quarta-feira, 29 de junho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo? – (Mt 8,28-34)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 29 DE JUNHO de 2022 (quarta-feira) 180º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A SABEDORIA COMEÇA NA REFLEXÃO.

(Sócrates)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO PAPA

 DIA DO PESCADOR AMADOR

 DIA INTERNACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA ESCLEROSE SISTÊMICA

 DIA MUNDIAL DO DESENHO INDUSTRIAL

 DIA NACIONAL DA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA

 DIA DA ARMA DE COMUNICAÇÕES

 DIA DO FUTEBOL

 DIA DA TELEFONISTA

 DIA DO CHAVEIRO

 DIA DO DUBLADOR

 DIA DOS EMPREGADOS EM EDIFÍCIOS

 DIA DO GUINCHEIRO

 DIA DOS TRÓPICOS

 DIA DO ENGENHEIRO DE PETRÓLEO

 DIA DA LAMA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Lucianópolis - Monte Azul Paulista - Morungaba - Nova Canaã Paulista - Nova Luzitânia - Paulicéia - Ubarana (São Paulo) Jaraguá (Goiás) Limeira do Oeste (Minas Gerais) Macaé (Rio de Janeiro) Rolândia (Paraná) Salinópolis - Salinas (Pará)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  PAMELA SERAFIM (Garça/SP) SEBASTIÃO GANDARA VIEIRA (PDG LC8 - Lions Clube de Bauru Estoril/SP) ELIANE PIOVESAN BLANCO (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP)ALESSANDRA BRAUS (Lions Clube de Cafelândia /SP) ANA PAULA  PIACENTI MACHADO RANIEL (Mini-Shopping-Garça /SP)ORLANDO  ZANCOPÉ FILHO (ORLANDINHO) (Massas Paulista-Garça/SP) FERNANDO PILLI (Patrulha Juvenil-Garça /SP) DONIZETI ALMEIDA PRADO (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE LENÇOIS PAULISTAó1973ó49 ANOS (Distrito LC 8)

 

                                              

 SANTO DO DIA 

SÃO PEDRO APÓSTOLO

■ SÃO PAULO APÓSTOLO

SÃO CÁSSIO

SÃO JOÃO BAPTISTA WU MANTANG

SÃO PAULO WU JUAN  

SÃO PAULO WU WANSHU 

SÃO SIRO 

SANTA EMA

SANTA MADALENA DU FENGJU

SANTA MARIA DU TIANSHI

BEATO RAIMUNDO LÚLIO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Jesus libertou aqueles dois pobres homens possessos. Eles eram tão violentos que ninguém podia passar por ali: A cidade inteira saiu ao encontro de Jesus – Mt 8,28-34

 

Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria (Sl 46,2).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Os atos exteriores da religião – festas, ritos e cantos – por vezes podem encobrir corações distanciados de Deus e dominados pelo egoísmo. O que o Senhor espera de nós é a prática da justiça e a vida honesta.

 

– Oração 

 

PAI, COLOCA-ME BEM JUNTO DE TEU FILHO JESUS, PARA QUE AS FORÇAS DO MAL NÃO PREVALEÇAM CONTRA MIM NEM ME MANTENHAM PRISIONEIRO DE SEU PODER OPRESSOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 29 de junho de 2022 quarta-feira da 13ª Semana Tempo ComumSÃO PEDRO e SÃO PAULO APÓSTOLOS, Memória

 

– Liturgia da Palavra 

  Jesus derrota o mal em território pagão, porém seus habitantes ainda não estão aptos para acolher a Boa-nova do Reino.

 

 

1ª Leitura (Am 5,14-15.21-24) – Livra-me da balbúrdia dos teus cantos; que a justiça seja abundante como água.   Leitura da Profecia de Amós:

 

14Buscai o bem, não o mal, para terdes mais vida, só assim o Senhor Deus dos exércitos vos assistirá, como tendes afirmado. 15Odiai o mal, amai o bem, restabelecei a justiça no julgamento, talvez o Senhor Deus dos exércitos se compadeça do resto da tribo de José. 21“Aborreço, rejeito vossas festas, diz o Senhor, não me agradam vossas assembleias de culto. 22Se me oferecerdes holocaustos, não aceitarei vossas oblações e não farei caso de vossos gordos animais de sacrifício. 23Livra-me da balbúrdia dos teus cantos, não quero ouvir a toada de tuas liras. 24Que a justiça seja abundante como água e a vida honesta como torrente perene”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 50(49)

 

A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus

 

 

– 29 de junho de 2022 quarta-feira da 13ª Semana Tempo ComumSÃO PEDRO e SÃO PAULO APÓSTOLOS, Memória

– Evangelho do dia 

 

Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?  (Mt 8,28-34)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Deus nos gerou pela palavra da verdade / como as primícias de suas criaturas (Tg 1,18).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 28quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29Eles então gritaram: “O que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?” 30Ora, a certa distância deles estava pastando uma grande manada de porcos. 31Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”. 32Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

8/06/22    13ª   TERÇA-FEIRA TC – C:

Santo Irineu, bispo de Esmirna, Turquia (séc. 3)

 

Mateus 8,24-26: “Eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia. Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: - Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo! Jesus respondeu: - Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé? Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria”.

 

Jesus, essa cena do Evangelho se projeta na história da humanidade e, principalmente, da Igreja, porque estamos todos na mesma barca.

A vida de cada um de nós é também como um frágil barquinho, balançando sobre as ondas serenas ou tumultuadas de tudo o que nos acontece.

Senhor, a grande diferença no navegar da existência é a sua presença, que jamais nos abandona, mesmo quando parece estar dormindo.

O senhor prometeu estar conosco até o fim dos tempos.

Deixou inúmeros sinais visíveis dessa presença espiritual, desde os sacramentos, a união fraterna de dois ou mais em seu nome, a caridade e o cuidado pelo outro, com quem se identifica, e a sua Palavra, proclamada e obedecida.

Por isso, muitas vezes, somos nós que dormimos e não valorizamos os sinais da sua presença ou não nos damos conta dela.

A pandemia tem sido como uma tempestade violenta e demorada, que escapou do nosso controle e nos fez bradar pelo seu socorro.

No entanto, basta que volte a calmaria, para deixarmos da dar atenção ao senhor e vivermos como se o senhor estivesse ausente e distante.

 

Senhor, cure a nossa cegueira e a nossa surdez espiritual, ensine-nos a viver na sua presença desde o amanhecer até ao anoitecer, atentos aos seus sinais e principalmente à sua Palavra.

De tal modo, que não seja preciso acordá-lo, desesperados, quando somos visitados pelas tempestades da vida.

Na saúde e na doença, com o sol claro e na tempestade, o barco da nossa vida certamente chegará ao porto final, porque o senhor sempre está conosco.

Que vivamos a cada momento o que repetimos com frequência, ao ouvirmos a saudação: “O Senhor esteja convosco!” – “Ele está no meio de nós!” 

 

Maria santíssima, Mãe que caminha e navega conosco, faça-nos sentir que onde a senhora está, aí está também o seu Filho bendito. Fique sempre no barco da nossa vida, alimente a nossa esperança de cada dia, e interceda todos os dias pela nossa salvação. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus ultrapassa os limites de Israel e se dirige ao mundo conhecido como “pagão”. A missão de Jesus se estende além das fronteiras do povo eleito. Lá se defronta com dois endemoninhados violentos, que reconhecem em Jesus o “Filho de Deus” e o poder dele de vencer as forças do mal. O relato descreve o mundo de pobreza (viver no cemitério), violento sob o Império Romano (porcos). O Mestre se encontra numa realidade de impureza: mundo pagão, cemitério, porcos, endemoninhados, e é justamente a esse ambiente que ele deseja levar o Reino de Deus, para transformá-lo numa realidade pura e sem violência. O Evangelho procura sublinhar que em cada um de nós pode haver males, ídolos, “demônios” que nos atormentam e nos escravizam, aos quais devemos expulsar para nos libertar da violência, intolerância e preconceitos.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 8,28-34 - Jesus liberta um possuído pelo mal -

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

Bendito sejas, Deus da vida, por este novo dia. Na escuta da Palavra, reconheceremos que nosso Deus está junto dos que sofrem e buscam seu auxílio. A presença de Cristo liberta aqueles dois homens que viviam excluídos e rejeitados. O Filho de Deus, Jesus de Nazaré é o Senhor da vida. Ele veio para libertar-nos de tudo aquilo que nos impede de viver com dignidade.

 

Peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Ao meditar este Evangelho observe o contexto no qual se desenvolve a narrativa: Quais expressões do texto significam impureza? Como os homens possuídos pelo demônio reagem à presença de Jesus? Qual é a ação de Jesus? Como a multidão reage diante do acontecido? Quem é Jesus segundo a narrativa?

 

“Não foi a primeira vez que alguém viu em Jesus uma ameaça a seus interesses econômicos. Jesus libertou aqueles dois pobres homens possessos. Eles eram tão violentos que ninguém podia passar por ali. Os demônios entraram nos porcos e estes se atiraram no mar. A menção a porcos é uma indicação de território pagão. O povo de Israel não criava nem comia porcos. Era um sinal de impureza. O povo daquela cidade pagã saiu para expulsar Jesus, sentindo-se prejudicada pela perda dos porcos. Para muita gente, o funcionamento da economia é mais importante do que a vida humana, mesmo quando gera desemprego, pobreza, exclusão social. A cena mostra a missão de Jesus se realizando como purificação e libertação do mal.”.

 

2. Meditação (Caminho)

O episódio deste Evangelho vem nos lembrar que onde está Cristo, haverá sempre respeito, dignidade, liberdade, tudo a favor da vida. Ele veio para salvar e não para condenar.

O que diz o texto para mim hoje? Como Jesus se revela? Busco o Senhor em minhas fragilidades e amarras que me escravizam? É Ele meu libertador? De quais males desejo que o Senhor me liberte?

 

3.Oração (Vida)

Abra seu coração e fale ao Senhor sobre seus medos, suas dificuldades e entregue a Ele todas as suas preocupações. Reze com confiança, deixe-se guiar pela mão de Deus.

 

“Senhor Jesus, tu és o Caminho. Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angústias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor! Tu és a Verdade. Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti. Fica conosco, Senhor! Tu és a Vida. Abre nossos olhos para te reconhecermos no ‘partir o Pão’, sublime sacramento da Eucaristia. Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos. Fica conosco, Senhor! Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos missionários. Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser alegres no caminho para a Terra Prometida. Corajosas testemunhas da verdade libertadora. Promotores da vida em plenitude. Fica conosco, Senhor! Amém”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando o poder de Jesus e sua força libertadora como quero estar junto dele neste dia e deixar que Ele expulse de mim tudo o que me impede de amar com liberdade de coração?

 

Bênção

 

“Aos irmãos, a paz, o amor e a fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.

A graça esteja com todos aqueles que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor perene.” (Ef 6,23-24)