quinta-feira, 12 de novembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Reino de Deus está entre vós. - (Lc 17,20-25)


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 12 DE NOVEMBRO de 2020 (quinta-feira) 317º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

OS ESPELHOS SÃO USADOS PARA VER O ROSTO; A ARTE PARA VER A ALMA.

(George Bernard Shaw)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA DO DIRETOR DE ESCOLA

DIA MUNDIAL CONTRA A PNEUMONIA

DIA NACIONAL DO SUPERMERCADO

DIA NACIONAL DO INVENTOR

DIA DO PANTANAL

DIA DO CAJÚ

DIA DO PSICOPEDAGOGO

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ARRITIMIAS CARDÍACAS E MORTES SÚBITAS

DIA NACIONAL DA LIBERDADE

DIA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

DIA MUNDIAL DO HIP HOP

DIA DO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Armação dos Búzios - Valença (Rio de Janeiro) Trairi - Umari (Ceará) Bataiporã (Mato Grosso do Sul) Alcobaça (Bahia) Borborema (Paraíba) Amaporã - Planaltina do Paraná - Realeza (Paraná) Silveira Martins (Rio Grande do Sul) Cromínia  - Mairipotaba (Goiás) Itacajá (Tocantins) Afonso Cláudio - Alegre - Aracruz - Baixo Guandu - Cariacica - Conceição da Barra - Fundão - Iconha - Itapemirim - Iúna - Muqui (Espírito Santo)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  FABIANE ALVES DE CARVALHO ”BIA (Banco do Brasil/DF - prima BRASILIA-DF) José Zamboni (Piloto Garça/SP) MARA CRISTINA BARROS ZANETA (Vera Cruz /SP) MARIA LUCIA LACERDA (LC3-Lions Clube de Campinas Norte/SP) Teresa Costa E Silva (LC1-Lions Clube de Rio de Janeiro/RJ) PEDRO AURELIO DE MATTOS GONÇALVES (PCC/LC1-Lions Clube de Rio de Janeiro Rio Comprido/RJ) MARCOS SANTANA REZENDE (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio /SP) GILMAR BONFIM (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) PAULO PIMPÃO SILVA (Lions Clube de Altonia /PR) Claudio Antonio Silvestrin (Lions Clube de Itapira/SP) joão  pEdRo RodrIgues  (Leo Clube de Paranaíba /MS) anA jUlIa Gonçalves  (Leo Clube de Lençois Paulista /SP) Vinicius SAles AZEVEDO (Garça /SP) Vera Lucia Cavalari (Garça/SP) Katia Teixeira (São Paulo /SP) Andrea Pavani NUnes  (Garça/SP) Renata zago Cabrini Martins (Garça /SP) Fernando Martins (Garça/SP) ApareCida Proenca (Garça/SP) Antonio Carlos Gravatim (Garça/SP)

 

 

 SANTO DO DIA  

 

SÃO JOSAFÁ Kuncewicz

Josafá (Ucrânia, 1580-1623), comom bispo de Polotsk, trabalhou pela reforma da vida monástica e pela união da Igreja na Rússia com a Santa Sé. Dedicou-se à promoção social do povo, sendo bem-aceito por ele, mas enfrentou a hostilidade dos poderosos e foi martirizado.  

SÃO Diego Leigo

Santa Agostinha Lívia Pietrantoni

SÃO TEOdoro Estudita

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  Lc 17,20-25

Jesus nos lembra de que o Reino de Deus está no meio de nós. É um Reino presente e invisível. Um Reino que precisa ser refeito a cada momento.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Este santo lutou até a morte pela lei de seu Deus e não temeu as ameaças dos ímpios, pois se apoiava numa rocha inabalável.

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Josafá nasceu na Ucrânia em 1580 e foi morto na atual Bielorrússia em 1623. Como monge, dedicou-se ativamente à reforma da vida monástica. Ordenado bispo, trabalhou pela promoção religiosa e social do povo e pela unidade dos cristãos. Enfrentou a hostilidade dos poderosos e foi martirizado. Peçamos ao Senhor fé e perseverança em favor da unidade dos cristãos.

– Oração 

 

PAI, ABRE MEUS OLHOS PARA QUE EU POSSA PERCEBER, NA PESSOA E NO MINISTÉRIO DE JESUS, A PRESENÇA DE TEU REINO NA NOSSA HISTÓRIA. E, RECONHECENDO-O, EU ME DEIXE GUIAR POR ELE.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Suscitai, Ó Deus, na vossa Igreja o Espírito que impeliu o bispo são Josafá a dar a vida por suas ovelhas e concedei que, por sua intercessão, fortificados pelo mesmo Espírito, estejamos prontos a dar a nossa vida pelos nossos irmãos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo..

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 12  de novembro de 2020 5ª feira da 32ª Semana Do Tempo Comum S. Josafá BMt, memória

– Liturgia da Palavra 

O amor fraterno, que nos vincula como irmãos e irmãs em Cristo, sem relações de superioridade entre nós, é evidente sinal da presença do Reino de Deus no mundo. 

 

1ª Leitura (Fm 7-20) – Acolhe-o já não como escravo mas como um irmão querido.  Leitura da Carta de São Paulo a Filêmon:

 

Caríssimo, 7grande alegria e consolo tive por causa de tua caridade. Os corações dos santos foram reanimados por ti, irmão. 8Por este motivo, se bem que tenha plena autoridade em Cristo para prescrever-te tua obrigação, 9prefiro fazer apenas um apelo à tua caridade.
Eu, Paulo, velho como estou e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, 
10faço-te um pedido em favor do meu filho que fiz nascer para Cristo na prisão, Onésimo. 11Antes, ele era inútil para ti; agora, ele é valioso para ti e para mim. 12Eu o estou mandando de volta para ti. Ele é como se fosse o meu próprio coração. 13Gostaria de tê-lo comigo, a fim de que fosse teu representante para cuidar de mim nesta prisão, que eu devo ao evangelho. 14Mas, eu não quis fazer nada sem o teu parecer, para que a tua bondade não seja forçada, mas espontânea.

 15Se ele te foi retirado por algum tempo, talvez seja para que o tenhas de volta para sempre, 16já não como escravo, mas, muito mais do que isso, como um irmão querido, muitíssimo querido para mim quanto mais o for para ti, tanto como pessoa humana quanto como irmão no Senhor. 

 17Assim, se estás em comunhão de fé comigo, recebe-o como se fosse a mim mesmo. 18Se em alguma coisa te prejudicou ou se alguma coisa te deve, põe em minha conta. 19Eu, Paulo, de meu punho o escrevo; eu o pagarei, para não dizer que tu mesmo me deves a própria vida. 20Sim, irmão, deixa que eu te explore no Senhor. Conforta em Cristo meu coração.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 146(145)

Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!

 

 

– 12 de novembro de 2020 5ª feira da 32ª Semana Do Tempo Comum S. Josafá BMt, memória

 

– Evangelho do dia 

 

O Reino de Deus está entre vós. - (Lc 17,20-25)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Eu sou a videira verdadeira e vós sois os ramos; um fruto abundante vós haveis de dar (Jo 15,5).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.
22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás.24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O Reino de Deus chega de forma simples e humilde”

O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”

(Lucas 17,20-21)

Há, no meio de nós, muitas pessoas que são alarmistas, elas gostam do alarde, do alarme: “Olha, Jesus está voltando”. Já vi isso até em placas, em outdoors e em tantos lugares. É óbvio que Jesus está voltando, mas, mais do que voltando, Ele já está no meio de nós. Essa é a primeira graça, é a primeira realidade que precisamos reconhecer: Ele vive, está no meio de nós e já veio até nós.

 

Sei que Ele virá na segunda vinda definitiva, mas se não abracei a Sua primeira vinda, como vou abraçar a Sua vinda definitiva? Então, o Reino de Deus, o qual Jesus está hoje se referindo, não vem de forma ostensiva, ou seja, onde faz todo um alarde para dizer que Ele está chegando.

 

Não! O Reino de Deus chega de forma simples e humilde, mas, se não prestarmos atenção, não o reconheceremos. Só quem realmente despoja o coração do orgulho, da soberba e, na simplicidade, acolhe o Reino de Deus,  é quem experimenta a Sua presença viva no meio de nós.

 

O Reino de Deus chegou em Maria, no ventre d’Ela; o Reino de Deus veio a nós em um nascimento simples e pobre em Belém, aconteceu na Galileia, onde Jesus pregava e anunciava o Reino de Deus. 

 

“O Reino de Deus gera confiança e amor; gera corações que se voltam para Deus com muita generosidade”

 

O Reino de Deus está acontecendo. Não fique esperando coisas grandiosas, não fique esperando guerras, conflitos e sinais no Céu. Quando isso chegar, para nós não será nenhuma novidade, porque já estaremos preparados, munidos, agraciados; e não importa se vai ser aqui ou acolá, não precisamos ficar atrás de Armagedom, de filmes apocalípticos, não precisaremos ficar promovendo medo, terror e pavor no coração das pessoas. Não é assim que o Reino de Deus se manifesta.

 

O Reino de Deus não gera medo, pavor e pânico. O Reino de Deus gera confiança e amor; gera corações que se voltam para Deus com muita generosidade e não por temeridade. Por isso, o Reino de Deus está no meio de nós, não é preciso buscar naquele monte nem em outro monte; pois, onde você estiver, o Reino de Deus vai estar acontecendo.

 

Podem até dizer: “Nossa Senhora apareceu lá” – Maravilha! -, Ela apareceu em Fátima, em Lourdes como sinal, mas tanto em Fátima, como em Lourdes, como na sua casa, na sua igreja, como aqui, o Reino de Deus está aqui. Não é preciso ir buscar em nenhum outro lugar onde o sol está brilhando, onde o sol está caindo. É preciso buscar o Reino de Deus onde ele brilha: no meio de nós pelas virtudes, pelas boas obras e pela fidelidade ao Evangelho. É aqui que o Reino de Deus acontece!

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Muitos judeus esperavam a restauração política de Israel. A isso denominavam o reinado de Deus. Enganam-se os fariseus querendo conhecer uma data precisa para a instauração do Reino. Ele já está presente. É o próprio Cristo, com sua ação libertadora. Ação capaz de reverter as ideias e os atos que sustentam a sociedade injusta, segundo o cântico de Maria (cf. Lc 1,51-53). Aos discípulos Jesus dá a entender que é inútil fazer especulações sobre sua pessoa. O Filho do Homem é imprevisível em suas manifestações. Está aqui e acolá: “Eu estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20). O que se pode constatar é que antes “ele deve sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”. O Reino de Deus está presente, mas sua expansão depende do espírito generoso de todos os cristãos.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, Filho do Homem, teus discípulos esperavam grandiosa intervenção divina no mundo. Esclareces que o Reino de Deus é construído discretamente, à medida que as pessoas aceitam tua mensagem e te seguem. Dá-nos, Senhor, coração sensível e amoroso, a fim de favorecermos a expansão do teu Reino. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 17,20-25 - O Reino de Deus está em nosso meio

 

Oração Inicial

No Evangelho de hoje, Jesus nos lembra de que o Reino de Deus está no meio de nós. Jesus mesmo é o Reino de Deus.
Peçamos ao Espírito Santo a graça de acolher sua Palavra e deixemo-nos conduzir por ela. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, destaque os verbos que surgem durante a narrativa e identifique seu contexto. Qual ensinamento Jesus nos transmite ao afirmar: “O Reino de Deus não vem ostensivamente” e “O Reino de Deus está no meio de vós”?
“O Reino de Deus era um sonho milenar para os judeus. Porém, eles imaginavam um reino igual a tantos outros, marcados pela grandeza, não excluindo a violência e a dominação. Os próprios apóstolos tinham esta compreensão. Jesus nega tal perspectiva, esclarecendo que o Reino já está entre eles.

“É um reino eterno e universal, reino de verdade e de vida, reino de santidade e de graça, reino de justiça, amor e paz” (Prefácio). O Reino obedece à dinâmica do “já e ainda não”. O Reino já está no meio de nós, mas ainda não se completou. É o Reino que não se define pelas estatísticas. É um Reino presente e invisível. Um Reino que precisa ser refeito a cada momento. Este Reino é feito de coisas pobres, mas seu triunfo é inevitável.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

Procure um lugar reservado e silencioso para fazer sua meditação a partir do Evangelho. Qual é a sua compreensão do Reino de Deus? Você identifica os sinais do Reino em nosso meio? Qual convite a Palavra lhe faz hoje? Peça esta graça: Senhor, dá-me humildade para acolher o vosso Reino!

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Invocações a Jesus Mestre

“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Sintetize em poucas palavras o apelo que o evangelho de hoje despertou em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

- O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

- Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.