domingo, 28 de maio de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■– Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. - (Mt 28,16-20)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONALDO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 M A I O  MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 28 DE MAIO DE 2017 (domingo) 146º dia do ano 
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O UNIVERSO É A MUDANÇA; A VIDA É O QUE O PENSAMENTO FAZ DESSA MUDANÇA.”
 (Marco Aurélio)

 Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL PELA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA
 DIA NACIONAL DA CARONA SOLIDÁRIA
 DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA SAÚDE DA MULHER
 DIA INTERNACIONAL DO JAZZ
 DIA INTERNACIONAL DA ANISTÍA
 DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Irará (Bahia) Caracaraí (Roraima) Correntes - São José do Egito (Pernambuco) Corumbataí do Sul (Paraná) Tubarão (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ANGELICA MANCUSO TOLDATO (Garça /SP) LETICIA SERRALVO (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra/SP) ELIANA CRISTINA BIONDO SILVA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) RIVAIL MARCONDES RESENDE (Prefeitura Municipal de Garça /SP) BRUNO HENRIQUE BARROS (Garça /SP) CLÁUDIO DE ALMEIDA (Garça /SP) FLAVIO RIBEIRO (Garça /SP) LÉO ALCÂNTARA (PPA-Garça /SP) AGUIDA MARIA PEREIRA MELATO PORTELA (Marilia /SP) TAMARA GOMES DE OLIVEIRA NEVES (Garça /SP)
. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: LETÍCIA LISBOA SERRALVO e FRANCISCO ANTONIO SERRALVO (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra- São Paulo /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MACATUBAó1982ó35 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
 BEATO LUDOVICO PAVONI
 Ludovico (Itália, 1784-1849), difundiu nova maneira de ensinar: educar com amor em vez de palmatórias. Fundou a Congregação Religiosa dos Filhos de Maria Imaculada (Pavonianos) em 1847, dedicada à missão de fazer dos jovens “bons cristãos e honestos cidadãos”. Foi beatificado por João Paulo 2º em 2002.
 SÃO GERMANO DE PARIS  


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Em comunhão com os cristãos do mundo inteiro, celebramos a Ascensão do Senhor, plenitude da Páscoa, cuja memória atualizamos na eucaristia. Cristo conclui sua missão, despede-se dos seus, sem abandoná-los, e é elevado e glorificado pelo Pai. Convocada para dar continuidade à missão de Jesus, a Igreja se dispõe a comunicar esperança e confiança ao nosso tempo pelos meios de comunicação social, cujo dia é comemorado hoje.”.
  Oração 
PAI, QUE A CERTEZA DA PRESENÇA DE TEU FILHO JESUS SEJA ESTÍMULO PARA O CUMPRIMENTO DA MISSÃO QUE RECEBI: A DE PROCLAMAR O REINO A TODOS OS POVOS.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 Oração do dia 
Ó Deus todo poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 305

 Leituras 
 Domingo - Ascensão do Senhor da Páscoa - 28/05/2017 
 Abramos o coração à luz da palavra de Deus, a qual nos traz o relato da elevação de Jesus aos céus e nos conclama a continuar sua missão, na certeza de sua permanente presença entre nós. 

1ª Leitura – (At 1,1-11)  Jesus foi levado aos céus, à vista deles.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

1No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, 2até o dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. 3Foi a eles que Jesus se mostrou vivo, depois de sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias apareceu-lhes falando do Reino de Deus.
4Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: 5‘João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias’”.
6Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: “Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?”
7Jesus respondeu: “Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. 8Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e na Samaria, e até os confins da terra”.
9Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo.
10Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais aqui parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 Salmos 
Salmo responsorial 46 (47)
Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta.

2ª Leitura – (Ef 1,17-23)  E o fez sentar-se à sua direita nos céus.  Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Irmãos: 17O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá; qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, 19e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente.
20Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania, ou qualquer título que se possa mencionar, não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22Sim, ele pôs tudo sob seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 Evangelho do dia 
 Domingo - Ascensão do Senhor da Páscoa - 28/05/2017
Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. - (Mt 28,16-20)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; convosco estarei todos os dias, até o fim dos tempos, diz Jesus  (Mt 28,19s).
Senhor esteja convosco. 
 Ele está no meio de nós.
 PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram.
18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Anunciemos o nome de Jesus a todos
Precisamos anunciar o nome do Senhor para que nos tornemos discípulos d’Ele!
Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mateus 28,19-20.
O Senhor está conosco! Como Ele está conosco? Hoje, celebrando a Ascensão de Jesus aos Céus, estamos celebrando a partida do Senhor para a glória eterna do Pai. Ele foi mas está aqui, permanece entre nós quando nos reunimos e invocamos em Seu nome, quando levamos a vida em Seu nome e na Sua autoridade e, acima de tudo, quando fazemos e observamos tudo aquilo que Ele nos ensinou a viver e fazer, quando colocamos em prática a Sua Palavra e ensinamos uns aos outros a viver na Sua autoridade.
A missão de um discípulo de Jesus é justamente essa: levar o nome d’Ele a todos os corações e pessoas. “Ide fazer discípulos meus em todos os povos”. Fomos feitos discípulos de Jesus, porque alguém nos evangelizou, batizou-nos, apresentou-nos a vida de Jesus, ensinou-nos e tem nos ensinado a vivê-la.
O que eu tenho feito, a cada dia, é a minha missão: formar discípulos para Jesus, não para minha pessoa ou seja para quem for. O que nós fazemos é anunciar o nome do Senhor para que nos tornemos discípulos d’Ele. É assim que você tem que fazer na sua casa, na sua família, no seu trabalho, onde quer que você esteja. Aja no nome de Jesus, forme e ensine as pessoas a observarem os mandamentos de Jesus.
Eu digo a você que, todas as vezes que assim o fizermos, é o próprio Jesus quem estará no meio de nós. Ele vai caminhar conosco até o fim do mundo, até a Sua volta. Enquanto eu tiver vida nessa terra, o nome de Jesus me acompanhará, a presença d’Ele estará onde eu estiver, quando eu levo o Seu nome a sério, observo os Seus mandamentos e ensino outros a viverem a vida de acordo com os Seus ensinamentos.
O Senhor que, hoje, está indo aos Céus, deu-nos todo poder e autoridade. Esse poder e autoridade é para que levemos o Seu nome, a Sua palavra, os Seus ensinamentos, porque o mundo precisa dos discípulos de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
Sejamos bons discípulos, sejamos primeiro formados na escola de Jesus a cada dia. Nessa escola, formemos tantos outros para que amem, conheçam e entreguem a sua vida no nome de Jesus.
Deus abençoe você!
 Reflexão - A ascensão: Cristo recebe a homenagem do céu
 Direitos reservados: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench 
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
  
Hoje — contemplamos como antes de subir aos céus com seu corpo ressuscitado, Jesus manda à Igreja continuar com sua missão no mundo, daí a responsabilidade de predicar o Evangelho, ensinar às pessoas, fazer novos discípulos e batizar.
Cristo regressa à glória de Deus e deixa de fazer-se fisicamente visível. Depois de ter vivido entre nós e de sacrificar-se amorosamente por nós, Jesus Cristo está agora "sentado" à direita do Pai: o Céu lhe rende homenagem e o Pai aceita o sacrifício oferecido por nossa salvação. Jesus voltará para julgar aos vivos e mortos, e seu reino não terá fim. Enquanto, Ele não nos abandona, e sim que pelo Espírito Santo, está e estará sempre conosco hasta o fim do mundo.
— Alabamos-te, Pai, porque em Cristo nos dás a vida e a graça. Pedimos-te que nos concedas participar um dia da glória que teu Filho já possui em plenitude.

 Recadinho 
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Como temos vivido nossa vocação missionária?
- Como vive sua fé? De modo indiferente, apático, tranquilo, acomodado, atuante?
- De que modo Cristo está com você?
- Você ensina? Como?
- É fácil testemunhar a fé?

 Leitura Orante 
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Hoje é o dia da Ascensão do Senhor e também o Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Preparo-me para a Leitura Orante,
saudando, com todos os internautas, a Santíssima Trindade, com a oração:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) Leio atentamente o texto, na Bíblia, o texto: Mt 28,16-20..
Refletindo
O evangelista Mateus descreve de maneira magnífica a Ascensão de Jesus. O Mestre e os discípulos vão ao monte, na Galiléia, como se voltassem onde tudo começaram. "Chegaram ao monte". O monte simboliza a ascensão, onde o Mestre lançou seu manifesto inicial, descrito no Sermão da Montanha, em Mateus, capítulos 5 a 7. Foi onde também se transfigurou - Mateus 17. Os onze discípulos representam toda a Igreja de todos os tempos. Eles vêem o Ressuscitado e vão ser suas testemunhas. Jesus afirma sua "plena autoridade" quando diz: "Deus me deu todo o poder no céu e na terra". Assim, envia os discípulos a todos os povos. Não para serem mestres. Mas, para "fazer discípulos" de Jesus, seus seguidores.  Apresenta-lhes também o método de evangelizar: que comecem batizando-os em nome da Santíssima Trindade e despertando a vida de acordo com o ensinamento de Jesus. Termina, garantindo que estará com os que o seguem "todos os dias, até o fim". 
2- Meditação (Caminho)  Qual palavra mais me toca o coração?(O que a Palavra me leva a experimentar) Fala da missão de todo cristão. 
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: 
"O amadurecimento no seguimento de Cristo e a paixão por anunciá-lo requerem que a Igreja local se renove constantemente em sua vida e ardor missionário. Só assim pode ser, para todos os batizados, casa e escola de comunhão, de participação e solidariedade. Em sua realidade social concreta, o discípulo tem a experiência do encontro com Jesus Cristo vivo, amadurece sua vocação cristã, descobre a riqueza e a graça de ser missionário e anuncia a palavra com alegria." (DAp 167)
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Hoje é o 55º Dia Mundial das Comunicações e rezo o Ofertório pela Comunicação social
Senhor, ofereço-vos, em comunhão com toda a Igreja,
Jesus na Eucaristia e a mim mesmo, como oferenda permanente e agradável a vós.
- Em reparação pelas mensagens errôneas e comportamentos equívocos, divulgados pelos meios de comunicação.
- Para que regressem à casa do Pai aqueles que se afastaram, seduzidos por esses poderosos instrumentos.
- Pela conversão daqueles que no uso desses instrumentos, desconhecem os ensinamentos de Cristo e da Igreja, e desviam a humanidade  do caminho da salvação.
- Para que todos sigamos o único Mestre, que,  na plenitude do vosso amor, enviastes às pessoas, e que nos apresentastes, dizendo: “Eis o meu Filho amado. Ouvi-o!”
- Para que todos conheçamos e procuremos tornar conhecido Jesus, Palavra encarnada, o único e verdadeiro Mestre, o caminho seguro que nos leva a conhecer o Pai e a participar de sua vida.
- Para que aumentem, na Igreja, os sacerdotes, os consagrados e consagradas, os leigos e leigas que, através dos meios de comunicação anunciem aos homens a mensagem evangélica da salvação.
- Para que os comunicadores e comunicadoras – escritores, técnicos, divulgadores – sejam pessoas evangélicas, capacitadas em sua área de trabalho, e autênticas testemunhas de Cristo no campo da comunicação social.
- Para que as iniciativas católicas nesse setor, cresçam em número e eficácia, de tal modo que, promovendo os valores humanos e cristãos, superem tudo o que se opõe à salvação das pessoas.
- Para que nós, conscientes de nossos limites, nos aproximemos, com humildade e confiança, da fonte da vida, e nos alimentemos com a vossa Palavra e com a Eucaristia.
- Por todas as pessoas, nós vos pedimos, ó Pai, luz, amor e misericórdia.
( Ofertório Paulino)
4- Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Meu novo olhar é voltado para a missão de motivar mais seguidores do Mestre Ressuscitado.
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.