sábado, 24 de abril de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. – (Jo 6,52-59)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 24 DE ABRIL de 2021 (sábado) 114 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

ENQUANTO VOCÊ SONHA, VOCÊ ESTÁ FAZENDO O RASCUNHO DO SEU FUTURO.”

(Charlie Chaplin)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DA MENINGITE

DIA MUNDIAL Contra uso de animais de Laboratórios

DIA da Medicina Veterinária

DIA InternaCIONAL DO Milho

DIA InternaCIONAL DO JOVEM TRABALHADOR

DIA DO Penitenciário

DIA DO Operador de Triagem e Transbordo

DIA DO BOI

DIA do Samurai

DIA do Chimarrão

DIA da Família na Escola

DIA da Língua Brasileira de Sinais

DIA do Multilateralismo e da Diplomacia Pela Paz

SEMANA Mundial de ação pela Educação

SEMANA Mundial da Imunização

SEMANA DO TRABALHADOR

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Oscar Bressane (São Paulo) Alhandra (Paraíba) Belo Monte Maragogi - Santana do Ipanema (Alagoas) Sapucaia (Pará) Tarauacá (Acre) Palhoça - Rio Negrinho (Santa Catarina) Cristinápolis (Sergipe)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUIZ ANTONIO VALSECHI CONESSA (47º ano sobrinho Garça /SP) JULIA COUTINHO Carlos (sobrinha da Paula e Bigarelli Jr-Agudos /SP) LETICIA FERNANDES PAVARINI INUCENCIO (Garça/SP) CASSIA GOUVÊA SERRA (PPA/Motoppar-Garça /SP) MARISA FERNANDES PEDRO GUERREIRO (EQ 05 ENS de FÁTIMA do Setor de Garça /SP) DARCY AP BELATTO (Lions Clube de Andradina Sul/SP) LUANA SOUTO PIVA (Lions Clube de Paranaíba /MS) MARCOS DE DIO (Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP) LUIZ HENRIQUE D'SIQUEIRA  (Lions Clube de Chapada dos Guimarães /MT) JUDAS TADEU NÓBREGA (LB1-Lions Clube de Senador Canedo /GO) SANDRA CHAVES  (Educadora-Garça/SP) KARINA EVELIN G. SARTORI (Garça/SP) VALDOCIR FRANCISCO ALVES (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: CIBELE HELIANA L. MARTINS e ALESSANDRO MARTINSó2004ó17 ANOS ó(Lions Clube de Garça /SP)JOANA D`ARC DE CARVALHO FERREIRA e JESUS CARLOS FERREIRA (Presidente Prudente/SP)

 

 Santo do Dia 

SANTA Maria Cléofas

SANTA Maria Eufrásia Pelletier

SANTA Maria Isabel Hesselblad

SANTA Salomé

SANTA IRENE

SÃO RICARDO

SÃO Benito Menni

SÃO Fidélis de Sigmaringa

SÃO Gregório de Elvira

SÃO Melito de Cantuária

SÃO LUÍS SCROSOPPI

SÃO Pedro de San José Betancur

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la? – Jo 6,60-69

“A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”. Que a Palavra nos fortaleça no testemunho de nossa fé.”

 

- Sepultados com o Cristo no batismo, fostes também ressuscitado com ele, porque crestes no poder de Deus, que ressuscitou dos mortos, aleluia!

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Sob a ação do Espírito e fortalecido pelas palavras de vida eterna do Mestre, Pedro realiza curas e os fiéis crescem em número. Que o Senhor aumente nossa fé e nos ajude a dar vida às nossas comunidades.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME INTELIGÊNCIA PARA COMPREENDER AS PALAVRAS DE JESUS E ADERIR A ELAS, POIS SÓ ASSIM ESTAREI SEGURO DE ESTAR ACOLHENDO A SALVAÇÃO QUE ME OFERECES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que renovastes nas águas do batismo os que crêem em vós, protegei os que renasceram no Cristo, para que vençam as ciladas do erro e permaneçam fieis à vossa graça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 24 de abril de 2021 sábado da 3ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Diante das propostas de Jesus, cabe-nos tomar decisão. Façamos nossa confissão de Pedro: “Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”. 

 

1ª Leitura (At 9,31-42) – A Igreja consolidava-se e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 31a Igreja vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.  32Pedro percorria todos os lugares; e visitou também os fiéis que moravam em Lida. 33Encontrou aí um homem chamado Enéias, que estava paralítico e, há oito anos, jazia numa cama. 34Pedro disse-lhe: “Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma a tua cama!” Imediatamente Enéias se levantou. 35Todos os habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se converteram ao Senhor. 36Em Jope, havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela. Eram muitas as obras boas que fazia e as esmolas que dava. 37Naqueles dias, ela ficou doente e morreu. Então lavaram seu corpo e o colocaram no andar superior da casa. 38Como a cidade de Lida ficava perto de Jope, e ouvindo dizer que Pedro estava lá, os discípulos mandaram dois homens com um recado: “Vem depressa até nós!” 39Pedro partiu imediatamente com eles. Assim que chegou, levaram-no ao andar superior, onde todas as viúvas foram ao seu encontro. Chorando, elas mostravam a Pedro as túnicas e mantos que Tabita havia feito, quando vivia com elas. 40Pedro mandou que todos saíssem. Em seguida, pôs-se de joelhos e rezou. Depois, voltou-se para o corpo e disse: “Tabita, levanta-te!” Ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. 41Pedro deu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se. Depois chamou os fiéis e as viúvas e apresentou-lhes Tabita viva. 42O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope e muitos acreditaram no Senhor.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 116B(115)

Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?

 

 

– 24 de abril de 2021 sábado da 3ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

A quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. (Jo 6,52-59)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63-68).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não crêem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”. 

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Deixemo-nos transformar pela Eucaristia”

“A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus” 

(João 6,58-59)

Preciso dizer que o discurso eucarístico de Jesus, a verdade eucarística trazida por Ele, a verdade de que é necessário alimentar-se do Seu Corpo e do Seu Sangue para ter a vida, é uma linguagem dura, difícil de ser compreendida e mais difícil de ser aceita e vivida.

 

Sei que falando superficialmente é bonito, mas ter compromisso com a vida eucarística é somente para quem morre para que Cristo viva. Muitos daqueles discípulos de Jesus acharam muito dura essa vida, acharam muito duro aquilo que escutaram e começaram a murmurar: “Isso é muito difícil”. E Jesus foi firme: “As palavras que vos falo são espírito e vida”, a carne para nada serve, é só para enganar, porque quem dá vida é o Espírito, por isso quem nos dá vida é o Espírito Santo; quem dá vida à Eucaristia, quem dá forma à Eucaristia é o Espírito.

 

“A Eucaristia renova todas as coisas, a Eucaristia traz vida plena, eterna e com significados para nós”

 

É no Espírito que a Eucaristia age em nós e transforma o nosso interior, não é simplesmente de uma forma humana, mas para ter vida no Espírito é preciso ter empenho, é preciso dedicar-se, debruçar-se, dobrar-se, quebrar-se. E como é duro nós nos quebrarmos, redobrarmo-nos, humilharmo-nos e descermos para que a vida de Deus esteja em nós! Por isso, muitos não estiveram dispostos a seguir esse ensinamento de Jesus, e na sinceridade de coração deixaram, abandonaram, esmoreceram e seguiram por outros caminhos.

 

Mesmo nós que estamos na vida em Deus sabemos que não é fácil, mas não é que é difícil o Reino de Deus, o que é difícil é cedermos, quebrarmos o orgulho e a soberba, é descermos de nossas vaidades, porque vida eucarística exige desdobrar-se, exige empenho por uma vida mística, por contemplação, por adoração, exige empenho para que morra o homem velho e o homem novo esteja em nós.

 

A Eucaristia renova todas as coisas, a Eucaristia traz vida plena, eterna e com significados para nós. Vida eucarística é vida de cruz, é vida de comunhão com Jesus.

 

É preciso romper a comunhão com o mundo para viver a comunhão com a eternidade de Deus em nós. Talvez não seja difícil entrar na fila da comunhão, talvez não seja difícil estender a mão para que o padre coloque o pão em nossas mãos. O que é difícil é levar a vida eucarística, é deixar-se transformar pela Eucaristia que recebemos. A quem nós iremos? Quem dará significado a nossa vida? Só Ele tem palavras de vida eterna, só Ele traz significado e valor à nossa vida.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Não foram somente os de fora da comunidade que acharam estranhas as palavras de Jesus. Os próprios discípulos acharam “duras demais” tais palavras, tanto assim que muitos o abandonaram. Essas e outras palavras do Mestre são duras e nos desafiam a fazer uma escolha: aceitá-las e segui-lo ou recusá-las e abandoná-lo. Bem que gostaríamos que Jesus tivesse proposto caminhos mais suaves. Muitas vezes preferimos “adocicar” o Evangelho a aceitá-lo em sua realidade. A fé e o Espírito podem nos ajudar a compreender o discurso do Mestre. Diante do desânimo e do abandono de alguns discípulos, Jesus pergunta aos apóstolos: “Vocês também querem ir embora?”. Pedro, em nome do grupo, responde: “A quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna”. E professa belo testemunho de fé: “Tu és o santo de Deus”. O Mestre talvez nos questione: “Vocês também querem ir embora e seguir outros caminhos?”.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, és o Santo de Deus e, por teus ensinamentos, provocas mal-estar e insatisfação entre teus discípulos. Alguns deles, alegando que tuas “palavras são duras demais”, te abandonam. Dá-nos a sabedoria dos que se mantiveram fiéis no teu seguimento, pois “tu tens palavras de vida eterna”. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 6,60-69 – "A quem vamos seguir? Por onde vamos?"

 

Oração Inicial

Como Simão Pedro, também nós hoje afirmamos: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”. Que a Palavra nos fortaleça no testemunho de nossa fé.

 

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Leia o Evangelho prestando atenção aos questionamentos que Jesus dirige aos discípulos. Quais são as afirmações a respeito de Jesus? Para Simão Pedro, quem é Jesus?

 

“A fé não é irracional, mas supera a razão. Os interlocutores de Jesus não são mais as autoridades dos judeus. Agora surge uma divisão entre os discípulos, que provocará a deserção de um grupo. A partir daquele instante, “muitos não andavam mais com ele”. É um momento de crise entre os discípulos de Jesus. Mas a questão não é negociável e Jesus admite abrir mão até dos apóstolos. Pedro, mais uma vez, representa a comunidade dos discípulos fiéis. Ele não entende a proposta de comer a carne e beber o sangue do Filho do Homem. Ele se refugia na fé, acreditando nas palavras do Senhor, mesmo sem entendê-las. Ele acredita em Jesus e em suas palavras de vida eterna. Esta é a alegria da fé: crer para entender.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Que caminho o Evangelho de hoje me aponta?

Medite a palavra que mais tocou seu coração… Quais são os gestos que Jesus o(a) convida a viver? O que representa para você a afirmação de Pedro: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna.”?

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

“Senhor Jesus, Tu és o Caminho. Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angústias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor! Tu és a Verdade. Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti. Fica conosco, Senhor! Tu és a Vida. Abre nossos olhos para te reconhecermos no ‘partir o Pão’, sublime sacramento da Eucaristia. Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos. Fica conosco, Senhor! Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos missionários. Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser alegres no caminho para a Terra Prometida. Corajosas testemunhas da Verdade libertadora. Promotores da vida em plenitude. Fica conosco, Senhor! Amém” (Oração composta pela Arquidiocese de Brasília).

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Faça uma síntese do evangelho, para que ele se torne vida em sua vida neste dia.

 

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide

Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.

Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios

Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto

Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém