sexta-feira, 4 de outubro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–- Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou. - (Lc 10,13-16)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 O U T U B R O  R  O  S  A  MÊS  DAS MISSÕES
 GARÇA/SP, 04 DE OUTUBRO de 2019 (sexta-feira) 277º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
PARECE-ME QUE SE A GENTE QUER O ARCO-ÍRIS, TEM QUE AGÜENTAR A CHUVA.
(Dolly Parton)


 Datas Comemorativas 
 DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS
DIA MUNDIAL DA NATUREZA
DIA DO CÃO
DIA NACIONAL DE ADOTAR UM ANIMAL
DIA MUNDIAL DO LOBINHO
DIA UNIVERSAL DA ANISTIA
DIA NACIONAL DO AGENTE COMUNITÁRIO DA SAÚDE
DIA NACIONAL DOS AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS
DIA DO BARMAN
DIA NACIONAL DO PAISAGISTA
DIA INTERAMERICANO DA RADIODIFUSÃO
DIA DO INÍCIO DA SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO
SEMANA MUNDIAL DE AMAMENTAÇÃO
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Rinópolis (São Paulo) Carmo do Paranaíba - Frutal - Monte Azul - Salinas (Minas Gerais) Bom Jesus do Itabapoana - Engenheiro Paulo de Frontin (Rio de Janeiro) Cerro Largo (Rio Grande do Sul) Nossa Senhora das Dores - Salgado (Sergipe) Tamboril (Ceará) Campina do Simão (Paraná) Catingueira (Paraíba)
Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ELZA MARCELINO DA SILVA ROCHA (Elpa Ind. Eletroeletrônica Ltda.- Garça/SP) RODRIGO ROBERTO MORENO (Maringá /PR) JULIANA TOFOLLI MOREIRA (Garça /SP) PAULO hEnrIque TRAMONTINI (Garça /SP ) FRancIScO augusto FerreiRa Gelamo (empresário – Três Lagoas /MS) DDumont  Luchiari (Drê Fantasias -  Garça /SP) Brasiliano Cavalcante (Garça /SP) Kaike Castro (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  ALESSANDRA PLATERO e JOHNNY ALVES DA SILVA PLATEROó2003ó16 ANOS (sobrinhos São Paulo/SP)
SILVANA DE F. REIS ESCAQUETTE e JOSÉ CARLOS ESCAQUETTEó1997ó22 ANOS (EQ 11 ENS de IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP).
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE MIRANDOPOLISó1964ó55 ANOS e LIONS CLUBE DE PACAEMBÚ PARAÍSO ó2003ó16 ANOS  (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Francisco (Itália, 1182-1226), Nascido numa família abastada, abandonou os bens materiais para abraçar uma vida de humildade e pobreza. Inspirador da “fraternidade franciscana”, amou pobres e doentes e a natureza inteira, obra de Deus.
SÃO PETRÔNIO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Francisco de Assis, homem de Deus, deixou sua casa e sua herança e se fez pobre e desvalido. O Senhor, porém, o acolheu com amor.
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Francisco nasceu na Itália em 1182 e lá faleceu em 1226. De família rica, na juventude desejou ser cavaleiro e partiu para a guerra entre burgueses e nobres. Ao retornar a Assis, viveu intenso processo de conversão, dedicando-se ao cuidado das pessoas com hanseníase e à pregação do evangelho. Seu ideal inspirou a formação de vários grupos de vida religiosa, os quais compõem a família franciscana. Celebrando o patrono da ecologia, rezemos por nossa Casa Comum.
– Oração 
PAI, MOVE-ME À CONVERSÃO E À PENITÊNCIA DIANTE DO TESTEMUNHO DE JESUS, DE MODO QUE EU NÃO INCORRA EM CASTIGO POR MINHA INCAPACIDADE DE RECONHECER O APELO DA SALVAÇÃO.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
  Ó Deus, que fizestes são Francisco de Assis assemelhar-se ao Cristo por uma vida de humildade e pobreza, concedei que, trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o vosso filho, unindo-nos convosco na perfeita alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 04/10/2019 5ª-feira da 26ª Semana Do Tempo Comum São Francisco de Assis, Rlg., memória.
Deixando de ouvir a voz do Senhor e de obedecer a ele, desviamo-nos do caminho da vbida traçado por seu mandamentos e rejeitamos o próprio Jesus.

1ª Leitura (Br 1,15-22) – Pecamos diante do Senhor e lhe desobedecemos. Leitura do livro de Baruc:

15Ao Senhor nosso Deus, cabe a justiça; enquanto a nós, resta-nos corar de vergonha, como acontece no dia de hoje aos homens de Judá e aos habitantes de jerusalém, 16nossos reis e príncipes, sacerdotes, profetas e nossos pais, 17porque pecamos contra o Senhor. 18Nós lhe desobedecemos; recusamo-nos a ouvir a voz do Senhor, nosso Deus, e a seguir os mandamentos que nos deu. 19Desde o dia em que o Senhor tirou nossos pais do Egito até agora, persistimos em nos mostrar recalcitrantes contra o Senhor, nosso Deus, e, em nossa leviandade, recusamos escutar-lhe a voz. 20Por isso, como agora o vemos, persegue-nos a calamidade assim como a maldição que o Senhor pronunciara pela boca de Moisés, seu servo, quando este fez com que saíssem do Egito nossos pais, a fim de nos proporcionar uma terra que mana leite e mel. 21Contudo, a despeito dos avisos dos profetas que nos enviou, não escutamos a voz do Senhor, nosso Deus. 22Seguindo cada um de nós as inclinações perversas do coração, servimos a deuses estranhos e praticamos o mal ante os olhos do Senhor, nosso Deus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 78(79)
Por vosso nome e vossa glória, / libertai-nos, ó Senhor!

Evangelho do dia
04/10/2019 5ª-feira da 26ª Semana Do Tempo Comum São Francisco de Assis, Rlg., memória.
- Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou. - (Lc 10,13-16)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)  
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido feitos os prodígios que foram realizados em vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, cobrindo-se de saco e cinza. 14Por isso haverá no dia do juízo menos rigor para Tiro e Sidônia do que para vós. 15E tu, Cafarnaum, que te elevas até o céu, serás precipitada até aos infernos. 16Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Vamos ouvir a voz da Igreja”
 Quem te ouve me ouve; quem te rejeita me rejeita; e quem me rejeita, rejeita quem me enviou ”
(Lc 10:16)).
Precisamos ouvir Jesus acima de qualquer coisa, de qualquer pessoa ou situação. A verdade, no entanto, é que estamos em um mundo infestado de notícias de todos os lados em tempos de avanço tecnológico, em tempos de redes sociais, notícias chegando o tempo todo, em uma velocidade sem fim.
Nossas redes, incluindo o WhatsApp, recebem, a qualquer momento, notícias sobre isso ou aquilo; Muitas vezes, as notícias falsas que recebemos e recebemos sem sequer meditar, refletir, sem saber o que recebemos são verdadeiras notícias e precisam ser notificadas e repassadas.
A Palavra de Deus, hoje, está chamando a atenção para os seguintes aspectos: é necessário ouvir a Igreja. "Quem te ouve, me ouve." A Igreja é a que fala em nome do Senhor. Portanto, antes de tudo, no mundo da confusão, mesmo dentro da própria Igreja, temos uma referência de segurança em nossa fé. Precisamos ouvir nosso pastor, precisamos ouvir a voz do papa.
Existem, entre nós, aqueles que se consideram sábios, médicos, conhecedores que querem responder até o papa. O Santo Padre não é infalível como pessoa, ele é infalível como aquele que nos guia na experiência da fé.
A capacidade papal é uma verdade da fé; portanto, enquanto ele nos guia na fé, voltamos a ele e caminhamos em segurança. Portanto, a Igreja tem mais de dois mil anos de histórias, porque segue a fidelidade ao seu Senhor.
“Precisamos ouvir a voz da Igreja, porque ela é mãe e tem pai, que é Deus, e também tem o papa e os pastores.”
Vamos ouvir a Igreja, vamos ouvir o que o Papa fala. Pode haver bons pregadores que falam lindamente, que fazem sacerdotes, que prometem milagres, que levantam suas vozes e usam expressões bonitas, outros até usam ironia. Precisamos ouvir a Igreja, ela é mãe e pai, que é Deus, e também tem o papa e os pastores.
Temos hoje o exemplo de São Francisco de Assis, que estamos comemorando. Francisco tornou-se o servo da Igreja, ficou a seus pés. Ele não veio para responder à Igreja, mas para se tornar um servo dela, é por isso que ele se tornou um santo e é uma referência de fé.
No mundo de muitas confusões, onde todo mundo quer levar o pensamento para o lado, quer jogar sabedoria para o seu pensamento, quer tomar a voz e falar em nome de Deus, porque ele tem argumentos e sabe falar, Deus, muitas vezes, fala Por causa do silêncio da Igreja, preferi abaixar a cabeça para ouvir meus pastores do que erguer os ouvidos para ouvir os lobos que eles usam da Igreja para causar dispersão, confusão e semear discórdia.
Estamos com o Papa Francisco, estamos com nossos bispos, estou com a Igreja do Senhor, como São Francisco. “Quem te ouve me ouve; quem rejeita a Igreja, a voz da Igreja, a voz do Papa, me despreza ”, disse o Senhor. Portanto, eu estou com a Igreja, estou com os papas e pastores, e ele quer permanecer com Jesus.
Deus abençoe você!
– Reflexão - O respeito pelo sagrado
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli. net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, o mundo ocidental —particularmente a Europa— talvez merecesse a mesma lamentação de Cristo perante as populações de Corazín, Betsaida… São sociedades que, tendo conhecido as obras de Jesus Cristo, agora não O reconhecem e chegam, inclusivamente, a perder o sentido e o respeito pelo sagrado.

Para a coexistência das culturas é fundamental o respeito pelo que, para os outros, é sagrado (atitude que é lícito esperar também de quem não crê em Deus). Quando se viola este respeito, perde-se algo essencial de uma sociedade. No Ocidente multa-se quem ofende a fé de Israel ou o Corão. Pelo contrário, quando se trata de Cristo e do que é sagrado para os cristãos, então a liberdade de opinião aparece como o bem supremo (embora às custas de zombarias contra o cristão).

—Senhor, Autor da paz, concede à nossa sociedade viver uma liberdade (de opinião) sempre respeitadora da honra e da dignidade do outro.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
No texto anterior, Jesus menciona Sodoma, a cidade pecadora, que no julgamento será tratada com menos rigor do que outras cidades que rejeitam o Reino (Corazin, Betsaida, Cafarnaum). Estas recebem de Jesus a dura ameaça reservada para casos extremos. É um enérgico apelo à conversão. Quem rejeita os discípulos rejeita o próprio Jesus e Deus Pai que o enviou. Recusar o dom de Deus é escolher a própria condenação, é escolher a morte, permanecendo fora da nova história e das novas relações sociais que nascem do projeto de Deus. Jesus visita continuamente nossas comunidades, chamando-nos à conversão mediante fatos, crises, frustrações, esperanças pessoais e coletivas. Precisamos estar atentos aos sinais da visita de Jesus, a fim de não deixarmos cair em vão a graça de Deus que está passando.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em  https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 10,13-16 - "AI DE NÓS!"

Nesta Leitura Orante vamos conhecer, amar e imitar Jesus
para nele viver a vida trinitária e com Ele transformar a história.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - Vamos "conhecer"
O que diz o texto do dia? Leiamos o texto:: Lc 10,13-16.
Jesus continuou:
- Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em vocês tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, os seus moradores já teriam abandonado os seus pecados há muito tempo. E, para mostrarem que estavam arrependidos, teriam se assentado no chão, vestidos com roupa feita de pano grosseiro, e teriam jogado cinzas na cabeça. No Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Tiro e de Sidom do que de vocês, Corazim e Betsaida! E você, cidade de Cafarnaum, acha que vai subir até o céu? Pois será jogada no mundo dos mortos!

Então disse aos discípulos:
- Quem ouve vocês está me ouvindo; quem rejeita vocês está me rejeitando; e quem me rejeita está rejeitando aquele que me enviou.
Refletindo
Jesus fala, neste texto, a três cidades da Galileia onde havia feito muitos milagres: Corazim, Betsaida e Cafarnaum. E fala no tom de recriminação: "Ai de você!" Isto porque são cidades que se fecharam à mensagem. Estas três cidades haviam recebido atenções especiais de Jesus. Ele chegou a morar em Cafarnaum (Mt 4,13). Lá ele curou o criado do centurião (Mt 8,5-13), libertou o endemoninhado (Mc 1,21-28). Em Betsaida curou um cego (Mc 8,22-26), e, ali, alimentou cinco mil homens com cinco pães e dois peixes (Lc 9,10-17). Com estes e outros tantos sinais, sobretudo com sua presença de amor, a resistência à graça de Deus é gravíssima.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - Amar e imitar Jesus
O que o texto diz para nós, hoje? Qual palavra mais nos toca o coração?

Atualizamos a Palavra, ligando-a à nossa vida. Também somos uma pessoa ingrata? Depois de receber a vida e com ela tantos bens de Deus, ainda resistimos?

Meditando
Como disseram os bispos, em Aparecida, às vezes recusamos a vida nova: "No exercício de nossa liberdade, às vezes recusamos essa vida nova (cf. Jo 5,40) ou não perseveramos no caminho (cf. Hb 3,12-14). Com o pecado, optamos por um caminho de morte. Por isso, o anúncio de Jesus sempre convoca à conversão, que nos faz participar do triunfo do Ressuscitado e inicia um caminho de transformação."(DAp 351).
Na carta Laudato sì, o papa Francisco, fala deste pecado:
O ser humano não reconhece mais sua correta posição em relação ao mundo e assume uma posição autorreferencial, centrada exclusivamente em si mesmo e no próprio poder. Deriva então uma lógica do «descartável» que justifica todo tipo de descarte, ambiental ou humano que seja, que trata o outro e a natureza como um simples objeto e conduz a uma miríade de formas de dominação. É a lógica que leva a explorar as crianças, a abandonar os idosos, a reduzir os outros à escravidão, a superestimar a capacidade do mercado de se autorregular, a praticar o tráfico de seres humanos, o comércio de peles de animais em risco de extinção e de “diamantes ensanguentados”. É a mesma lógica de muitas máfias, dos traficantes de órgãos, do tráfico de drogas e do descarte de crianças porque não correspondem ao desejo de seus pais. (123)
Qual o meu compromisso com a Igreja? Minha fé é dinâmica, comunicativa. Às vezes, tenho minha fé e compromissos adormecidos, sem expressão.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - Para  viver a vida em Deus
O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Salmo 18(19)

Os ensinos do Senhor são sempre retos, / alegria ao coração.

A lei do Senhor Deus é perfeita, / conforto para a alma! / O testemunho do Senhor é fiel, / sabedoria dos humildes. – R.

Os preceitos do Senhor são precisos, / alegria ao coração. / O mandamento do Senhor é brilhante, / para os olhos é uma luz. – R.

É puro o temor do Senhor, / imutável para sempre. / Os julgamentos do Senhor são corretos / e justos igualmente. – R.

Mais desejáveis do que o ouro são eles, / do que o ouro refinado. / Suas palavras são mais doces que o mel, / que o mel que sai dos favos. – R.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Com  Jesus  transformar a história.
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado, assumimos uma vida nova, acolhendo os anúncios de Verdade, Caminho e Vida que o Senhor nos faz a cada dia.

Bênção

O Senhor o abençoe e guarde!
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!' (Nm 6,24-27).
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.