domingo, 6 de agosto de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O seu rosto brilhou como o sol. - (Mateus 17,1-9)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 A G O S T O  MÊS VOCACIONAL 
 GARÇA/SP, 05 DE AGOSTO DE 2017 (domingo) 218º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
SE VOCÊ ENCONTRAR UM CAMINHO SEM OBSTÁCULOS, ELE PROVAVELMENTE NÃO LEVA A LUGAR NENHUM.”
 (Frank Clark)

 Datas Comemorativas 
 DIA DAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS
 DIA DAS VOCAÇÕES AOS MINISTÉRIOS ORDENADOS
 DIA DO ADOLESCENTE BATISTA
 DIA INTERAMERICANO DO ESCOTISTA
 DIA DO CHEFE ESCOTEIRO
 SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO (de 01 a 07/08)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aguaí - Anhumas - Fernandópolis - Floreal - Monte Alegre do Sul - Pedranópolis - Pirapora do Bom Jesus - Pirassununga - Ribeirão dos Índios - Turmalina (São Paulo) Baturité - Caridade (Ceará) Miguel Calmon - Jaguarari  (Bahia) Conceição dos Ouros (Minas Gerais) Pontes e Lacerda (Mato Grosso) São Caetano de Odivelas (Pará) Nova Olímpia (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIO NOBUO ASAOKA (EQ 08 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)ROSANGELA APARECIDA DE ALMEIDA MORETI (EQ 08 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça/SP)MARIUSA SANTOS MOUTA (Garça /SP)ÉRIKA CRISTINA GARCIA  DE GOUVÊA DA ROCHA (Garça /SP)SIDNEY ALESSANDRO R. DE ALMEIDA (Garça /SP)FÁBIO PAES DE BARROS  (Garça /SP)MARIA CRISTINA MARANGON PEREIRA (Garça /SP)MARA REGINA TOFOLLI FERREIRA DA SILVA (Toninhos Rotisserie Garça /SP)CRIS LOMPA (Três Lagoas /MS)

TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR
MARIA FRANCISCA RUBATTO
SÃO JUSTO e SÃO PASTOR

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
No monte Tabor, Jesus se manifesta aos discípulos em todo o esplendor de sua vida divina, antecipando a glória de sua ressurreição. Ele é o filho querido e amado de Deus, de quem recebeu poder, glória e realeza. Nesta festa somos convidados não somente a contemplar a face luminosa do Mestre, mas principalmente ouvir sua voz e seguir seus passos. Na primeira semana deste mês vocacional comemoramos a vocação para o ministério ordenado.
 Oração
PAI, MEU GRANDE ANSEIO É ESCUTAR-TE SER O SENHOR DE MINHA VIDA E POSSA DAR CONTINUIDADE AO TEU PROJETO. FAZE-ME SUFICIENTEMENTE AUDACIOSO PARA NÃO ME AFASTAR DESTE OBJETIVO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que na gloriosa transfiguração os mistérios da fé pelo testemunho de Moisés e Elias e manifestastes, de modo admirável, a nossa glória de filhos adotivos, concedei aos vossos servos e servas ouvir a voz do vosso Filho amado e compartilhar da sua herança. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espirito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 306

Leituras
18º Domingo do Tempo Comum - 06/08/2017 - Transfiguração do Senhor (A) . Festa
A Palavra nos motiva a trilhar o caminho da sabedoria para viver na justiça. Chamados por Deus para ser irmãos e irmãs de Jesus, fazemos do Reino nosso bem maior e pomos de lado tudo o que impede sua realização.

1ª Leitura (Daniel 7,9-10.13-14) – Serviam-no milhares de milhares. Leitura da profecia de Daniel:
Pistas para a reflexão: O projeto de Deus julga e vence os projetos diabólicos, que desejam destruir a liberdade e a dignidade das pessoas. O “Filho do homem” é símbolo do povo fiel que não se deixa manipular pelos adversários, mas recebe de Deus o reino da justiça e do amor que não terá fim..

9 Continuei a olhar, até o momento em que foram colocados os tronos e um ancião chegou e se sentou. Brancas como a neve eram suas vestes, e tal como a pura lã era sua cabeleira; seu trono era feito de chamas, com rodas de fogo ardente.
10 Saído de diante dele, corria um rio de fogo. Milhares e milhares o serviam, dezenas de milhares o assistiam! O tribunal deu audiência e os livros foram abertos.
13 Olhando sempre a visão noturna, vi um ser, semelhante ao filho do homem, vir sobre as nuvens do céu: dirigiu-se para o lado do ancião, diante de quem foi conduzido.
14 A ele foram dados império, glória e realeza, e todos os povos, todas as nações e os povos de todas as línguas serviram-no. Seu domínio será eterno; nunca cessará e o seu reino jamais será destruído.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial  96(97)
Deus é rei, é o Altíssimo,  muito acima do universo.

2ª Leitura (2 Pedro 1,16-19) – Esta voz, nós a ouvimos, vinda do céu. Leitura da segunda carta de são Pedro:
Pistas para a reflexão: Os cristãos são responsáveis por dar continuidade ao projeto de Deus. Pelo seu testemunho, desmascararam toda tentativa de esvaziar o reinado de Jesus.

16 Pois não foi seguindo fábulas habilmente inventadas que vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, mas sim, por termos sido testemunhas oculares da sua grandeza. 17 Efetivamente, ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando do seio da esplêndida glória se fez ouvir aquela voz que dizia: “Este é o meu Filho bem-amado, no qual está o meu agrado”. 18 Esta voz, nós a ouvimos, vinda do céu, quando estávamos com ele na montanha santa. 19 E assim se tornou ainda mais firme para nós a palavra da profecia, que fazeis bem em ter diante dos olhos, como uma lâmpada que bri­lha em lugar escuro, até clarear o dia e levantar-se a estrela da manhã em vossos corações.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.


Evangelho do dia
18º Domingo do Tempo Comum - 06/08/2017 - Transfiguração do Senhor (A) . Festa
O seu rosto brilhou como o sol. - (Mateus 17,1-9)
Pistas para a reflexão: No seu relato da transfiguração, Mateus procura apresentar Jesus como o novo Moises, o Servo de Deus e o Profeta que concretiza o projeto de Deus, que é o Reino da justiça e do amor. Jesus é o Filho amado de Deus que precisa ser escutado.

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eis meu Filho muito amado, nele está meu bem-querer, escutai-o, todos vós! (Mt 17,5).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
1 Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha.
2 Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.
3 E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele.
4 Pedro tomou então a palavra e disse-lhe: "Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias". Falava ele ainda, quando veio uma nuvem luminosa e os envolveu. E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: "Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o".
6 Ouvindo esta voz, os discípulos caíram com a face por terra e tiveram medo.
7 Mas Jesus aproximou-se deles e tocou-os, dizendo: Levantai-vos e não temais.
8 Eles levantaram os olhos e não viram mais ninguém, senão unicamente Jesus.
9 E, quando desciam, Jesus lhes fez esta proibição: "Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos".
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
AUTOR: CSSR LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Sacerdote da Congregação dos Missionários Redentoristas.
Conteúdo publicado em Conteúdo publicado em  https://padreluizcarlos.wordpress.com/
“Transfiguração do Senhor” 
Uma festa completa
         Celebramos a Transfiguração do Senhor como uma festa especial no calendário da Igreja. Nesse dia temos tantas festas com nomes diferentes que celebram o Bom Jesus. Estamos mais ligados ao Jesus sofredor, pois nos toca mais de perto. Celebramos hoje o Jesus glorificado que é também passa pelo sofrimento de sua Paixão. Glorificado, mas não deixa de ser o Homem de Nazaré. Como vemos, Ele, na condição humana se manifesta glorioso. É completa também porque tem a presença do Moisés e Elias, simbolizando a Lei e os Profetas, e os discípulos que são os iniciadores do novo povo e vivem a nova lei que está em Jesus. No Antigo Testamento a Lei era vista como a letra, no Novo a lei está no Espírito que coloca em nosso coração as palavras de Jesus. É por isso que o Pai diz: “este é meu Filho Amado no qual pus todo meu agrado. Escutai! (Mt 17,5). Em certo sentido a Transfiguração de Jesus no monte é uma comunicação da nova lei e do novo povo, como o foi no Monte Sinai. É um novo começo. Pedro, vê nessa manifestação um momento de grande prazer: “ É bom estarmos aqui. Se quiserdes vou fazer aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias” (id. 4). Há um sentido de permanência no Antigo Testamento. Era uma tentação da comunidade primitiva. Mas também conta com a presença de Deus de forma gloriosa, como foi no Sinai. Este momento maravilhoso para os discípulos é como momento de compreensão da Paixão que é seguida da Ressurreição gloriosa.
No amor do Pai
A declaração do Pai ao apresentar o Filho envolve todo o projeto de sua missão: “Este é o meu Filho amado no qual ponho o meu bem-querer” (2Pd 1,17). Estas palavras calaram fundo no coração de Pedro. É no amor do Pai que se realiza a redenção da humanidade através do acolhimento de Jesus que comunica as palavras do Pai. A obra da Redenção é uma obra do amor do Pai que envia o Filho Dileto para comunicar seu amor e atrair ao mesmo amor. A comunhão com Deus é participação de sua divindade amorosa. Repetimos muito que Jesus veio tirar nossos pecados. Certo. Mas, o que tira os pecados é a comunhão de amor com Deus. Temos que salientar o amor em todas as suas dimensões místicas, espirituais, humanas, sociais. Desse modo teremos a libertação dos pecados e a força para vencer a tentação. Pedro escreve que o amor cobre a multidão dos pecados: “Tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. Sendo hospitaleiros uns para com os outros” (1Pd 4,8). É um amor espiritual que vai ao prático da vida. Diz Tiago: “De que adianta alguém dizer que tem fé, se não tem obras?… Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. … Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras”  (Tg 2,14.47).
Um projeto para todos
A transfiguração de Jesus não é somente uma realidade pessoal dele, mas projeto para todos. Assim como Jesus se Transfigurou, todos seremos transfigurados: “Por que estamos nós também a toda a hora em perigo? … porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1Cor 15,30). O que aconteceu com Jesus acontecerá conosco. A transformação começa já colocando o Evangelho na prática transformando as realidades do mundo, dos necessitados. Sem isso não há ressurreição.
Um pai que sabe amar
A narrativa da Transfiguração de Jesus é como um compacto de um filme. Os discípulos que vão passar pelo sofrimento da Paixão de Jesus, podem contemplar antes do ocorrido a glória que vai ser concedida a Jesus na sua Ressurreição. Jesus
            Esse momento nos traz a passagem que Jesus veio fazer do Antigo ao Novo Testamento. É a superação da simples observância da lei e da profecia, para a vida de relacionamento com o Pai.
            Jesus é o Filho de Deus apresentado na sua glória. Não são historinhas bonitas. Ele é o Senhor glorioso que é o dominador de todas as coisas, Senhor do Universo.
            Mais que todas as glórias, o momento maior é a palavra do Pai sobre seu Filho: “Este é meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado, Escutai-O” (Mt 17,5). Essas palavras se tornam como que o caminho da compreensão da vida e missão de Jesus. É somente no amor do Pai que compreendemos a Paixão do Filho. Ouvindo o Filho entramos na nuvem da presença de Deus. O Pai sabe amar o Filho e lhe dá a participação de sua glória que passa pela sua Paixão.
1 - Jesus se transfigura e se apresenta como a nova lei e a nova profecia. E prefigura sua Ressurreição.
2 - O amor do Pai é a condição da vida e da missão de Jesus. Redenção é amor.
3 - A nós cabe transfigurar o mundo pelo amor que recebemos.
Leituras: Daniel 7,9-10.13-14;Salmo 96; 2 Pedro, 1,16-19; Mateus 17,1-9
Reflexão – No "monte” da Transfiguração
 AUTOR: REDAÇÃO REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje —  vemos o Senhor tomando consigo os três prediletos e, levá-los a um monte alto. Voltaremos a encontrá-los juntos em outro monte —no das Oliveiras— na angustia extrema do Senhor, como imagem que contrasta com a transfiguração, ainda que ambas estejam inseparavelmente relacionadas entre si: A divindade de Jesus vai unida à cruz, somente nessa inter-relação reconhecemos Jesus Cristo corretamente.
A cena, além dos diversos “montes” da vida de Cristo (Calvário, Ascensão...) nos lembra dos montes da revelação do Antigo Testamento (Sinaí, Horeb, Moria): São ao mesmo tempo montes de “paixão” e de “revelação”. Moisés e Elias receberam no monte a revelação de Deus: Agora estão em colóquio com Aquele que é a Revelação (e a Lei) em pessoa. Ambos foram, com seus sofrimentos, figuras da paixão: Agora falam da iminente Paixão do Transfigurado.
—Jesus, enquanto descemos do monte, nos falas de tua “ressurreição dentre os mortos”: Nossa esperança passará pelo monte Calvário.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Você se apresenta diante dos irmãos como um transfigurado pela graça de Deus?
 - Sua presença é alegria?
- Seus olhos espelham o brilho de Deus que habita em seu coração?
- Cite uma tarefa que sua comunidade faz para ajudar a transfigurar o mundo.
- Em seus sofrimentos e lutas do dia a dia Deus está sempre presente?

Leitura Orante
Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp 
irpatricias@gmail.com
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/ 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 17,1-9 - Um encontro com Jesus Cristo vivo
Oração Inicial
Este momento é muito especial no meu dia. Aqui na rede da internet,
faço silêncio no meu coração e peço luz ao Espírito.
Rezo, em comunhão com todos os internautas, a oração do Bem-aventurado Alberione:
Mestre,
Tu que iluminas todo homem e és a própria verdade:
eu não quero raciocinar senão como Tu ensinas,
nem julgar senão conforme os teus julgamentos,
verdade substancial, dada a mim pelo Pai:
“Vive na minha
mente, ó Jesus Verdade”.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia? Leio atentamente, na Bíblia, a narrativa da Transfiguração em Mt 17,1-9.
Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os fez subir a um lugar retirado, numa alta montanha. E foi transfigurado diante deles: seu rosto brilhou como o sol e suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro, então, tomou a palavra e lhe disse: "Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias". Ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E, da nuvem, uma voz dizia: "Este é o meu filho amado, nele está meu pleno agrado: escutai-o!" Ouvindo isto, os discípulos caíram com o rosto em terra e ficaram muito assustados. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantai-vos, não tenhais medo". Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser Jesus. Ao descerem da montanha, Jesus recomendou-lhes: "Não faleis a ninguém desta visão, até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos". que Elias já veio, e o maltrataram como quiseram, conforme as Escrituras dizem a respeito dele.
Refletindo
Observo neste trecho do Evangelho alguns símbolos:
. “Numa alta montanha” – a montanha indica o lugar de encontro com Deus
. “Roupas brancas como a luz”, (“luz”) ¬. Quanto mais luz coloco num ambiente escuro, mais claro ele se tornará. Quanto mais Palavra de Deus  tiver em  mim, mais a luz de Deus brilhará em minha vida.
. “Três tendas”- lugares de repouso e de oração.
. “Nuvem luminosa e sombra” simbolizam a presença de Deus.
Jesus se  revela como verdadeiro Filho de Deus, Mestre a quem devemos escutar e seguir em seu caminho de cruz e ressurreição.
O texto diz que a fé começa   pela "ESCUTA" de Jesus

O relato da Transfiguração do Senhor alcança seu apogeu na VOZ do Pai que proclama
a identidade de Jesus, isto é, quem é este homem destinado a uma paixão e morte ignominiosa e a uma ressurreição gloriosa:
"Este é meu Filho amado, meu predileto, o eleito. Escutem-no!"

A passagem ensina-nos que a fé do discípulo começa pela escuta
de Jesus, Palavra do Pai. E para escutá-lo é preciso "subir com Ele a montanha",
com todo o simbolismo e compromisso bíblico, que esta expressão encerra.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz para mim, hoje? Preciso  me aproximar mais e escutar a Palavra, condição para aprender do Mestre  e ser  seu/sua discípulo/a.
Meditando
Disseram os bispos, em Aparecida: 
"O amadurecimento no seguimento de Cristo e a paixão por anunciá-lo requerem que a Igreja local se renove constantemente em sua vida e ardor missionário. Só assim pode ser, para todos os batizados, casa e escola de comunhão, de participação e solidariedade. Em sua realidade social concreta, o discípulo tem a experiência do encontro com Jesus Cristo vivo, amadurece sua vocação cristã, descobre a riqueza e a graça de ser missionário e anuncia a palavra com alegria." (DAp167).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Oração pelos sacerdotes

Ó Jesus, bom pastor,
abençoa os padres e bispos de nossas comunidades.
Eles são para nós preciosos canais de tua graça:
multiplica, sem cessar, seus gestos de amor.
Eles acolhem teu povo, Senhor, para ouvir e consolar:
não permitas que sofram de solidão.
Concede-lhes coragem e sabedoria para defender os injustiçados.
Aumenta, Senhor Jesus, o número de sacerdotes na tua Igreja:
dá-lhes o dom de ensinar,
a alegria de celebrar e o gosto pelas coisas de Deus.
Eles precisam também, Senhor, de muita saúde e boa disposição a fim de seguir praticando o bem.
 Que eles possam, enfim, colher abundantes frutos pela generosa entrega da própria vida. Amém.
 (Pe. Luiz Miguel Duarte, sacerdote paulino)
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Levo comigo a luz de Jesus transfigurado. Quanto mais luz levar em meus olhos, em minhas mãos, em minhas palavras, mais iluminado estará o mundo em que vivo.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 308 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo