quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

ERA UMA VEZ.... Padre Valdo!


Pe. Valdo Bartolomeu de Santana
Pároco da Paróquia 
Santo Antônio de Junqueirópolis

"... E o verbo se fez carne e habitou entre nós..." Jo 1,14

            Era uma vez um homem chamado Mogo, que costumava olhar o Natal como uma festa sem o menor sentido.
            Segundo ele, a noite de 24 de dezembro era a mais triste do ano, porque várias pessoas se davam conta de quão solitárias eram, ou da pessoa querida que havia morrido naquele ano.
            Mogo era um homem bom. Tinha uma família, procurava ajudar o próximo, e era honesto nos seus negócios. Entretanto, não podia admitir que as pessoas fossem tão ingênuas a ponto de acreditar que um Deus havia descido à Terra só para consolar os homens.
            Sendo uma pessoa de princípios, não tinha medo de dizer a todos que o Natal, além de ser mais triste que alegre, também estava baseado numa história irreal: um Deus que havia se transformado em homem.
            Como sempre, na véspera da celebração do nascimento de Cristo, sua esposa e seus filhos se prepararam para ir à Igreja. E Mogo resolveu deixá-los ir sozinhos, dizendo:
            - Seria hipócrita de minha parte acompanhá-los. Estarei aqui esperando a volta de vocês.
            Quando a família saiu, Mogo sentou-se em sua cadeira preferida, acendeu a lareira, e começou a ler os jornais naquele dia. Entretanto, logo foi distraído por um barulho na sua janela, seguido de outro, e mais outro.
            Achando que era alguém jogando bolas de neve, Mogo pegou seu casaco e saiu, na esperança de dar um susto no intruso.
            Assim que abriu a porta, notou um bando de pássaros, que haviam perdido seu rumo por causa de uma tempestade, e agora tremiam na neve.
            Como tinham notado a casa aquecida, haviam procurado entrar. Mas ao se chocarem contra o vidro, machucaram suas asas, e só poderiam voar de novo quando elas estivessem curadas.
            - Não posso deixar estas criaturas aí fora, pensou Mogo. Como ajudá-las?
            Foi até a porta de sua garagem, abriu-a, e acendeu a luz. Os pássaros, porém, não se moveram.
            - Eles estão com medo, pensou Mogo.
            Tornou a entrar em casa, pegou miolo de pão, e fez uma trilha até a garagem aquecida. Mas a estratégia não deu resultado.
            Mogo abriu os braços, tentou conduzi-los com gritos carinhosos, empurrou delicadamente um e outro, mas os pássaros ficaram mais nervosos ainda, começaram a se debater, andando sem direção pela neve, e gastando inutilmente o pouco de força que ainda possuíam.
            Mogo já não sabia mais o que fazer.
            - Vocês devem estar me achando uma criatura aterradora- disse, em voz alta. Será que não entendem que podem confiar em mim?
            Desesperado, gritou:
            - Se eu tivesse, neste momento, uma chance de me transformar em pássaro só por alguns minutos, vocês veriam que eu estou realmente querendo salvá-los!
            Neste momento, o sino da igreja tocou, anunciando a meia-noite. Um dos pássaros transformou-se em anjo, e perguntou a Mogo:
            - Agora você entende porque Deus precisava transformar-se em homem?
            Com os olhos cheios de lágrimas, Mogo respondeu:
            - Perdoai-me anjo. Agora eu entendo... Só confiamos naqueles que se parecem conosco, e passam pelas mesmas coisas que nós passamos.

Reflexão.
Que essa bela história nos ajude a penetrar no mistério natalino: o verbo encarnado, o  
Deus que armou sua tenda entre nós.
Tenha um feliz e abençoado Natal.


–■COMECE O DIA FELIZ!■–Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi. - (Mt 1,18-24)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A
 GARÇA/SP, 18 DE DEZEMBRO de 2019 (quarta-feira) 352º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido.
(Marxwell Maltz)


 Datas Comemorativas 
DIA INTERNACIONAL DOs ImiGRANTES
DIA NACIONAL DO MUSEÓLOGO
DIA DO mergulhador  
Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Sete Barra (São Paulo) Coronel Bar - Crissiumal - Getúlio Vargas - Horizontina - Não-Me-Toque - Roca Sales (Rio Grande do Sul) Conceição do Coité - Lençóis (Bahia) Ribeirópolis (Sergipe) Guarujá do Sul (Santa Catarina) Roteiro (Alagoas) Arapoti (Paraná)Aruanã - Rianápolis (Goiás) Ferreira Gomes - Laranjal do Jari - Tartarugalzinho (Amapá) Alta Floresta - Colíder (Mato Grosso) Altaneira (Maranhão) Santa Rita do Pardo (Mato Grosso do Sul) Condado (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ALEXANDRE GIGUEIRA DE BASTOS BENTO (Advogado - GARÇA /SP) FABIO BONASSA (Lions Clube de GARÇA /SP SUBHI AHMAD KALIL ABU KALIL (Lions Clube de Marilia /SP) IDORALDO  DASSI  GONÇALVES (Lions Clube de TUPÃ/SP) CRISTIANO POLICINANI DA SILVA (Empresário - GARÇA /SP) ACACIO VIASSELI (Garça /SP) WILLIAM GARCIA FERNANDES (Garça /SP) VLADIMIR MARTINS (GARÇA /SP)  ALESSANDRO PELEGRINE MINHO (Bagé /RS) Jaira Achiles  (Garça /SP) PE ROQUE HILÁRIO SIEBENEICHLER (Vigário Paroquial das Paróquias São José de Osvaldo Cruz, São Benedito de Sagres e São João Batista de Salmourão/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LUCINÉIA (NÉIA) TRAVENSOLO MANSANO e JACY MANSANO ó1976ó42 ANOS ó (Equipe 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP) LUCIA HELENA e PEDRO MARTINÊZ JUNIOR ó (Lions Clube de TUPÃ/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL: Frei Airton Carlos Grigoleto (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Dracena /SP) Frei Clóvis Lázaro BABOSA (Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Dracena/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE Garçaó1960ó59 ANOS (Distrito LC 8)LIONS CLUBE DE Itaperuna Centenárioó1999ó20 ANOS (Distrito LC 11)

 Santo do Dia 
NOSSA SENHORA DO Ó
São GRACIANO
■ São VUNIBALDO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Alegrem-se os céus e exulte a terra, porque o Senhor nosso Deus virá e terá compaixão dos pequeninos (Is 49,13).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Jesus, cuja vinda contou com a colaboração humana, é o Filho de Deus, o Deus conosco. Deixemo-nos inspirar pelo exemplo de José, homem justo, que coopera para que se cumpram as promessas do Senhor..
– Oração 
PAI, AJUDA-ME A CONTEMPLAR TUA AÇÃO MARAVILHOSA EM RELAÇÃO À CONCEPÇÃO DE TEU FILHO JESUS. QUE EU RECONHEÇA NELA TUA OFERTA GRATUITA DE SALVAÇÃO PARA TODA A HUMANIDADE.
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Ó Deus todo-poderoso, concedei aos que gememos na antiga escravidão sob o jugo do pecado a graça de ser libertados pelo novo natal do vosso Filho, que tão ansiosamente esperamos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
 Últimos dias antes do Natal - 18 de dezembro do Advento –
A promessa da descendência de Davi se concretiza graças à disposição de José em dar crédito e obedecer à Palavra do Senhor  

1ª Leitura (Jr 23,5-8) – Suscitarei a Davi um rebento justo.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

5“Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa Justiça’. 7Eis que virão dias, diz o Senhor, em que já não se usará jurar ‘Pela vida do Senhor que tirou os filhos de Israel do Egito’ 8 — mas sim: ‘Pela vida do Senhor que tirou e reconduziu os descendentes da casa de Israel desde o país do norte e todos os outros países’, para onde os expulsará; eles então irão habitar em sua terra”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 71(72)
Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.


Evangelho do dia
Últimos dias antes do Natal - 18 de dezembro do Advento –
Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi. - (Mt 1,18-24)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Ó guia de Israel, que no monte do Sinai orientastes a Moisés, / oh, vinde redimir-nos com braço estendido!
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.
19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo.20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 
“O verdadeiro presépio de Natal é o ventre de Maria”
 José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo”
(Mateus 1,20).
Eu preciso dizer: não tenhas medo de receber Maria, porque José teve receio, não entendeu nem compreendeu que o mistério da salvação de Deus passava pelo ventre daquela mulher.

José também não teve o discernimento de entender, de compreender que a história da salvação passava pelo novo paraíso. Esse novo paraíso se chama o ventre de Maria.

Aquela que ele tinha como noiva foi a primeira escolhida por Deus para nos trazer o Divino Salvador.

“É no ventre de Maria que somos também recriados, refeitos, salvos e restaurados por Deus.”

Estamos aguardando Jesus, esperamos por Ele todos os dias da nossa vida. Estamos para celebrar mais uma vez o Seu nascimento, e não dá para O receber ignorando o ventre que O trouxe, ignorando aquela que é a portadora d’Ele, ignorando aquela que nos traz o Divino Salvador.

O verdadeiro presépio de Natal é o ventre de Maria. É no ventre dela que somos também recriados, refeitos, salvos e restaurados por Deus, porque Ele próprio quis ser acolhido no ventre daquela que Ele escolheu como Mãe. O próprio Deus, na pessoa do Seu Filho Jesus, fez-se homem no ventre de Maria.

Que Maria vá a casa de cada um de nós, que ela esteja presente nesse tempo de graça na vida de cada um de nós. Que possamos viver a intensidade, a mística do tempo do Natal, da graça do Natal recebendo aquela que nos trouxe o Salvador.

Esse tempo de graça começa no ventre de Maria. É por isso que para ela queremos nos voltar de todo o coração.

Deus abençoe você!
– Reflexão - São José, esposo de Maria e pai legal de Jesus 
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— dirigimos nosso olhar à figura de São José. São Lucas apresenta à Virgem Maria como “desposada com um homem chamado José, da casa de Davi” São Mateus dá maior releve ao pai putativo de Jesus, sublinhando que, através dele, o Bebê resultava legalmente inserto na descendência davídica e assim dava cumprimento as Escrituras, nas que o Messias tinha sido profetizado como "filho de Davi"

A função de São José não pode se reduzir a este aspecto legal. É modelo de homem “justo”, que em perfeita sintonia com sua esposa, acolhe ao Filho de Deus feito homem e vela por seu crescimento humano. Entre outros aspectos, destaca-se seu silêncio, impregnado de contemplação do mistério de Deus, com uma plenitude de fé e com uma atitude de total disponibilidade à vontade divina.

—Jesus, Tu aprendeste de teu pai José —no plano humano— a forte interioridade que é o pressuposto da autêntica justiça, a “justiça superior” que ensinaste aos teus discípulos.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O breve relato do nascimento de Jesus mostra, em dois momentos, que Maria concebe por obra do Espírito Santo.
Mesmo sem compreender, José percebe a gravidez de Maria, guarda segredo, mas acima de tudo, mantém grande respeito por ela.
O amor de José, inspirado pelo Espírito Santo, é mais forte do que todo o peso da opinião pública.
Contra toda aparência, José acredita naquela que ele ama; Maria. 
Seu coração recupera a paz, quando o anjo do Senhor lhe esclarece que o filho que Maria está gestando é obra do Espírito Santo.
Homem de profunda fé e grande humildade, José se dispõe a colaborar com a misteriosa obra de Deus.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 1,18-24 - José acolhe Maria e Jesus
Oração Inicial
Senhor, que minha mente se abra à compreensão dessa grande e bela notícia que o anjo trouxe à jovem Maria de Nazaré. Rezo com muita compenetração a Ave Maria, preparando-me para acolher com gratidão, o Deus Menino, “nascido de mulher”.
“Ó LUZ DO SENHOR, QUE VEM SOBRE A TERRA, INUNDA MEU SER, PERMANECE EM NÓS”. Reze ou cante quantas vezes seu coração pedir. Reze de olhos fechados enquanto seu ser interior se deixa inundar da presença de Deus. 
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - O que este texto diz para mim? Como as atitudes de Maria e de José iluminam minha fé?
“Isaías, cerca de 600 anos antes de Cristo, exortava o povo a levantar a cabeça, pois a salvação se aproximava. João Batista, o pregador do deserto, esclarecia que a Salvação já estava no meio de seu povo. Porém, foi Maria, com seu “sim”, que colocou em marcha a Encarnação. Na escuridão luminosa da fé, Maria respondeu a Deus sem saber exatamente o que aconteceria. Também José teve de responder o mesmo “sim” iluminado pela fé. Eles se abandonaram aos planos de Deus. O autor da Carta aos Hebreus (capítulo 11) compreende a história da salvação à luz da fé, como um modo de possuir aquilo que se espera. Ele repete dezenas de vezes: “Foi pela fé…”. Não há outro caminho: dois mil anos depois, continuamos caminhando pela fé.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  Na escuridão luminosa da fé, Maria e José responderam a Deus sem saber exatamente o que aconteceria. Como são minhas respostas aos apelos, ou anúncios de Deus? É pela fé que eu também progrido no meu caminho espiritual? Costumo confiar a São José algumas de minhas dificuldades?  
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) Ó São José esposo fidelíssimo de Maria que aceitastes na escuridão luminosa da fé tudo o que Deus Pai vos pediu, ajudai-me a imitar-vos na minha caminhada cristã. Derramai sobre mim as graças da convivência fraterna (e/ou sobre meu esposo (a) as graças da compreensão na convivência matrimonial). São José, confio em vós!
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Contemplo com carinho essa cena tão bonita do amor de Maria e José que aceitam o plano de Deus, e, no caminho da fé colocam em curso a Encarnação de Jesus na História da Salvação. Proponho-me a aceitar tudo o que Deus quer de mim, mesmo se não o compreendo no momento do pedido, sei que o compreenderei no final do percurso. (ou Proponho-me a confiar mais na intercessão de São José).
BÊNÇÃO

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.