quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

■ 😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■>Os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair. – (Mc 7,24-30)

 

   


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

  F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 09 DE FEVEREIRO de 2023 (quinta-feira) 040º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

FELICIDADE É PODER ESTAR COM QUEM VOCÊ GOSTA EM ALGUM LUGAR.

(Charlie Brown Jr)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DO SURF

DIA DO FREVO PERNAMBUCANO

DIA DA INTERNET SEGURA

DIA DO COPERNÍCIO

SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Granjeiro  (Ceará)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUCIA HELENA CONESSA DA SILVA (minha Irmã – São Paulo /SP)roberto PEREIRA (primo-São Paulo /SP)ALEXANDRE ALFREDO MORAES (PM -Garça /SP)JOÃO MIRANDA DO NASCIMENTO (Bauru /SP)JOSÉ Apolinar Alvarez Contramaestre (Club de Leones Santa Ana MonarcaTachira E1- San Cristobal-Tachira Venezuela)MARIA ISABEL BELLINE PARMIGIANI (Garça /SP) FLORISVALDO DE LuCa (Garça /SP)RAPHAEL CASTRO (Garça /SP) LAUREN KAWATA SUEMI (Ribeirão Preto /SP)EDUARDO OLIVEIRA (Garça /SP)  Frei nivaldo pasqualim (Custódia Franciscana Olimpia/SP) Pe. MARCELO ANTONIO DOS SANTOS (Pároco da Paróquia São José Operário de Tupã /SP) MARCELO LEONEL TOLEDO (Cassilandia /MS) ARIANE LIMA (Marilia /SP) ALEXANDRE Lorenzetti (Garça /SP) Fabiana Agostine  (Garça /SP)-

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: TEREZA PEREZ PRADO E LUIZ CARLOS PRADOó1974ó49 ANOS ó(casal PDG-DLC5-Lions Clube de Suzano/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: : LIONS CLUBE DE BRODOWSKIó1977ó46 ANOS(Distrito LC 6)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA Apolônia

Santo Altão

SANTO ANSBERTO

SÃO DONATO DE LEMELLEFA

 SÃO MIGUEL FEBRES CORDERO MUNHOZ

SÃO RAINALDO

SÃO MARÃO

SÃO PRIMO

SÃO SABINO DE CANOSA

SÃO TELO

VÁRIOS SANTOS MÁRTIRES DE ALEXANDRIA

Eugênia Smet

BEATA ANNA CATARINA EMMERICH

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

A mulher estrangeira, ouvindo falar de Jesus, lança-se aos pés dele e expressa sua convicção no poder que ele tem de atendê-la.:  - Deixa primeiro que estejam saciados os filhos– Mc 7,24-30

 

 

Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus (Sl 94,6s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Deus cria para o homem uma companheira, a mulher, que ele poderá amar e com a qual irá constituir família. “Serão uma só carne”, diz o autor sagrado, e o papa Francisco complementa: “quer no abraço físico, quer na união dos corações e das vidas”.

 

– Oração 

 

“PAI, CRIA EM MEU CORAÇÃO UMA FÉ PROFUNDA COMO A DA MULHER PAGÃ QUE DEMONSTROU TOTAL CONFIANÇA EM JESUS. POR ISSO, FOI ATENDIDA POR ELE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 09 de fevereiro de 2023 quinta-feira da 5ª Semana do Tempo Comum

Deus está sempre atento às necessidades do ser humano. Pela persistência da mulher estrangeira, Jesus atende-lhe o pedido, curando-lhe a filha. Também fora do povo eleito havia fé, e de melhor qualidade. 

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Gn 2,4b-9.15-17) – O Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão; e eles serão uma só carne. Leitura do livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

18O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. 19Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu e trouxe-os a Adão, para ver como os chamaria; todo ser vivo teria o nome que Adão lhe desse. 20E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens, mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. 21Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando este adormeceu, tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. 22Depois, da costela tirada de Adão, o Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. 23E Adão exclamou: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’ porque foi tirada do homem”. 24Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. 25Ora, ambos estavam nus, Adão e sua mulher, e não se envergonhavam.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 128(127)

 

Felizes todos os que respeitam o Senhor.

 

 

 

– 09 de fevereiro de 2023 quinta-feira da 5ª Semana do Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair.  (Mc 7,24-30)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Acolhei docilmente a Palavra / semeada em vós, meus irmãos; / ela pode salvar vossas vidas! (Tg 1,21) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido. 25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. 28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. 29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

09/02/23 5ª Quinta-feira TC – A

 

Marcos 7,24-29: “Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia... Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. Jesus disse: - Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos. - A mulher respondeu: - É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair. Então Jesus disse: - Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”.

 

Jesus, sua pedagogia evangelizadora era admirável.

Por vezes, o senhor reagia inicialmente seguindo a mentalidade tradicional do seu povo, para em seguida, ensinar a sua mensagem, cuja novidade causava escândalo em alguns e admiração e esperança em muitos outros.

Foi assim a sua reação diante daquela mulher pagã, que lhe pedia a graça da cura de sua filha, atormentada por uma doença, que todos interpretavam como possessão do demônio.

Seu povo acreditava que era o herdeiro único das promessas do Antigo Testamento, como se fossem os filhos.

Os pagãos não podiam participar das graças concedidas aos filhos, que seu povo desprezava como se fossem cães.

De fato, o povo de Israel era alimentado pela Palavra de Deus há séculos, e se julgava o depositário único da revelação divina.

É a partir desse contexto, que o senhor dialogou com aquela mulher pagã, e revelou a todos que a fé e a humildade daquela mulher eram mais importantes e eficazes do que as méritos do seu povo.

Ela tinha tanta fé e confiança no senhor, que aceitou a humilhação e o desprezo, porque tinha certeza de que o senhor podia curar a sua filha.

E assim aconteceu, porque sua presença e sua revelação eram para todas as pessoas de boa vontade, que o acolhiam com respeito e confiavam no poder do seu amor.

Senhor, hoje vemos que o seu Evangelho se difundiu muito mais entre os povos pagãos do que no meio do seu próprio povo.

A presunção de ser um povo privilegiado e merecedor da salvação bloqueou-lhe o acolhimento ao senhor e  a sua conversão para o seu Reino.

Senhor, liberte-nos de qualquer gesto ou palavra de presunção religiosa.

Que tenhamos a fé humilde e confiante daquela mulher pagã, que tocou o seu coração e o senhor lhe concedeu a graça que suplicava.

Que a nossa Igreja, em suas pastorais, ministérios, movimentos e associações, continue o seu jeito de acolher, esteja pronta para atender e cuidar de quem precisa, sem julgar seus méritos e suas crenças.

E que jamais despreze ou discrimine alguém, como se não fosse merecedor da sua graça e do seu amor.

 

Maria santíssima, ainda persiste muita discriminação em nossa sociedade, e as mulheres são aquelas que mais são atingidas. Proteja-nos dessas tendências anti-evangélicas, e que sejamos testemunhas de um mundo, onde homem e mulher são respeitados simplesmente por serem pessoas humanas. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus deixa sua terra e vai para o estrangeiro (território de Tiro). Desse modo, põe em prática o conteúdo de sua mensagem: para Deus todos os povos são iguais; não há privilégio para o povo de Israel. Também aí já era famoso. Hospeda-se numa casa, com uma família do lugar, sem preconceito de religião ou raça. Com isso, o Mestre rompe o tabu judaico que impedia relacionar-se com outros povos. A mulher grega reconhece o poder de Jesus e ajoelha-se a seus pés, implorando-lhe que “expulsasse de sua filha o demônio”. A atitude humilde, confiante e insistente da mulher obtém o favor de Jesus e cria ocasião para se diminuir a distância social entre os povos. Não é preciso que uns se saciem e só depois os outros; todos podem saciar-se ao mesmo tempo, basta repartir de modo igualitário.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Marcos 7,24-30 - Uma mulher pagã pede pela filha e Jesus a atende

 

Oração Inicial

 

Se a comunidade excluía os estrangeiros, a atitude de Jesus é sinal do acolhimento e da partilha dos dons. Há lugar à mesa para todos os que aceitam Jesus como Senhor de suas vidas. Peçamos ao Espírito Santo a graça de compreendermos o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta.

 

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente. Uma mulher siro-fenícia decide ir ao encontro do Mestre com a convicção de que ele pode dar a salvação a sua filhinha. Jesus não veio apenas para os judeus, mas para toda a humanidade. Confira esta verdade no Evangelho.

 

“Jesus é interpelado por pessoas de diferentes denominações. Até aqueles que não aguardavam a vinda do Filho de Deus encontram em Jesus uma possibilidade de cura. A mulher siro-fenícia suplica-lhe a cura de sua filha. Jesus faz uma analogia com o pão, destacando que a preferência é sempre para os filhos. A sofredora mulher contrapõe-se a isso, afirmando que os cachorrinhos se contentam com as migalhas. Naquele instante, Jesus percebeu a grandiosidade da fé daquela mãe, que, ao chegar a sua casa, encontrou a filha curada. É incrível o quanto Jesus se deixa tocar por corações que manifestam uma profunda fé! Ele nunca oferecerá apenas uma migalha para quem tem fome de vida plena, pois seu amor é eterno.”

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus realiza o bem em todo o lugar. O território pouco lhe importa. O lugar e o tempo de Deus não é o nosso. Sua prioridade e objetivo é o ser humano para curá-lo e libertá-lo.

A mulher estrangeira, ouvindo falar de Jesus, lança-se aos pés dele e expressa sua convicção no poder que ele tem de atendê-la. Ela reconhece que ele é o Senhor, o Messias, o Filho de Desus.

Avalie com que convicção você expressa sua fé no poder de Deus?

Qual sua abertura para os que expressam sua fé em palavras e ritos diferentes de sua prática?

 

3.Oração (Vida)

A mulher gritava. Jesus ouviu, mas ficou em silêncio.

O que fez a mulher diante do silêncio de Jesus? Ela continuou gritando, a ponto de perturbar os discípulos que fizeram o seguinte comentário: Senhor, despede esta mulher, porque ela vem gritando atrás de nós… E a resposta de Jesus, foi adequada aos ouvidos deles: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.

E, Jesus ainda estava falando, quando aquela mulher mudou de atitude. Ajoelhou aos pés do Senhor e o adorou. E, depois, disse três palavras: “Senhor, socorre-me.” Houve uma mudança repentina na forma de pedir. Agora, aquela senhora deixou de gritar e passou a adorar o Senhor. Estava longe, e chegou mais perto.

Faça sua oração espelhando-se nessa mulher.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o/a levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração.

Acolher a todos os que pedem sua ajuda é uma boa sugestão pratica.

 

BÊNÇÃO

 

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.