quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–João é o mensageiro que prepara o caminho do Senhor. – (Lc 7,24-30)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 D E Z E M B R O – MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 16 DE DEZEMBRO de 2021 (quinta-feira) 350 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

ENTRE AS DIFICULDADES, ESCONDEM-SE AS OPORTUNIDADES."

(Albert Einstein)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO RESERVISTA

DIA DO Teatro Amador

DIA da Levitação

DIA DO Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

DIA DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

DIA da Fundação da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Fortaleza

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Caicó (Rio Grande do Norte) Osório (Rio Grande do Sul) Santana (Bahia) Juranda - São Carlos do Ivaí  (Paraná) Descanso (Santa Catarina) Alto Paraguai (Mato Grosso) Rio Verde de Mato Grosso (Mato Grosso do Sul) Barra de São Miguel (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DORIVAL CHICARELLI (m/cunhado GARÇA /SP) ROBERTO BARROS ARANHA (sobrinho/afilhado-Bauru /SP) ALETHEIA TEIXEIRA RODRIGUES (PRIMA-Bauru /SP) Padre MARCOS CESÁRIO DA SILVA (SCE da Equipe Nossa Sra. REAINHA DA PAZ-Setor de Garça-Pároco de Santa Rita de Cássia de Marília e Coordenador Diocesano de Pastoral /SP) MATHEUS JOSÉ CUZATO MANCUSO (Psicologo Garça /SP) ELAINE RAQUEL NORONHA (Garça /SP) Luiz Henrique Cardoso (Garça /SP) JAIRO JOSÉ DE CASTRO (Garça /SP)SOLENE MARIA BARBOSA (Garça /SP)  OSVALDO SATOSHI SHINYASHIKI (Garça /SP) MARCELO DE OLIVEIRA FAGUNDES (Garça /SP) AILSON FEITOSA CARVALHO (Lions Clube de Natal /RN) ADRIANO BARBOSA GONÇALVES  (Lions Clube de Herculandia /SP) Ana Lúcia Castilho  (Lions Clube de Cafelândia Renascer /SP) Eduarda Ramos  (Leo Clube de TUPÃ /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: TATIANA APARECIDA LOPES GARCIA CAVALCANTI e WILLIAM PEREIRA CAVALCANTIó2011ó10 ANOSó (ela: Macrocontábil Conessa; ele: PM Bombeiro-Garça /SP)MARLY PEREIRA DE AMORIM e NIEL CORREIA DE AMORIMó1989ó32 ANOSó(amigos Garça /SP)MARIA FERNANDA TONON MELO HAMZE e AHMAD HAMZEó2018ó03 ANOSó(amigos-Garça /SP) ANA MARIA GUILHERME GONÇALVES e JOÃO GONÇALVES (Lions Clube de Marilia /SP)CARLA SANTANA MENDES e OSVALDO  TEIXEIRA MENDES FILHO ó2000ó21 ANOSó(Lions Clube de Mirandópolis /SP) 

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE TUPÃ CURUMIMó1988ó33 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTA Adelaide da Itália

■ São Davi

■ São José Moscat i Vives

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Que fostes ver no deserto? – Lc 7,24-30

 

 

Estais perto, Senhor, e todos os vossos caminhos são verdadeiros. Desde muito aprendi que vossa aliança foi estabelecida para sempre (Sl 118,151s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Os verdadeiros profetas mostram Deus bem próximo de nós, cheio de ternura e compaixão. Acolhamos o Senhor, que tem o poder de transformar nosso pranto em festa e nos convida a reconhecer sua justiça atuante no mundo.

 

– Oração 

 

PAI, QUE O TESTEMUNHO FULGURANTE DE JOÃO BATISTA SIRVA DE INSPIRAÇÃO PARA MINHA ADESÃO AO TEU REINO. QUE JAMAIS ME FALTEM A FIRMEZA E O DESPOJAMENTO DO PRECURSOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor nosso Deus, somos servos indignos e reconhecemos com tristeza as nossas faltas. Dai-nos a alegria do advento do vosso Filho que vem para nos salvar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                        16 de dezembro de 2021 5ª feira da 3ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

João Batista é o mensageiro de uma nova realidade, mas Jesus é o Deus em pessoa que realiza seu plano de salvação em favor da humanidade. 

 

1ª Leitura (Is 54,1-10) – Como a mulher abandonada o Senhor te chamou.  Leitura do Livro do Profeta Isaías

 

1Alegra-te, ó estéril, que nunca foste mãe, exulta e regozija-te, tu que nunca deste à luz; os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os filhos da bem-casada, diz o Senhor. 2Alarga o espaço de tua tenda e distende bastante as peles das tuas barracas; usa cordas bem longas e finca as estacas com segurança. 3Farás expansão para um lado e para outro, e tua posteridade receberá em herança as nações que povoarão cidades abandonadas. 4Não tenhas medo, pois não sofrerás afronta alguma; nem te perturbes, pois não tens de que te envergonhar; esquecerás a vergonha sofrida na juventude e não te recordarás mais da humilhação da viuvez. 5Teu esposo é aquele que te criou, seu nome é Senhor dos exércitos; teu redentor, o santo de Israel, chama-se Deus de toda a terra. 6O Senhor te chamou, como a mulher abandonada e de alma aflita; como a esposa repudiada na mocidade, falou o teu Deus. 7Por um breve instante eu te abandonei, mas com imensa compaixão volto a acolher-te. 8Num momento de indignação, por um pouco ocultei de ti minha face, mas com misericórdia eterna compadeci-me de ti, diz teu salvador, o Senhor. 9Como fiz nos dias de Noé, a quem jurei nunca mais inundar a terra, assim juro que não me irritarei contra ti nem te farei ameaças. 10Podem os montes recuar e as colinas abalar-se, mas minha misericórdia não se apartará de ti, nada fará mudar a aliança de minha paz, diz o teu misericordioso Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 30(29)

 

Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!

 

 

– 16 de dezembro de 2021 5ª feira da 3ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

João é o mensageiro que prepara o caminho do Senhor.  (Lc 7,24-30)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas! / Toda carne há de ver a salvação que vem de Deus! (Lc 3,4.6) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

24Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 25O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. 26Então, o que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. 27É de João que está escrito: ‘Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti’. 28Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele”. 29Todo o povo ouviu, e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus e receberam o batismo de João. 30Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A graça de Deus desperta o seu coração para a conversão”

 

“Os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus”

(Lucas 7,30).

O que nós ouvimos hoje da ação de João, preparando os corações para receber Jesus, nos traz alegria e esperança, porque João é o maior dos profetas, é o último dos profetas do Antigo Testamento e o primeiro dos profetas do Novo Testamento. É ele quem abre as portas para o tempo novo, o tempo da graça, para que Jesus chegue até nós. Mas é preciso que o coração se prepare, é preciso que o coração desça da soberba e do orgulho para, humildemente, mergulhar na graça de Deus através da penitência, através do reconhecimento dos pecados, para que a graça seja nova em nossa vida.

 

Do outro lado, o Evangelho nos mostra a dureza dos fariseus e dos mestres da Lei, os quais não só rejeitaram o batismo de João, mas rejeitaram a graça de Deus. E rejeitar a graça de Deus, como nos mostra a Palavra, é tornar inútil e infrutífero o projeto de Deus na nossa própria vida.

 

“Rejeitamos a graça de Deus que vem ao nosso encontro, porque ficamos fechados nas nossas convicções”

 

Homens religiosos como eram, conhecedores da Lei de Deus, entretanto, não eram abertos para a graça. Temos que ter muita atenção com a nossa conduta religiosa, porque nós, muitas vezes, conhecemos a Lei de Deus, os Seus mandamentos e ensinamentos, a Sua Palavra, mas não temos abertura para graça d’Ele. Rejeitamos a graça de Deus que vem ao nosso encontro, que vem ao nosso auxílio, que vem em nosso socorro, porque ficamos fechados nas nossas convicções, ficamos fechados na nossa própria mentalidade de vida, de mundo, de religião; e a graça de Deus que vem ao nosso encontro, nós, muitas vezes, a rejeitamos. É por isso que o projeto de Deus se torna inútil na nossa vida, ou seja, não produz frutos, não crescermos na fé, não nos convertemos verdadeiramente porque estamos rejeitando a graça que Deus nos envia.

 

A graça divina, que vem ao nosso encontro a cada dia, é para despertar o nosso coração para a conversão. Levantamos, muitas vezes, com aquele ar soberbo, movidos pelo nosso orgulho, pelas nossas vaidades, e não permitimos que a graça nos direcione, que ela nos ilumine. Que a nossa religião não seja inútil na nossa vida, ao contrário, seja muito frutuosa e que produza frutos de conversão, de transformação, de humildade e mudança de vida.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Depois que os mensageiros de João Batista tiveram a resposta de quem é o Messias, Jesus questiona as multidões a respeito de seu precursor. Quem é ele? Não é um caniço que se dobra conforme os interesses e que se inclina diante dos poderosos; não vive no luxo nem é um corrupto que busca privilégios, pois leva no deserto uma vida simples e austera. Por isso, ele é muito querido e estimado pelo povo, mas rejeitado pelos bem-instalados. O elogio de Jesus a João é uma contestação à sociedade moderna, a qual busca privilégios, mordomias e prazer desenfreados. Sim, João é um dos maiores profetas, pois anunciou a chegada do Messias e o mostrou para as multidões. Ainda mais, é o maior entre os nascidos de mulher, mas o menor no Reino é maior do que ele. Isso significa que os pequenos do Reino são grandes diante de Deus.

 

ORAÇÃO

Divino Mestre, valorizas João Batista, apontando-o como o maior entre os profetas. Acrescentas, ainda, que o povo que o escutou e os cobradores de impostos receberam o batismo dele, ao passo que fariseus e mestres da Lei se recusaram a recebê-lo e, pior, desprezaram os planos de Deus. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 7,24-30 - Um profeta! Mais que profeta!

 

Oração Inicial
Os pequenos e humildes acolhem com mais alegria e vigor o Reino de Deus. Assim foram os apóstolos, João Batista, Maria e a multidão necessitada.

Oremos: “Pai, que a presença de teu Filho Jesus, na história, leve à plenitude a obra de tua criação, fazendo desabrochar, em cada coração humano, o amor para o qual foi criado. Amém.”

 

Rezemos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra para substituí-lo por um coração sensível. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

A figura de João nos mostra a firmeza, a coragem e a perseverança de quem abraça a verdade do Reino. Coragem que nós cristão devemos ter. Ao ler o Evangelho reveja sua vida no espelho da figura de João.

 

Evangelho: Lc 7,24-30 Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar às multidões sobre João: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Os que vestem roupas finas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um profeta? Sim, eu vos digo, e mais que um profeta. Este é de quem está escrito: ‘Eu envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho diante de ti’. Eu vos digo: entre todos os nascidos de mulher não há ninguém maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele”. Todo o povo que o escutava e até os publicanos reconheceram a justiça de Deus e deixaram-se batizar com o batismo de João. Mas os fariseus e os doutores da Lei recusaram ser batizados por João e desprezaram os planos de Deus a respeito deles.

“A ausência de profetas e profecias era um sinal preocupante para o Povo de Deus. Depois de séculos de silencio, a Palavra é enviada a João Batista no deserto. Ele não residia nos palácios reais, nem junto ao Templo. Vivia no deserto. É o maior de todos os profetas, com um pé no Antigo e outro no Novo Testamento. Mais que anunciar o Messias, garante que ele já está no meio do povo. O publicanos e pecadores aceitam o batismo de João. Mais pecadores que eles, fariseus e doutores da Lei recusam a salvação. Eles se consideram justos. Cheios de orgulho, não oferecem nenhum espaço à salvação. João Batista sabe seu lugar: sua tarefa é endireitar os caminhos para aquele é Caminho, Verdade e Vida.”

2. Meditação (Caminho)

Lucas deixa claro que de nada adianta a pregação de Jesus ou de João, os milagres e manifestações divinas ao nosso redor, se não abrimos nosso coração para a graça.

Percebo a presença de Deus na sofrida história atual? Quem são os profetas da autenticidade de João para mim hoje? Meu agir na sociedade faz alguma diferença para o Reino de Deus?

3.Oração (Vida)

“Ó Deus de bondade, te agradecemos por nos ter dado teu Filho Jesus como nosso Salvador. Ele é para nós o Caminho, a Verdade e a Vida. Nele encontramos a esperança, a alegria e a paz. Fortaleça-nos na caminhada rumo ao Natal do Senhor, que alegres e vigilantes aguardamos. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é o apelo que a Palavra de Deus despertou em seu coração? Neste tempo do Advento, pense em uma ação concreta e procure torná-la realidade. Conte com a graça de Deus.

 

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.