segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ ano novo! 😃 FELIZ 2 0 2 5! 😃 ■ Satanás será destruído. – (Mc 3,22-30)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL  

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 27 DE JANEIRO de 2025 (segunda-feira) 27º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ ano novo! 😃 FELIZ 2 0 2 5! 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O que pode ser medido pode ser melhorado.

(Peter Drucker)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

DIA MUNDIAL DO INDIGO

DIA DO ORADOR

DIA DO BOLO DE CHOCOLATE

DIA DO VINHO DO PORTO

DIA DO CONSERVADOR RESTAURADOR

DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS

DIA DA TRANSFORMAÇÃO DA CIDADE DE OLINDA-PE NA CAPITAL SIMBÓLICA DO BRASIL

DIA DO ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE BRASÍLIA-DF

DIA DO ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DO NORDESTE (ALANE)

DIA DO ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO LEVANTAMENTO DO BLOCO DE LENINGRADO

SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itacaré (Bahia) Alegrete (Rio Grande do Sul) Pedro Leopoldo (Minas Gerais)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  RAFAELA C. HENRIQUE GODOI (Equipe 10 Nossa Sra. das Famílias Setor de Garça /SP)DIRCE FERNANDES MEIRELLES (AMIGA-Garça /SP) PATRICIA HELENA ROCHA (Elpa Ind. Eletroeletrônica - Garça/SP) ROBERTA OLIVETTI (Marilia /SP) LUCAS GALDINO DE CARVALHO (filho Maycon SOS Sapateiro-Garça/SP)  KARINE CRISTINA TIROLLA (Curitiba /PR) ROBERTA OLIVETTI (Marilia /SP) FERNANDO LORENZETTI DE MORAES (Garça /SP)ANA (Babi) GABRIELA MÉRIDA (de Marília-Zurique/Suíça) VALDIR QUINTINO MOREIRA (filho do Laercio-Garça /SP) MATEUS FERREIRA LIMA (Garça /SP) LUIS PRADELLA  (Garça) /SP)  RONALDO KIMURA (empresário-Garça/SPLUCAS REJANI KIMURA  (filho Simoni/Ronaldo-Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. MARCELO ANTONIO DOS SANTOSó2007ó18 ANOS (Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Adamantina/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: MARLENE PALMIERE MARRA e FLAVIO DE OLIVEIRA MARRAó1991ó34 ANOS (Garça /SP)  ALANE UETANABARA PIAI e MARCELO PIAI ó1989ó36 ANOS (ela-Médica/ele Engenheiro Motoppar-Garça /SP) FERNANDA CARVALHO SITTA E FABIO SITTAó1989ó36 ANOS (Garça /SP) HELENA MORAIS e CELSO MORAIS ó1973ó52 ANOS (Garça /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DA SERINGUEIRA DO ACRE

SANTA ÂNGELA MÉRICI

Ângela (Itália, 1474-1540), é fundadora das Irmãs Ursulinas, cuja missão é assistir meninas órfãs e pobres. Muito sábia e prudente, teve a mente sempre aberta aos problemas sociais e às necessidades do seu tempo.

SANTA DEVOTA

SANTO HENRIQUE DE OSSÓ Y CERVELLÓ

BEATO DOM JORGE MATULATIS

SÃO GILDUÍNO

SÃO JOÃO MARIA MUZEI

SÃO JULIÃO DE LE MANS

SÃO JULIÃO DE SORA

SÃO MÁRIO DE BODON

SÃO SAVA

SÃO TEODORICO

SÃO VITALINO

 

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

contra o Espírito Santo nunca será perdoado - Mc 3,22-30 - Se uma família se divide...

Aproxime-se da Palavra de Deus e permita que ela transforme sua vida e missão.

 

Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, terra inteira. Glória e esplendor em sua presença, santidade e beleza no seu santuário (Sl 95,1.6).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Cristo, mediador da Nova Aliança, reparou os pecados da primeira aliança e, com a força do Espírito, continua a libertar as pessoas de suas alienações. Deixemo-nos contagiar por sua ação salvadora e libertadora, testemunhando-a sem temer calúnias e oposições.

 

 

– Oração 

 

“ESPÍRITO SANTO, NESTE ANO SANTO, CONCEDA-ME A GRAÇA DE TER DE TER O DISCERNIMENTO DE SABER PERDOAR O MEU IRMÃO QUE TANTO NECESSITA DE UM GESTO EFICAZ DE PERDÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Deus eterno e todo-poderoso, dirigi nossas ações segundo a vossa vontade, para que em nome do vosso dileto Filho, mereçamos frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 27 de janeiro de 2025segunda-feira da 3ª Semana do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Hb 9,15.24-28) Cristo, oferecido uma vez por todas, para tirar os pecados aparecerá uma segunda vez para salvar aqueles que o esperam. Leitura da Carta aos Hebreus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 15Cristo é mediador de uma nova aliança. Pela sua morte, ele reparou as transgressões cometidas no decorrer da primeira aliança. E, assim, aqueles que são chamados recebem a promessa da herança eterna. 24Jesus não entrou num santuário feito por mão humana, imagem do verdadeiro, mas no próprio céu, a fim de comparecer, agora, na presença de Deus, em nosso favor. 25E não foi para se oferecer a si muitas vezes, como o sumo sacerdote que, cada ano, entra no santuário com sangue alheio. 26Porque, se assim fosse, deveria ter sofrido muitas vezes, desde a fundação do mundo. Mas foi agora, na plenitude dos tempos, que, uma vez por todas, ele se manifestou para destruir o pecado pelo sacrifício de si mesmo. 27O destino de todo homem é morrer uma só vez, e depois vem o julgamento. 28Do mesmo modo, também Cristo, oferecido uma vez por todas, para tirar os pecados da multidão, aparecerá uma segunda vez, fora do pecado, para salvar aqueles que o esperam.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 97(98)

 

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios!

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória. – R.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios!

2. O Senhor fez conhecer a salvação, / e às nações, sua justiça; / recordou o seu amor sempre fiel / pela casa de Israel. – R.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios!

3.  Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus. / Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai! – R.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios!

4. Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa / e da cítara suave! / Aclamai, com os clarins e as trombetas, / ao Senhor, o nosso rei! – R.

Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios!

 

 

 

– 27 de janeiro de 2025segunda-feira da 3ª Semana do Tempo Comum  

 – Evangelho do dia 

 

Satanás será destruído.  (Mc 3,22-30)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; / fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

 

 Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu e que, pelo príncipe dos demônios, ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que satanás pode expulsar a satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte, para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo, tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mal”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

27/01/25         

3ª SEGUNDA-FEIRA TC – C

 

Marcos 3, 22.28-29: “Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios... [Jesus respondeu-lhes]: - Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”.

 

Jesus, seus opositores não tinham limites para tentar desqualificá-lo diante do povo.

Chegaram ao extremo de atribuir ao demônio os seus gestos de compaixão pelos que sofriam, quando os libertava dos seus males.

Sua resposta foi radical, porque tudo o que fazia, era por força do Espírito Santo de amor e de vida.

Se o perdão que o senhor oferecia a todos era ilimitado, infelizmente, nada podia ser feito em favor daqueles que chegaram ao extremo de atribuir o que o senhor fazia ao demônio.

Eram pessoas que recusaram a aliança de amor, nova e eterna, que o senhor viera estabelecer.

Viviam com fixação na ação do demônio, a quem atribuíam tudo e todos que não lhes agradavam, e acabavam por provocar divisões, sinal claro das obras do espírito do mal.

Senhor, o Espírito Santo é o espírito de amor, de bondade e de verdade, e jamais pode ser confundido com o espírito de divisão e de ódio, de maldade e de mentira.

Infelizmente, em nossa convivência social ainda persiste o vício de desqualificar quem pensa ou age de modo diverso, atribuindo-lhe intenções falsas e más, que levam geralmente à difamação grave.

 Diante da verdade revelada pelo senhor, não permita que eu caia no pecado da blasfêmia contra o Espírito Santo, negando o que é evidente para prevalecer sobre o próximo.

Neste Ano santo, conceda-me a graça de ter uma mentalidade conciliadora, capaz de valorizar a boa vontade e encontrar sinais de verdade, onde se age para unir e para fazer o bem, independente da diversidade de ideias e crenças.

 

Maria santíssima, Mãe da bondade suprema, proteja-nos sempre do pecado da difamação e da malícia, e conduza-nos pelos caminhos do bem, fazendo-nos ter um amor imenso pela senhora e pelo seu Filho, muito mais do que temor do demônio. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os inimigos de Jesus continuam a atacá-lo, usando diversas artimanhas para poder encontrar algo que o condene à morte. Jesus não se preocupa com tais calúnias, pois confia no Pai que o enviou. No Evangelho de hoje, vemos como Jesus expõe a incoerência das acusações feitas contra ele: se um reino ou uma família estão divididos, lutando entre si, seu fim é iminente, isso seria um suicídio. A autoridade de Jesus vem do Pai e do Espírito Santo que o faz vencer toda forma de demônio ou espírito impuro. A blasfêmia ou pecado imperdoável é exatamente não reconhecer que esse Espírito Santo repousa sobre Jesus e que esse mesmo Espírito é enviado sobre cada um de nós no nosso batismo e confirmado na nossa crisma.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 3,22-30 - Se uma família se divide...

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Preparamo-nos para a Leitura Orante rezando, 

com todos:

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.

Espírito Santo,

tu que habitas, pela fé, nos nossos corações,

abre-nos à Palavra!

 

Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Lemos, atentamente: Mc 3,22-30, e observamos pessoas, o que pensam e o que esperam de Jesus.

 

Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu e que, pelo príncipe dos demônios, ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que satanás pode expulsar a satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte, para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo, tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

Compreendendo melhor o texto

Os mestres dizem que Jesus está dominado por Belzebu, o chefe dos demônios. É Belzebu que dá poder a ele para expulsar demônios. Jesus os questiona: como Satanás vai expulsar a si mesmo? Como o Reino de Satanás vai se dividir? Se for assim, será destruído.
E Jesus afirma que dizer que a ação de Deus é obra de Satanás é blasfemar contra o Espírito de Deus. E ainda, as blasfêmias contra o Espírito Santo não serão perdoadas.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós hoje?
Sentimos que promovemos a comunhão na nossa família, no nosso trabalho, na Igreja?


Meditando
Os bispos, em Aparecida, na V Conferência da América Latina, em Aparecida, falaram do Espírito Santo, guia dos seguidores de Jesus:


“Jesus nos transmitiu as palavras de seu Pai e é o Espírito que recorda à Igreja as palavras de Cristo (cf. Jo 14,26). Desde o princípio, os discípulos haviam sido formados por Jesus no Espírito Santo (cf. At 1,2) que é, na Igreja, o Mestre interior que conduz ao conhecimento da verdade total formando discípulos e missionários. Esta é a razão pela qual os seguidores de Jesus devem se deixar guiar constantemente pelo Espírito (cf. Gl 5,25), e tornar a paixão pelo Pai e pelo Reino sua própria paixão: anunciar a Boa Nova aos pobres, curar os enfermos, consolar os tristes, libertar os cativos e anunciar a todos o ano da graça do Senhor (cf. Lc 4,18-19).” (DAp 152).
Deixamo-nos guiar pelo Espírito?

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos como uma família unida:   Pai nosso....

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar é iluminado pelo Espírito Santo. Assim, vamos viver.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP