domingo, 20 de junho de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Quem é este a quem até o vento e o mar obedecem? – (Mc 4,35-41)



– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 20 DE JUNHO de 2021 (domingo) 171  dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

A ÚNICA MANEIRA DE TER AMIGOS É SER AMIGO.

(Ralph Waldo Emerson)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO REVENDEDOR

 DIA DO ADVOGADO TRABALHISTA

 DIA MUNDIAL DOS REFUGIÁDOS

DIA NACIONAL DOS VIGILANTES

DIA DA PRODUTIVIDADE

DIA DA FUNDAÇÃO DO BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (BNDES)

 SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Peixe (Tocantins) Nova Brasilândia (Mato Grosso) Casa Nova - Laje (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CLAUDIA DE C. SOUZA PARDINHO (Marilia /SP) GILBERTO ULSON SOUZA MEIRELLES FILHO (Dracena /SP) MARIA JOSÉ BRANDÃO THEODORO (Garça /SP) LUCAS VASCONCELOS DE MAIO (Garça/SP) JABU ANIZIO (Garça/SP) RICARDO SOUZA (Marilia /SP) NELSON CARVALHO DE SOUZA (Garça /SP) CAIO CESAR A. FRANCESCHI (Bady Bassit /SP) SILVIO PELOSI  (Assis /SP) RAFA SAYURI  (Lucélia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE FRAIBURGO TERRA DA MAÇAó1980 ó41 ANOS (Distrito LB4)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ADRIANA LEVI E ALEXANDRE BALBINO ALVES DA SILVA (primos São Paulo /SP)

 

 Santo do Dia 

■ BEATA MARGARIDA EBNER

■ SANTA FLORENTINA DE CARTAGENA

■ SANTA MAFALDA

■ SANTA MARGARIDA EBNER

■ SANTA SANCHA

■ SANTA TERESA

■ SANTO ADALBERTO DE MAGDEBURGO

■ SÃO JOÃO DE MATERA

■ SÃO SILVÉRIO

■ SÃO VICENTE KAUAN

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jesus acalma a tempestade – Mc 4,35-41

Não devemos preocupar-nos antes do tempo e em excesso. Precisamos fazer a nossa parte e confiar na ação de Deus. Ação e oração andam juntas.

 

- O Senhor é à força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos, (Sl 27,8)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Em meio aos sofrimentos e às adversidades da vida, que chegam como ondas destruidoras, necessitamos da graça do Senhor, a fim de não sermos tragados e submersos pelo medo e pela falta de fé. Invoquemos o Mestre nesta liturgia, para que, na travessia rumo ao mundo novo, venha em nosso socorro e impulsione nossos passos com a força do seu amor.

 

– Oração 

 

PAI, CONCEDE-ME UMA FÉ PROFUNDA QUE PERMITA MANTER-ME SERENO EM MEIO ÀS TRIBULAÇÕES DESTA VIDA, CERTO DE QUE ESTÁ COMIGO O SENHOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 20 de junho de 2021  12º Domingo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Diante dos constantes perigos que nos ameaçam, a Palavra de Deus nos anima e nos garante, em nossa vida, a presença soberana do Senhor, aquele para quem somos chamados a viver. 

 

1ª Leitura (38,1.8-11)  – ‘Aqui cessa a arrogância de tuas ondas'   Leitura do Livro de Jó:

 

1O Senhor respondeu a Jó, do meio da tempestade, e disse: 8“Quem fechou o mar com portas, quando ele jorrou com ímpeto do seio materno, 9quando eu lhe dava nuvens por vestes e névoas espessas por faixas; 10quando marquei seus limites e coloquei portas e trancas, 11e disse: ‘Até aqui chegarás, e não além; aqui cessa a arrogância de tuas ondas?’”

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 107(106)

 

Provai e vede quão suave é o Senhor!

 

 

2ª Leitura (2Cor 5,14-17)  – Tudo agora é novo   Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

 

Irmãos: 14O amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram.

15De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

16Assim, doravante, não conhecemos ninguém conforme a natureza humana. E, se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim.

 17Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 20 de junho de 2021  12º Domingo Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Quem é este a quem até o vento e o mar obedecem?  (Mc 4,35-41)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Um grande profeta surgiu, / surgiu e entre nós se mostrou; / é Deus que seu povo visita, / seu povo meu Deus visitou (Lc 7,16).  

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem! 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele.

37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?”

39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”

41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Acalmemos o nosso coração para encontrarmos a direção”

 

“Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: ‘Silêncio! Cala-te!’ O vento cessou e houve uma grande calmaria”

(Marcos 4,39).

Estamos todos nós andando, vivendo nos mares agitados da vida. Estamos todos nós nesta barca do viver, caminhando em direção à eternidade, mas basta ver que tem hora que os ventos se agitam e as ondas se revoltam e tudo isso vira um embrulho dentro de nós. As coisas se tornam confusas, nós nos tornamos perdidos no meio de tanta agitação que perdemos a direção do coração.

 

Agitações nós sempre teremos; problemas, dificuldades, tribulações e aflições são componentes da existência humana. Quando você olha para Jesus, ali no fundo do barco descansando, parece que é um Jesus indiferente aos problemas e aos dramas, mas, pelo contrário, é que Jesus mesmo dormindo parece que está vendo o que está acontecendo.

 

É que nós achamos que na vida é assim também: “Onde está Deus que não está vendo o que nós estamos passando?”, “Onde está Deus que não está olhando a pandemia e as endemias, os dramas todos da vida humana?”. Deus está aqui no meio de nós, primeiro, para deixar que o coração se acalme e se volte para Ele.

 

“Só com o coração calmo e sereno é que Deus pode nos dar a direção”

 

Não sei se você já percebeu, mas em meio às situações de desastres na vida, seja um incêndio, uma calamidade, a maior dificuldade é orientar quem está desesperado, tanto que a frase que mais usamos é: “Se acalma”. É porque desesperado não dá para guiar uma pessoa.

 

Na vida, aquilo que nós escutamos e falamos para os outros que estão em situação de desespero, precisamos ouvir isso todos os dias: “Acalme o seu coração”, porque só com o coração calmo e sereno é que Deus pode nos dar a direção, é que a mão de Deus pode, de fato, nos conduzir.

 

Eu fico olhando um acidente que, muitas vezes, acontece aqui e acolá no mundo, muitas vezes, é mais fácil salvar uma criança, um bebê do que o adulto, porque o adulto se desespera. A criança não sabe o que está acontecendo, então, ela fica ali e você vem e retira.

 

O desespero nos perde, nos faz, de fato, perder a direção e apressar ou puxar as coisas negativas para a vida. Por isso, a ordem de Jesus: “Silêncio! Cala-te!”, que Ele deu ao vento, Ele está dando aos nossos pensamentos, aos nossos sentimentos, às nossas emoções. Porque são as nossas emoções que estão se agitando, são os nossos sentimentos que estão nos perturbando, os nossos pensamentos que estão aflorados demais.

 

É preciso colocar ordem na casa, é preciso colocar ordem no interior para não sermos tomados pelo pavor. A graça de Deus que nos direciona quer trazer paz e luz, mesmo em meio a qualquer angústia que passamos nesta vida.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Esta passagem do Evangelho pode ser um retrato da comunidade de Marcos e das comunidades cristãs de todos os tempos que, por falta de fé, supõem que Jesus esteja dormindo, ausente dos problemas que nos afetam. Pois bem, diante dos olhos arregalados dos discípulos, Jesus intervém e acalma a tempestade. Dominar as forças da natureza é ação atribuída ao poder divino. O Antigo Testamento traz vários episódios em que Deus surge controlando o ímpeto da natureza: “Tu governas a fúria do mar, tu acalmas as ondas quando se levantam” (Sl 89,10). Além dos discursos, Jesus se serve também de ocorrências naturais ou de acontecimentos corriqueiros para demonstrar quem ele é: o Filho de Deus. E cobra de nós um salto de qualidade no campo da fé: “Por que vocês são medrosos? Ainda não têm fé?”.

O R A Ç Ã O

Senhor e Mestre, a quem o vento e o mar obedecem, no meio de violenta tempestade, teus discípulos se apavoram e gritam por socorro. Logo acalmas a ventania e as águas e repreendes teus discípulos pela falta de fé. Livra-nos, Jesus, de toda adversidade e aumenta-nos a fé. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 4,35-41 - Jesus acalma a tempestade

Oração Inicial

 

12º Domingo do Tempo Comum. Deus caminha conosco e por isso não há turbulência que possa nos afetar. Mas é preciso permitir que o Senhor fique conosco e oriente nossa direção, nossa conduta.

 

Peçamos: Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos a coragem e a confiança plena. Amém.

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Leia o Evangelho observando o lugar, o acontecimento e as atitudes dos personagens envolvidos nesta narrativa. Perceba também as expressores dos discípulos e as de Jesus.

 

“Em seu inexplicável sofrimento, Jó afirma que Deus fala no meio da tempestade. Em nossa vida também acontecem as tempestades, e, quando as superamos, baseados na fé, nos tornamos pessoas muito melhores. O sofrimento tem a possibilidade de nos fazer amadurecer em nossas convicções. Podemos ajustar as velas do barco de nossa vida, mas nada podemos contra as tempestades, os ventos e as ondas. É a hora de acordar – recorrer a Jesus –, porque nossa travessia depende dele. E sua presença é sinal de bonança e crescimento da fé. Marcos, a partir deste texto, enumera quatro milagres que revelam a identidade de Jesus. Quem é ele para nós? O discípulo deve confiar nele e não se apegar às falsas seguranças humanas.”

 

2. Meditação (Caminho)

Quem é Jesus para mim? Confio nele ou me apego às falsas seguranças humanas? Como encaro o sofrimento, as tempestades em minha vida? Quem me orienta nestes momentos? Deixe que Jesus fale mais alto do que seus medos quando a tempestade vier.

 

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Senhor em vós confio, sede minha força nos momentos de minha fraqueza. Acalmai as tempestades que nos afligem. Obrigado Senhor por estar sempre conosco !

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.