quinta-feira, 15 de novembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Reino de Deus está entre vós. - (Lc 17,11-19)



"O Reino de Deus está no meio de vós!"
– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 N O V E M B R O  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO  
 GARÇA/SP, 15 DE NOVEMBRO DE 2018 (quinta-feira) 319º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O PROBLEMA NÃO É QUE DEUS NÃO NOS FALE, NÓS É QUE NÃO O OUVIMOS.
(Max Lucado)

 Datas Comemorativas 
DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DO BRASIL
DIA MUNDIAL DO ESCRITOR PRESO
DIA DO ESPORTE AMADOR
DIA DO JOALHEIRO
DIA NACIONAL DA UMBANDA
SEMANA DA CONCIÊNCIA NEGRA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bonito de Santa Fé (Paraíba) Cajari (Maranhão) Jaboti - Marialva - Palmital - Rio Negro - Uniflor - Inajá (Paraná) Cezarina - Anápolis (Goiás) Prata (Minas Gerais)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: LILIANE BEATRIZ GAIA VIEIRA (Equipe 13 Nossa Sra. de SHOENSTATT Setor de Garça /SP) RONALDO REIS DE  CASTRO REGO (Garça /SP) ELIANA CORAZZA (Garça /SP) FERNANDO PIZAIA (Cambé /PR) Eduardo Belini (Garça /SP) Pe. Claudinei de Almeida Lima (Pároco da Paróquia São José de Panorama/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE OSVALDO CRUZ ó1964ó54 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SANTO ALBERTO MAGNO
SÃO LEOPOLDO III  

- Chegue até vós a minha súplica; inclinai vosso ouvido à minha prece (Sl 87,3)
O Reino que Jesus veio inaugurar consiste na derrubada das barreiras do egoísmo e da exploração para fazer de todos os homens e mulheres uma só família de filhos e filhas de Deus.
Oração
PAI, ABRE MEUS OLHOS PARA QUE EU POSSA PERCEBER, NA PESSOA E NO MINISTÉRIO DE JESUS, A PRESENÇA DE TEU REINO NA NOSSA HISTÓRIA. E, RECONHECENDO-O, EU ME DEIXE GUIAR POR ELE.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
15/11/2018 Quinta-feira da 32ª Semana do Tempo Comum
Superando as situações de escravidão e de desapego pela dignidade humana, revelamos ao mundo a presença do reino de Deus entre nós.

1ª Leitura (Tt 7-20) – Acolhe-o já não como escravo mas como um irmão querido. Início da Carta de São Paulo a Tito:

Caríssimo, 7grande alegria e consolo tive por causa de tua caridade. Os corações dos santos foram reanimados por ti, irmão. 8Por este motivo, se bem que tenha plena autoridade em Cristo para prescrever-te tua obrigação, 9prefiro fazer apenas um apelo à tua caridade.
Eu, Paulo, velho como estou e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, 
10faço-te um pedido em favor do meu filho que fiz nascer para Cristo na prisão, Onésimo. 11Antes, ele era inútil para ti; agora, ele é valioso para ti e para mim. 12Eu o estou mandando de volta para ti. Ele é como se fosse o meu próprio coração. 13Gostaria de tê-lo comigo, a fim de que fosse teu representante para cuidar de mim nesta prisão, que eu devo ao evangelho. 14Mas, eu não quis fazer nada sem o teu parecer, para que a tua bondade não seja forçada, mas espontânea.
15Se ele te foi retirado por algum tempo, talvez seja para que o tenhas de volta para sempre, 16já não como escravo, mas, muito mais do que isso, como um irmão querido, muitíssimo querido para mim quanto mais o for para ti, tanto como pessoa humana quanto como irmão no Senhor. 17Assim, se estás em comunhão de fé comigo, recebe-o como se fosse a mim mesmo. 18Se em alguma coisa te prejudicou ou se alguma coisa te deve, põe em minha conta. 19Eu, Paulo, de meu punho o escrevo; eu o pagarei, para não dizer que tu mesmo me deves a própria vida. 20Sim, irmão, deixa que eu te explore no Senhor. Conforta em Cristo meu coração.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 145 (146)
Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!


Evangelho do dia
15/11/2018 Quinta-feira da 32ª Semana do Tempo Comum
O Reino de Deus está entre vós. - (Lc 17,11-19)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu sou a videira e vós sois os ramos, um fruto abundante vós haveis de dar (Jo 15,5).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.
22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás.24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Antônio Carlos Santini,
da Comunidade Católica Nova Aliança..
Conteúdo publicado em http://www.novaalianca.com.br   
Liturgia comentada
“Não vem ostensivamente...” (Lc 17,20-25)

Jesus está respondendo a uma pergunta dos fariseus a respeito da irrupção do Reino de Deus. Ele é uma realidade interior. Certamente não estará nas manchetes nem nos outdoors. O Reino é diferente do império do mal, que merece letras garrafais na primeira página.

Quer descobrir o Reino de Deus? Procure-o nas páginas internas, em letrinhas miúdas. Sabe, aquela notícia sobre a mulher do pequeno comerciante que esconde dois quilos de feijão numa sacola e leva para a viúva do bairro? Eis o Reino de Deus! Ou sobre aquela professora negra e idosa de Volta Redonda, já aposentada, que viu a molecada na praça e achou um jeito de abrir a capelinha abandonada para ali alfabetizar os pivetes? E ainda aqueles professores do colégio de ricos, em Belo Horizonte, que voltam à noite para lecionar gratuitamente aos alunos bolsistas da instituição?

Como? Não achou estas notícias? Claro que não vai achar: o Reino de Deus não é ostensivo, não faz propaganda, não solta foguetes. E como ele é subterrâneo, você deve ter pensado que o Reino não existia. Pois se enganou...

Só excepcionalmente um servo de Deus recebe os holofotes do Prêmio Nobel, como Madre Teresa de Calcutá recebeu. E ela afirmou que ali estava em nome dos pobres do mundo inteiro. O dinheiro do prêmio virou arroz para os famintos. O carro que transportou o Papa na Índia e, a seguir, foi dado para ela, também foi vendido e trocado em remédios. Em novembro de 1964, Paulo VI doou a tiara papal para ser transformada em recursos para os pobres, na véspera de sua viagem a Bombaim.

Não deu notícia? É claro que não. Vamos, pois, parar com nossas lamentações do tipo “o mundo vai mal”, “a juventude está perdida”, pois elas brotam de nosso olhar envenenado pela TV. Vamos abrir os olhos e olhar em volta. Há milhares de jovens que deixaram casa e família, escola e trabalho para se dedicarem aos órfãos, aos velhinhos do asilo, aos drogados da Praça da Sé.

Abra os olhos e comece a perceber o Reino vivo e pulsante: professores que não abandonaram sua missão, enfermeiras suando sangue em unidades de saúde abandonadas pelo Governo, missionários passando fome com seu rebanho, crianças economizando selos e moedinhas para contribuir com esses missionários.

Vamos lá! Desligue a TV e abra a janela. Neste exato momento, o Reino pode estar passando na sua rua...

Orai sem cessar: “Venha o teu Reino!” (Mt 6,10)

 Reflexão - O "Discurso Escatológico” de Jesus
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje introduzimos o grande "Discurso Escatológico", com os temas centrais da destruição de Jerusalém e do seu Templo, do Juízo final e do fim do mundo. Este discurso —transmitido pelos três Evangelhos Sinópticos com diferentes variantes— deve de considerar-se, talvez como o texto más difícil dos Evangelhos.

Ele se deve à complexidade do conteúdo. Em parte, refere-se a acontecimentos históricos que já sucederam, mas em grande parte vê também um futuro que vai mais além das realidades temporais. Jesus, que fala sempre em continuidade com a Lei e os Profetas, explica o conjunto com uma trama de palavras da Escritura, na qual inclui a novidade de sua missão: o filho do homem traz a justiça de Deus, antes que nada, dando sua vida por nós.

—Não se trata da descrição do destino (como seria esperar dos adivinhos), e sim de introduzir o essencial do futuro na Palavra de Deus, mostrando-nos o caminho reto para o agora e para o amanhã.

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Na liturgia de hoje, Jesus nos lembra que o Reino de Deus está no meio de nós, pois Ele mesmo é Reino de Deus.
Peçamos a graça de acolhermos a Palavra de Deus neste dia e deixarmo-nos conduzir pelo Senhor.
Pedimos: Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto? Em que contexto Jesus se encontra? Qual é o ensinamento de Jesus ao afirmar: “O Reino de Deus não vem ostensivamente” e, “… o Reino de Deus está no meio de vós”?
“Os interlocutores de Jesus no Evangelho de hoje são os fariseus e os discípulos. Os sinais do Reino de Deus precisam ser sempre discernidos e compreendidos, pois todo sinal, por sua própria natureza, é ambíguo. A pergunta dos fariseus sobre a chegada do Reino de Deus revela ignorância de que ele já está presente no meio deles, através da pessoa de Jesus. O Reino de Deus não vem ostensivamente, diz Jesus. Isso não é novidade para o leitor, pois o Reino já foi comparado a uma semente de mostarda e a um pouco de fermento que uma mulher mistura na massa de farinha de trigo. Procurar o Reino de Deus num fato extraordinário ou esperar que isso aconteça é perder a oportunidade de reconhecê-lo nos gestos e palavras de Jesus. O Reino de Deus não se identifica com nenhuma realidade terrestre, nem com qualquer situação sociopolítica ou econômica. Ele, no entanto, pode estar presente em tudo, pois perpassa todas as dimensões da existência humana. O Reino de Deus não exige nenhuma percepção óptica, por isso, precisa sempre ser discernido. Do discípulo ele exige vigilância para poder reconhecê-lo e acolhê-lo. ‘Reino de Deus’ é um modo de falar da ação de Deus na pessoa e na história humana” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que diz o texto para mim? Qual é a minha compreensão do Reino de Deus? Onde identifico os sinais do Reino em nosso meio? Qual é o convite que a Palavra hoje me faz?
“A voz do Senhor continua a nos chamar como discípulos missionários e nos desafia a orientar toda a nossa vida a partir da realidade transformadora do Reino de Deus que se faz presente em Jesus. Acolhamos com muita alegria essa boa notícia. Deus amor é Pai de todos os homens e mulheres, de todos os povos e raças. Jesus Cristo é o Reino de Deus que procura demonstrar toda a sua força transformadora em nossa Igreja e em nossas sociedades.” (DAp. 382)
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) “Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a vós os nossos corações, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida. Fazei que, fiéis às promessas do batismo, vivamos, com coerência, a nossa fé, testemunhando com solicitude a vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho. Jesus, poder e sabedoria de Deus, acendei em nós o amor à Sagrada Escritura, onde ressoa a voz do Pai, que ilumina e abrasa, nutre e consola. Vós, Palavra de Deus Vivo, renovai na Igreja o ardor missionário, para que todos os povos cheguem a conhecer-vos como verdadeiro Filho de Deus e verdadeiro Filho do Homem, único Mediador entre o homem e Deus. Jesus, fonte de unidade e de paz, fortalecei a comunhão na vossa Igreja, para que, pela força do vosso Espírito, todos os vossos discípulos sejam um só. Vós que nos destes como regra de vida o mandamento novo do amor, tornai-nos construtores de um mundo solidário, onde a guerra seja suplantada pela paz, a cultura da morte pelo empenho em favor da vida. Amém” (São João Paulo II).

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Recolha em poucas palavras o apelo que você sentiu para colocar em prática durante o dia.

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.