quinta-feira, 22 de março de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia.” - (Jo 8,51-59)




 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE QUARESMA 
 GARÇA/SP, 22 DE MARÇO DE 2018 (quinta-feira) 81º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
BRINCAR É CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA SER SÉRIO.
(Arquimedes)

 Datas Comemorativas 
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
DIA NACIONAL DA ÁGUA
"A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos." Esse alerta, contido no artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos da Água, é um desafio para a humanidade.
semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial
SEMANA DA INCLUSÃO DIGITAL
SEMANA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO E LUTA CONTRA A TUBERCULOSE

Dia do aniversário DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aparecida D'Oeste - Arco-Íris - Nova Granada - Onda Verde - Pracinha - Pratânia - Quadra - Santa Adélia - Santa Salete (São Paulo) Balsas (Maranhão) Xapuri (Acre) São Pedro do Sul - Santo Ângelo (Rio Grande do Sul) Botuporã (Bahia) Campina Grande do Sul (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  PRISCILA BATAGLIOTTI CAPARROZ (Eq 13 ENS de SHOENSTATT - Setor de Garça /SP) VICENTE MARIANO DA SILVA (Eq 07 ENS do ROSÁRIO - Setor de Garça /SP) ROQUE JAVIER MERIDA DELGADO (Orthometric Marilia /SP)ALESSANDRO SANTOS PINELLI (Garça / SP) LUIZ FERNANDO BOSQUE DE CARVALHO (Garça/SP) BEATRIZ CAMARGO (Bauru /SP) VALERIA SCARAMUZZA ABIDO (Barretos /SP) Alcides Mendonca (Lions Clube de Bauru Norte /SP)AKABI MEGUERDITCHIAN  (Boituva /SP)


 Santo do Dia 
SÃO ZACARIAS, PAPA
SANTA LÉIA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.

Cristo é o mediador de uma nova aliança, para que, por meio de sua morte, recebam os eleitos a herança eterna que lhes foi prometida (Hb 9,15).
O Senhor estabeleceu uma aliança com o patriarca Abraão, da qual também nós somos chamados a participar. Observando as palavras de Jesus, receberemos a vida eterna.
Oração
PAI, EM JESUS, TU NOS DESTES UM DOM PRECIOSO. DÁ-ME A GRAÇA DE RECONHECÊ-LO E ACOLHÊ-LO, CHEIO DE FÉ, E DEIXAR MINHA VIDA SER TRANSFORMADA POR ELE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Assisti, ó Deus, aqueles que vos suplicam e guardai com solicitude os que esperam em vossa misericórdia, para que, libertos de nossos pecados, levemos uma vida santa e sejamos herdeiros das vossas promessas.. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
22 de março de 2018 5ª Semana da Quaresma - Quinta-feira
Os judeus dialogam com Jesus, mas não entendem a profundidade com que ele fala. O Senhor nos conceda a graça de ouvir e entender sua Palavra e guardar sua aliança.

1ª Leitura - (Gn 17,3-9) -Farei de ti o pai de uma multidão de nações.Leitura do livro do Gênesis:

Naqueles dias, 3Abrão prostrou-se com o rosto por terra. 4E Deus lhe disse: “Eis a minha aliança contigo: tu serás pai de uma multidão de nações. 5Já não te chamarás Abrão, mas o teu nome será Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de nações. 6Farei crescer tua descendência infinitamente. Farei nascer de ti nações, e reis sairão de ti. 7Estabelecerei minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança eterna, para que eu seja teu Deus e o Deus de teus descendentes. 8A ti e aos teus descendentes darei a terra em que vives como estrangeiro, todo o país de Canaã como propriedade para sempre. E eu serei o Deus dos teus descendentes”. 9Deus disse a Abraão: “Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre”.
Palavra do Senhor! - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 104 (105)
O Senhor se lembra sempre da Aliança!

Evangelho do dia
22 de março de 2018 5ª Semana da Quaresma - Quinta-feira
"Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia. - (Jo  8,51-59)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
Oxalá ouvísseis hoje sua voz. Não fecheis os corações como em Meriba!  (Sl 94,8)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51“Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. 52Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte’. 53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes ser?” 54Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se”. 57Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão!” 58Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. 59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Jesus, Tu tens palavras de vida eterna!
Jesus é a Palavra eterna do Pai, é a Palavra que encarnou-se e está no meio de nós
Em verdade, em verdade, eu vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”  (João 8,51).
Não queremos a morte, pelo contrário, queremos a vida. Como teremos a vida em Deus? Como teremos a vida eterna? Guardando a Palavra de Deus, fazendo com que a nossa vida seja guiada por Sua Palavra.
A nossa vida é guiada e conduzida por palavras; são as palavras que escutamos dos nossos pais, são as ouvimos de conselhos, de orientações, de direções que vamos recebendo ao longo da vida. Têm palavras que entram em nossos ouvidos, em nossa mente e em nosso coração.
Os discípulos de qualquer escola são movidos à vida de acordo com as palavras que escutam. Palavra é instrução, é direção, a palavra vai formando o homem e a mulher que somos. Portanto, se seguimos as palavras a fundo, somos formados de acordo com esses conceitos que o mundo vai formando dentro de nós.
Há uma confusão de palavras no meio de nós; a própria confusão vem das palavras que saem de nós: palavras de maldição, palavras feias, ofensivas, grossas, pornográficas, impuras, sujas. Mas, são palavras que entram pelos nossos ouvidos e saem pela boca e vão para os ouvidos de tantos.
A palavra tem o poder de levantar, de destruir, de iludir, de enganar, mas há uma palavra que tem o poder de salvar, essa é a única palavra que transforma, renova, santifica e faz nova todas as coisas. Muitas vezes, resistimos a ela ou fazemos pouco caso, não colocamos essa palavra como aquilo que ela deve ser, com a primazia que ela deve exercer em nossa vida. Não trata-se de palavras [letras], que lemos, mas, da “Palavra Viva” que é o próprio Cristo Jesus.
“Guardar” quer dizer: viver, introjetar e permitir que as Palavras de Deus transformem, renovem e sejam a palavra da nossa vida, trazê-las no coração, na mente, na boca, em nossas ações.
Às vezes, tudo o que uma pessoa precisa é de uma palavra de conforto, de consolo e, muitas vezes, as pessoas levam até ela, palavras que não consolam e não transformam.
Jesus é a Palavra eterna do Pai, é a Palavra que encarnou-se e está no meio de nós. Guardemos Suas palavras e vivamos delas.
Deus abençoe você!

ReflexãoJesus. “Eu sou” anterior a Abraão
AUTOR: REDAÇÃO  evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje aparece novamente o “Eu sou” de Jesus. Continua no ar a pergunta “Quem és tu?”; de onde vens? A referência que os interlocutores fazem a Deus como Pai, para lá de Abraão, dá ao Senhor a oportunidade de explicar, uma vez mais, com claridade, a sua origem:

Como afirma Jesus, Abraão não apenas remete—para lá dele próprio— a Deus Pai, mas, sobretudo para o futuro, a Jesus, ao Filho: “Abraão vosso pai, saltava de alegria pensando ver chegar o meu dia: viu e encheu-se de alegria”. À objeção dos judeus de que Jesus não poderia ter visto Abraão, responde-lhes: “Antes que nascera Abraão, Eu sou”. “Eu Sou”: aparece outra vez misteriosamente, realçando o simples “Eu sou”, mas agora definido em contraste com o “era” de Abraão.

—Perante o mundo do chegar e do passar, do surgir e do perecer, contrapõe-se o “Eu sou” de Jesus, um modo de ser absolutamente único, que supera todas as categorias humanas.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Tenho consciência de que meus exemplos é que atraem outros à vivência da Fé?
- Já tive oportunidade de defender alguém que foi injustiçado ou caluniado?
- Em minha comunidade procura-se valorizar as pessoas pelas boas obras que realizam?
- Sou daqueles que têm facilidade para jogar pedras nos outros sem ao menos ter conhecimento pleno da realidade dos fatos?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 8,51-59 - Identidade de Jesus
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os internautas,
presentes em todo o mundo:
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente,  o texto: Jo 8,51-59, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
- Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca.eles disseram:
- Agora temos a certeza de que você está dominado por um demônio! Abraão e todos os profetas morreram, mas você diz: "Quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca." Será que você é mais importante do que Abraão, o nosso pai, que morreu? E os profetas também morreram! Quem você pensa que é?
Ele respondeu:
- Se eu elogiasse a mim mesmo, os meus elogios não valeriam nada. Quem me elogia é o meu Pai, o mesmo que vocês dizem que é o Deus de vocês. Vocês nunca conheceram a Deus, mas eu o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei mentiroso como vocês; mas eu o conheço e obedeço ao que ele manda.Abraão, o pai de vocês, ficou alegre ao ver o tempo da minha vinda. Ele viu esse tempo e ficou feliz.
Você não tem nem cinqüenta anos e viu Abraão? - perguntaram eles.
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: antes de Abraão nascer, "EU SOU"! - respondeu Jesus..
Então eles pegaram pedras para atirar em Jesus, mas ele se escondeu e saiu do pátio do Templo..
REFLETINDO
Jesus continua seu diálogo com as autoridades religiosas. Diz que seus ensinamentos, a sua verdade são garantia de vida eterna. E faz a mais clara definição de si: "Eu sou". Ele se declara superior a Abraão. Isto provoca a ira dos resistentes e irredutíveis doutores da Lei. A atitude é de agressão: "pegaram em pedras para atirar em Jesus".
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Ainda hoje, há muitas pessoas que rejeitam a vida plena oferecida por Jesus Cristo. Apegam-se a tantas coisas e a si próprias que , por orgulho e ou auto-suficiência, não aceitam a proposta renovadora de Jesus.
MEDITANDO
Disseram os bispos, em Aparecida: "
"A própria natureza do cristianismo consiste, portanto, em reconhecer a presença de Jesus Cristo e segui-lo. Essa foi a maravilhosa experiência daqueles primeiros discípulos que, encontrando Jesus, ficaram fascinados e cheios de assombro frente a excepcional idade de quem lhes falava, diante da maneira como os tratava, coincidindo com a fome e sede de vida que havia em seus corações. O evangelista João nos deixou por escrito o impacto que a pessoa de Jesus produziu nos primeiros discípulos que o encontraram, João e André.  Tudo começa com uma pergunta: “que procuram?” (Jo 1,38). A essa pergunta seguiu um convite a viver uma experiência: “venham e verão” (Jo 1,39). Esta narração permanecerá na história como síntese única do método cristão."(DAp 244)
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a: 
Oração da CF 2018
Deus e Pai,
nós vos louvamos pelo vosso infinito amor
e vos agradecemos por ter enviado Jesus,
o Filho amado, nosso irmão.
Ele veio trazer paz e fraternidade à terra
e, cheio de ternura e compaixão,
sempre viveu relações repletas
de perdão e misericórdia.
Derrama sobre nós o Espírito Santo,
para que, com o coração convertido,
acolhamos o projeto de Jesus
e sejamos construtores de uma sociedade
justa e sem violência,
para que, no mundo inteiro, cresça
o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.
Amém!
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Meu novo olhar é de acolhimento à vida plena que Jesus me oferece.
Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.