segunda-feira, 25 de junho de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tira primeiro a trave do teu próprio olho. - (Mt 7,1-5)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 25 DE JUNHO DE 2018 (segunda-feira) 176º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A ALEGRIA NÃO ESTÁ NAS COISAS, ESTÁ EM NÓS!
(Johann Goethe)

 Datas Comemorativas 
 DIA DO EMIGRANTE
 DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE SEXUAL
 DIA MUNDIAL DO MARINHEIRO
 DIA MUNDIAL DOS SMURFS
 DIA DO QUILO
 DIA DO COTONETE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Maués (Amazonas) Paratinga (Bahia) São Raimundo Nonato (Piauí) Porto Walter (Acre)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DIOGO SEBASTIÃO DE OLIVEIRA (Lions Clube de Garça–EQ 04 ENS de LOURDES Setor de Garça/SP) LUIZ ARNALDO DE OLIVEIRA (Vera Cruz/SP) NEIDE PEREIRA TURTELI (prima Bauru /SP) PDG JOSÉ CARLOS LOURENCETTI (PDG DLC8-Lions Clube de Junqueirópolis Cidade Verde/SP) TATIANE “TatiGLONEKI APARECIDO (Garça /SP) WANDERLEI CIRILO (Garça /SP) CELSO LUIZ ESCAQUETTE (Garça /SP) ISABELA AMARAL MEDEIROS (Adamantina /SP) MARCELA ZANGUETTIN PARRA (Lions Clube de Pompeia Cidade Coração /SP) JOÃO CARLOS BASSETO (Garça /SP) JOCYLEIA QUEIROZ (Garça/SP) LAURA MANSANO MAURINHO PEREIRA (Garça /SP)

 Santo do Dia 
SÃO GUILHERME DE VERCELLI
SÃO MÁXIMO DE TURIM
SÃO PRÓSPERO DE AQUITÂNIA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
O Senhor é a força do seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos.  (Sl 27.8)
Fomos criados para amar e não para condenar; não somos juízes, mas irmãos. Quando nos achamos melhores que os outros, julgamento e condenação acabam fazendo parte do nosso cotidiano.
Oração
PAI, LIVRA-ME DE JULGAR MEUS SEMELHANTES DE MANEIRA SEVERA E IMPIEDOSA. QUE EU SEJA MISERICORDIOSO COM ELES, ASSIM COMO ÉS MISERICORDIOSO COMIGO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
25 de junho de 2018 2ª-feira da 12ª Semana  do Tempo Comum
Negligenciar a trave que há no nosso olho pode nos impedir de seguir o caminho do Senhor, fazendo-nos deixar de lado sua Palavra, seus mandamentos e seu projeto de libertação.

1ª Leitura - (1Rs 17,5-8.13-15a.18) - O Senhor rejeitou Israel para longe da sua face, restando apenas a tribo de Judá. Leitura do Segundo Livro dos Reis:

Naqueles dias, 5Salmanasar, rei da Assíria, invadiu todo o país. E, chegando a Samaria, sitiou-a durante três anos.
6No nono ano de Oséias, o rei da Assíria tomou Samaria e deportou os habitantes de Israel para a Assíria, estabelecendo-os em Hala e nas margens do Habor, rio de Gozã, e nas cidades da Média. 7Isto aconteceu porque os filhos de Israel pecaram contra o Senhor, seu Deus, que os tinha tirado do Egito, libertando-os da opressão do Faraó, rei do Egito, porque tinham adorado outros deuses.
8Eles seguiram os costumes dos povos que o Senhor havia expulsado de diante deles, e as leis introduzidas pelos reis de Israel. 13O Senhor tinha advertido seriamente Israel e Judá por meio de todos os profetas e videntes, dizendo: “Voltai dos vossos maus caminhos e observai meus mandamentos e preceitos, conforme todas as leis que prescrevi a vossos pais e que vos comuniquei por intermédio de meus servos, os profetas”.
14Eles, porém, não prestaram ouvidos, mostrando-se tão obstinados quanto seus pais, que não tinham acreditado no Senhor, seu Deus. 15aDesprezaram as suas leis e a aliança que tinham feito com seus pais, e os testemunhos com que os havia garantido. 18O Senhor indignou-se profundamente contra os filhos de Israel e rejeitou-os para longe da sua face, restando apenas a tribo de Judá.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 59 (60)
Vossa mão nos ajude, ouvi-nos Senhor!

 Evangelho do dia
25 de junho de 2018 2ª-feira da 12ª Semana  do Tempo Comum
Tira primeiro a trave do teu próprio olho. - (Mt 7,1-5)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- A palavra do Senhor é viva e eficaz; ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo,
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 
1“Não julgueis, e não sereis julgados. 2Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que me­dirdes. 3Por que observas o cisco no olho do teu irmão, e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4Ou, como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
Comentário do Evangelho
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br         
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

E não sereis julgados... (Mt 7,1-5)
O operário se distrai um instante, e a prensa amassa sua mão. O motorista se distrai um segundo, e eis o acidente mortal. Mas a mais grave das distrações que podemos cometer é perder de vista que um julgamento nos espera. Aliás, isto está registrado entre os mistérios de fé que proclamamos ao rezar o Símbolo dos Apóstolos, quando afirmamos crer que “Jesus há de vir para julgar os vivos e os mortos”.

Na Carta aos Hebreus, o autor sagrado nos recorda: “Está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo”. (Hb 9,27) Juízo e julgamento são sinônimos: significa estar diante de um Juiz que tem poderes para nos libertar ou condenar após examinar nossas ações. Mesmo deixando de lado a antiga Sequência da Missa de Defuntos, que falava em um “dia de ira”, a certeza do juízo deve orientar nossos passos.

O absurdo cresce quando, esquecidos de que seremos réus ao fim de nossa vida, dedicamos nosso tempo a julgar os outros. Na linguagem do Mestre de Nazaré, “apontamos para a palhazinha no olho do próximo, mas nos esquecemos da trave em nosso próprio olho”. Jesus gostava de usar contrastes, acentuando-lhes os traços. Neste caso, ele contrasta um pequeno cisco e uma enorme peça de madeira. E quanto maior a nossa “trave”, tanto menos teremos noção de nossos próprios erros e pecados, ao mesmo tempo que amplificamos as falhas dos outros.

Aquele que julga o próximo e se reveste da toga de juiz, acredita ser instrumento da justiça. Ocorre que, ao julgar, ele usurpa um privilégio do próprio Cristo, pois cabe ao Senhor julgar os vivos e os mortos (cf. Mt 25,31-33). Nesta passagem, o “julgamento” é uma separação. Por isso mesmo, a espada que separa tem sido usada como símbolo da justiça. Ovelhas de um lado, cabritos do outro; uns irão para o Reino do Pai, outros para o fogo eterno.

Nesta passagem de Mt 7, Jesus nos alerta: “Não julgueis!” E explica: seremos julgados com a mesma medida com que julgamos os demais: rigor com rigor, misericórdia com misericórdia. O grande erro de fundo consiste em ignorar que nós mesmos – desde que o Filho de Deus se encarnou, sofreu e morreu por nós – fomos objetos de uma misericórdia infinita: “quando éramos pecadores, Cristo morreu por nós” (Rm 5,8).

Se eu acuso a palha de meu irmão enquanto tenho uma trave no meu olho, sou hipócrita. Mas se acaso estou vendo claro, sem sombras e distorções, é porque a trave já me foi tirada pela Graça de Deus e, neste caso, devo usar da mesma misericórdia que recebi quando notar a palhazinha de meu irmão.

O contínuo desfile de criminosos no noticiário da TV não nos deve levar ao esquecimento de nossos próprios erros. Como dizia um santo: “Eu também seria capaz disso...”
Orai sem cessar: “Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe!” (Sl 67,1)

ReflexãoFraternidade: juízo reto
AUTOR Rev. D. Antoni CAROL i Hostench 
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje - Jesus Cristo, como Mestre, nos pede que ajudemos ao próximo, e que o façamos com humildade, dando bom exemplo e evitando o "juízo crítico". Às vezes "conhecemos" os defeitos nos outros sem "reconhecer" os nossos; ou exigimos o que nós mesmos não fazemos. O Senhor nos adverte do perigo da hipocrisia e nos pede a sinceridade conosco mesmos.

Amar a uma pessoa é desejar sua melhora, seu progresso. Para isto, com frequência devemos ver, julgar e avaliar. Mas, como fazê-lo positivamente? O segredo é duplo. Primeiro, o bom exemplo próprio, que anima a quem nos rodeia. Segundo, julgar com os olhos de Cristo: com a Verdade por diante e acompanhando com a misericórdia, isso é fraternidade.

—Jesus: desejo ocupar-me dos meus, como tu o fazes conosco. Vejo-te aceitando e desculpando Maria Madalena; vejo-te recolhendo e levando ao céu a Dimas, o bom ladrão. Ajuda-me a ajudar!

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- O que penso do questionamento final de hoje?
- Tenho cisco em meu olho ou uma trave?
 - Conheço perto de mim uma obra inacabada?
- O que faço?
 - Se não tenho trave, só cisco, por que não nos demos as mãos e vamos cobrar o acabamento diante de nossas autoridades?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 7,1-5 - Tirar a trave do próprio olho
Preparo-me para a Oração da Palavra,
com todos os que se encontram em torno da Palavra,
com as palavras de Santo Agostinho:

Movei-me, Espírito Santo, para que eu ame santamente!
Fortificai-me, Espírito Santo, para que eu proteja o que é santo!
Guardai-me, Espírito Santo, para que jamais perca o que é santo!

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que a Palavra diz?
Com atenção leio o texto do Evangelho de hoje: Mt 7,1-5.
- Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus. Porque Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros e usará com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros. Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? Como é que você pode dizer ao seu irmão: "Me deixe tirar esse cisco do seu olho", quando você está com uma trave no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão. 
Refletindo
A primeira exortação é contra o julgamento arrogante e hipócrita que condena e despreza os demais. Quando Jesus convida a observar a trave que está no próprio olho e não ficar preocupado com o cisco que está no olho do irmão, lembra-nos aquela expressão popular do “telhado de vidro”. Primeiro a pessoa deve tirar a trave do próprio olho para depois enxergar e tirar o cisco do olho do irmão. Ou seja, deve pôr em ordem a própria vida para depois ajudar a outra pessoa a pôr em ordem a sua vida.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que a Palavra diz para mim? 
O texto para mim é um apelo de Jesus para viver a alegria da conversão e ajudar outras pessoas neste mesmo caminho. Em Aparecida, na V Conferência, os bispos disseram: “Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43). A alegria do discípulo é antídoto frente a um mundo atemorizado pelo futuro e agoniado pela violência e pelo ódio. A alegria do discípulo não é um sentimento de bem-estar egoísta, mas uma certeza que brota da fé, que serena o coração e capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus. Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria.” (DAp 29). 
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -)  - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Novena  a São Paulo Apóstolo
- Graça e Paz a todos! Comecemos fazendo com o apóstolo Paulo nosso ato de fé.
(Ouvir no CD Palavras Sagradas do Apóstolo Paulo, Paulinas COMEP,
 ou ver no Youtube o vídeo no link indicado).

Canto (ou recitação): Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei (1Tm 1,12)
Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei
Em  preparação à festa de São Paulo Apóstolo, solenidade litúrgica do martírio de São Pedro e São Paulo, que neste ano celebramos no dia 1º de julho, façamos esta novena ( do dia 22 de junho a 30 de julho) com o desejo de que São Paulo nos dê a graça de crescermos no conhecimento e na comunicação de Jesus Cristo.

Se pudermos, acendamos  duas  velas: uma de cor verde, cor do manto de São Paulo. A cor verde representa a cor da natureza, a cor da vida, do renascimento.  Representa a vitória da vida sobre a morte. Acendamos outra vela de cor vermelha que aparece  na túnica de São Paulo. Representa o amor, o sacrifício, o martírio, a oferta da vida por causa de Jesus Cristo.. 

Canto: Aquele que vos chamou (1Ts 5,24)
Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou,
É fiel, é fiel, fiel é aquele que vos chamou.
( Coloque seus pedidos e intenções)
-  Agora,   Leiamos a frase do dia, nas cartas de Paulo e façamos um momento de silêncio e reflexão:
1º dia (22) -  Não nos cansemos de fazer o bem  (Gl 6,9)
2º dia (23) - É Cristo que vive em mim (Gl 2,20)
3º dia (24) - Se Deus é por nós quem será contra nós?  (Rm 8,31)
4º dia (25) - Ele me amou e se entregou por mim (Gl 2,20)
5º dia (26) - Tudo posso naquele que me dá força  (Fl 4,15)
6º dia (27) - Tudo contribui para o bem daqueles  que amam a Deus (Rm 8, 28)
7º dia (28) - Se alguém está em Cristo é nova criatura  (2 Cor 5,17)
8º dia (29) - Toda língua proclame Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai (Fl 2,11)
9º dia (30) -  Até que Cristo se forme em nós  (Gl  4,19)

Canto: A Palavra está perto de ti, em tua boca, em teu coração. (Rm 10,8)
 https://www.youtube.com/watch?v=mRX_w1-Ld20

- Agora, podemos lembrar e dizer uma característica que admiramos em São Paulo.

Oração: 
Ó São Paulo, mestre dos gentios,
olhai com amor para a nossa Pátria!
Vosso coração dilatou-se
 para acolher a todos os povos no abraço da paz.
Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar
a todos com a luz do Evangelho
e a estabelecer no mundo o Reino do amor.
Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho,
preparai as pessoas para que acolham o Cristo, divino Mestre.
Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo,
como o Caminho, a Verdade e a Vida;
busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização,
para que a sua luz resplandeça diante do mundo,
iluminai, animai e abençoai a todos!
Amém.

São Paulo apóstolo, rogai por nós!

Canto:  Por tudo dai graças  (1Ts 5,18 )
https://www.youtube.com/watch?v=lqAenXfoZyk

- Graça e Paz!
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar é voltado para o  cuidado com a vida de Deus e de seu Reino no mundo em que vivo.
 Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém