terça-feira, 22 de junho de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. – (Mt 7,6.12-14)



– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 22 DE JUNHO de 2021 (terça-feira) 173  dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

VOCÊ PODE DESCOBRIR MAIS SOBRE UMA PESSOA EM UMA HORA DE BRINCADEIRA DO QUE EM UM ANO DE CONVERSA.

(Platão)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO FUSCA

 DIA DO AEROVIÁRIO

 DIA DO ORQUIDÓFILO

 DIA DO ECONOMIÁRIO

 DIA DO EMPRESÁRIO GRÁFICO

 DIA INTERNACIONAL DO VÍDEO ARTE

 SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alto Alegre dos Parecis - Cujubim - Nova União - Parecis - Primavera de Rondônia - São Felipe D'Oeste - Teixeirópolis - Vale do Anari (Rondônia) Barra do Choça (Bahia) Cristalândia (Tocantins) São Jorge do Patrocínio (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA NENADAS GRAÇAS PEREIRA ALVES (M/PRIMA – empresária Oficina Trevo Motor - Garça/SP) ANTONIO MARCIO SIQUEIRA CESAR (Hidráulica Center Garça /SP) HEITOR DANTAS DOS SANTOS (filhote da Alessandra Garça /SP) ANA CAROLINA RAMIRES (Advogada-Garça/SP) MARIA “DORA” AUXILIADORA CUNHA (Três Lagoas/MS) FABIO MANHOSO (Médico Veterinário-Marilia /SP)ANDREA SÊGA (Garça/SP) APARECIDA INÊS MAITAN (Garça/SP) EDUARDO DAVI LOUREIRO (Garça/SP) TEREZA APARECIDA DE ARAUJO CANATTO (Lions Clube de Mirandópolis /SP)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO TOMÁS MORO

SÃO JOÃO FISCHER

SÃO PAULINO DE NOLA

SÃO NICETAS DE REMESIANA

SÃO FLÁVIO CLEMENTE

SANTO ALBANO

SANTO AARÃO DE ALETH

SANTO INOCÊNCIO V

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Entrai pela porta estreita! Mt 7,6.12-14

A porta é estreita, mas permite a passagem. O amor e a misericórdia são indicativos do caminho certo e da porta que permite a passagem.

 

- O Senhor é a força do seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos.  (Sl 27.8)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Deus conduz Abraão e lhe promete descendência tão numerosa como o pó da terra. Sejamos atentos aos apelos do Senhor e caminhemos rumo à “luz da vida”.

 

– Oração 

 

PAI, FAZE-ME CAPAZ DE RECONHECER QUEM ESTÁ PREDISPOSTO A ACOLHER A TUA MENSAGEM, DE FORMA QUE EU NÃO SEMEIE A TUA PALAVRA NO CORAÇÃO DE QUEM LHE É REFRATÁRIO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 22 de junho de 2021  3ª-feira da 12ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Atitude sensata é fazer aos outros o que queremos que eles façam a nós. 

 

1ª Leitura (Gn 13,2.5-18)  – Não deve haver discórdia entre nós pois somos irmãos.   Leitura do Livro do Gênesis.:

 

2Abrão era muito rico em rebanhos, prata e ouro. 5Ló, que acompanhava Abrão, também tinha ovelhas, gado e tendas. 6A região já não bastava para os dois, pois seus rebanhos eram demasiado numerosos, para poderem morar juntos. 7Surgiram discórdias entre os pastores que cuidavam da criação de Abrão, e os pastores de Ló. Naquele tempo, os cananeus e os fereseus ainda habitavam naquela terra. 8Abrão disse a Ló: “Não deve haver discórdia entre nós e entre os nossos pastores, pois somos irmãos. 9Estás vendo toda esta terra diante de ti? Pois bem, peço-te, separa-te de mim. Se fores para a esquerda, eu irei para a direita; se fores para a direita, eu irei para a esquerda”.

10Levantando os olhos, Ló viu que toda a região em torno do Jordão era por toda a parte irrigada — isso antes que o Senhor destruísse Sodoma e Gomorra —, era como um jardim do Senhor e como o Egito, até a altura de Segor. 11Ló escolheu, então, para si a região em torno do Jordão, e foi para oriente. Foi assim que os dois se separaram um do outro. 12Abrão habitou na terra de Canaã, enquanto Ló se estabeleceu nas cidades próximas do Jordão, e armou suas tendas até Sodoma. 13Ora, os habitantes de Sodoma eram péssimos, e grandes pecadores diante do Senhor.

14E o Senhor disse a Abrão, depois que Ló se separou dele: “Ergue os olhos e, do lugar onde estás, olha para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente: 15toda essa terra que estás vendo, eu a darei a ti e à tua descendência para sempre. 16Tornarei tua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se alguém puder contar os grãos do pó da terra, então poderá contar a tua descendência. 17Levanta-te e percorre este país de ponta a ponta, porque é a ti que o darei”. 18Tendo desarmado suas tendas, Abrão foi morar junto ao Carvalho de Mambré, que está em Hebron, e ali construiu um altar ao Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 15(14)

 

Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?

 

 

– 22 de junho de 2021  3ª-feira da 12ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles.  (Mt 7,6.12-14)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

A palavra do Senhor é viva e eficaz: / ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.

 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! “E são poucos os que o encontram”!

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Tenhamos zelo pela vida que Deus nos deu”

 

“Disse Jesus aos seus discípulos: ‘Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem”

(Mateus 7,6).

Não gasteis o tempo e a vida com coisas inúteis. Hoje, no mundo, existem muitas inutilidades; por exemplo, certas discussões e conversas, até em torno de coisas sagradas e religiosas, mas não devemos dar aos cães aquilo que é santo, e existem os chamados “cães religiosos”, aquelas pessoas vorazes, de discussões e de brigas, que não têm zelo pela fé.

 

O zeloso é aquele que procura, primeiro, conhecer e dialogar; não é zeloso aquele que procura, acima de tudo, criar confusões. Quando você vê uma pessoa, ela está ali para criar confusão por confusão e, muitas vezes, usando a ilusão, porque fala do nome de Deus. Não há sensatez na confusão, não há sensatez naqueles que querem simplesmente a discussão pela discussão, não há sensatez naquele que procura ofender o irmão, até porque pensa diferente dele em qualquer situação.

 

“Olhemos para nossa própria vida, não percamos tempo com aquilo que não leva a nada”

 

Não atireis, não deis aos cães aquilo que é santo. Não atiremos nossas pérolas aos porcos, porque há porcos dentro da Igreja e fora dela. E, com todo respeito, porco é aquele que gosta do que é sujo e impuro, e nada é mais impuro do que a maldade humana, aqueles que simplesmente querem o mal pelo mal.

 

Há pessoas que procuram virtudes, e os virtuosos procuram exaltar as virtudes, mas há aqueles que procuram os problemas, que procuram, de alguma forma, criar situações para futricar, para ter o que falar.

 

Já bastam, no mundo, os boletins de fofocas, já bastam aqueles que procuram só coisas a respeito da vida dos outros. Hoje, procurou-se ou tem se procurado na Igreja crescer aqueles que vivem disso, as chamadas “futricas religiosas”, aqueles que querem colocar uns contra os outros, querem, de alguma forma, combater o outro para dizer: “O zeloso sou eu”, “O certo sou eu”, “Quem defende a vida sou eu, e quem me segue é que está certo”.

 

Não percamos o nosso tempo com essas coisas. É preciso espalhar a boa semente, ser cada vez mais temente a Deus e à Sua Palavra. É preciso ter cada vez mais amor, zelo pela nossa Igreja obedecendo, amando e respeitando.

 

Nunca é zeloso quem desrespeita, fala mal e espalha cizânia no caminho dos outros. Tudo que quereis que os outros vos façam, faça a eles. Queremos ser respeitados? Respeitemos. Queremos amar e sermos amados? Amemos. Esse é o princípio da vida evangélica.

 

A Palavra está nos dizendo, hoje, que a porta de Deus é estreita. Largo, espaçoso e vago é o caminho das coisas perdidas, das inutilidades da vida.

 

Há tanta gente precisando ser salva, tanta gente sedenta do amor, da Palavra de Deus. Há tantos corações necessitados da cura e do perdão. Olhemos para nossa própria vida, não percamos tempo com aquilo que não leva a nada. Não percamos tempo com aquilo que só causa confusão, divisão, briga, separação e desunião. Não percamos tempo, porque o tempo que Deus nos deu, a vida que Deus nos deu é para salvarmos e semearmos a boa semente do Reino de Deus.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Não é prudente falar de Deus e do seu projeto de vida e libertação a pessoas que se julgam autossuficientes, que desprezam a religião e seus símbolos sagrados. Seria desperdício total. As coisas sagradas, entre elas a Palavra de Deus, devem ser oferecidas a quem tem o coração aberto para acolhê-las com respeito. Jesus retoma a máxima chamada “regra de ouro”. Coloca-a em chave positiva: fazer aos outros o que desejaríamos que nos fizessem. Para praticar essa norma em todos os momentos, temos de prestar atenção à realidade do outro, colocar-nos no seu lugar, enfim, sair de nós mesmos. A caridade aqui é entendida como atitude de amor sem limite, sem esperar retribuição. Isso faz parte do “caminho estreito” pelo qual se supera o egoísmo e se alcança a salvação.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, nosso Mestre e Senhor, escolher as propostas do Reino é enveredar-se pela “porta estreita”. Esse caminho implica a prática da justiça, do amor e da misericórdia e vai trazer certamente oposição, desconforto e até perseguições, mas é o “caminho que leva para a vida”. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 7,6.12-14 - Difícil é o caminho que leva à vida!

Oração Inicial

 

Abra seu coração pedindo ao Espírito Santo que o(a) ilumine e lhe mostre o caminho que esta Palavra indica para sua vida, na prática, a fim de a graça de Deus o (a) ajude a passar pela porta estreita e seguir no caminho que agrada a Deus.
Se desejar reze com o salmista:
“SENHOR, o meu coração não é orgulhoso, nem os meus olhos são altivos; não corro atrás de grandezas ou de coisas superiores a mim. Pelo contrário, estou sossegado e tranquilo, como criança saciada ao colo da mãe; a minha alma é como uma criança saciada! Israel, espera no Senhor, desde agora e para sempre!”(cf Sl 131)
Eu,…………(diga seu nome) ponho minha esperança em Deus, desde agora e para sempre. Amém.

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

No Evangelho de hoje, há três recomendações: “Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos”; “Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o”; “Entrai pela porta estreita”.

Qual é o apelo principal do texto? A que porta Jesus se refere quando diz: “Entrai pela porta estreita”?

 

“Os discípulos devem aprender que a mensagem preciosa do Reino deve ser propagada com discernimento, não com ingenuidade, pois gente malvada responderá com violência a essa proposta. Em algumas oportunidades, o próprio Jesus não responde às perguntas mal-intencionadas de seus oponentes. Ele promulga a lei áurea da convivência humana: façam aos outros o que gostariam que os outros fizessem a vocês. Este é o caminho do Reino. A porta é estreita, mas permite a passagem. O amor e a misericórdia são indicativos do caminho certo e da porta que permite a passagem. A salvação depende de Deus, e este precisa de nosso sim. A graça de Deus deve direcionar nossa caminhada. É uma caminhada comunitária; precisamos dos irmãos.”

 

2. Meditação (Caminho)

Este é o momento em que somos convidados a escutar o que o Senhor nos diz pessoalmente e deixar que a Palavra de Deus se misture com a nossa vida.
A orientação de Jesus é clara e simples: fazer o que gostaríamos que os outros fizessem conosco. Eu tenho presente esta medida em minhas relações?

 

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.

Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.

Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.

Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.

Fazei com que a vossa palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.

Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Contemplando as três recomendações: “Não deis aos cães o que é santo, nem jogueis vossas pérolas diante dos porcos”; “Tudo, portanto, quanto desejais que os outros vos façam, fazei-o”; “Entrai pela porta estreita”, qual desses apelos eu sinto que preciso ter maior vigilância no meu cotidiano?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.