terça-feira, 12 de abril de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Um de vós me entregará... O galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes. – (Jo 13,21-33.36-38)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L – MARROM - MÊS DE ALERTA SOBRE DOENÇAS QUE PODEM LEVAR À CEGUEIRA

 GARÇA/SP, 12 DE abril de 2022 (terça-feira) 102º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O DISCERNIMENTO CONSISTE EM SABER ATÉ ONDE SE PODE IR.”

(Jean Cocteau)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA PARTEIRA

DIA DO MÉDICO OBSTRETA

DIA Nacional do Humorista

DIA INTERNACIONAL DO VÔO ESPACIAL Tripulado dos HUMANOS

DIA do Serviço DA INTENDÊNCIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Dia do Corpo de Engenheiros e Técnicos Navais da Marinha

Dia da Carta Régia

Dia do Cosmonauta

Dia do Pracinha

Dia do Ar

Dia do Vento Forte

Dia da Fundação do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães em Mato Grosso

Dia da Fundação da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB)

Dia da Fundação do Estádio Fredis Saldivar (Douradão) em Dourados-MS

Dia da Fundação do América Futebol Clube de Paulista-PE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): São Pedro (São Paulo) Erval Seco (Rio Grande do Sul) Porto Calvo (Alagoas) Bocaiúva do Sul  - Guarapuava (Paraná) Bonito (Pernambuco)AiquaraDário Meira -  Gongogi - Licínio de Almeida - Presidente Dutra - Serra Dourada (Bahia)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: AHRON PEREIRA (primo-Garça/SP) GIOVANNA ‘Gigi’ SOUZA FREITAS (filha da Rejane e Hélio – neta da Lucia-Garça /SP) MARCO ANTONIO ZAPAROLLI (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio /SP) ANTONIO THEODORO DE  CARVALHO (Lions Clube de Mirandópolis /SP) CARLOS EDUARDO CASSIANO (Lions Clube de Andradina Sul /SP) PDG LUIZ GONZAGA FORSTER (DLC1-Lions Clube de Volta Redonda Cidade do Aço /RJ) PATRICIA GARCIA DOS SANTOS RAFAEL (Garça/SP) JACOB SILVA (Pai do Padre Marcos-Garça /SP)  HARLEI JERÔNIMO ALMEIDA SANTANA (Dataplace-Garça /SP) DANILO MONTEIRO CIARDELLA (Marilia /SP)ISSEI SAKAMOTO (Marilia /SP) ELIZABETH DE CASSIA BARBOSA CARRARO (Marilia /SP) ABRÃO FADLALA SAAD NETO (Garça /SP) Dionisio Ribeiro (Garça/SP) ANDRÉA DE OLIVEIRA MATTIOLI(Garça /SP) ROSA MARIA SILVA GUANAES (Garça / SP) DEDÉ MeSSICi (São José do Rio Preto/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ROZELY GABANA PADILHA SILVA e PEDRO LUIZ RODELLA SILVAó1985ó37 ANOS (EQ 04 ENS de Lourdes do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

Nossa Senhora da Divina Revelação

SANTA TERESA

SÃO JULIO I

SÃO Giuseppe MOSCATI

SÃO VICTOr de Braga

SÃO Zenão de Verona

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: A traição é a negação do amor. Jesus foi traído por Judas Iscariotes. A traição é uma ruptura da comunhão com Cristo e com a comunidade: Para onde eu vou, não podes seguir-me agora – Jo 13,21-33.36-38

 

 

Não me deixeis, Senhor, à mercê de meus adversários, pois contra mim se levantaram testemunhas falsas, mas volta-se contra eles a sua iniquidade (Sl 26,12).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Desde o ventre materno, somos amados por Deus e escolhidos por ele para uma missão. Vigiemos para sermos fiéis ao amor do Pai e não trair a confiança dele em nós.

 

– Oração 

 

PAI, TIRA DE MIM TODA MALÍCIA QUE ME IMPEDE DE COMPREENDER, EM PROFUNDIDADE, OS GESTOS DE JESUS, O QUAL SE FEZ POBRE ENTRE OS POBRES, E MORREU COMO UM DELES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos celebrar de tal modo os mistérios da paixão do Senhor, que possamos alcançar vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 12 de abril de 2022 - 3ª-feira da Semana Santa da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

  Somos luz para as pessoas à medida que nos mantemos fiéis ao amor de Deus; tornamo-nos, porém, trevas quando negamos ou traímos esse amor.

 

 

1ª Leitura (Is 49,1-6) – Eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra. (2º canto do Servo do Senhor)  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

1Nações marinhas, ouvi-me; povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer; desde o ventre de minha mãe, ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me: “Tu és o meu servo, Israel, em quem serei glorificado”. 4E eu disse: “Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa”. 5E, agora, diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor, esta é a minha glória. 6Disse ele: “Não basta seres meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até os confins da terra”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 71(70)

 

Minha boca anunciará vossa justiça

 

 

– 12 de abril de 2022 - 3ª-feira da Semana Santa da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Um de vós me entregará... O galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes.  (Jo 13,21-33.36-38)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Honra, glória, poder e louvor / a Jesus, nosso Deus e Senhor!

 

Salve, nosso rei, somente vós / tendes compaixão dos nossos erros.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 21Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. 22Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando. 23Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. 24Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. 25Então o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?” 26Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27Depois do pedaço de pão, satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”. 28Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 29Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: “Compra o que precisamos para a festa” ou que desse alguma coisa aos pobres. 30Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite. 31Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo e o glorificará logo. 33Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir'”. 36Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas me seguirás mais tarde”. 37Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” 38Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo, o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

TERÇA-FEIRA SANTA – C:

 

“Estando à mesa com seus discípulos, Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: - Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará. Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando... Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: - O que tens a fazer, executa-o depressa”.

(João 13,21-22.26-27).

 

Senhor, sempre olhamos a sua paixão e morte a partir dos sofrimentos físicos que dilaceraram o seu corpo e culminaram com a sua crucifixão.

No entanto, quase nunca imaginamos as dores profundas que lhe penetraram o coração e feriram-lhe a alma, desde a rejeição e a difamação, as calúnias e as injustiças, o abandono dos seus discípulos, a negação de Pedro até a traição de Judas.

Ao redor da mesa, olhando para aquele grupo de discípulos, a tristeza que sentiu por Judas o invadiu profundamente, a tal ponto que sentiu necessidade de partilhar com seus amigos. Senhor é difícil compreender como foi possível a um dos seus apóstolos ter chegado à traição, após tê-lo seguido de perto.

Parece que a ganância por dinheiro foi corroendo Judas ao longo do tempo, e foi mais forte do que a sua amizade e a sua mensagem.

Desviava parte da economia comum do seu grupo até sentir-se atraído por apenas 30 moedas de prata.

Sua ganância gerou a mentira e o fingimento, seguindo-o na aparência, sem acreditar no Reino que o senhor anunciava.

O senhor tentou alertá-lo até o último momento, mas sua decisão de entregá-lo às autoridades já estava tomada.

Ao longo do tempo, Judas foi abrindo a porta para Satanás, que ocupou o seu lugar em sua consciência.

 

Senhor, nós também corremos o risco de entristecer profundamente o seu coração, não por atos de violência contra o senhor, mas por pequenos gestos de infidelidade aos seus ensinamentos.

Não permita jamais que cheguemos à negação, como Pedro, e muito menos à traição, como Judas.

Dê-nos a humildade de suplicar pela sua graça e perdão, quando nos sentimos tentados e, por vezes, caímos. 

 

Maria santíssima, Mãe da perseverança, consiga para nós a graça da perseverança no seguimento do seu Filho, socorra-nos nas tentações de infidelidade, e não permita jamais que cheguemos a trair a fé que recebemos em nosso Batismo. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Algumas presenças tornam-se relevantes nestes últimos momentos da vida de Jesus. Vimos, no Evangelho apresentado ontem, o contraponto estabelecido entre Maria – a irmã de Lázaro – e Judas. Hoje, sem dúvida, as figuras de Judas e Pedro ganham destaque. Ambos são, de algum modo, alertados pelo próprio Jesus quanto à postura de infidelidade que assumirão. Judas vai trair o Mestre e entregá-lo aos judeus; Pedro, por vez, vai negá-lo. Muitas interpretações poderiam ser feitas em relação a um e outro discípulo; contudo, poderíamos simplificar dizendo que se trata da condição humana. Noutras palavras, poderíamos dizer que a fragilidade humana não nos permite que sejamos plenos o tempo todo. Nossas imperfeições e debilidades nos levam a não compreender os projetos de Deus e, por isso, somos capazes de trair e negar o que é tão pleno e intenso. Como sabemos, em alguns casos é possível a retomada da própria caminhada; já noutras situações, a caminhada encontra o seu fim. Sim! Devemos assumir as consequências de nossas escolhas.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 13,21-33.36-38 - SEMANA SANTA - Carinho para com o traidor! É possível!?

 

Oração Inicial


Acalmo meu ser e procuro apresentar-me ao Senhor sem máscaras ou justificativas. Em profunda comunhão com o Mestre rezo:

Livrai-me, Senhor, de todas as minhas maldades, vede minha fraqueza e perdoai todos os meus pecados. Meu Senhor e meu Pai! Enviai vosso Santo Espírito para que eu compreenda e acolha a vossa Santa Palavra! Que eu vos conheça e vos faça conhecer, vos ame e vos faça amar, Vos sirva e vos faça servir, Vos louve e vos faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

 

“Ó Espírito Santo, luz que ilumina a escuridão, vem nos iluminar. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observo os personagens, os verbos tão expressivos neste texto. Como a Palavra de Jesus ilumina minha confiança em Deus?

 

“Quase todo mundo já passou por alguma traição. A traição é a negação do amor. Jesus foi traído por Judas Iscariotes. Mas não só. Os discípulos que, por medo, o deixaram só, na paixão, de alguma forma o decepcionaram. Pedro, negando conhecê-lo ou pertencer ao grupo, também traiu o Mestre e amigo, a quem tinha prometido defender com a própria vida. Jesus sabia que Judas o trairia. Falou disso claramente na ceia: “Um de vós me entregará”. Falou do pecado, mas não expôs o pecador, nem lhe negou a participação na ceia da Páscoa; até lhe deu um pedaço de pão umedecido no molho… Talvez uma forma de reafirmar a comunhão com ele. A traição é uma ruptura da comunhão com Cristo e com a comunidade.”

 

2. Meditação (Caminho)

A tradição atribui a João a condição de discípulo amado. Não se trata de um amor de predileção da parte de Jesus, que amaria mais a este e menos aos outros. É uma atitude que significa que o Evangelho é pregado no amor do Pai a seu Filho Jesus e de Jesus para os que o acolhem. Todos temos o privilégio de um amor absoluto e exclusivo. Deus não sabe amar menos, ele ama de maneira infinita.

Quais são minhas perguntas para Jesus hoje?

Eu sou um cristão, uma cristã envolvida com o projeto do Pai?

 

 

3.Oração (Vida)

Hoje rezo com o salmista:

“Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.

Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal. Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor. Você não temerá o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.

Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá. Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios. Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda. Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra. Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente.

“Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome. Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra. Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação.” (Sl 91)

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

É preciso uma decisão constante de viver segundo os ensinamentos de Jesus. O que me proponho viver hoje como um passo de fidelidade ao mestre?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.