sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

F E L I Z 2 0 2 2! – –■COMECE O DIA FELIZ!■– E, imediatamente, a lepra o deixou. – (Lc 5,12-16)

 


 F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!!!  

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL

 GARÇA/SP, 07 DE JANEIRO de 2022 (sexta-feira) 007º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM F E L I Z   A N O   N O V O – F E L I Z  2 0 2 2!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO TROPEÇAMOS NAS GRANDES MONTANHAS, MAS NAS PEQUENAS PEDRAS."

(Augusto Cury)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA LIBERDADE DE CULTOS 

 DIA DO LEITOR 

 DIA INTERNACIONAL DOS PROGRAMADORES 

 DIA DO NATAL ORTODOXO 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Dirce Reis (São PauloItaparica (BahiaCarangola - Peçanha (Minas GeraisParaú (Rio Grande do Norte Iraí (Rio Grande do SulPrata (ParaíbaViseu (Pará

Dia do ANIVERSÁRIO DOS AMIGOS/AMIGAS: ANTONIO JOSÉ SANTOS BRANDÃO (Garça /SP) DULCE HELENA DA SILVA (Lions Clube de Ourinhos /SP) MARIA DE LOURDES M.  GONZALEZ (Lions Clube de Penápolis /SP) BEATRIZ SANCHES TEOTO BUFFULIN (Lions Clube de Tupã /SP) BEATRIZ LOPES FERRARI (LEO Clube de Tupã /SP) MARIA JOSÉ FANTINI ZANON (Garça /SP) IRENE FRANCELINO PERES (Garça /SP) ■JOSÉ SILVA (Garça/SP) ALEXANDRE MARTINEZ DE CASTRO  (Garça /SP) JOSÉ BELANGA GOMES (Garça /SP) MARISA C. PEREIRA  ARAUJO (Garça /SP) PAULO “PINGO” FRABETTI (Garça / SP) ROSANE FAGOTTI VOSS (Garça/SP) ■JOSÉ VALDO MADEIRA (São José do Rio Preto /SP) CLEUSA FRESCARELI (Pederneiras /SP)  PE. JOSÉ CARLOS VICENTIN (Administrador Paroquial de Nossa Senhora de Fátima (Jóquei) de Marília e presidente da Cáritas Diocesana /SP) ORDELY ZAGO ROSSIGNOLI (Cuiabá /MT)

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO RAIMUNDO DE PAÑYAFORT 

■ Raimundo (Espanha, 1175-1275), depois de formar-se em ciências jurídicas e teológicas, seguiu o caminho da vida religiosa. Promoveu o diálogo com os judeus e os maometanos e se esmerou no amor aos pobres.  ■

■ BEATA LINDALVA JUSTO DE OLIVEIRA ■

■  Irmã Lindalva (Brasil, 1953-1993), quando se preparava para servir o café da manhã no abrigo Dom Pedro II (Salvador-BA), onde trabalhava, foi atacada por um dos internos do lugar, que já a havia assediado antes. Martirizada por defender sua virtude e sua fé em Cristo, foi beatificada em 2007. 

SÃO POLIEUTO 

SÃO CANUTO LAVARDO 

■ SANTO LUCIANO DE ANTÍOQUIA 

■ MARIA TERESA DO SAGRADO CORAÇÃO 

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me – Lc 5,12-16

 

 

Para os retos de coração surgiu nas trevas uma luz: o Senhor cheio de compaixão, justo e misericordioso (Sl 111,4).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O batismo de Jesus nas águas do Jordão e sua morte redentora na cruz, testemunhados pelo Espírito, são a prova de que ele é o Filho de Deus. Pelo batismo começamos a participar da vida de Cristo: “Quem tem o Filho tem a vida”.

 

– Oração 

 

PAI, QUE A ORAÇÃO ME AJUDE A DESCOBRIR O VERDADEIRO SENTIDO DO SERVIÇO QUE PRESTO AO REINO, DE MODO A COIBIR A TENTAÇÃO DE SER CONTAMINADO PELO ORGULHO E PELA SOBERBA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus todo-poderoso, que o Natal do salvador do mundo, manifestado pela luz da estrela, sempre refulja e cresça em nossas vidas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                   07 de janeiro de 2022 - sexta-feira - Depois da Epifania do Natal

– Liturgia da Palavra 

A cura do doente de pele operada por Jesus aumenta-lhe a fama; Jesus, porém, recolhe-se à solidão e à oração. 

 

1ª Leitura (1Jo 5,5-13) – O Espírito, a água e o sangue.  Leitura da Primeira Carta de São João.:

 

Caríssimos, 5quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue.) E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 7Assim, são três que dão testemunho: 8o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes. 9Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho. 10Aquele que crê no Filho de Deus tem esse testemunho dentro de si. Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida. 13Eu vos escrevo estas coisas, a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus, para que saibais que possuís a vida eterna. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 147(147B)

 

Glorifica o Senhor, Jerusalém!

 

 

– 07 de janeiro de 2022 - sexta-feira - Depois da Epifania do Natal

– Evangelho do dia 

 

E, imediatamente, a lepra o deixou.  (Lc 5,12-16)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus pregava a Boa-nova, o Reino anunciando, / e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

 12Aconteceu que Jesus estava numa cidade e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 13Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica purificado”. E, imediatamente, a lepra o deixou. 14E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”. 15Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 16Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Alimente um desejo de vida em seu coração”

 

“Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: ‘Eu quero, fica purificado’”

(Lucas 4,20-21).

“Se queres.” Alguém que não renunciou ao desejo de viver, um homem que, apesar da sua enfermidade, era um leproso. 

Imagine vocês, naquele tempo, a lepra. Apesar de ter essa enfermidade, essa pessoa não renunciou ao desejo de viver, ele tem consciência da sua situação, mas não se entrega, alimenta ainda, no coração, um desejo de vida: “Senhor, se queres…”, ele expõe esse desejo para Cristo, ele expõe a sua angústia, a sua realidade.

 

O desejo nos abre a acolher algo, do contrário, ainda que houvesse alguém disposto a dar-nos alguma coisa, se não desejássemos aquela coisa, isso não serviria de nada, essa coisa seria desprezada. O desejo só tem sentido se houver abertura de coração, inquietude interior. Você precisa desejar Deus, você precisa querer Deus na sua vida, você precisa abrir-se à ação d’Ele, porque de nada adiantaria o querer de Deus, o desejo d’Ele de ajudar você, de salvar você, se você também não manifestasse o seu desejo de Deus.

 

“Deseje uma vida honesta, uma vida digna, e lance o seu coração na realização e na concretização desse desejo”

 

Não desejemos baixo, desejemos coisas do Alto. Sempre, no início do ano, nós pedimos: “Tendo saúde, o resto a gente corre atrás”, mas não basta ter saúde! Deseje também a sua salvação, deseje a santidade, deseje ser uma pessoa plena de Deus. Só saúde pedem os pagãos, para que essa saúde os ajude a ganhar dinheiro, a ter muitas coisas, mas a nossa vida, os nossos projetos não estão neste mundo. Então, além de saúde, deseje Deus, deseje a santidade, deseje uma vida honesta, uma vida digna, e lance o seu coração na realização e na concretização desse desejo.

 

Jesus responde: “Eu quero, fica purificado”. Que coisa linda! Acontece o encontro entre os dois desejos: do coração daquele homem e o desejo de Cristo. Diante do desejo sincero daquele homem, Jesus também manifesta o seu desejo: purificar aquele homem, salvar aquele homem. Ele conseguiu tocar o coração de Cristo e, agora, Cristo toca aquele homem.

 

Deus deseja sempre a vida para você, a plenitude, resta saber se você também quer, se você também tem essa disposição. Não se deixe tomar pelo sentimento de indignidade; aquele leproso poderia ter ficado aprisionado na sua indignidade, naquele sentimento ruim, mas a sua miséria não é o obstáculo para a graça de Deus. Ele deseja tocar a sua vida profundamente e deseja transformá-la. Queira também, deseje também essa graça, essa transformação; una o seu desejo ao desejo de Deus que quer salvá-lo. Que coisas grandiosas vão acontecer na sua vida!

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Ao curar o leproso, Jesus lhe restitui a possibilidade de voltar ao convívio social, pois um doente de lepra era evitado por todos. A cura se dá em dois movimentos: primeiro, o homem reconhece o poder de Jesus, prostra-se a seus pés e, respeitosamente, lhe pede para ser purificado. Em seguida, Jesus lhe dá a devida atenção e, com a simples palavra “quero” e um toque, deixa-o livre da enfermidade. Apresentar-se ao sacerdote, após a cura, era exigência para ser oficialmente reintegrado na sociedade. Ao saber do fato, multidões vão se reunindo ao redor de Jesus para o ouvirem e serem curadas de suas doenças. Jesus, no entanto, mostra o seu perfeito equilíbrio. Por isso, afasta-se para rezar em lugar silencioso. Os últimos versículos nos oferecem um rico traço da personalidade de Jesus. Ele não se apegava aos aplausos da multidão, nem dependia do reconhecimento popular para perseverar na missão; ao contrário, afastava-se da euforia das massas e se recolhia na intimidade com o Pai, e ali rezava.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 5,12-16 - Jesus reintegra a pessoa consigo e com os demais

 

Oração Inicial


Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que nos convida a crescer na fé. A fraqueza de nossa fé pode impedir que façamos esse pedido: “Senhor, se queres, tens o poder de purificar-me”. Peçamos ao Espírito Santo que nos amadureça na fé. Em nossa meditação, tenhamos em mente a resposta de Jesus: “Quero, sejas purificado.

 

Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos salvação, cura e confiança plena. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Qual é o tema central da narrativa? O que o leproso pede a Jesus? E o que Jesus faz?

 

“Na história do leproso, fica claro: Deus toma sempre a dianteira, dá sempre o primeiro passo. Foi assim que Jesus chegou a sua cidade. Deus, na pessoa de Jesus, vem ao nosso encontro. Como o leproso, nós nos aproximamos de Jesus com nossas carências e necessidades, pedindo-lhe uma graça, um milagre. Nessa história, o leproso nos ensina duas atitudes importantes: adorar o Senhor, reconhecendo nele o Salvador enviado pelo Pai, e estar pronto a realizar a vontade de Deus. Lições importantes que aprendemos com ele: pedir com humildade e espírito de obediência. Nesse assunto, é bom sempre lembrarmos: Jesus espera de nós mais do que clientes satisfeitos. Ele nos quer discípulos.”

2. Meditação (Caminho)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. O que diz o texto? Destaque as instruções que Jesus dá aos discípulos. Qual é o convite central do texto? A quem ele é dirigido? Retome as expressões que chamaram sua atenção.

 

O que o Senhor me pede neste dia? Quais são as minhas disposições para o seguimento de Jesus? Não podemos deixar para amanhã; o tempo de Deus é hoje.

 

3.Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado no sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém