domingo, 10 de maio de 2020

Refletindo a Palavra - Padre Luiz Carlos


Pe. Luiz Carlos de Oliveira
Redentorista
“Não se perturbem”

Eu sou o Caminho
           São João nos traz em seu evangelho, como que o derramar do coração de Jesus cheio de ternura pelos seus “filhinhos”. Ali o discípulo amado bebeu da própria fonte as riquezas de nossa fé. Primeiramente garante que não os esquecerá. E mais: “Vou preparar-vos um lugar” (Jo 14,2). Quando estiver pronto esse lugar, virá buscá-los para estar com Ele, pois já conhecem o caminho. Tomé questiona: “Não sabemos para onde vais. Como poderemos conhecer o caminho” (Id 5). A resposta ecoa pela Igreja como base para tudo. Jesus responde: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (id 5). A fé cristã só se realiza em Jesus. Não há outra opção, pois existe uma única fé. Uns estão mais próximos e outros distantes. Jesus não é uma ideia, um conhecimento. Ele é a Verdade Viva. Existem verdades escritas, mas Ele as torna vivas. É o único caminho para o Pai. Há gente que se blasona de ser ateu, ou ter uma religião própria ou... ou... Mas o mínimo que tenha (pois todos têm), está unido a Jesus. Assim está unido ao Pai, pois é o único Caminho. Ele é o caminho. Vimos que Ele é a Porta. Só por Ele se entra na fé, se vai ao Pai e se vai ao mundo. A centralidade de Jesus é fundamental. Há muita espiritualidade, muita devoção a santos, novenas, orações milagrosas, medalhas, correntes... Tudo bom, mas se Jesus não for o centro e o caminho, não vai haver a Vida. Ele é a Vida. Se crermos O temos como centro e a Vida. Essa Vida se manifesta nas obras. Suas obras manifestavam a vida que Ele tinha junto ao Pai.
Igreja de pedras vivas
           Pedro apresenta mais um aspecto de Cristo: Ele é a pedra angular. Nós somos pedra vivas: “Vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo” (1Pd 2,5). Há em nossa fé um sentido de continuação do que Cristo era e fazia. Jesus disse em sua primeira aparição depois da Ressurreição: “Como o Pai me enviou, Eu vos envio” (Jo 20,21). Também diz: “Essa continuação não se refere somente aos apóstolos. Jesus rezou: “Não rogo somente por eles (apóstolos), mas pelos que, por meio de sua palavra, crerão em mim” (Jo 17,20). Tudo que estava em Cristo para nossa salvação está na Igreja em seus sacramentos e em seus fiéis. A Igreja não é um edifício de tijolos, mas de pessoas. Cristo é o fundamento de todo esse edifício-Igreja. Como pedras vivas, diz Pedro: “Vós sois raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a luz maravilhosa” (id. 9).
Igreja é serviço
           A Igreja é espiritual e continua a Encarnação de Cristo. Mas está ainda nas condições humanas, como foi Jesus. Deve usar todos os meios para evangelizar e levar todos a viver e a construir o Reino de Deus na terra. Vive a condição humana e se organiza criando serviços e usando os dons que o Espírito concede. Por isso podemos entender o porquê da instituição de homens que se dediquem à caridade. São escolhidos sete homens de boa fama, repletos do Espírito Santo e sabedoria” (At 6,3). Recebem a imposição das mãos. Por que os apóstolos criam esse ministério que se firmou como parte do sacerdócio de Cristo? Para que pudessem se dedicar inteiramente à oração e ao serviço da Palavra. Essa dimensão é essencial no exercício do sacerdócio. Por oração podemos entender a celebração dos sacramentos, e também como seguimento do Cristo Orante.
Leituras: Atos 6,1-7;Salmo 32; 1 Pedro, 2,4-9; João 14,1-12
Ficha nº 1960  - Homilia do 5º Domingo da Páscoa (10.05.20)

1. A Fé cristã só se realiza em Jesus.
2. Tudo que estava em Cristo para nossa salvação, está na Igreja em seus sacramentos.
3. A Igreja deve usar todos os meios para evangelizar e a construir o Reino de Deus.

Atalho que deu certo
             
              Diz-se que nem sempre o atalho encurta caminho. Para ir para o Pai, não existe caminho mais curto. Há um só caminho: Jesus. Ele mesmo disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 10,6). Tem razão de ser assim, pois Ele foi o enviado do Pai para a salvação. Ele tem o mapa do caminho, tem as indicações e o sustento.
           É claro que é bom fazer outros caminhos que não comprometam a vida, como comprometeu a vida Dele até o extremo. Fazer uma religião a nosso modelo é mais fácil, mas é um caminho perigoso. Quer saber como discernir? Jesus responde: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição” (Mt 7,13).
           Jesus fez um atalho nesse caminho largo. Deu certo.


–■COMECE O DIA FELIZ! PARABÉNS MÃE! ■–Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. - (Jo 14,1-12)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 M A I O – MÊS DAS  M Ã E S  
P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 10 DE MAIO de 2020 (domingo) 130º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ
parabéns mãe

 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: - https://kdfrases.com/.  
OS HOMENS SÃO O QUE AS MÃES FAZEM DELES.
(Ralph Waldo Emerson)


 DATAS COMEMORATIVAS 
DIA DAS  M Ã E S
DIA MUNDIAL DO LÚPUS
DIA DA COZINHEIRA
DIA DA ARMA DA CAVALARIA
DIA DO CAMPO
DIA DA ASTRONOMIA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itaperuna (Rio de Janeiro) Doutor Severiano - Lagoa de Pedras - Riacho de Santana - Santana do Seridó - Tenente Ananias - Timbaúba dos Batistas (Rio Grande do Norte) Bom Jardim (Pernambuco) Lagoa Vermelha - Teutônia (Rio Grande do Sul) Agua Doce do Norte - Venda Nova do Imigrante (Espírito Santo) Maringá (Paraná) Santa Luzia (Bahia) Bom Jesus do Tocantins - Brejo Grande do Araguaia - Concórdia do Pará - Curionópolis - Dom EliseuOurilândia do Norte - Pacajá - Parauapebas - Portel - Rurópolis - Santa Maria das Barreiras - Santana do Araguaia - São Geraldo do Araguaia - São João de Pirabas - São João do Araguaia - Tailândia - Tucumã (Pará) Correia Pinto - Otacílio Costa - Santa Rosa de Lima (Santa Catarina) Bom Jesus do Tocantins (Tocantins)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: TEREZA VARELA (Lions Clube de Serra Negra /SP) CARMEM LIGIA PACCOLA CONEGRIAN (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP) BENEDITO MARIANO MAGALHÃES NETTO (Lions Clube de MARILIA - TERCEIRO MILENIO /SP)Julia Moreira (LEO Clube de Tupã /SP)  VANDERLÉIA MARQUES PILLI (Garça /SP)WILMA TAGAMI (Garça /SP) MIRIAM DIONISIO (Garça /SP)JURANDIR LEÃO (Garça /SP) REGINA MARIA MUCCILLO (Garça /SP)Sergio De Stefani (Garça /SP) Cristiano Policinani da Silva Junior (Garça /SP) Rissiela Ferreira Silva (Garça /SP) Frei Roberto Luiz dos Santos (OFM - Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Marília/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: CELIA BEATRIZ DE TOLEDO FERREIRA e MANOEL GERALDO DE FREITAS FERREIRAó1975ó45 ANOS  (Marilia/SP)JUSSARA LOPES PEREIRA e RENATO PEREIRA ó2008ó12 ANOS (Cel-Tron Caxias do Sul /RS)    
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE LINS ó1959ó61 ANOS (Distrito LC 8)

 SANTO DO DIA 
SANTO ANTONIO DE FLORENÇA
SÃO DAMIÃO DE MOLOKAI
MARIA TERESA DE JESUS

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Cantai ao Senhor um canto novo, porque ele fez maravilhas e revelou sua justiça diante das nações, aleluia! (Sl 97,1s)
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ Dispostos a viver como fiéis servidores da comunidade e do Reino, reunimo-nos para oferecer, por meio de Cristo, um sacrifício agradável a Deus. Em comunhão com todas as mães, neste seu dia, celebremos o Ressuscitado, que se apresenta como o caminho que conduz ao Pai, a verdade que liberta e a vida que se doa plena a toda a humanidade.
– Oração 
PAI, NÃO DEIXES QUE JAMAIS O MEDO TOME CONTA DE MEU CORAÇÃO, A PONTO DE IMPEDIR-ME DE CAMINHAR RUMO À TUA CASA, PELO CAMINHO ABERTO POR TEU FILHO JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem no Cristo a liberdade verdadeira e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

10 de maio de 2020 5º Domingo da Páscoa
Liturgia da Palavra
■ Povo escolhido e sacerdotal, acolhamos a Palavra, que impulsiona nosso servir e nos convida a formar a nação santa constituída em torno de Jesus caminho, verdade e vida.

1ª Leitura (At 6,1-7) Escolheram sete homens repletos do Espírito Santo.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

1Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário.
2Então os Doze Apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram: “Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas. 3Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. 4Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra”.
5A proposta agradou a toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um grego que seguia a religião dos judeus. 6Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles.
7Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 33(32)
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,/ da mesma forma que em vós nós esperamos!

2ª Leitura (1Pd 2,4-9) Vós sois a raça escolhida, o sacerdócio real.  Leitura da Primeira Carta de São Pedro:

Caríssimos: 4Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e honrosa aos olhos de Deus. 5Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.
6Com efeito, nas Escrituras se lê: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e magnífica; quem nela confiar, não será confundido”.
7A vós, portanto, que tendes fé, cabe a honra. Mas, para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular, 8pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Nela tropeçam os que não acolhem a Palavra; esse é o destino deles. 9Mas vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

10 de maio de 2020 5º Domingo da Páscoa
Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. - (Jo 14,1-12)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Eu sou o caminho, a verdade e a vida. / Ninguém chega ao Pai senão por mim (Jo 14,6). 
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1”Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.
8Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Encontramos em Jesus o sentido da vida”
Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim
(João 14,6)
A graça deste domingo é poder escutar os imperativos que Jesus tem para dar à nossa vida. Por isso, cada um deles merecem ser mastigados e ruminados dentro de nós.

Primeiro, não perturbe o seu coração, não ande com o coração perturbado e inquieto, com essas inquietações e preocupações todas da vida. Creia em Deus! Acredite em Jesus e leve a vida no Seu nome, porque Ele cuida de nós, daquilo que nos inquieta, nos preocupa e nos perturba.

A segunda coisa é que Ele foi para junto do Pai, mas foi para preparar um lugar para mim e para você, e Ele há de voltar para que onde quer que estejamos Ele também esteja. Ou seja, estamos aqui vivendo e o Senhor está aqui conosco, não estamos só. Por que iremos nos preocupar? O que será da nossa vida, se Jesus já preparou na casa do Pai um lugar para nós?

Não se inquiete e não tenha o coração perturbado, porque é Deus quem cuida de nós. Deus cuida de nós na dimensão mais profunda da existência, no “aqui e no agora” Ele caminha conosco. E no “depois, o que será da nossa vida”, menos preocupação ainda, porque Ele preparou um lugar para nós e precisamos levar a vida em Jesus, permanecermos n’Ele para sempre, naquele lugar que Ele mesmo preparou para nós. 

“Voltemos o nosso olhar para Aquele que nos resgata e nos salva: Jesus, o Caminho, a Verdade e a Vida”

Jesus está dizendo: “Eu sou o caminho”. Não ande por estradas erradas, obscuras e perdidas na vida. Não se perca nas sendas erradas, nos caminhos que aparecem à nossa frente, porque Jesus é o caminho.

Muitos estão discutindo onde está a verdade, o que é a verdade, e todo mundo se acha “dono da verdade”, mas só há uma verdade suprema: Jesus é a verdade que nos salva.

Na busca de uma razão e de um sentido para viver, encontramos em Jesus a vida. Por isso, permaneçamos, acreditemos e vivamos n’Ele, porque quem vive e crê em Jesus fará as obras que Ele fez e maiores ainda, porque Ele está em nós para realizar as obras do Reino de Deus.

Quais são as obras? São as obras que começam em nós mesmos, as obras que começam dentro do nosso coração e da nossa alma. Aquilo que parece impossível de sermos curados de nossas mágoas, rancores e ressentimentos, Ele realiza em nós.

Reconstruir relacionamentos, a casa, a família, tudo o que vivemos e sentimos, tanta coisa que está ferida e machucada, Ele realiza essa obra em nós, e fazemos a obra em tantos outros quando acreditamos n’Ele.

Não nos deixemos perturbar, mas voltemos o nosso olhar para Aquele que nos resgata e nos salva: Jesus, o Caminho, a Verdade e a Vida..

Deus abençoe você!


 Reflexão - A eternidade na casa do Pai
 Direitos reservados Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje— Jesus brinda-nos o anelo mais importante para o nosso coração: a eternidade na casa do Pai. A esperança cristã é uma esperança “já entregue”: Deus encarnou-se e —cada dia— “presenteia-nos” o seu sacrifício salvador por meio da Eucaristia. Mas, a nossa é, acima de tudo, esperança para “o além” do tempo: a vida eterna.

Nosso coração, cuja realização é o amor e que sabe o que é amar, precisa um horizonte de eternidade. Mais ainda, sem eternidade, não é posível amar. O amor, de fato, é uma pugna contra a morte. Se não existisse outra vida, esta seria uma brincadeira cruel... Porque o amor se é autêntico, sempre vai mais além e precisa projetar-se à eternidade.

—Jesus, sem Ti¬, meu amor é uma promessa difícil de cumprir, pois eu apenas posso oferecer finitude. Mas, contigo essa promessa não é insensata, pois nosso amor humano unido ao seu vive a eternidade.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
O texto desse evangelho faz parte da longa mensagem de despedida de Jesus. O Mestre está preparando seus seguidores para que saibam viver – sem sua presença física – o que aprenderam dele. O texto todo procura responder a algumas dúvidas dos discípulos. Jesus começa taxativo: “Não se perturbe vosso coração”. Provavelmente é um alerta para o que está prestes a acontecer: condenação e morte. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, por isso não há motivo para tanta perturbação. Jesus volta para o Pai, mas agora eles conhecem o caminho para chegar a Deus; têm consciência da verdade que devem buscar; sabem do compromisso com a vida que ele teve durante todo o tempo que esteve com eles. O Mestre revela a própria presença do Pai: vendo o Mestre, vemos o Pai; conhecendo Jesus, conhecemos a Deus. Uma verdadeira comunidade cristã precisa “parecer-se” com Jesus: uma comunidade que leva a Deus, que proclama a verdade de Jesus e defende a vida dos mais necessitados.

ORAÇÃO
Ó Jesus Caminho, Verdade e Vida, cremos que irás preparar, junto ao Pai celeste, um ambiente para nós, teus discípulos e discípulas. Onde estiveres, estaremos também nós para sempre. Com essa certeza caminhamos sem qualquer inquietação ou dúvida, pois sabemos que não nos abandonas nunca. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Carmen Maria Pulga
Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 14,1-12 - Um método de espiritualidade para o missionário
Na liturgia de hoje, Jesus se apresenta como a Verdade, a Vida e o Caminho para o Pai.
Peçamos a graça de acolher a Palavra de Deus neste dia e de deixarmo-nos conduzir pelo Senhor de nossa vida. Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? Leia-o atentamente e identifique as expressões que revelam a missão de Jesus. De que forma Jesus é a Vida, o Caminho, a Verdade? Qual é o significado das palavras de Jesus: “Não se perturbe o vosso coração! Crede em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas.”?

“É iminente a partida de Jesus. E isto pode trazer insegurança e desânimo aos discípulos. Jesus quer encorajá-los a enfrentar sua ausência histórica, mas essa ausência é recompensada pela presença do Espírito Santo. O grupo está preparado, mas surgem interrogações em relação ao futuro. Jesus indica um rumo seguro, dizendo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Ele não é apenas um dos caminhos possíveis, ele é o único Caminho que conduz ao Pai. Ele não se apresenta como uma das tantas verdades, mas ele é a Verdade; por fim, ele é a Vida em plenitude. Por isso não há lugar para a perturbação. Somos herdeiros da paz e da promessa. O Reino, agora, está em nossas mãos. Haverá dificuldades, mas ele venceu o mundo.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).
 2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você? Diante de Jesus Caminho, reflita: o que você faz para que Jesus seja o seu Caminho? Por que temos dificuldades de andar nesse Caminho? Diante de Jesus Verdade, podemos pensar: quais são os critérios que guiam nossas decisões e nossos projetos? Como olhamos e julgamos a realidade hoje? Diante de Jesus Vida, pense: você ama a vida? A quem coloca como alicerce da sua vida? Como cuida, em si e nos outros, da vida humana?
“Precisamos confrontar os projetos humanos com o projeto de Deus. Os caminhos humanos, com o Caminho de Deus. A verdade de Jesus é aquela que nos faz pensar como Jesus pensou. Que nos faz ter as escolhas e preferências de Jesus. Que nos faz olhar o mundo como Jesus o olha. Deus quer a vida plena para seus filhos, gerados à sua imagem e semelhança. E o mundo necessita de pessoas capazes de gerar a vida conforme o projeto de Deus e como ele a ama e a conserva” (Reflexões do livro “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, da Paulinas Editora).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) “Pai misericordioso, dirige teu olhar sobre teu povo disperso por toda a terra. Faz com que todos quantos, pelo batismo, vivemos em Cristo ressuscitado saibamos sempre reconhecer a voz de pastor e guia da tua Igreja. Concede-nos a alegria do Espírito e a força de sermos fiéis. Que nossa fé seja estrela luminosa no céu dos homens, como Cristo ressuscitado é a luz, a verdade e a vida para sempre. Amém” (Trecho do livro “Ele está no meio de nós”, da Paulinas Editora).
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Sintetize em poucas palavras o apelo que a Palavra despertou em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

BÊNÇÃO
Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém..

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!