sexta-feira, 4 de março de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Dias virão em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão. – (Mt 9,14-15)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e A MULHER

 GARÇA/SP, 04 DE MARÇO de 2022 (sexta-feira) 063º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NA PLENITUDE DA FELICIDADE, CADA DIA É UMA VIDA INTEIRA."

(Johann Goethe)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL

DIA INTERNACIONAL DA INDÚSTRIA DE "SCRAPBOOKING"

DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA NO RÁDIO E NA TV

DIA DA APRECIAÇÃO DO EMPREGADO

DIA DO COMBATE À OBESIDADE

DIA DA EXPERIÊNCIA SAGRADA

DIA DA ORAÇÃO

DIA DA FUNDAÇÃO DA CIDADE ADMINISTRATIVA DE MINAS GERAIS EM BELO HORIZONTE

DIA DA FUNDAÇÃO DO ESTÁDIO JORNALISTA EDGAR PROENÇA (MANGUEIRÃO) EM BELÉM-PA

SEMANA ESTADUAL (SP) DE PREVENÇÃO E COMBATE À OSTEOPOROSE (1 a 7/3)

 SEMANA ESTADUAL (SP) DA MULHER (2 A 8/3)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Queluz (São Paulo) Pedro Osório (Rio Grande do Sul) Santa Terezinha (Mato Grosso) Pindobaçu (Bahia)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOSÉ LUIZ BASSETTI (Eq 01 “ENS do PERPÉTUO SOCORRO” Setor de Garça /SP)BRUNO DE ALENCAR ALVES (filho Nely e Dimas da Eq 12 ENS Setor de Garça /SP)SERGIO MENDES ESPINHA (Empresário-Álvaro de Carvalho /SP)CELIA MARIA GIANSANTE LEAL (Lions Clube de TUPÃ /SP)EDUARDO ANTONIO ALCÂNTARA SILVA (DLC3-Lions Clube de Campinas Metrópole /SP) VICTOR ANDRADE CHAGAS DE ANDRADE (filho DG Tiago-DLC5-Lions Clube de Mococa /SP)ANTÔNIO ALMEIDA (Lions Clube de Araruama /RJ) CELIA REGINA SOARES (Santander - Garça /SP) REGINA CELIA SOARES (Banco do Brasil - Garça /SP)JOSÉ PEDRO DOS SANTOS SOARES (Vereador - Garça /SP)JANE TRAVAINI BARBOSA (Bauru /SP)ALICE LAVINIA TERASSI DOS SANTOS (filha da Tamires-Gália /SP)DOMI MATIAS (irmã da Mel-Garça /SP)NAIR RAMOS (Garça /SP)NILTON MIRANDA FILHO (Garça /SP)CESAR AUGUSTO SALESSE (Garça /SP)LUZIA PALARO (Boraceia /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO CASIMIRo

SÃO Giovanni Farina

SANTO ADRIANO

BEATO HUMBERTO III

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia : Jejum, ou qualquer sacrifício que não esteja ligado à conversão, não é agradável a Deus: Por que os teus discípulos não jejuam? – Mt 9,14-15

 

 

O Senhor me ouviu e teve compaixão. O Senhor se tornou o meu amparo (Sl 29,11).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A Deus não agrada o jejum que não converte um coração áspero e fechado ao bem do próximo. Caminhando dia a dia na companhia de Cristo, escolhamos atitudes que favoreçam o bom relacionamento entre todos.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE ENTREGAR-ME TOTALMENTE AO SERVIÇO DO REINO, SEM ESPERAR OUTRA RECOMPENSA ALÉM DE SABER-ME AMADO POR TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, assisti com vossa bondade a penitência que iniciamos, para que vivamos interiormente as práticas externas da Quaresma. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 04 de março de 2022 - Sexta-feira depois das Cinzas da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

 O verdadeiro encontro com Jesus não se baseia em observâncias rituais ou no distanciamento do mundo, mas funda-se na confiança e na sincera amizade com ele, vividas num caminho de justiça e solidariedade.

 

1ª Leitura (Is 58,1-9a) – Acaso é este o jejum que aprecio?  Leitura do Livro do Profeta Isaías.:

 

Assim fala o Senhor Deus: 1“Grita forte, sem cessar, levanta a voz como trombeta e denuncia os crimes do meu povo e os pecados da casa de Jacó. 2Buscam-me cada dia e desejam conhecer meus propósitos, como gente que pratica a justiça e não abandonou a lei de Deus. Exigem de mim julgamentos justos e querem estar na proximidade de Deus: 3‘Por que não te regozijaste quando jejuávamos e o ignoraste quando nos humilhávamos?’ É porque, no dia do vosso jejum, tratais de negócios e oprimis os vossos empregados. 4É porque, ao mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e brigas e agressões impiedosas. Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu. 5Acaso é esse jejum que aprecio, o dia em que uma pessoa se mortifica? Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco e de deitar-se em saco e sobre cinza? Acaso chamas a isso jejum, dia grato ao Senhor? 6Acaso o jejum que prefiro não é outro: quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição? 7Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares um nu, cobre-o e não desprezes a tua carne. 8Então brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. 9Então invocarás o Senhor, e ele te atenderá, pedirás socorro e ele dirá: ‘Eis-me aqui'”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 51(50)

 

Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

 

 

– 04 de março de 2022 - Sexta-feira depois das Cinzas da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Dias virão em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão.  (Mt 9,14-15)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Buscai o bem, não o mal, pois assim vivereis; / então o Senhor, nosso Deus, convosco estará! (Am 5,14) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

SEXTA-FEIRA DEPOIS DAS CINZAS

CF 2022: Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26)

 

“Os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: - Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não? Disse-lhes Jesus: - Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”

(Mateus 9,14-15).

 

Jesus, há pessoas que julgam que, para ser bom religioso, é preciso fazer contínuas penitências, jejuar muito, e rezar por horas seguidas.

Para muitos, ainda o medo religioso supera o amor na sua relação com Deus.

No entanto, o senhor, sendo o próprio Deus encarnado, vivia normalmente, trabalhava como todo mundo, gostava de se reunir com as pessoas, saía ao encontro de todos, sem acepção de pessoas, multiplicava os pães e os peixes, para ninguém passar fome, e aceitava os convites para participar de uma refeição e até de festas de casamentos.

Assim, o senhor nos ensinou que Deus fica feliz quando vivemos a nossa vida com gosto, somos agradecidos, cumprimos nossa missão de cada dia com dedicação, partilhamos o pouco ou o muito que temos, e damos valor aos nossos momentos de encontro fraterno com as pessoas.

É a fidelidade a essa vida normal, ainda que custe, por vezes, sacrifícios, perdão e força de superação, que nos torna membros do seu Reino.

Jejuns e penitências não têm nenhum valor em si mesmos, a não ser quando nos estimulam a superar aquilo que pode contaminar a beleza da nossa vivência e convivência, separando-nos do senhor e do próximo.

O senhor compara a sua presença conosco a uma imensa festa de casamento, na qual o senhor é o noivo, que continua realizando a união entre o divino e o humano.

Foi assim nas bodas de Caná, e é assim agora, através dos sinais sacramentais, Como os fariseus, hoje ainda há muita gente que não acolhe a sua mensagem e vive num jejum interminável de fé, de esperança e de amor.

 

Senhor, a Quaresma nos convida a retomar a graça do nosso batismo, a alegria de termos sido adotados como filhos e filhas de Deus, e de tê-lo como nosso Irmão e Salvador.

 

Que a luz e a beleza da sua graça renovem  a veste interior do nosso batismo, que a vela da nossa fé se reacenda no Círio pascal da sua Ressurreição, e que possamos seguir em frente, na certeza de uma vitória, que o senhor já conquistou para todos nós.    

 

Maria santíssima, rainha da paz, a senhora nos protegeu do corona vírus, que nos custou tantas perdas.

Não permita que a guerra roube a alegria de viver de tantas famílias e de tantas crianças nos dias de hoje.

Interceda pela paz na Ucrânia e em todo mundo. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus é muito prático em seus ensinamentos e tem plena consciência de quem ele é e do que está realizando. Jesus é o noivo, e seus discípulos precisam aproveitar sua presença ao máximo. Assim, vão aprender dele como devem agir para que o Reino aconteça entre as pessoas; porém, chegará o momento em que Jesus não estará mais presente e, mesmo assim, a missão deve seguir adiante. Nesse momento, os discípulos vão jejuar porque a realidade exigirá isso deles. Noutras palavras, não deveríamos fazer as coisas simplesmente por fazer ou por tradição ou por ouvir dizer; deveríamos aprofundar o sentido do nosso fazer e compreender as motivações que nos fazem tomar esse ou aquele caminho. É preciso dar atenção ao aqui e agora, para que nossa resposta de fé seja coerente e condizente com o momento vivido.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 9,14-15 - Estar com Jesus é uma festa!

 

Oração Inicial


A Palavra de Deus meditada e confrontada com a própria vida, nos revela o quanto somos amados por Deus e a imensidão da sua misericórdia para conosco. Ao mesmo tempo, o encontro com a Palavra desvenda também os julgamentos que habita no coração humano.

 

Oro: Cada vez que eu venho, para te falar, na verdade eu venho para te escutar. Fala-me da Vida, preciso te escutar! Fala da Verdade, que vai me libertar!

 

1. Leitura (Verdade)

Após a leitura do Evangelho, procure silenciar por alguns instantes para recordar as palavras lidas. Faça uma segunda leitura pausadamente e se detenha nas palavras que chamaram a sua atenção durante a leitura. Repita essas palavras.

 

“O jejum é uma prática da Quaresma. Todas as sextas-feiras do ano, lembramos a paixão e morte de Jesus. Assim, neste dia, rezamos os mistérios dolorosos no Terço Mariano e procuramos fazer algum gesto penitencial. Esta é a primeira sexta-feira da Quaresma e, durante esse período, neste dia da semana a Igreja nos orienta a fazer abstinência de carne. É um modo de fazer penitência, por meio da qual nos unimos ao padecimento de Cristo e dos irmãos. A penitência (o jejum, a abstinência de carne ou de outras coisas como cigarro, televisão etc.) também nos educa, nos fortalece em nossas opções, e com ela exercitamos a caridade e a solidariedade.”

 

2. Meditação (Caminho)

Vamos trazer o texto para nossa vida. Como compreendo as palavras de Jesus no Evangelho de hoje? Esta realidade está presente em nossa sociedade? Quais são as práticas que nos afastam da amizade com Deus? Será a comida, o sexo, os bens materiais ou a forma como vivenciamos essas realidades?

 

 

3.Oração (Vida)

Feche os olhos e traga ao Senhor as pessoas que vieram à sua mente durante a Leitura orante. Reze por elas e por você. Reze por tantos irmãos que vivem situações extremas de fome, miséria e exclusão. Reze: “Ó Pai, alegria e esperança de vosso povo, vós conduzis a Igreja, servidora da vida, nos caminhos da história. A exemplo de Jesus Cristo e ouvindo sua palavra que chama à conversão, seja vossa Igreja testemunha viva de fraternidade e de liberdade, de justiça e de paz. Enviai o vosso Espírito da verdade para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso. Amém.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Com suas palavras, Jesus procurava tocar os sentimentos das pessoas e assim despertar para uma mudança. Que sentimentos este texto despertou em mim? Qual é o apelo que desejo colocar em prática?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.