sábado, 13 de agosto de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus. – (Mt 19,13-15)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 AGOSTO LILÁS - MÊS DE COMEMORAÇÃO DA CRIAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA

 GARÇA/SP, 13 DE AGOSTO de 2022 (sábado) 225º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A CORAGEM É A PRIMEIRA DAS QUALIDADES HUMANAS PORQUE GARANTE TODAS AS OUTRAS.

(Aristóteles)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DO ECONOMISTA

 DIA INTERNACIONAL DOS CANHOTOS

 DIA DO PENSAMENTO NO BRASIL

 DIA DO ENCARCERADO

 DIA DA BANDEIRANTE

 DIA DO NEUROCIENTISTA

 DIA DO PSIQUIATRA

 DIA DA QUALIDADE DO AR

 DIA DO VAMPIRO

 DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO PRESIDENTE ITAMAR FRANCO EM GOIANÁ-GO

 DIA DA FUNDAÇÃO DO SÃO JOSÉ ESPORTE CLUBE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP

 DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO AMAZONAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Natividade da Serra (São Paulo) Antas - Riacho de Santana - Ruy Barbosa (Bahia) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  BRUNO MONTEIRO NANDES FILHO (Macrocontábil Conessa - Garça/SP)EMILY GLEICE FERREIRA (Macrocontábil Conessa - Garça/SP)VANESSA ROSA CARDOSO CRUZ (Rede Express-Garça/SP)PAULO CESAR PEREIRA DA SILVA (EQ 13 ENS de SHOENSTATT do Setor de Garça/SP)CAROLINA BERTONI GIMENEZ TUROLA (Ribeirão Preto /SP) ARIANE SOBREIRA (Lions Clube de Valparaíso /SP)JOSÉ COSTA (Lions Clube de Irapuru Caçula /SP) JOSÉ LUIZ LEOCADIO ALVES (Lions Clube de Flórida Paulista /SP) WLADIMIR DA COSTA LIMA (Lions Clube de Bauru ESTORIL /SP)DANIEL LUCAS SOUZA  (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) cristina mayo de lucchi (Marilia /SP)ADEMIR VIEIRA DE SOUZA (Garça /SP) CASSIA OLENIRA (Garça /SP) GIZELE MANCUZO DE BRITO (Garça /SP) VIVIANE ALMEIDA (Grelhado Self Service-Garça /SP) Gabriel Silva Rocha (Sapucaia do Sul /RS)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: CLAUDETE CORREIA GEROTTO e MARIO GEROTTOó(Garça/SP)GIULIANA DANIELA LOPES SGANZERLA e LUIZ eDUARDO RAMALHO SGANZERLAó1998ó24 ANOS (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: PADRE MARCOS ROBERTO CESÁRIO DA SILVAó2011ó11 ANOS (SCE da EQ 14 ENS da PAZ do Setor de Garça - Pároco de Santa Rita de Cássia de Marília e Coordenador Diocesano de Pastoral-Diocese de Marília /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTOS PONCIANO e HIPÓLITO

■ Ponciano, papa, e Hipólito, sacerdote, morreram vítimas de maus-tratos nas minas da Sardenha ( séc. III),  onde tinham sido exilados pelo imperador Maximiano.

SANTA DULCE DOS POBRES

SANTA RADEGUNDA

SANTO ANTÍOCO DA TURQUIA

JACOB GAPP

MARCO DAVIANO

SÃO BENILDO

SÃO CASSIANO DE ÍMOLA

SÃO JOÃO BERCHMANS

SÃO MÁXIMO CONFESSOR

SÃO VIGBERTO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Acolhendo e abençoando as crianças, fica claro que o Reino de Deus é o amor carinhoso do Pai pelos seus filhos, a começar pelos pequeninos :- Não as impeçais de virem a mim – Mt 19,13-15

 

Considerai, Senhor, vossa Aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A liturgia nos exorta: “Afastai-vos de todos os pecados que praticais. Criai para vós um coração novo e um espírito novo”. Renovemos nossa disposição para trilhar com retidão os caminhos do Reino de Deus.

 

– Oração 

 

“PAI, SEJA A SIMPLICIDADE E A PUREZA DE CORAÇÃO DAS CRIANÇAS UM EXEMPLO NO QUAL DEVO INSPIRAR-ME PARA SER FIEL A TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 13 de junho de 2022 sábado da 19ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

O Reino dos céus é dos pequenos, isto é, daqueles que se deixam tocar e abençoar por Jesus. A Palavra de Deus nos convida a converter o coração aos valores desse Reino.

 

 

1ª Leitura (Ez 18,1-10.13b.30-32) – Vou julgar cada um de vós segundo a sua conduta.  Leitura da Profecia de Ezequiel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2“Que provérbio é este que andais repetindo em Israel: ‘Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos ficaram embotados’? 3Juro por minha vida – oráculo do Senhor Deus -, já não haverá quem repita esse provérbio em Israel. 4Todas as vidas me pertencem. Tanto a vida do pai como a vida do filho são minhas. Aquele que pecar é que deve morrer. 5Se um homem é justo e pratica o direito e a justiça, 6não participa de refeições rituais sobre os montes, não levanta os olhos para os ídolos da casa de Israel, não desonra a mulher do próximo nem se aproxima da mulher menstruada; 7se não oprime ninguém, devolve o penhor devido, não pratica roubos, dá alimento ao faminto e cobre de vestes o que está nu; 8se não empresta com usura nem cobra juros, afasta sua mão da injustiça e julga imparcialmente entre homem e mulher; 9se vive conforme as minhas leis e guarda os meus preceitos, praticando-os fielmente, tal homem é justo e, com certeza, viverá – oráculo do Senhor Deus. 10Mas, se tiver um filho violento e assassino, que pratica uma dessas ações, 13porque fez todas essas coisas abomináveis, com certeza morrerá; ele é responsável pela sua própria morte. 30Pois bem, vou julgar cada um de vós, ó casa de Israel, segundo a sua conduta – oráculo do Senhor Deus. Arrependei-vos, convertei-vos de todas as vossas transgressões, a fim de não terdes ocasião de cair em pecado. 31Afastai-vos de todos os pecados que praticais. Criai para vós um coração novo e um espírito novo. Por que haveis de morrer, ó casa de Israel? 32Pois eu não sinto prazer na morte de ninguém – oráculo do Senhor Deus. Convertei-vos e vivereis!”

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 51(50)

 

Ó Senhor, criai em mim um coração que seja puro!

 

 

– 13 de junho de 2022 sábado da 19ª Semana Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus.  (Mt 19,13-15)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, / pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, / escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 13levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14Então Jesus disse: “Deixai as crianças e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos céus”. 15E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

13/08/22 19º SÁBADO TC – C:

Santa Dulce dos Pobres (Brasil, séc. 20)

 

Mateus 19,13-15: “Levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. Então Jesus disse: - Deixai as crianças e não as proibais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus. E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali”.

 

Jesus, suas reações sempre causavam espanto, exatamente porque não repetiam as reações naturais da sociedade de então.

As crianças só tinham espaço dentro da sua família, protegidas por suas mães, sem nenhum direito de presença na sociedade civil e religiosa.

Quando foram levadas ao senhor, para que as abençoasse, a reação normal dos discípulos foi de proibi-las de chegarem perto do mestre.

No entanto, a sua atitude foi muito além do que apenas as acolher e abençoar.

O senhor as consagrou como símbolos vivos de todos os que desejassem ser seus discípulos, porque ‘delas é o Reino dos Céus’.

As crianças, na sua inocência, simplicidade e dependência, representavam todos os pequeninos da sociedade, que necessitavam da sua atenção, do seu cuidado e da sua bênção.

O seu Reino viera exatamente para acolher e transformar esses pequeninos em membros da sua família.

O contrário dessas ‘crianças’ eram os ‘grandes’, pessoas cheias de arrogância, indiferença, autossuficiência, orgulhosas e gananciosas.

Por isso, o senhor afirmara também que a porta do seu Reino era estreita ou pequena, por onde todas as ‘crianças’ de coração conseguem passar, não porém os ‘adultos’ inflados de soberba.

Senhor, dê-nos um coração de criança, para que possamos nos aproximar sempre do senhor e sermos acolhidos no seu Reino de paz e de amor.

Assim como o senhor ainda gosta de ser chamado de Menino Jesus, assim também, que saibamos viver e conviver com alegria, confiança, e sentirmos suas mãos que se impõem sobre nós e nos abençoa todos os dias.

E que tenhamos para com todas as crianças a mesma atenção, carinho, acolhimento e cuidado que o senhor nos mostra nesse evangelho.

 

Maria santíssima, a senhora conviveu com Jesus como criança, e cuidou dele com tanto carinho, deixe que seu olhar materno nos acompanhe ao longo da nossa existência, porque somos crianças espiritualmente e ainda não aprendemos a dar passos firmes no caminho do seu Filho bendito. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Dom Helder Camara certa vez disse: “Gostaria de óculos que nos permitissem ver tudo em volta com os olhos inocentes das criancinhas”. A inocência das crianças é um convite para experimentarmos a vida com mais autenticidade e simplicidade. A atitude dos discípulos de impedir que as crianças se aproximem de Jesus revela que eles ainda não entenderam que o seguimento ao Mestre requer partir sempre do pequeno e evitar toda e qualquer mentalidade de grandeza. O Reino de Deus é de bênçãos. Impor as mãos é gesto da proteção de Deus. E nós somos portadores da bênção. A ninguém devemos negá-la. A comunidade jamais deve ser alfândega que complica ou impede as pessoas do acesso ao sagrado.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 19,13-15 -Ser como criança

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Santa Dulce dos Pobres. “…os que agem com retidão serão louvados” (Sl 63,11).

“Deixai as crianças e não as impeçais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. Aproximemo-nos do Senhor com o coração de criança.

 

1. Leitura (Verdade)

O Evangelho nos leva a refletir sobre as crianças, carinhosamente acolhidas por Jesus. Com a simplicidade e a singeleza das crianças, acolhamos a Palavra em nosso dia.

 

“Por que Jesus valorizou tanto as crianças? Porque o Reino de Deus é um dom do Pai a seus filhos. E quanto mais frágil e necessitado é um filho, mais o pai e a mãe o protegem e nele investem. Nas bem-aventuranças, há uma lista dos cidadãos do Reino: pobres, famintos, sedentos, perseguidos. Aos filhos mais frágeis, vulneráveis, sofredores, o pai demonstra mais afeto e atenção. As crianças, os doentes, os idosos estão nesse meio. Acolhendo e abençoando as crianças, fica claro que o Reino de Deus é o amor carinhoso do Pai pelos seus filhos, a começar pelos pequeninos. Além do mais, as crianças são modelo para os que acolhem o Reino de Deus como dom: abertura de coração, confiança, alegria.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro – Paulinas Editora).

 

2. Meditação (Caminho)

Os discípulos achavam que Jesus não devia perder tempo com as crianças. Mas Jesus vai na contramão de nossa mentalidade egoísta e toma no colo as crianças, as abençoa e as coloca à nossa frente como modelo de simplicidade e merecedoras de ternura e cuidados.

“Quanto mais frágil e necessitado é um filho, mais o pai e a mãe o protege e nele investe”. Enquanto permanecemos confiantes nos braços dos pais caminhamos guiados por seu amor e sabedoria. No Caminho do Reino somos eternas crianças, filhos necessitados da proteção e guia do Espírito de Deus Pai/Mãe.

Sua caminhada é pautada por esse pilar da confiança em Deus Pai misericordioso e com ternura de Mãe que toma no colo o filho mais frágil? Ou você se julga tão maduro na fé que já não precisa de Deus em sua caminhada?

 

3.Oração (Vida)

Neste momento deixo meu coração falar com Deus. Falo com Deus com a simplicidade de criança, com o desejo de suas bênçãos para estar em seu colo e ser merecedor(a) do Reino dos Céus.

Rezo pelas crianças, pelas necessidades das famílias e de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo) e peço a graça da sabedoria divina.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Acolher e educar as crianças para o sentido da vida, para que sua infância seja sustentáculo para um futuro de realizações significativas.

 

Bênção

 

Peçamos à Virgem, nossa Mãe, que nos segure sempre pela mão, como crianças, com tanto mais cuidado quanto maiores forem a maturidade humana e a experiência que os anos nos forem dando.

 

“O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz”. (Nm 6,24-26)