quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Os espíritos maus gritavam: 'Tu és o Filho de Deus!' Mas ele ordenava severamente para não dizerem quem ele era. - (Mc 3, 7-12)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE
 GARÇA/SP, 23 DE JANEIRO de 2020 (quinta-feira) 023º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  F E L I Z  2 0 2 0
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O PENSAMENTO É A GRANDEZA DO HOMEM.
(Blaise Pascal)


 Datas Comemorativas 
DIA INTERNACIONAL DA MEDICINA INTEGRATIVA
DIA DA PROFISSIONALIZAÇÃO DO FUTEBOL NO BRASIL “1933”  
SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Canhoba (Sergipe) Major Vieira - Três Barras (Santa Catarina)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: SILVIO CARLOS TURTELLI (Primo Bauru /SP)GUSTAVO BONINI (Primo–Caixa Economica Federal-Garça/SP)CIBELE HELIANA DA LUZ MARTINS (Empresária-Lions Clube de Garça/SP)Niel Correia de Amorim (Advogado-Equipe 09 ENS AUXILIADORA Setor de Garça/SP)SANDRA MARIA HORITA ALONSO (Lions Clube de Marilia Amigos Sem Fronteiras /SP)WALDOMIRO PONSONI FILHO (Lions Clube de Lençois Paulista /SP) RONALDA CAMILO DE ARAUJO FERNANDES (Cassilândia /MS)ORLANDO VALENCIO (Garça /SP)MITSUO SASAZAKI (Marilia/SP)FERNANDA ZANCOPÉ RIBEIRO (Marilia/SP)HENRIQUE SCARPARO M. DE SOUZA (Garça /SP) DENIZE OLIVEIRA SILVA (Garça /SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação Sacerdotal DO: Pe. ANTÔNIO PADULAó1988ó32anosó (Administrador Paroquial da Paroquia Nossa Senhora da Glória de Marília /SP)

 Santo do Dia 
SANTO ILDEFONSO
SÃO João Esmoler
Nicolau Gross

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Bendito o que vem em nome do Senhor: Deus é o Senhor, ele nos ilumina (Sl 117,26s).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Jesus é procurado e seguido pelas multidões, que tomam conhecimento de sua ação. Hoje, ele continua a apresentar a nós, o seu povo, a mensagem que liberta de toda espécie de mal. 
– Oração 
PAI, CONDUZE-ME AO TEU FILHO JESUS, POR MEIO DO QUAL O REINO MOSTRA SUA EFICÁCIA EM MIM, FAZENDO A VIDA E A ESPERANÇA RENASCEREM EM MEU CORAÇÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, cujo Filho unigênito se manifestou na realidade da nossa carne, concedei que, reconhecendo sua humanidade semelhante à nossa, sejamos interiormente transformados por ele. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
23 de Janeiro de 2020 5ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum
■ Possuído por inveja, Saul planeja contra a vida de Davi. Jesus lança por terra as forças do mal que dominam a mente e o coração das pessoas.

1ª Leitura (1Sm 18,6-9, 19,1-7) – Saul, meu pai, procura matar-te.  Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

18,6Naqueles dias, quando Davi voltou, depois de ter matado o filisteu, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, dançando e cantando alegremente ao som de tamborins e címbalos.
7E, enquanto dançavam, diziam em coro: “Saul matou mil, mas Davi matou dez mil”. 8Saul ficou muito encolerizado com isto e não gostou nada da canção, dizendo: “A Davi deram dez mil, e a mim somente mil. Que lhe falta ainda, senão a realeza?” 9E, a partir daquele dia, não olhou mais para Davi com bons olhos.
19,1Saul falou a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos sobre sua intenção de matar Davi. Mas Jônatas, filho de Saul, amava profundamente Davi, 2e preveniu-o a respeito disso, dizendo: “Saul, meu pai, procura matar-te; portanto, toma cuidado amanhã de manhã, e fica oculto em um esconderijo. 3Eu mesmo sairei em companhia de meu pai, no campo, onde estiveres, e lhe falarei de ti, para ver o que ele diz, e depois te avisarei de tudo o que eu souber”.
4Então Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e acrescentou: “Não faças mal algum ao teu servo Davi, porque ele nunca te ofendeu. Ao contrário, o que ele tem feito foi muito proveitoso para ti. 5Arriscou a sua vida, matando o filisteu, e o Senhor deu uma grande vitória a todo o Israel. Tu mesmo foste testemunha e te alegraste. Por que, então, pecarias, derramando sangue inocente e mandando matar Davi sem motivo?”
6Saul, ouvindo isto, e aplacado com as razões de Jônatas, jurou: “Pela vida do Senhor, ele não será morto!” 7Então Jônatas chamou Davi e contou-lhe tudo isto. Levou-o em seguida a Saul, para que ele retomasse o seu lugar, como antes. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 56(55)
É no Senhor que eu confio e nada temo!

Evangelho do dia
23 de Janeiro de 2020 5ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum
Os espíritos maus gritavam: 'Tu és o Filho de Deus!' Mas ele ordenava severamente para não dizerem quem ele era. - (Mc 3, 7-12)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idu­méia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.
10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Ir. Patrícia Silva,fsp
Paulinas    
O amor faz com que cuidemos uns dos outros”
 E, a partir daquele dia, não olhou mais para Davi com bons olhos”
(I Sm 18,9).
O povo está exaltando a Davi porque ele venceu o grande filisteu, Golias. Então, começa a clamar: “Davi matou a dez mil; Saul matou a mil”; o fato é que Saul ficou muito encolerizado. E por que Saul ficou encolerizado? A cólera é o fruto da inveja, em vez de se alegrar com o bem que Davi fez, se unir a ele, exaltá-lo, pelo contrario, Saul ficou com inveja daquilo que Deus realizou por meio de Davi.

Pessoa invejosa é aquela que não se deixa enviar por Deus mas por si própria; ela é incapaz de se alegrar com os dons que Deus dá ao outro, com o bem que Deus faz por meio de outros. E o coração que se enche de inveja, se enche de cólera, de raiva, de rancor, de ressentimento; e a primeira coisa que faz é falar mal. Dentro do seu coração mata-se aquela pessoa que é causa da inveja.

É, de fato, isso que Saul está fazendo; a cólera fez com que ele matasse dentro de si o amor, o sentimento mais nobre que podia e devia ter por Davi, que veio para ser, acima de tudo, um colaborador. Mas não, pois, dentro de si, ele já rejeita e mata Davi.

O amor faz com que cuidemos uns dos outros; o amor faz com que possamos proteger uns aos outros.”

Quando nos ressentimos com alguém e esse ressentimento não é curado, nós vamos matando essa pessoa dentro de nós; e, a primeira coisa que acontece é falarmos mal. Então, é isso que aconteceu, pois Saul vai para Jônatas, seu filho, para falar mal de Davi e, ainda, desejoso por matá-lo. Mas Jônatas, o filho de Saul, muito amava a Davi e era muito amigo dele. Ele não segue a cólera de Saul, muito pelo contrário, se precavê da cólera do seu pai; se isola daquilo que é a cólera, raiva; ele se blinda daquele mal. Jônatas, na verdade, vai advertir e ajudar o seu amigo.

Enquanto a inveja mata e faz de nós pessoas coléricas, maldosas; faz de nós pessoas que falam mal uma das outras, o amor faz com que cuidemos uns dos outros, o amor faz com que possamos proteger uns aos outros. Essa é a atitude de Jônatas, que amava profundamente a Davi que, por sua vez, o amava profundamente, pois havia sinceridade sincera, pura, autentica. E Jônatas vai ser o escudo, mesmo sabendo da ira do seu pai, para proteger o seu amigo.

Não sejamos pessoas do mal, da inveja, não sejamos pessoas da cólera, da ira, e sim do amor, assim como foi Jônatas, porque o amor liberta, protege, precavê, mas a inveja nos destrói e nos leva a destruirmos uns aos outros.

Deus abençoe você!

 Reflexão - Jesus, Filho “consubstancial” de Deus
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— horrorizados, vemos como os espíritos imundos—antes que os homens—confessam a Jesus Cristo serem o “Filho de Deus”. Jesus os manda calar: Este mistério devia desvelar-se com pedagogia ante os homens. A expressão “Filho de Deus” o declarava como o Deus vivo que se nos faz presente; o unia ao ser mesmo de Deus.

Aprofundar esta verdade exigiu grandes esforços. É Filho no sentido de uma “especial cercania” a Deus (assim considerava Israel aos seus reis), ou Ele era realmente “igual a Deus”, “Deus verdadeiro de Deus verdadeiro”? O Concílio de Nicea (a. 325) o explicou com o termo “homooúsios" ("consubstancial"). Este termo filosófico (que entrou no “Credo”) serve para recalcar que Jesus não é "o Filho” no sentido mitológico nem político (os significados mais familiares no contexto da época), senão que o é com toda propriedade.

—Sim, em Deus mesmo há desde a eternidade um diálogo entre Pai e Filho que, no Espírito Santo, são verdadeiramente o mesmo e único Deus.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Como um fenômeno extraordinário, Jesus atrai multidões de toda a região. Vinham até ele motivadas por “todas as coisas que ele fazia”.
O que fazia? Anunciava a Boa-Nova do Reino, curava os doentes, expulsava os demônios, perdoava pecados. Enfim, trazia a todos a tão esperada libertação. Começava novo tempo em que o Messias assumia a situação do povo oprimido, ouvia suas queixas, acolhia seus anseios de vida plena.
E se colocava em defesa dos empobrecidos e marginalizados. Até os seus adversários o reconheciam como “Filho de Deus”.
Jesus, porém, recomendava que “não divulgassem quem ele era”, já que não veio para competir com os chefes do povo, nem para tomar o lugar deles. Lutava, na verdade, para que toda a sociedade fosse alicerçada na prática da justiça e da fraternidade.

Oração
Jesus, Filho de Deus, provocas extraordinária movimentação ao teu redor. É que, de todas as partes, “ao saber de todas as coisas” que fazes, multidões vêm ao teu encontro. Só benefício oferecido ao povo sedento de tua palavra e de tuas curas! A todos atendes com total dedicação. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patricia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 3,7-12 - Todos iam ao encontro de Jesus

Saudação
Preparamo-nos para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação
e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que se encontram neste ambiente
virtual. Rezamos em sintonia com a Santíssima Trindade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos, com este acesso à internet, nossas portas e janelas para que tu possas entrar com tua luz.

Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho, Vida, tem piedade de nós.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - Lemos atentamente o texto Mc 3,7-12.


Jesus e os discípulos foram até o lago da Galileia. Junto com ele ia muita gente da Galileia, da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do lado leste do rio Jordão e da região de Tiro e de Sidom. Todos iam ao encontro de Jesus porque ouviam falar a respeito das coisas que ele fazia. Jesus pediu aos discípulos que arranjassem um barco para ele a fim de não ser esmagado pela multidão. Pois ele estava curando tanta gente, que todos os doentes se juntavam em volta dele para tocá-lo. E as pessoas que tinham espíritos maus, ao verem Jesus, caíam aos pés dele e gritavam:
- O senhor é o Filho de Deus!
Mas Jesus proibiu duramente os espíritos de dizerem quem ele era.

Refletindo
Jesus se manifesta como Filho de Deus que liberta e cura. É aquele que veio para "que todos tenham vida". Manifesta-se como Filho de Deus feito homem, ao pedir aos discípulos que arranjassem um barco para ele a fim de não ser esmagado pela multidão. Vê-se aqui Jesus Cristo com atitudes muito humanas.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - O que o texto diz para nós, hoje?
Meditando
Os bispos na Conferência de Aparecida lembraram: "Na Igreja católica temos tudo o que é bom, tudo o que é motivo de segurança e de consolo! Quem aceita a Cristo: Caminho, Verdade e Vida, em sua totalidade, tem garantida a paz e a felicidade, nesta e na outra vida!"(DAp 246).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - - O que a Palavra nos leva a dizer a Deus? Rezamos com toda a Igreja,
                                          
Oferecimento do dia
Deus, nosso Pai,/eu te ofereço todo o dia de hoje:/ minhas orações e obras,/ meus pensamentos e palavras,/ minhas alegrias e sofrimentos,/ em reparação de nossas ofensas,/ em união com o Coração de teu Filho, Jesus,/ que continua a oferecer-se a ti, na Eucaristia,/ pela salvação do mundo./
Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus,/ seja meu guia e meu amparo neste dia/ para que eu possa ser testemunha do teu amor./ Com Maria,/ Mãe de Jesus e da Igreja,/
Rezo especialmente pela intenção do Papa/ para este mês:/
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? Sentimo-nos discípulo/a de Jesus.
Nosso olhar deste dia será iluminado pela presença de Jesus Cristo, acolhido no nosso coração e no coração das demais pessoas.
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém