-lo com a fé. Ajudai-nos a confiar-nos plenamente a Ele, a crer no seu amor, sobretudo nos momentos de tribulação e cruz, quando a nossa fé é chamada a amadurecer. Semeai, na nossa fé, a alegria do Ressuscitado. Recordai-nos que quem crê nunca está sozinho. Ensinai-nos a ver com os olhos de Jesus, para que Ele seja luz no nosso caminho. E que esta luz da fé cresça sempre em nós até chegar aquele dia sem ocaso que é o próprio Cristo, vosso Filho, nosso Senhor” (Papa Francisco, Lumen Fidei, 60).

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Olhando para seu interior, qual sentimento a Palavra despertou em você? O que o Espírito o/a inspira a viver neste dia?

 

Bênção

 

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP