domingo, 24 de fevereiro de 2019

REFLETINDO A PALAVRA-Homilia Pe. Luiz Carlos de Oliveira

Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista
“As muitas faces do amor”

Como podemos amar?
           Continuando a pregação de Jesus entramos em uma questão que é o forte de sua pregação. Demonstra essa atitude no momento de sua morte quando diz: “Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem” (Lc 23,34). Nessa parte de seu discurso aos discípulos ensina sobre o amor aos inimigos. Inimigo não é só aquele que me mata, mas aquele que me faz sofrer. Jesus apresenta aqui a cultura do amor que bloqueia todo ódio, toda vingança, toda a maldade. Não se trata de ser bobo, mas mais inteligente que parecemos ser. Podemos sintetizar nas palavras: ir além do que se espera. Se esperam uma resposta correspondente ao mal que recebemos, damos a resposta do amor: Amar os inimigos e fazer bem a quem nos odeia... bendizer a quem nos amaldiçoa... oferecer a face esquerda a quem bate na direita... dar o manto a quem toma a túnica... não cobrar o que te levam. Que vamos fazer de especial se fizermos o que os maus fazem? “O que desejais que os outros vos façam fazei-o também vós a eles” (Lc 6,31). Como o mandamento do amor se refere ao relacionamento com os outros, Jesus mostra como viver esse relacionamento com aqueles que não pensam como nós, nem são como nós. Esse negócio de viver somente no próprio grupo de gente igual a nós, nosso clubinho, não é caminho do evangelho, nem é evangelizador. É o exemplo que recebemos de Davi que teve em suas mãos seu maior inimigo, o rei Saul, e não se vingou dele. Daí podemos ver como somos desejando a morte dos perigosos e inimigos. Concordar com a morte de alguém é ser seu assassino.
O Pai é o modelo
           O salmo nos leva a rezar a bondade de Deus que Jesus nos apresenta como modo normal de vida cristã, pois é o normal na vida de Deus para conosco.  Ele perdoa toda culpa e cura toda enfermidade...  O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo, tira da sepultura a tua vida e te cerca de carinho e compaixão... Como um pai se compadece de seus filhos o Senhor tem compaixão dos que o temem (Sl 102). Jesus nos estimula a ter os sentimentos de Deus. Somos estimulados a ter os mesmos sentimentos de Deus: amor, perdão e misericórdia. Não dependo dos outros para assumir o que é de Deus. Não nos medimos pelo mal alheio. Ao cuidar de nós, o Pai vai além de tudo que possamos imaginar. Deus sempre chega primeiro. Por isso, a atitude cristã em relação aos outros, sobretudo aos que nos criam dificuldades deve ser a mesma do Pai. Chegamos primeiro e o que fazemos supera toda expectativa. O mal é inferior ao bem que possamos fazer. O mal passa, o bem frutifica porque está plantado no jardim do coração do Pai. Produz os mesmos frutos. Como o Pai sabe do que precisamos, já bem antes de o dizermos (Mt 6,8), assim podemos dar passos em direção aos outros no amor e não apenas receber.
Imagem do homem celeste
           São Paulo nos explica em Coríntios (1Cor 15,45-49) sobre o homem natural e o homem espiritual. O homem terrestre foi tirado da terra, o homem espiritual vem do Céu. Não se trata de personalidades diferentes, mas daquilo que está em nós por sermos humanos e por sermos feitos à imagem e semelhança de Deus. Em tudo o homem é devedor da terra, mas o é também devedor do Céu. O primeiro homem foi um ser vivo. O segundo Adão é um espírito vivificante. Com Cristo surge entre nós o homem celeste, voltado para as coisas de Deus. Não deixa de viver na terra, mas vive do modo de Deus. Por isso existe essa maravilha do amor de Deus presente em nós produzindo frutos.
Leituras:1Samuel 26,2.7-9.12-13.22-23; Salmo 102; 1Coríntios 15,45-49; Lucas 6,27-38
Ficha nº 1834 - Homilia do 7º Domingo Comum (24.02.19) 

1. Em resposta ao ódio se apresenta algo maior, o amor.
2. Jesus estimula a ter os sentimentos de Deus
3. O homem terrestre viva a modo de Deus.

                       Tapinha nas costas

           Em um exército de inimigos, não resolvem muitas armas. Uma só vale: um tapinha nas costas. Mata mais que muito furor. É o ensinamento de Jesus. Não sabemos como funciona. Mas funciona, pois sua ressurreição foi capaz de dar um rumo novo para o mundo. Jesus nos deu um tapinha nas costas para dizer: vai tudo muito bem.
          
           A doutrina do perdão aos inimigos é uma contracorrente que tem força superior, pois a maldade passa, o amor permanece. Quem não se deixa vencer pelo mal, mas vende pelo bem, é capaz de sobreviver em qualquer circunstância.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. - (Lc 6,27-38)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 FEVEREIRO  CARNAVAL  
 GARÇA/SP, 24 DE FEVEREIRO DE 2019 (domingo) 055º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
ASSIM QUE VOCÊ CONFIAR EM SI MESMO, VOCÊ SABERÁ COMO VIVER.
(Johann Goethe)

 Datas Comemorativas 
■ DIA DA PROMULGAÇÃO DA PRIMEIRA CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA
DIA DA CONQUISTA DO VOTO FEMININO NO BRASIL
DIA DO WEBDESIGNER
DIA DA CRIAÇÃO DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE)
SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Adustina Araças - Banzaê - Caetanos - Caraíbas - Feira da Mata - Igrapiúna - Itaguaçu da Bahia - Colônia - Itaju - Iuiú - Jucuruçu - Nova Redenção - Novo Triunfo - Piraí do Norte - Ponto Novo - Presidente Tancredo Neves - Sítio do Mato - Sobradinho - Umburanas - Vereda (Bahia) Bonito (Mato Grosso do Sul) Uruguaiana (Rio Grande do Sul)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA MACHADO DE ALMEIDA (Lions Clube de ICEM /SP)VANDERLEI JOSÉ NOVO (Lions Clube de Herculândia /SP)MARCO ANTONIO DEGANUTTE APORTA (Lions Clube de Tupã Curumim /SP)HUGO MANCUSO DE CASTRO (Garça/SP)ANA LUCIA DOS SANTOS (Garça /SP)HISSASHI YANAI (Marilia /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: ALMERINDA PEDROSO de lucas e JOSÉ CARLOS DE LUCASó1995ó24 ANOS (Garça /SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO Sérgio
Tomás Maria Fusco

- Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez (Sl 12,6).
■ Bendizendo o Senhor bondoso e compassivo, celebremos a Eucaristia, memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Nela somos convidados a fazer a experiência do amor misericordioso de Deus e refletir esse amor com nossa vida, superando o espírito de ódio e vingança para darmos lugar ao perdão e à bondade.
– Oração 
“PAI, FAZE-ME MISERICORDIOSO COMO TAMBÉM COMO VÓS Ó PAI ÉS MISERICORDIOSO, E QUE EU CONSIGA VIVER, SEM RANCOR, ÓDIO E INTOLERÂNCIA, E A ÚLTIMA PALAVRA E AÇÃO DEVE SER O AMOR E O PERDÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Concedei, ó Deus todo poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Domingo da 7ª Semana    Do Tempo Comum – 24 de fevereiro de 2019
Escutemos a Palavra de Deus , que nos exorta a superar a vingança e a ser homnes e mulheres que, com suas ações refletem a logíca do céu, amando os inimigos e sendo misericordiosos como o Pai. 

1ª Leitura (1Sm 26, 2.7-9.12-13.22-23) – O Senhor te entregou nas minhas mãos, mas eu não quis te matar.  Leitura do primeiro livro de Samuel:

Naqueles dias, 2Saul pôs-se em marcha e desceu ao deserto de Zif. Vinha acompanhado de três mil homens, escolhidos de Israel, para procurar Davi no deserto de Zif. 7Davi e Abisai dirigiram-se de noite até o acampamento e encontraram Saul deitado e dormindo no meio das barricadas, com a sua lança à cabeceira, fincada no chão. Abner e seus soldados dormiam ao redor dele. 8Abisai disse a Davi: “Deus entregou hoje em tuas mãos o teu inimigo. Vou cravá-lo em terra com uma lançada, e não será preciso repetir o golpe”. 9Mas Davi respondeu: “Não o mates! Pois quem poderia estender a mão contra o ungido do Senhor e ficar impune?” 12Então Davi apanhou a lança e a bilha de água que estavam junto da cabeceira de Saul, e foram-se embora. Ninguém os viu, ninguém se deu conta de nada, ninguém despertou, pois todos dormiam um profundo sono que o Senhor lhes tinha enviado. 13Davi atravessou para o outro lado, parou no alto do monte, ao longe, deixando um grande espaço entre eles. 22E Davi disse: “Aqui está a lança do rei. Venha cá um dos teus servos buscá-la! 23O Senhor retribuirá a cada um conforme a sua justiça e a sua fidelidade. Pois ele te havia entregue hoje em meu poder, mas eu não quis estender a minha mão contra o ungido do Senhor”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 102(103)
O Senhor é bondoso e compassivo.

2ª Leitura (1Cor 15,45-49) – E como já refletimos a imagem do homem terrestre, assim também refletiremos a imagem do homem celeste.  Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios:

Irmãos, 45o primeiro homem, Adão, “foi um ser vivo”. O segundo Adão é um espírito vivificante. 46Veio primeiro não o homem espiritual, mas o homem natural; depois é que veio o homem espiritual. 47O primeiro homem, tirado da terra, é terrestre; o segundo homem vem do céu. 48Como foi o homem terrestre, assim também são as pessoas terrestres; e como é o homem celeste, assim também vão ser as pessoas celestes. 49E como já refletimos a imagem do homem terrestre, assim também refletiremos a imagem do homem celeste.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
– Domingo da 7ª Semana    Do Tempo Comum – 24 de fevereiro de 2019
Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. - (Lc 6,27-38)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu vos dou este novo mandamento, / nova ordem, agora, vos dou; / que também vos ameis uns aos outros, / como eu vos amei, diz o Senhor (Jo 13,34).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. 30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. 36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante, será colocada no vosso colo; porque, com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Vamos viver o amor e Deus sempre viverá em nós”
A essência do amor é resumida no perdão sem medidas!
Seja misericordioso, como seu Pai é misericordioso. Não julgue e você não será julgado; não condene e você não será condenado; perdoa e serás perdoado” (Lc 6, 36-37).

A graça que recebemos é ser ensinado por Jesus, Ele nos ensina a viver. A essência da vida humana é uma só: amor. Amor sem medida, que não é contido; o amor que é doado e renovado. Mas, não permaneça no amor medíocre, acredite que o amor é devolvido apenas às pessoas que querem o bem, àquelas que fazem o bem a nós e que preenchem nosso ego.
Aqui falamos do amor divino, do amor de Deus em nós. É o amor que nos leva a amar nossos inimigos, a fazer o bem àqueles que nos amam bem. Isso nos leva a louvar e abençoar aqueles que nos amaldiçoam. É o amor que nos leva a orar por aqueles que nos difamam, por aqueles que falam mal de nós.
De modo algum damos aos outros a mesma moeda, o que devemos dar a eles é o melhor de nós, que é Cristo em nossa vida. Se o outro nos deu o mal, não é com o mal que vamos pagá-lo. Vamos devolver com a bênção de Deus que isto ou deveria estar em minha vida. É por isso que temos as exigências do amor.
O primeiro requisito do amor é praticar a misericórdia, para ser realmente a dimensão misericordiosa de Deus para a vida humana. Porque Deus é profundamente misericordioso. Se você não sabe ser misericordioso, volte para Deus que é profundamente misericordioso. Ele nos trata com extrema misericórdia em todos os dias da nossa vida.
A segunda exigência do amor não é julgar ninguém. Vamos ver as redes sociais e ver que as pessoas estão julgando. Se fosse para se julgar, mas julgar um ao outro. O discípulo de Cristo não olha para o julgamento de ninguém, porque o seu olhar deve ser o da misericórdia.
O discípulo de Cristo nunca condena o pior pecador, porque para quem é necessário conhecer essa alma, em sua profundidade, é Cristo Jesus, nosso Senhor.
A essência do amor é resumida no perdão sem medida: "Perdoe e você será perdoado". Quando praticamos o perdão, o amor de Deus está em nós e, quando negamos o perdão e não vivemos sua dimensão nas realidades da vida, negligenciamos o amor de Deus que está em nós.  
Deus abençoe você!

– Reflexão - O pecado é destruição da relação do amor
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, descobrimos no "mandato" de Jesus Cristo que as "relações" com o próximo são muito importantes—essenciais! para o homem. As Pessoas Trinitárias—Pai, Filho e Espírito Santo— são Relações de doação (em grau infinito): Paternidade, Filiação e Amor. O homem—criado à imagem de Deus Trindade— também é um "ser relacional", é um "ser para", realiza sua vida verdadeira só como "relação".

Eu só não sou nada; só no "tu" e "para o ti" sou "eu-mesmo". Verdadeiro homem significa: estar na relação do amor, do "por" e do "para" o próximo. E pecado significa incomodar, interromper ou destruir a relação. Por isso, este fenômeno chamado "pecado" afeta também ao próximo e a tudo. O pecado é sempre uma ofensa que perturba o mundo (não é um fenômeno que só e unicamente afete a mim).

—Jesus, quanto me custa pensar e viver pensando em todos! Concede-me ser sempre "sendo para" Ti e "para meus irmãos".

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O Evangelho continua o “discurso da planície”, iniciado domingo passado.
No texto de hoje, Jesus aprofunda as consequências das bem-aventuranças: propõe a superação da lei do talião, convida ao amor, tendo Deus como modelo, e exorta ao não julgamento. A seu exemplo, Jesus exige o amor sem limites para com todos, pede para rezar e fazer o bem desinteressadamente.
Fazer tudo sem esperar nada em troca, a exemplo do Pai, que é misericordioso e bom para com todos.
Devemos tratar os outros como gostaríamos que eles nos tratassem.
O desejo do ser humano é poder viver, amar e sentir-se amado.
A proposta do Evangelho é claramente contrária à violência e à vingança; é uma superação da lei do talião.
 Na nova sociedade que Jesus propõe, haverá novas relações, pautadas pela gratuidade e pelo desejo de superar a espiral da violência.
Para superá-la, é preciso resistir com atitudes que a desmontem, desarmando quem aposta nela como solução.
Combatendo a violência com a violência ou com a vingança nunca chegaremos a construir a cultura da paz.
Para quem busca construir uma nova sociedade, onde não haja rancor, ódio e intolerância, a última palavra deve ser o amor e o perdão.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas
Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 6,27-38 - Ser misericordioso não é ter atitude de "olho por olho"
Oração Inicial
- A todos nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes:
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome,
eu aí estarei no meio deles",
ficai conosco,aqui reunidos (pela grande rede da internet),
para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)  O que diz o texto do dia? Leio atentamente o texto: Lc 6,27-38, onde Jesus fala das relações fraternas do cristão.
- Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês. Desejem o bem para aqueles que os amaldiçoam e orem em favor daqueles que maltratam vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se alguém tomar a sua capa, deixe que leve a túnica também. Dê sempre a qualquer um que lhe pedir alguma coisa; e, quando alguém tirar o que é seu, não peça de volta. Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês.
- Se vocês amam somente aqueles que os amam, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama amam as pessoas que as amam. E, se vocês fazem o bem somente para aqueles que lhes fazem o bem, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama fazem isso. E, se vocês emprestam somente para aqueles que vocês acham que vão lhes pagar, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama emprestam aos que têm má fama, para receber de volta o que emprestaram. Façam o contrário: amem os seus inimigos e façam o bem para eles. Emprestem e não esperem receber de volta o que emprestaram e assim vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Deus Altíssimo. Façam isso porque ele é bom também para os ingratos e maus. Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês.
- Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês. Deem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês.
Refletindo
Este discurso de Jesus é cheio de imperativos: "amem", "façam o bem", "emprestem", "façam". Assim, apesar de parecerem normas para regular a conduta, não o são. Na verdade, traduzem o espírito que anima a partir de dentro a vida cristã. Para o cristão não vale "pagar o mal com o mal", aplicar a Lei de talião ou pena de talião, do "tal qual", da retaliação . Esta lei é frequentemente expressa pela máxima olho por olho, dente por dente. É uma das mais antigas leis existentes. Indícios da lei de talião foram encontrados no Código de Hamurabi, em 1780 a.C., no reino da Babilônia. Jesus Mestre propõe outra lei: o amor. Insiste no "fazer", na ação concreta, porque o amor cristão não é apenas sentimento. E vai à raiz da ética. Pode-se fazer o bem para receber agradecimento. Isto não tem nenhum mérito. Fazer o bem sem interesses, sem esperar troca. Isto é generosidade. Pode-se fazer o bem amando os inimigos, emprestando sem pretender retorno. Isto é cristão, isto demonstra que se é filho de Deus, Pai misericordioso para com todos. É ser misericordioso. "Tenham misericórdia dos outros como o Pai tem misericórdia de vocês", recomenda Jesus.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto diz para mim, hoje?
Qual palavra mais me toca o coração? Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo. Recordo que São Paulo também recomenda: "Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem" (Rm 12,21).
Meditando
Os bispos, em Aparecida, fizeram uma bela reflexão sobre o amor cristão: "O Espírito Santo, com o qual o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus-Caminho, abrindo-nos a seu mistério de salvação para que sejamos seus filhos e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade, ensinando-nos a renunciar a nossas mentiras e ambições pessoais, e nos identifica com Jesus-Vida, permitindo-nos abraçar seu plano de amor e nos entregar para que outros "tenham vida n'Ele".(DAp 137).

Num momento de silêncio verifico se é este Projeto de Jesus que estou vivendo.
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que o texto me leva a dizer a Deus? Rezo com o bem-aventurado Alberione:
Jesus Mestre,
disseste que a vida eterna consiste em conhecer a ti e ao Pai.
Derrama sobre nós, a abundância do Espírito Santo!
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento, porque és o único caminho para o Pai.
Faze-nos crescer no teu amor,
para que sejamos, como o apóstolo Paulo testemunhas vivas do teu Evangelho.
Com Maria, Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos, guardaremos tua Palavra, meditando-a no coração.
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que se parece com a antiquíssima lei de talião, o revide, o "revidar". Vou demonstrar pela vida que o amor de Deus se revela no amor ao próximo.
Escolho uma frase ou palavra para memorizar. Vou repeti-la durante o dia. Esta Palavra vai motivar minha vida.
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.