segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Satanás será destruído.” - (Mc 3,22-30)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
J A N E I R O
GARÇA/SP, 23 DE JANEIRO DE 2017 (segunda-feira) 23º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM FELIZ ANO NOVO! BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
                                              “MÃOS QUE SERVEM SÃO MAIS SANTAS QUE LÁBIOS QUE REZAM.
(Madre Tereza de Calcutá)


Datas Comemorativas
DIA INTERNACIONAL DA MEDICINA INTEGRATIVA
DIA DA PROFISSIONALIZAÇÃO DO FUTEBOL NO BRASIL 1933”
DIA MUNDIAL DA LIBERDADE
DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Canhoba (Sergipe) Major Vieira - Três Barras (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  SILVIO CARLOS TURTELLI (Primo Bauru /SP)GUSTAVO BONINI (Primo–Caixa Economica Federal-Garça/SP)CIBELE HELIANA DA LUZ MARTINS (Empresária-Lions Clube de Garça/SP)Niel Correia de Amorim (Advogado-Equipe 11 ENS AUXILIADORA Setor de Garça/SP)ALCINIRA PRESS GATTO DE FREITAS (Lions Clube de Marilia/SP)SANDRA MARIA HORITA ALONSO (Lions Clube de Marilia Nova Geração/SP)RONALDA CAMILO DE ARAUJO FERNANDES (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé/MS)OSWALDO HONÓRIO DE OLIVEIRA (Garça /SP)ORLANDO VALENCIO (Garça /SP)MITSUO SASAZAKI (Marilia/SP)FERNANDA ZANCOPÉ RIBEIRO (Marilia/SP)HENRIQUE SCARPARO M. DE SOUZA (Garça /SP)

Santo do Dia
SANTO ILDEFONSO
SÃO João Esmoler
Nicolau Gross


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
A comunidade unida em torno de Cristo, destruidor do pecado e reconciliador com Deus, alcança a vitória sobre o mal que intenta levá-la à ruina.
 Oração
PAI, SOU-TE INFINITAMENTE GRATO, POIS, EM JESUS CRISTO MOVIDO PELO ESPÍRITO SANTO, TUA LIBERTAÇÃO CHEGA ATÉ NÓS, VÍTIMAS DE TANTAS FORMAS DE OPRESSÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Segunda-feira 23/01/20173ª Semana   do Tempo Comum
Cristo Jesus reparou os pecados da primeira aliança, transmitiu-nos uma promessa de eternidade e continua libertando as pessoas das alienações.


1ª Leitura (Hb 9,15.24-28) "Cristo, oferecido uma vez por todas, para tirar os pecados da multidão,  aparecerá uma segunda vez, fora do pecado,  para salvar aqueles que o esperam. Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos, 15Cristo é mediador de uma nova aliança. Pela sua morte, ele reparou as transgressões cometidas no decorrer da primeira aliança. E, assim, aqueles que são chamados recebem a promessa da herança eterna. 24Jesus não entrou num santuário feito por mão humana, imagem do verdadeiro, mas no próprio céu, a fim de comparecer, agora, na presença de Deus, em nosso favor.
25E não foi para se oferecer a si muitas vezes, como o sumo sacerdote que, cada ano, entra no Santuário com sangue alheio. 26Porque, se assim fosse, deveria ter sofrido muitas vezes, desde a fundação do mundo.
Mas foi agora, na plenitude dos tempos, que, uma vez por todas, ele se manifestou para destruir o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
27O destino de todo homem é morrer uma só vez, e depois vem o julgamento. 28Do mesmo modo, também Cristo, oferecido uma vez por todas, para tirar os pecados da multidão, aparecerá uma segunda vez, fora do pecado, para salvar aqueles que o esperam.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 97 (98)
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!

Evangelho do dia
Segunda-feira 23/01/20173ª Semana   do Tempo Comum
"Satanás será destruído. - (Mc 3,22-30)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios.
23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa.
28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Temos de ser contra aquele que nos divide
Tudo o que se divide se destrói, tudo o que se divide vai se eclodindo por si mesmo, tirando a graça e a beleza da unidade!
“Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, não poderá manter-se” (Marcos 3, 24-25).
Hoje, a Palavra de Deus nos chama a uma reflexão sobre o mal da divisão, pois essa é diabólica e demoníaca. Dividir as pessoas, as famílias, a Igreja, os cristãos; todo o trabalho de divisão da humanidade é um trabalho do mal. O mal quer nos dividir, quer nos colocar uns contra os outros.
Desde o princípio, dois irmãos: Caim se colocou contra Abel e dividiu sua família. Se olharmos nos dias de hoje, não existe mal maior que destrói a nossa humanidade do que o terrível joio da divisão, que destrói nossas casas, nossas famílias e comunidades; destrói a unidade do Corpo de Cristo e nossos relacionamentos. Por isso, uma coisa é muito importante: é preciso distinguir divisão de diversidade.
As pessoas podem ter diversidade de opiniões, podem ter opiniões divergentes, pensar diferente. O que não podemos é transformar essa semente do pensar diferente no joio maldito da divisão, porque tudo que se divide se destrói, tudo o que se divide vai eclodindo por si mesmo, tirando a graça e a beleza da unidade.
O Reino de Deus não se conjuga com o mal, porque ele destrói ou quer destruir a força do bem que há em nós. O mal nunca será maior que o bem, mas quando queremos servir o bem e o mal, ou permitimos que as obras do mal estejam em nós, que o maligno exerça fascínio sobre nós, somos os primeiros a ficar divididos. Queremos fazer o bem, mas estamos fazendo o mal; queremos semear o bem, mas estamos seguindo o reino das trevas. Queremos ser pessoas do bem, do amor e da concórdia, mas estamos vivendo, muitas vezes, o ódio, o ressentimento, o rancor. Isso para você perceber que a divisão começa dentro de nós.
Não podemos nos dividir, porque, se nos dividirmos, não seremos pessoas inteiras e plenas, como Deus quer e nos criou dessa forma. Não é questão de dividir o coração, mas de purificar nossa alma, nosso coração, nossa vida, nossos relacionamentos e tudo aquilo que fazemos para não estarmos a serviço do mal, e o mal não nos dividir.
Deus não quer que sua casa nem sua família sejam destruídas, Ele não deseja que elas acabem; então, cuide para que a semente da discórdia, da divisão e do mal não estejam permeando sua casa.
Não podemos ficar nos gladiando, atacando-nos, jogando culpa em cima dos outros e virar aquela bagunça, aquela baderna. “Sou contra esse. Sou contra aquele.” Não é isso! Temos de ser contra aquele que nos divide.
Quem pensa diferente de nós, quem não tem os mesmos pensamentos, tem o nosso respeito. Brigamos apenas contra o reino das trevas, mas entre nós precisamos nos amar. Não podemos permitir, de forma nenhuma, que o divisor, que a palavra “diábulos”, que semeia a divisão no meio de nós, vença. Mas que a Palavra de Cristo opere a unidade e a união.
Volto a dizer: união não é todo mundo pensar igual ou fazer igual. Há uma beleza incrível na diversidade, há uma beleza maravilhosa até nos dedos de nossas mãos, cada um é diferente do outro, cada um têm uma função, cada um têm uma importância; e não precisa brigar, porque um é mais bonito que o outro.
Precisamos entender que cada um tem uma riqueza a dar e não podemos dividir.
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mc 3, 22-30
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
( http://liturgiadiaria.cnbb.org.br )
 
A inveja nos faz capazes de encontrar os motivos mais terríveis para condenar alguém que pratica o bem.
Com Jesus não foi diferente.
Os mestres da Lei viam tudo o que Jesus fazia e não podiam negar os fatos, mas quando deveriam aderir à proposta de Jesus, a inveja tomou conta dos seus corações.
Como o poder de Jesus não podia ser contestado, resolveram contestar a origem de tal poder, afirmando que este não era a manifestação de uma realidade divina, e sim diabólica, atribuindo a Jesus o que de fato era a origem dos seus próprios pensamentos, uma vez que negavam como divina a ação do próprio Espírito Santo, e isso sim, é algo diabólico.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Ao nosso redor há pobres e humildes que são explorados?
- Pode acontecer de o orgulho nos impedir de ver qualidades em nosso próximo?
 - Reconhecemos o bem que nos vemos outros?
- Procuramos colocar nossos talentos a serviço do bem comum?
- Somos solidários e fraternos para com todos?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Estamos na terceira semana do Tempo Comum e, para iniciar a nossa oração, pensemos no que gostaríamos de apresentar ao Senhor.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
 “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho quantas vezes julgar necessário, pausadamente, destacando os verbos e os personagens que aparecem durante a narrativa. Relembre outros textos bíblicos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste e identifique o tema central do Evangelho.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? De que modo o Evangelho o(a) tocou? Qual palavra específica o(a) convida a trilhar o caminho do Senhor? Medite sobre essa luz de Deus em sua vida, pois o Senhor quer tocá-lo(a) por meio de sua Palavra.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Tocado(a) pela Palavra, o que você gostaria de dizer ao Senhor? Aproxime-se dele e faça a sua oração sem medo, apresentando suas intenções e preces. O Evangelho também remete ao perdão, e sua oração pode incluí-lo.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que compromisso você deseja firmar hoje?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.