sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eis que conceberás e darás à luz um filho. - (Lc 1,26-38)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A
 GARÇA/SP, 20 DE DEZEMBRO de 2019 (sexta-feira) 354º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NINGUÉM AMA HOJE, COMO ONTEM, PORQUE O AMOR NÃO CONHECE ROTINA.
(Dom Paulo Evaristo Arns - 1921-2016)


 Datas Comemorativas 
DIA DA BONDADE
DIA INTERNACIONAL DA SOLIDARIEDADE HUMANA
DIA DO INÍCIO DO FERIADO FORENSE DE FIM DE ANO
Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itaberá (São Paulo) Careaçu - Entre Rios de Minas (Minas Gerais) Cambará do Sul - São José do Hortêncio - Nova Andradina - Pinheirinho do Vale - Rodeio Bonito - São José do Hortêncio (Rio Grande do Sul) Caarapó- DouradinaDourados (Mato Grosso do Sul) Aurora do Pará - Placas (Pará) Garuva - IçaraMeleiro - São João do Sul (Santa Catarina) Riachuelo - Várzea (Rio Grande do Norte) Foz do Jordão - São João do Ivaí (Paraná) Afrânio - Brejinho - Buenos Aires - Caetés - Calçado - Calumbi - Camutanga - Cedro - Chã de Alegria - Chã Grande - Cumaru - Feira Nova - Ferreiros - Frei Miguelinho - Granito - Iati - Ibimirim - Ibirajuba - Iguaraci Ingazeira - Itacuruba - Itaquitinga - Lagoa do Carro - Machados - Moreilândia - Orocó - Paranatama - Passira - Pombos - Primavera - Sairé - Salgadinho - Saloá - Santa Maria do Cambucá - Santa Terezinha - São Benedito do Sul - Solidão - Tacaimbó - Tacaratu - Terra Nova - Trindade - Triunfo - Tuparetama (Perenambuco) Confresa - Cotriguaçu - Glória D’Oeste - Jaciara - Lambari D'Oeste - Nova Bandeirantes - Nova Monte Verde - Planalto da Serra - Pontal do Araguaia - Porto Estrela - Ribeirãozinho - Santo Afonso - São José do Rio Claro - São José do Xingu - São Pedro da Cipa - Tabaporã (Mato Grosso) Lagoa de Dentro (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA EDUARDA CONESSA (filha do m/sobrinho Ricardo Alexandre-Jales/SP)CARLOS EDUARDO BUKVICH (Equipe 08 Nossa Sra MÃE da IGREJA Setor de Garça - Lions Clube de Garça/SP)Célia Regina Alves Magalhães (Baboos Pizzaria – Equipe 09 Nossa Sra. AUXILIADORA Setor de Garça/SP) PRISCILA MORETTI DE S. SPIGOLON (Equipe 10 Nossa Sra. das FAMÍLIAS Setor de Garça /SP)ARATA ASSAMI (Lions Clube de Penápolis/SP) ALDERACY ZANCOPÉ  (Garça/SP) GUILHERME HERREIRA  (Garça/SP) CELIA REGINA RODRIGUES (Garça /SP)  

 Santo do Dia 
SãO DOMINGOS DE SILOS

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Um ramo brotará da raiz de Jessé, a glória do Senhor encera a terra inteira, e toda criatura verá a salvação de Deus (Is 11,1; 40,5; Lc 3,6).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ A exemplo das mulheres que não temem se pôr à escuta e à disposição dos planos de Deus, saibamos acolher, com alegria e devoção, aquele que veio por meio do sim de Maria. 
– Oração 
PAI, plenifica-me com tua graça, como fizeste com Maria, de forma que eu possa ser fiel como ela ao teu desígnio de salvação para a humanidade.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Senhor Deus, ao anúncio do anjo, a virgem imaculada acolheu vosso Verbo inefável e, como habitação da divindade, foi inundada pela luz do Espírito Santo. Concedei que, a seu exemplo, abracemos humildemente a vossa vontade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
Últimos dias antes do Natal - 20 de dezembro    do Advento
■ Apesar da incredulidade humana, Deus, por meio dos que acolhem sua Palavra, não deixa de cumprir suas promessas em favor da humanidade.

1ª Leitura (Is 7,10-14) – Eis que uma virgem conceberá.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 23(24)
O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!


Evangelho do dia
Últimos dias antes do Natal - 20 de dezembro    do Advento
Eis que conceberás e darás à luz um filho. - (Lc 1,26-38)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Ó chave de Davi, que abre as portas do reino eterno: oh, vinde e livrai do cárcere o preso, sentado nas trevas!
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Estejamos sempre na presença do Senhor”
O ventre de Maria é o lugar da contemplação, do silêncio e da espera!
O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’”
(Lucas 1,28).
Cremos neste tempo próximo da celebração do Natal do Senhor, entrando nesse mistério profundo do amor de Deus pela nossa humanidade. O amor pela humanidade começa com essa humilde serva, a criatura humana mais abençoada: a Virgem Maria.

Quando o anjo entra na vida de Maria, na presença dela, ele diz: “Alegra-te, exulta-te”. Não se trata da alegria passageira, como uma coisa rotineira, mas a alegria de exultar a alma, a alegria de dizer que a sua alma encontrou o sentido pleno e total da existência.

Quando Deus se manifesta a nós, mesmo em meio a tantas coisas tristes pelas quais passamos, Ele nos traz a alegria de exultar na Sua presença. E lá estava Maria toda na presença de Deus, e quem está na presença de Deus, Ele permite àquela alma exultar com a Sua presença.

Quando olhamos para Maria, não encontramos nela espaço vazio, espaço onde o pecado, a perturbação do mundo, a presença mundana encontre manifestação toda preenchida pela graça de Deus, toda plena de Deus, toda cheia de Deus, toda voltada para Deus, escolhida por Ele para ser a sua serva.

Não pode ter exultação maior para uma alma do que estar na presença do Senhor”

A graça de Maria é a graça de ser filha de Deus, mas a graça de Maria é a graça de ser a Mãe do Salvador Jesus, e para ser a Mãe d’Ele ela se torna esposa do Espírito. A graça de se tornar não só cheia do Espírito na alma, mas cheia do Espírito no ventre, porque a união da sua natureza humana com a graça divina do Espírito gera Jesus nosso Salvador. A graça plena de Deus está nela, e por isso o anjo disse: “O Senhor está contigo”.

Quando olhamos para Maria, contemplamos nela a criatura humana salva, resgatada, redimida e plena de Deus aqui na Terra e plenamente no Céu.

Hoje, olhamos para Maria para entendermos aquilo que Deus quer fazer em nós. Ele quer sempre nos agraciar, alegrar-nos e encher-nos da Sua presença.

Que Maria nos ensine o caminho para encontrarmos a verdadeira alegria, a graça que nos salva e, sobretudo, a graça de estarmos sempre na presença do Senhor.
Deus abençoe você!

– Reflexão - Maria pondera a "Palavra" e se converte em Mãe de Deus por seu "sim" à vontade divina
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— admiramos a resposta de Maria ao anjo. Em primeiro lugar, diante da saudação do anjo, Maria sofre turbação —como sucedeu a Zacarias—, mas ela reflete e se confronta interiormente com a palavra. Ela não se detém da primeira inquietude pela proximidade de Deus, e sim, que tenta compreender. É a imagem da Igreja que reflete sobre a Palavra de Deus para compreendê-la em sua totalidade e guardar o dom em sua memória.

Depois, a diferença da reação de Zacarias, Maria não duvida: não pergunta sobre o "que", mas sim sobre o "como" pode cumprir-se a promessa, sendo isto incompreensível para ela. O anjo confirma que será mediante a chegada do Espírito Santo. Maria, finalmente, responde simplesmente "sim", declarando-se a serva do Senhor.

—Deus, ao criar a liberdade, se fez em certo modo dependente do homem: seu poder está vinculado ao "sim" não forçado de una pessoa humana. Maria se converte em Mãe por seu "sim": "Faça-se en mim segundo sua palavra".

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
Deus não atropela os fatos nem revela tudo de uma só vez.
Agora o endereço é Nazaré da Galileia. O nome da jovem é Maria, prometida em casamento a um homem chamado José.
O anjo do Senhor entra na casa de Maria. Encontra ambiente acolhedor para a mensagem é de extrema importância: trata-se de dizer a Maria que ela foi escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus, o “Filho do Altíssimo”. A saudação deixa Maria um tanto confusa, e ela busca esclarecimento, que o anjo dá: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra…”.
A adesão de Maria se manifesta por uma expressão que revela sua entrega total à iniciativa e ação salvadora de Deus: “Faça-se em mim como você me disse”.

– Leitura Orante 
Autor: Carlos Alberto Contieri, sj,
Paulinas  
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br 
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 1,26-38 - O belo anúncio a Maria
Saudação
Preparamo-nos para a Leitura Orante, rezando,
com todos os internautas, ao Espírito Santo:
Espírito Santo,
Amor do Pai e do Filho,
inspirai-me sempre
o que devo pensar,
o que devo dizer,
o que hei de calar,
o que hei de escrever
o que hei de fazer,
como o hei de fazer,
para a vossa glória,
para o bem das pessoas
e a minha própria santificação. Amém
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - Lemos com toda atenção o texto do Evangelho: Lc 1,26-38.
Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. O anjo veio e disse:
- Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você.
Porém Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer. Então o anjo continuou:
- Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará.
Então Maria disse para o anjo:
- Isso não é possível, pois eu sou virgem!
O anjo respondeu:
- O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. Porque para Deus nada é impossível.
Maria respondeu:
- Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!
E o anjo foi embora.

Refletindo
O lugar onde acontece este fato é uma pequena aldeia da Galileia: Nazaré. A pessoa a quem Deus envia seu mensageiro é uma jovem como as outras de seu tempo: Maria. Fica preocupada e pede explicações. Por isso, fica sabendo que o que lhe acontecerá é obra do Espírito Santo e que o Menino do qual será Mãe é o próprio Filho de Deus. Sabendo que a Deus nada é impossível, com fé, faz seu ato de disponibilidade ao Projeto de Deus: “Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!” Aprendo com Maria a buscar perceber os sinais de Deus, a dialogar com Deus, a ouvi-lo, a discernir a vontade de Deus e a dizer “sim”..
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  - O que a Palavra diz para nós?
Como acolhemos os “anúncios” de Deus na nossa vida? Muitas vezes o anúncio é para uma mudança de vida, outras é o imprevisto que me faz trocar meus projetos, outras vezes um problema de saúde, no trabalho, em família. Respondemos com fé e disponibilidade?
O anúncio de Nazaré continua hoje, de muitas formas e através de muitas pessoas.

Meditando
 Os bispos nos ajudam nesta reflexão: “
A Virgem de Nazaré teve uma missão única na história da salvação, concebendo, educando e acompanhando seu filho até seu sacrifício definitivo. Desde a cruz Jesus Cristo confiou a seus discípulos, representados por João, o dom da maternidade de Maria, que nasce diretamente da hora pascal de Cristo: “E desse momento em diante, o discípulo a recebeu em sua casa” (Jo 19,27). Perseverando junto aos apóstolos à espera do Espírito (cf. At 1,13-14), ela cooperou com o nascimento da Igreja missionária, imprimindo-lhe um selo mariano que a identifica profundamente. Como mãe de tantos, fortalece os vínculos fraternos entre todos, estimula a reconciliação e o perdão e ajuda os discípulos de Jesus Cristo a experimentarem como uma família, a família de Deus. Em Maria, encontramo-nos com Cristo, com o Pai e com o Espírito Santo, assim como com os irmãos.”( DAp 267)
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Agora, cantamos com o Padre Zezinho a canção que é uma oração a Maria
Maria de Nazaré
Maria de Nazaré, Maria me cativou
Fez mais forte a minha fé
E por filho me adotou
As vezes eu paro e fico a pensar
E sem perceber, me vejo a rezar
E meu coração se põe a cantar
Pra Vigem de Nazaré
Menina que Deus amou e escolheu
Pra mãe de Jesus, o Filho de Deus
Maria que o povo inteiro elegeu
Senhora e Mãe do Céu
Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, Mãe de Jesus!


Maria que eu quero bem, Maria do puro amor
Igual a você, ninguém
Mãe pura do meu Senhor
Em cada mulher que a terra criou
Um traço de Deus Maria deixou
Um sonho de Mãe Maria plantou
Pro mundo encontrar a paz
Maria que fez o Cristo falar
Maria que fez Jesus caminhar
Maria que só viveu pra seu Deus
Maria do povo meu
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?
O Papa Francisco diz: "Como uma verdadeira mãe, caminha conosco, luta conosco e aproxima-nos incessantemente do amor de Deus". (EG 145)
Queremos hoje, com a ajuda de Maria,  perceber melhor os anúncios de Deus e com fé e disponibilidade vamos dar nossa resposta.
BÊNÇÃO
Bênção natalina do papa Francisco

Iluminado pela esperança evangélica que provém da gruta humilde de Belém,
invoco os dons natalícios da alegria e da paz para todos:
para as crianças e os idosos,
para os jovens e as famílias,
para os pobres e os marginalizados.
Nascido para nós,
Jesus conforte quantos suportam a prova da doença e da tribulação;
sustente aqueles que se dedicam ao serviço dos irmãos mais necessitados. Em nome do Pai...