quarta-feira, 15 de março de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Eles o condenarão à morte.” - (Mt 20,17-28)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE
GARÇA/SP, 15 DE MARÇO DE 2017 (quarta-feira) 74º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
IMAGINE UMA NOVA HISTÓRIA PARA SUA VIDA E ACREDITE NELA.
(Paulo Coelho)


Datas Comemorativas
DIA DA ESCOLA
 DIA MUNDIAL DO CONTATO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Arame - Miranda do Norte - Zé Doca (Maranhão) Maraa (Amazonas) Cássia (Minas Gerais) Conceição de Macabu (Rio de Janeiro) Quijingue (Bahia) Monte Alegre - Santarém Novo (Pará)Nova Cruz (Rio Grande do Sul) Nova Londrina - Tamboara (Paraná) Bombinhas (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUIZ GUSTAVO ARANHA CONESSA (Macrocontábil Conessa – Delegado CRC - Lions Clube de Garça/SP) TEREZA PEREIRA CASALECCHI (prima Bauru/SP)ARTUR BARBOSA DE SOUZA (GBS - Garça / SP) HELIO BELINI JUNIOR (Garça/SP) FABIO MORI (Lions Clube de Valparaíso/SP) LUIZ CANDIDO DE SOUZA (Garça/SP)

Santo do Dia
SANTA LUÍSA DE MARILLAC
SÃO LONGUINHO
SÃO CLEMENTE MARIA HOFBAUER
ARTEMI ZATI

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Assumir o serviço da profecia e da evangelização é sujeitar-se a incompreensões, perseguições e até mesmo à morte. Não é do espírito cristão usar o anúncio do Reino como  acesso ao prestígio.
 Oração
PAI, TRANSFORMA-ME EM SERVIDOR DE MEUS SEMELHANTES, FAZENDO-ME SEMPRE PRONTO A DOAR MINHA VIDA PARA QUE O TEU AMOR CHEGUE ATÉ ELES.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, conservai constantemente vossa família na prática das boas obras e, assim como nos confortais agora com vossos auxílios, conduzi-nos aos bens eternos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Quarta-feira da 2ª Semana da Quaresma - 15/03/2017
Grande no reino de Deus é quem, apesar dos sofrimentos e oposições, se põe a serviço dos outros, empenhando para isso a própria vida.


1ª Leitura (Jr 18,18-20) – “Vinde, ataquemo-lo. Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

Naqueles dias, 18disseram eles: “Vinde para conspirarmos juntos contra Jeremias; um sacerdote não deixará morrer a lei; nem um sábio, o conselho; nem um profeta, a palavra. Vinde para atacarmos com a língua, e não vamos prestar atenção a todas as suas palavras”.
19Atende-me, Senhor, ouve o que dizem meus adversários. 20Acaso pode-se retribuir o bem com o mal? Pois eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que fui à tua presença, para interceder por eles e tentar afastar deles a tua ira.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 30(31)
Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

Evangelho do dia
Quarta-feira da 2ª Semana da Quaresma - 15/03/2017
Eles o condenarão à morte. - (Mt 20,17-28)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Salve, ó Cristo, luz da vida, companheiro na partilha!
Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.
20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Servir significa dar a vida pelo próximo
O sentido de servir é justamente ser capaz de dar a vida por causa dos outros!
Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo  (Mateus 20,23).
O Mestre Jesus está retomando conosco, hoje, o sentido do “servir” e do “serviço” para aqueles que se tornam Seus discípulos e seguidores. Tudo isso, porque a mãe dos filhos de Zebedeu se aproximou de Jesus com eles e ajoelhou-se na intenção de Lhe fazer um pedido.
Que pedido era esse? “Mestre, manda que esses meus dois filhos se sentem, um à sua direita e outro à sua esquerda no Seu Reino”. Coitada desta mãe, é aquela que quer ver bem demais os seus filhos, porque toda mãe quer ver seu filho exaltado, reconhecido, valorizado, sentindo-se importante.
Outra narrativa, deste mesmo acontecimento, são os próprios discípulos, Tiago e João, que vão fazer um pedido a Jesus. Era um desejo que a mãe tinha, mas que eles também tinham: sentirem-se grandes, importantes e, por que não dizer, melhores que os outros?
A mãe torna-se orgulhosa, porque o seu filho não é igual aos outros filhos. Muitas pessoas sentem-se orgulhosas, porque não são iguais às outras pessoas. “Eu estudei e me formei! Estou reconhecido!”. A outra mãe diz: “Meus filhos são exemplares em tudo o que fazem!”.
Sabe, meus irmãos, é bom reconhecer o lado bom que tem nas pessoas, mas cuidado quando isso se torna vanglória. O que parece bom de um lado, esconde o lado ruim que não conseguimos enxergar.
O Mestre Jesus percebeu isso, se era um bom desejo da mãe ter seus filhos exaltados e escondia por trás de si um desejo de autoexaltação, ser melhor e maior do que os outros. No Reino de Deus, no coração d’Ele não há lugar para pretensões humanas.
No mundo em que vivemos, a competição é a coisa mais importante, porque as pessoas competem para tudo que querem, colocam-se à frente até conseguir. Quem consegue passar em um vestibular se exalta, o que não passou se sente menosprezado. O que consegue uma vaga no ministério público, no concurso público, seja lá o que for, esse é o importante. Quem ficou para trás, tem um sentimento de culpa: “Coitado de mim!”, e assim por diante.
Tenho de lhe dizer que são os sentimentos que alimentam a convivência humana e que só serve para lançar os seres humanos nas competições.
É verdade que, numa corrida, o atleta que chegar primeiro é muito bom, mas ele não pode ser simplesmente o exaltado, para que aquele que chegou por último seja desprezado. A lógica de Deus é outra! A lógica d’Ele é cuidar daquilo que ninguém quer, é estar onde as pessoas não estão para dar a vida e a atenção para elas.
Os outros discípulos, quando ouviram aquela discussão, começaram a ficar irritados com os irmãos Tiago e João, porque também queriam a mesma coisa. É um grupo humano como qualquer um dos nossos, quando nossas famílias, irmãos começam a discutir para saber quem tem mais direito e pode mais. Jesus quis acabar com todo e qualquer tipo de discussão, porque essas intenções são meramente humanas. Ele disse: “Olha, no Reino de Deus não é assim! No Reino de Deus você pode até se tornar grande, mas, grande é aquele que serve a todos. Você quer ser o primeiro, mas o primeiro é aquele que serve a todos”. Jesus nos deu Seu exemplo.
O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para o resgate de muitos. O sentido de servir é justamente este: quem é capaz de dar a vida por causa dos outros. Servir não é sobressair sobre a vida dos outros, não é parecer melhor que eles, não é colocar-se acima dos outros, não é pisar neles.
Quantas pessoas querem servir na igreja, no trabalho, na família, mas pisam nos outros, humilham os outros, passam por cima dos outros, querem reconhecimento humano. Estes não entenderam nada do sentido do serviço, não entenderam nada do servidor Jesus; não entenderam que servir significa dar a vida.
Pode ser até que eu seja esquecido, mas Ele será lembrado; pode ser que eu seja o escarnecido, mas é o outro que será exaltado.
Gostamos quando somos exaltados e o outro é humilhado por causa de nós, tiremos essa mentalidade mundana da nossa cabeça. Vivemos num tempo de graça e conversão, é importante que a nossa mentalidade se ajuste, configure-se à mentalidade de Cristo!
Nada de querermos ser melhores ou mais importante que os outros, mas nos apliquemos com seriedade e serenidade para sermos aquele que serve os outros. Isso é ser discípulo de Cristo, isso é se configurar a Ele, isso é tornar-se servidor, como Cristo veio para ser servidor da humanidade!
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mt 20, 17-28
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )  
Nós todos, que nos dizemos discípulos e discípulas de Jesus, não podemos deixar os critérios do Evangelho para viver segundo os critérios do mundo.
No mundo, autoridade significa ocasião para a tirania, a opressão e a busca da satisfação dos próprios interesses sejam de quais naturezas forem.
O próprio Jesus nos fala que entre nós não deve ser assim. Ele é o modelo de autoridade para todos nós, pois sendo verdadeiro Deus, o Senhor de tudo, se fez servidor dos homens e despojou-se de tudo, desde a sua condição divina até a sua vida humana, para nos resgatar e nos fazer participantes da vida divina.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Jesus assusta seus discípulos! Eles não entendem o sofrimento! Eles podem nos ajudar em nossa caminha! Servem de incentivo!
- Os discípulos de Jesus também ambicionavam os primeiros lugares! E eles no ensinam: somos os primeiros quando buscamos melhor servir!
- Quem serve a Jesus será recompensado, sim. Mas... não nesta vida! Conclusão: sejamos pacientes e aguardemos!
- Ainda hoje há muitos nas comunidades que buscam os primeiros lugares! Fujamos deles e dos lugares preferidos!
- Ainda hoje há pessoas que exercem o poder e não prestam contas ao povo?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
A Palavra de Deus deste dia nos convida a não nos desviarmos da missão que somos chamados a viver.
Jesus nos fala da sua paixão, morte e ressurreição, e os discípulos estão preocupados com o poder.
Recordando este tempo de conversão, coloquemo-nos em atitude de revisão de vida, façamos nossa oração com a Palavra e peçamos o dom da humildade.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Para começar a leitura orante, procure silenciar seu coração por alguns instantes, depois leia o texto com atenção, quantas vezes julgar necessário, detendo-se nas palavras que mais lhe chamaram atenção. Do que fala o Evangelho? Qual é o seu tema central?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) No Evangelho de hoje, lemos o discurso da subida de Jesus para Jerusalém. Traga o texto para a sua vida e reflita sobre o que ele diz a você. Qual palavra Deus coloca em seu coração? Como você compreendeu o texto de hoje?
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se de Deus Pai, Filho e Espírito Santo e faça a sua oração, com entrega e sem medo. Apresente as pessoas que vieram à sua mente durante sua oração com a Palavra e reze por elas e por suas realidades.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.