quarta-feira, 28 de julho de 2021

COM O CORAÇÃO DO PAI - 2 - Padre Luiz Carlos de Oliveira - CSSR


Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

Com o Coração de Pai -
2

 

José nos Evangelhos

           São José não tem nenhuma fala nos Evangelhos. Não é necessário falar muito. José não é um silencioso ausente. Mas muito presente. Não fala por palavras, mas por atos que falam tudo o que é preciso. Os olhos falam, as mãos falam, as atitudes manifestam o que se quer dizer. É como nosso povo simples. Fala pouco, porque em pouco dizem tudo. Como era a vida em Nazaré? O que conversavam? Como se entendiam? Não é mistério porque os silêncios do homem se revelam nas ações. Nesta reflexão que faremos, procuraremos ler o texto do Papa Francisco e dizer alguma palavra. Assim escreve o Papa Francisco querendo fazer uma síntese: “Com coração de pai: assim José amou a Jesus, designado nos quatro Evangelhos como «o filho de José»” (Lc 4,22).   São dois pontos que resumem tudo: Era o pai porque amava com o coração de pai. Podemos até levar adiante uma afirmação que ele ama com o Coração do Pai do Céu. Quis ser para o Menino como que uma presença permanente e visível do Pai do Céu. Para Jesus, na condição humana, a dimensão do amor do Pai se dava através da presença amorosa de José. Jesus amava o Pai espelhado na pessoa de José. Os evangelistas, tantos anos depois, não temem dizer aos cristãos que José era o pai. Do mesmo modo José se apresentava como o pai desse Menino. O Homem Jesus, em sua condição, aprendeu a se dirigir ao Pai, através de José que era para Ele a imagem do Pai. A Encarnação se dá através de Maria. Mas ela é continuada também através de José, pois ele a tomou como esposa.

Que pai sou eu?

           “Ele fez como o Anjo havia dito e recebeu Maria como sua esposa” (Mt 1,24). Como a Divindade de Jesus ficou no silêncio, Assim o modo da paternidade ficou em silêncio. Homem de seu povo, soube completar a encarnação de Jesus no seu povo. Cumpriu sua missão de pai e esposo dentro do projeto de Deus. Ele era um homem “justo” (Mt 1,19), isto é, sabia viver sua condição diante de Deus. Qual seria o sentido do casamento de José na Encarnação de Jesus? Soube compreender como João evangelista diz: “Os que crêem, não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo 1,21). O evangelista Mateus (1,19), chamando-o de justo, diz que não quis denunciar Maria, mas repudiá-la sem comprometê-la. Sendo que o Filho era de Deus, resolveu-se a questão da paternidade e satisfez seu respeito por Maria. A dizer “tu lhe darás o nome de Jesus” comunica que o filho é de Deus e José, o pai, lhe dá a paternidade, pois era o pai quem dava o nome ao filho. E assim será dito pelo povo: “Não é Ele o filho de José?”(Lc 4,22).

Evangelho vivido

           Não sabemos como foi a compreensão dos primeiros cristãos em relação a José. A doutrina foi esclarecida muito tempo depois. Podemos compreender que houve uma memória muito boa desse homem. A maioria não conheceu, pois deve ter partido bem antes de Jesus Se manifestar. Era o carpinteiro de Nazaré. A preocupação depois da Ressurreição era o anúncio. E logo vem a perseguição e até a dispersão dos cristãos de Jerusalém. Não havia muitos que O tenham conhecido. A reflexão que a comunidade conservou foi sua personalidade junto a Jesus. Podemos comparar o interesse por José como temos hoje. Não nos preocupamos com a pessoa, mas com a devoção. No início a questão era a pessoa de Jesus, não tanto a descrição dos fatos. Agora podemos aprofundar.

             

COMECE O DIA FELIZ! ■ Vende todos os seus bens e compra aquele campo. – (Mt 13,44-46)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U L H O – VERDE – MÊS DE COMBATE /CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER GINECOLÓGICO  –

 J U L H O – VERDE/AMARELO - COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 J U L H O – LARANJA: CAMPANHA ABORDA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL

 J U L H O – AMARELO: MÊS DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

 GARÇA/SP, 28 DE JULHO de 2021 (quarta-feira) 209 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

MUITAS PESSOAS PERDEM AS PEQUENAS ALEGRIAS ENQUANTO AGUARDAM A GRANDE FELICIDADE.

(Pearl S. Buck)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO AGRICULTOR

 DIA MUNDIAL DAS HEPATITES VIRAIS

 DIA DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

 DIA DA PLATÉIA

 DIA DA CRIAÇÃO DO COMANDO DA MARINHA

 DIA DA PLATÉIA

 DIA DOS VETERANOS DA GUERRA

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DO PERU

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DO ESTADO DO MARANHÃO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cristais Paulista - São Caetano do Sul (São Paulo) Araçagi - São José da Lagoa Tapada (Paraíba) São José da Laje (Alagoas) Araguacema -Tocantinópolis (Tocantins) Campo Formoso - Coronel João Sá - Gandu - Itabuna - Paulo Afonso - Pedro Alexandre - São Gonçalo dos Campos (Bahia) Mamborê - Nossa Senhora das Graças - Santa Cecília do Pavão (Paraná) Pastos Bons - Pindaré-Mirim (Maranhão)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: GENICLEIDE DA SILVA (mãe da m/nora Talita-Adamantina /SP)MARLENE ROSA NUNES (LC2-Lions Clube de Imirim /SP)MIRIAM PEREIRA MARINELLO (Lions Clube de Bauru Estoril /SP)ANTONIO CARLOS GIMENEZ (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)JOSE MONTEIRO DA SILVA MONTEIRO (PDG-DLC-4 - AL 2014/2015-LC Belo Horizonte /MG)FABIO COELHO (Lions Clube de Três Marias /MG) MARCELO HENRIQUE MEDEIROS (Garça /SP)MARCOS A. RASQUEL (Garça /SP) EDILENE SANTOS (Bauru /SP)MARCOS CAFEO (Agudos /SP)PE.  JOSÉ RIBEIRO DA SILVA (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Flórida Paulista /SP) .

Dia do ANIVERSÁRIO DE  ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO : Fr. JOAQUIM CAMILO ALVES, OFMó (Vigário Paroquial de Nossa Senhora de Fátima de Marília /SP)

 

 Santo do Dia 

■ NOSSA SENHORA DO BELO RAMO

■ SANTA AFONSA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

■ SANTO INOCÊNCIO I

■ SÃO BOTUÍNO

■ SÃO JAIME HILÁRIO

■ SÃO NAZÁRIO E SÃO CELSO

■ SÃO VITOR I

■ BEATO URBANO II

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: O Reino dos Céus é como um tesouro escondido – Mt 13,44-46

O Reino dos Céus é como um tesouro que foi encontrado escondido num campo. O Reino dos Céus vale mais do que todos os bens que possuímos.

 

- Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo (Sl 67,6s.36).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

A íntima comunicação com Deus – simbolizada pela luz que resplandece no rosto de Moisés – é tesouro que nos cabe dia a dia buscar. Celebremos com alegria a Eucaristia, que ilumina e impulsiona nossa vida.

 

– Oração 

 

PAI, MEU GRANDE ANSEIO É DEIXAR-TE SER O SENHOR DE MINHA VIDA. FAZE-ME SUFICIENTEMENTE AUDACIOSO PARA RENUNCIAR A TUDO QUANTO ME AFASTA DESTE OBJETIVO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, sois amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 28 de julho de 2021  4ª-feira da 17ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus nos revela que o Reino é realidade tão preciosa e importante, que vale a pena sacrificar tudo para conquista-lo. 

 

1ª Leitura (Ex 34,29-35)  – Os filhos de Israel vendo o rosto de Moisés resplandecente, tiveram medo de se aproximar.   Leitura do Livro do Êxodo:

 

29Quando Moisés desceu da montanha do Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança, não sabia que a pele de seu rosto resplandecia por ter falado com o Senhor. 30Aarão e os filhos de Israel, vendo o rosto de Moisés resplandecente, tiveram medo de se aproximar.

31Então Moisés os chamou, e tanto Aarão como os chefes da Comunidade foram para junto dele. E, depois que lhes falou, 32todos os filhos de Israel também se aproximaram dele, e Moisés transmitiu-lhes todas as ordens que tinha recebido do Senhor no monte Sinai.

33Quando Moisés acabou de lhes falar, cobriu o rosto com um véu. 34Todas as vezes que Moisés se apresentava ao Senhor, para falar com ele, retirava o véu, até a hora de sair; depois saía e dizia aos filhos de Israel tudo o que lhe tinha sido ordenado.

35E eles viam a pele do rosto de Moisés resplandecer; mas ele voltava a cobrir o rosto com o véu, até o momento que entrava para falar com o Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 99(98)

 

Santo é o Senhor nosso Deus.

 

 

– 28 de julho de 2021  4ª-feira da 17ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Vende todos os seus bens e compra aquele campo.  (Mt 13,44-46)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu vos chamo meus amigos, / pois vos dei a conhecer / o que o Pai me revelou (Jo 15,15).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.

45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O tesouro do Reino de Deus dá sentido à nossa vida”

 

“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo”

(Mateus 13,44).

É o tesouro mais precioso e mais valioso da nossa vida: o Reino dos Céus. Quem encontrou esse tesouro encontrou a vida, o sentido e a razão para sua vida.

 

Às vezes, vejo muitas pessoas no Reino de Deus ainda perdidas, não se encontraram, parece que não encontraram ainda o sentido da vida, não encontraram a riqueza e o tesouro maior da sua vida. Vejo as pessoas contando com tanta vantagem sobre as coisas deste mundo, sobre os tesouros deste mundo, vejo as pessoas, o tempo inteiro, falando sobre dinheiro, conquistas, sobre os bens materiais.

 

Faz diferença quando você chega na casa de uma pessoa transformada por Jesus. Às vezes, a pessoa te recebe com muito amor na sua casa e quer mostrar primeiro a casa, com o que ela tem de material, com que ela tem de conquistas – é fruto do trabalho e do esforço – mas você percebe quando a pessoa mostra somente a coisa material por ser material.

 

“Quem encontrou esse tesouro, encontrou a vida, o sentido e a razão para sua vida”

 

O belo, o bonito é contemplar a riqueza espiritual da transformação. Nada contra a pessoa ter uma casa bela e arrumada, mas o mais belo é você não ver o que os olhos estão vendo, e sim aquilo que está acontecendo dentro do coração, que é a transformação interior daquela casa, daquele casal, daquela família.

 

Que bom se o tesouro de nossas casas e famílias não fosse mesmo as coisas materiais. Que bom se os pais entendessem que o tesouro que eles têm que dar para os seus filhos, o tesouro que têm que partilhar e compartilhar com a sua família é o Reino de Deus e a Sua Palavra.

 

As coisas materiais existem e passaram, mas a gente vê, muitas vezes, uma casa quando está repleta de coisas materiais e, ali, os filhos, a família está preso a essas coisas. Basta hoje um computador, um celular para a pessoa ficar presa, escravizada e não sair dali porque aquilo prende o seu coração.

 

“Onde está o seu tesouro, ali está o seu coração” (Mateus 6,21). Não posso acreditar que uma pessoa que passa o dia inteiro em frente à televisão encontrou realmente a razão e o sentido da sua vida. Encontrou essas coisas materiais.

 

Não se deixe prender, não se deixe iludir, não se deixe enganar, porque, nós, cristãos, estamos sendo enganados pelo pensamento próspero das coisas materiais e estamos nos prendendo a essas coisas porque elas são ilusórias, atrativas e ludibriam. Inclusive, os pais estão ludibriando seus filhos com essas coisas também materiais, estão realmente fazendo com que seus olhos possam ser transformados e conquistados por coisas materiais.

 

Não há mais beleza numa família em se reunir para conversar, para estarem juntos, porque não podem, porque as coisas materiais não permitem os tesouros do Reino dos Céus, a convivência, a paz, a harmonia…

 

Cuidado com a falsa paz, onde cada um está no seu quarto trancado, em frente a um computador ou com seu celular, onde mal dá tempo de uma casa se encontrar. Vivemos tempos de muitas ilusões, o que parece ser bom não é tão bom assim. O que parece abrilhantar não tem o verdadeiro brilho.

 

Conquistemos o verdadeiro tesouro do Reino dos Céus, pois é ele que dá sentido à nossa vida.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Duas comparações aplicadas ao Reino dos céus. Em ambas se destacam uma descoberta muito valiosa (tesouro e pérola) e a venda de todas as posses com vista a comprar o bem maior recém-encontrado. Assim é o Reino dos céus: uma realidade de suma importância. Não basta, porém, tomar conhecimento de sua preciosidade; é necessário largar os bens materiais, a fim de entregar-se totalmente à nova descoberta. Jesus quer nos enriquecer de bens superiores, por isso pede que renunciemos aos bens inferiores. São Paulo reconhece: “Considero tudo como perda, diante do bem superior que é o conhecimento de Cristo Jesus” (Fl 3,8). Quem começa a fazer parte do Reino de Deus experimenta indizível alegria com a certeza de estar fazendo a melhor aplicação de sua vida.

O R A Ç Ã O

Ó Cristo Jesus, utilizas a linguagem da economia para nos revelar o imenso valor do Reino de Deus. Senhor, és o maior tesouro de nossa vida. Orienta-nos para descobrirmos quão importante é o teu Reino e quanto é urgente nos colocarmos com entusiasmo a seu serviço. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

LEITURA ORANTE

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 13,36-43 - Tensão: joio-trigo

 

LEITURA ORANTE

 

A dinâmica do Reino de Deus acontece de forma silenciosa, escondida e invisível. É um processo de vigilância e discernimento contínuo. Peçamos a Deus esses dons para trabalharmos com zelo e paciência na construção do Reino.

 

Peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho e identifique os elementos colocados na parábola: o campo, o tesouro, o homem, o comprador, o valor, a venda, a compra, etc. São elementos de relações humanas. É nelas que construímos a justiça, a solidariedade, o perdão, etc., valores do Reino de Deus.

 

“Muitas lendas falam de tesouros escondidos em tempo de guerra e dos misteriosos mapas que nos podiam levar a eles. Esconder moedas, metais, joias debaixo da terra era também uma prática comum entre os hebreus, para assegurá-los em tempos de crise econômica ou militar. O personagem desta parábola vende tudo e compra aquele campo ou aquela pérola. A primeira impressão é de que ele perdeu o juízo. Vende a casa e todos os bens para obter o desejado tesouro. Os outros podem achar que ele fez um mau negócio, mas ele fica feliz. Para entrar no Reino dos céus, é necessária decisão total. Apegar-se a seguranças, mesmo religiosas, que sejam falsas, em troca da justiça do Reino, é preferir bijuterias a uma pedra preciosa.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que diz o texto para mim hoje? Qual apelo o Senhor me dirige por meio destas comparações? Como trabalho meus relacionamentos familiares e sociais? Onde procuro meus tesouros?

 

3.Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

 

Conclua com a oração ao Espírito Santo, do papa Paulo VI: “Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus.

 

Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.