sábado, 18 de junho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Não vos preocupeis com o dia de amanhã. – (Mt 6,24-34)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 18 DE JUNHO de 2022 (sábado) 169º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A MENTE É COMO UM PÁRA-QUEDAS. SÓ FUNCIONA SE ABRI-LO.

(Frank Zappa)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

 DIA INTERNACIONAL DO SUSHI

 DIA NACIONAL DE COMBATE AO RACISMO

 DIA NACIONAL DO QUÍMICO

 DIA DO ORGULHO AUTISTA

 DIA DO PÂNICO

 DIA DO PIQUENIQUE

 DIA DA GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL

 DIA DO TAMBOR-DE-CRIOULA

 DIA DO MALABARISMO

 DIA DO ORGULHO AUTISTA

 DIA DO PESCAR

 DIA DO SURFE

 DIA DA FUNDAÇÃO DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

 DIA DA FUNDAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE QUÍMICA (CFQ) EM BRASÍLIA-DF

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): BASTOS (São Paulo) Marzagão (Goiás) Pão de Açúcar - São Miguel dos Campos (Alagoas) Pato Bragado (Paraná) Erval Velho (Santa Catarina) Ouricuri (Pernambuco)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MURILO SOLER TEIXEIRA (primo - São Paulo /SP) LUIZ GONZAGA DÁRIO (Lions Clube de Pederneiras/SP) LAURA T. KIRITA RODRIGUES (Lions Clube de Bauru Sul /SP) ROSISLEI Ribeiro Silva BREJÃO (Lions Clube de Marilia Nova Geração /SP) JOSÉ EDUARDO ROSA LIMA (Garça /SP)JOÃO VICTOR BELINI (Garça /SP) LUIZ ANTONIO (BUEGA) MELO (Garça /SP) JOSÉ CAMARGO FERNANDES (Votuporanga /SP) LÚCIA HELENA RAMALHO SGANZERLA (Garça /SP) CELSO ALCANTARA CASTELANI (Garça /SP) SUELLEN SOSSOLOTE  (Garça /SP) SILVIA HELENA PERES LOBATO (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MARILIA NOVA GERAÇÃOó2012ó10 ANOS (Distrito LC 8)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE CASSILÂNDIA VALE DO APORÉó1992ó30 ANOS (Distrito LC 8)

 

                                              

 SANTO DO DIA 

SANTO ALEXANDRE DE JERUSALÉM

■ SANTO ANSELMO DE LUCCA

■ SANTO AMANDO

■ SANTO EDUARDO, O MÁRTIR

■ SANTO CIRILO DE JERUSALÉM

■ SANTA ISABEL DE SCHÖNAU

■ SANTA MARINA DE BITINIA

■ SANTA PAULA MÁRTIR

■ SÃO GREGÓRIO JOÃO BARBARIGO

■ SÃO CALÓGERO

■ SÃO CIRÍACO MÁRTIR

■ SÃO LEÔNCIO SOLDADO

■ SÃO MARCELIANO

■ SÃO MARCOS ROMANO

■ BEATA HOSSANA ANDREÁSI

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Ninguém pode servir a dois senhores, ninguém pode servir a Deus e viver como um “pagão”: Ninguém pode servir a dois senhores – Mt 6,24-34

 

Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador! (Sl 26,7.9)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O povo e seus dirigentes correm atrás dos ídolos e abandonam o verdadeiro Deus, que, mesmo assim, se manterá fiel à sua Aliança. Confiemos sempre no Senhor, que sustenta nossa vida e nos sacia com sua graça.

 

– Oração 

 

PAI, CENTRA TODA MINHA VIDA NA BUSCA DO TEU REINO E NA JUSTIÇA QUE DELE VEM, DE FORMA QUE NENHUMA OUTRA PREOCUPAÇÃO POSSA SER IMPORTANTE PARA MIM.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 18 de junho de 2022 sábado da 11ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

  Jesus nos ensina que o apego aos bens deste mundo nos desvia da busca sincera do Reino de Deus.

 

 

1ª Leitura (2Cr 24,17-25) – Mataram Zacarias no pátio do templo do Senhor (cf. Mt 23,35).  Leitura do Segundo Livro das Crônicas:

 

17Depois da morte de Joiada, os chefes de Judá vieram prostrar-se diante do rei Joás, que, atraído por suas lisonjas, se deixou levar por eles. 18Os chefes de Judá abandonaram o templo do Senhor, o Deus de seus pais, e prestaram culto a troncos sagrados e a imagens esculpidas, atraindo a ira divina sobre Judá e Jerusalém por causa desse crime. 19O Senhor mandou-lhes profetas para que se convertessem a ele. Porém, por mais que estes protestassem, não lhe queriam dar ouvidos. 20Então o espírito de Deus apoderou-se de Zacarias, filho do sacerdote Joiada, e ele apresentou-se ao povo e disse: “Assim fala Deus: Por que transgredis os preceitos do Senhor? Isso não vos será de nenhum proveito. Porque abandonastes o Senhor, ele também vos abandonará”. 21Eles, porém, conspiraram contra Zacarias e mataram-no à pedrada por ordem do rei, no pátio do templo do Senhor. 22O rei Joás não se lembrou do bem que Joiada, pai do profeta, lhe tinha feito e matou o seu filho. Zacarias, ao morrer, disse: “Que o Senhor veja e faça justiça!” 23Ao cabo de um ano, o exército da Síria marchou contra Joás, invadiu Judá e Jerusalém, massacrou os chefes do povo e enviou toda presa de guerra ao rei de Damasco. 24Na verdade, o exército da Síria veio com poucos homens, mas o Senhor entregou nas mãos deles um exército enorme, porque Judá tinha abandonado o Senhor, o Deus de seus pais. Assim, os sírios fizeram justiça contra Joás. 25Quando eles se retiraram, deixando-o gravemente enfermo, seus homens conspiraram contra ele, para vingar o filho do sacerdote Joiada, e mataram-no em seu leito. Ele morreu e foi sepultado na cidade de Davi, mas não no sepulcro dos reis.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 89(88)

 

Guardarei eternamente para ele a minha graça!

 

 

– 18 de junho de 2022 sábado da 11ª Semana Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Não vos preocupeis com o dia de amanhã.   (Mt 6,24-34)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, / para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos / mediante sua pobreza (2Cor 8,9).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“Ninguém pode servir a dois senhores, pois ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. 25Por isso eu vos digo, não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? 27Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida só pelo fato de se preocupar com isso? 28E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29Porém eu vos digo, nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? 31Portanto, não vos preocupeis, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir?’ 32Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 33Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

11º SÁBADO TC – C

 

Mateus 6,24-25.33-34: Disse Jesus aos seus discípulos: “Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vestir... Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas”.

 

Jesus, o Sermão da montanha, onde o senhor proclamou as Bem-aventuranças, como ponto de partida de toda a sua mensagem, apresenta um projeto de vida pessoal e social, que entra em contradição direta com os projetos deste mundo.

Ao dizer que são bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus, o senhor se posiciona contra toda ganância, avareza e cobiça material. Por isso, a loucura de ‘juntar tesouros na terra’, tem dividido a humanidade entre aqueles que procuram servir a Deus, como meta final das suas vidas, e aqueles que servem ao dinheiro, como objetivo principal de toda a existência, um ídolo a ser adorado.

Diante do seu Evangelho, são duas realidades incompatíveis, porque é impossível amar e dedicar-se a ambos ao mesmo tempo.

Por isso, a preocupação demasiada com objetos, coisas, comidas, roupas e todo tipo de bens sacrifica o próprio gosto de viver e de conviver, alimentando invejas, competições e desigualdades.

E toda a nossa economia mundial, estruturada sobre o lucro sem limites, tem sido um ídolo cruel, diante do qual são sacrificadas milhões de vidas humanas e a vida da própria terra.

 

Senhor, suas palavras continuam sendo desafiadoras em nossos dias, quando vemos um mundo incapaz de garantir o direito de sobrevivência de todas as pessoas, porque favorece a uma minoria ‘juntar tesouros na terra’.

Para ‘juntar tesouros no céu’, é preciso amar Deus sobre todas as coisas, deixar que Ele reine em nossos corações, e fazer uma opção fundamental de renúncia à ganância material.

Por isso, o senhor nos pede que nos ocupemos com amor do dia de hoje, sem uma preocupação doentia com o que vamos ter ou adquirir amanhã.

 Essa é a sabedoria de vida, que nos faz ter fome e sede de justiça, e praticar a solidariedade e a partilha, para que jamais falte o necessário para a vida de todos.

Somente os gestos de amor jamais devem ser adiados para amanhã.

 

Maria santíssima, junto com seu esposo José e seu Filho Jesus, a senhora teve uma vida digna em Nazaré, satisfeita com o necessário para cada dia, e sem ambições desmedidas para o amanhã. Ensine-nos a rezar com sinceridade no Pai-nosso: “O pão nosso de cada dia nos dai hoje...” Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus é claro, não é possível servir ao “senhor dinheiro” e ao “Senhor Deus” ao mesmo tempo. Ele alerta sobre o perigo da idolatria ao dinheiro e à riqueza. Com suas palavras, o Mestre não ensina uma confiança passiva na providência nem o desprezo às necessidades materiais, mas propõe que se procure na vida o que é essencial e não se descuide daquilo que é fundamental, a justiça do Reino de Deus. É natural a constante preocupação do povo por melhores condições de vida e é normal também a preocupação dos pais pelo futuro dos filhos. O ensinamento de Jesus está dentro do sermão da montanha, que propõe uma hierarquia de valores de acordo com o Evangelho. Dessa hierarquia de valores, o Mestre não exclui nenhuma das responsabilidades da pessoa no cuidado com a natureza, na transformação da sociedade e no empenho com sua própria história.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 6,24-34 - "O Pai cuida... confie!"

 

Oração Inicial

 

A mensagem que o Senhor nos apresenta no Evangelho de hoje é muito clara: ninguém pode servir a dois senhores, ninguém pode servir a Deus e viver como um “pagão”. Também é um convite a confiarmos na providência do Pai, que sabe do que precisamos. A vida tem suas exigências indispensáveis, mas por mais legítimas que sejam, não devem sufocar o sopro amoroso de Deus Pai/Mãe, que nutre nosso espírito.

 

Peçamos: Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos salvação, cura e confiança plena.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

 

1. Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje Jesus nos convida a viver a fé cristã sem ambiguidades. Observe, pontue, o que é que, em nossa condição humana, barganha com Deus o protagonismo querendo impor-se sobre tudo e sobre todos.

 

“Muitos irmãos converteram-se ao ouvir essa passagem do Evangelho. Santos como São Francisco de Assis, ao ouvi-la, sentiram-se convocados a uma vida de simplicidade e essencialidade. O excesso de preocupação com a sobrevivência, com os bens materiais – coisas necessárias –, acarreta estresse, insônia, doenças cardíacas, entre outros males. O ensinamento de Jesus é claro: não fazer do dinheiro um deus. E perceber a providência de Deus na vida de simplicidade e essencialidade dos que dele dependem inteiramente, como os pássaros do céu e os lírios do campo. Certo, tem-se de trabalhar para ganhar o pão de cada dia. Mas sem imaginar que tudo depende de nosso esforço e de nossa conquista”.

 

2. Meditação (Caminho)

A fé cristã vivida como opção livre do fiel não admite ambiguidade, não admite dois senhores que determinem a vida da pessoa.

Quem é o senhor da sua vida? Há, em você, algo que reivindica o lugar de Deus?

Como ressoam em seu coração as palavras de Jesus: “Quem de vós pode, com sua preocupação, acrescentar um só dia à duração de sua vida”? Você confia no fato de que Deus conhece suas necessidades e, qual Pai atencioso, nos atende em tudo que precisamos.

 

3.Oração (Vida)

Deixe seu coração falar com Deus.

Agradeça o dom da vida e exponha-lhe suas preocupações. Fale com Deus das fragilidades humanas (lembre as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo) e peça a graça de crescer sempre mais na intimidade e confiança nele.

 

Se desejar, conclua rezando: “Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a Vós os nossos corações, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida. Fazei que, fiéis às promessas do batismo, vivamos, com coerência, a nossa fé, testemunhando com solicitude a vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho. Jesus, poder e sabedoria de Deus, acendei em nós o amor à Sagrada Escritura, onde ressoa a voz do Pai, que ilumina e abrasa, nutre e consola. Vós que nos destes como regra de vida o mandamento novo do amor, tornai-nos construtores de um mundo solidário, onde a guerra seja suplantada pela paz, a cultura da morte, pelo empenho em favor da vida. Amém” (São João Paulo II).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O discípulo deve rejeitar a ambiguidade e viver a sua vida responsavelmente e, ao mesmo tempo, na confiança em Deus.

Identifique o sentimento que predomina em seu coração neste momento. O que o Senhor lhe pede para viver?

 

Bênção

 

 

“Aos irmãos, a paz, o amor e a fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.

A graça esteja com todos aqueles que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor perene.” (Ef 6,23-24)