segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Hoje vimos coisas maravilhosas! - (Lc 5,17-26)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 D E Z E M B R O – 

MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE PREVENÇÃO DA A I D S

 DEZEMBRO LARANJA – Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Pele

 GARÇA/SP, 07 DE DEZEMBRO de 2020 (segunda-feira) 342º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.instagram.com/jrmunews

APROVEITAR UM BOM CONSELHO REQUER MAIS SABEDORIA DO QUE DÁ-LO.

(John Churton Collins)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org  e https://www.instagram.com/jrmunews/

 

Dia NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Dia NACIONAL DA SIVICULTURA

Dia do Cirurgião Plástico

Dia da Infâmia

Dia MUNDIAL DA AVIAÇÃO CIVIL (ONU)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Mongaguá (São Paulo) Duque Bacelar (Maranhão) Ipiranga do Piauí (Piauí) Ipiranga (Paraná) Angelina - Barra Velha - São José do Cerrito (Santa Catarina) Santo Amaro das Brotas - Tobias Barreto (Sergipe)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ITAMAR TRAVENÇOLO (Garça /SP) PAULA MIRALLA GUIMARÃES LIMA  (Garça /SP) Lázaro  de Assunção (Lions Clube Ilha Solteira /SP) RUBENS AMORIM DE OLIVEIRA (Lions Clube de Andradina Sul /SP) GILMAR GHEZZI (Lions Clube de Campinas Norte /SP) RUSIA SILVA  (Lions Clube Santo André Centro /SP) WALDEMAR GARCIA VENUTO (Garça /SP) JULIANA LUCIENE PAVAN (Sócia fundadora Lions Clube Universitário de Garça - Ibitinga /SP)Alweid Bosquê Saker (GARÇA /SP)  Francisco (CHICÃO) Ferreira (GARÇA /SP) Elba Dalla Riva  (Rio de Janeiro/RJ)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: )BENEDITA (LILÁ) CILSA G. DE FREITAS e EDUARDO APARECIDO DE FREITASó1991ó28 ANOSó (Lions Clube de Garça/SP)  VERA LUCIA DA SILVA HERREIRA e FERNANDO HERREIRAó(Lions Clube de BAURU BELA VISTA /SP) ELENIR AP. BARBOSA ADORNI e ADILSON ADORNIó1990ó29 ANOSó(Garça /SP) ROSELI VEIGA MARTINS e AYRTON DOGLAS MARTINSó1991ó28 ANOSó(Equipe Nossa Senhora Setor de Marilia /SP) MARIA LUCIA CHACON LOZANO e JOSE LOURENÇO LOZANOó (Lions Clube de Duartina /SP)SONIA MARIA TAIETTI  FERREIRA e ALMIR  SAVIO  FERREIRA (Lions Clube de Tupã /SP) ROSE ROSANGELA RODELA e GUSTAVO RODELA ó2007ó13 ANOSó(GARÇA /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE RJ RECREIO DOS BANDEIRANTESó1987ó33 ANOS (Distrito LC 1)

 

 

 SANTO DO DIA  

 

SANTO AMBRÓSIO

Ambrósio (Alemanha, 340-397), foi aclamado pelo povo quando procurava a conciliação entre católicos e arianos em Milão. Um dos quatro grandes doutores do Ocidente e verdadeiro mestre de vida é autor de célebres textos liturgicos e pai da liturgia ambrosiana.

SANTa MARIA JOSEFA ROSSELLO

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 5,17-26

Jesus cura a paralisia e perdoa os pecados. Ele veio para reconciliar a humanidade com o Pai. Jesus é o divino médico e supera nossas limitações.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor (1Sm 2,35).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Ambrósio nasceu na Alemanha em 340 e faleceu na Itália em 397. Foi prefeito de Milão e depois aclamado bispo pelo povo quando procurava pacificar católicos e arianos. É um dos quatro grandes doutores do Ocidente e mestre de vida e de fé; autor de ilustres textos litúrgicos e considerado pai da liturgia ambrosiana. Que o exemplo deste grande pastor e “amigo dos pobres” nos motive a trilhar os caminhos do Senhor.

– Oração 

 

ESPÍRITO QUE CURA INTERIORMENTE, TOCA O MAIS ÍNTIMO DE MEU SER, PARA QUE EU CONSIGA SUPERAR O MEU EGOÍSMO, E SEJA CAPAZ DE LEVAR OS BENEFÍCIOS DE DEUS A QUEM PRECISA DE MIM.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que fizestes o bispo santo Ambrósio doutor da fé católica e exemplo de intrépido pastor, despertai na vossa Igreja homens segundo o vosso coração, que a governem com força e sabedoria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 07 de dezembro de 2020 2ª feira da 2ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

As pessoas enfraquecidas e debilitadas compreendem que algo extraordinário está acontecendo e que Deus está eficazmente presente, cuidando delas por inteiro. 

 

1ª Leitura (Is 35,1-10) – É Deus mesmo que vem para vos salvar.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.

3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”. 

5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d’água; nas cavernas onde viviam dragões crescerá o caniço e o junco.

8Ali haverá uma vereda e um caminho; o caminho se chamará estrada santa: por ela não passará o impuro; mas será uma estrada reta em que até os débeis não se perderão. 9Ali não existem leões, não andam por ela animais depredadores, nem mesmo aparecem lá; os que forem libertados poderão percorrê-la, 10os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 85(84)

Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.

 

 

– 07 de dezembro de 2020 2ª feira da 2ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Hoje vimos coisas maravilhosas!  - (Lc 5,17-26)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Eis que o rei há de vir, Senhor da terra, ele mesmo e nós afastará o jugo do nosso cativeiro.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.

18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembléia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.

21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Levemos as pessoas ao encontro de Jesus”

“Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo” 

 (Lucas 5,18)

Que beleza são esses homens que estão carregando um paralítico que precisa chegar até Jesus, pois – é claro! – uma vez que esse homem estava paralítico, ele não tinha como andar, não tinha mobilidade, forças nas pernas para poder chegar até o Senhor.

 

Esses homens bondosos não pensaram neles em primeiro lugar – eles também queriam chegar até Jesus. Eles levaram alguém que estava mais necessitado, alguém que estava paralisado e que precisava do Senhor. Foram homens de fé que levaram também um homem de fé, mas que não tinha como chegar ao Senhor.

 

Precisamos ser esses homens de fé, mas não há homens e mulheres de fé que não sejam também homens de esperança e de caridade. Não tenha somente fé: “Eu tenho muita fé”, “Creio muito em Deus”.! Se você tem fé, se você crê mesmo nesse Deus e O ama tanto, ame mesmo o seu irmão, vá ao encontro daqueles que não podem chegar até Jesus.

 

Nesta época em que vivemos, nas circunstâncias do ano que se passa, em que uma pandemia veio tomar conta de toda a humanidade, muitas pessoas se fecharam em si e se esqueceram da caridade.

 

Precisamos ser prudentes em tudo, mas sem jamais deixar de amar e de cuidar. Já que temos tantas redes sociais, temos tanta disponibilidade de mecanismos digitais, levemos a graça de Deus ao coração das pessoas e levemos as pessoas ao encontro de Jesus.

 

“Vá ao encontro daqueles que não podem chegar até Jesus”

 

Não usemos as redes, os aparelhos que estão à nossa disposição para semear fofoca e confusão, levemos a Palavra de Deus que transforma, cura, liberta, e que coloca muitas pessoas de pé, porque muitas estão doentes, prostradas, desanimadas, paralisadas como o paralítico do Evangelho.

 

Não deixemos a nossa vida paralisar nem a vida do irmão. Por isso, neste tempo de graça, abra o seu coração, vá ao encontro daquele que passa necessidade, ligue e procure saber. Tenho que lhe dizer que há pessoas morrendo por depressão, solidão, abandono, falta de cuidado, de ternura, amor e presença.

 

A paralisia que se refere o Evangelho não é só a paralisia das pernas; o coração humano está paralisado, atormentado, doente e fragmentado. Como precisamos levar essas pessoas até Jesus, porque Jesus perdoa os nossos pecados, purifica a nossa alma e nos coloca de pé.

 

Que possamos ir ao encontro do Senhor, mas que sejamos homens e mulheres de fé para levarmos tantos, a fim de que também eles se levantem da paralisia em que se encontram.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Conforme a mentalidade da época, as doenças eram consequência do pecado. De fato, o pecado é um mal que fica encoberto, mas prejudica o pecador e pode causar grandes estragos na sociedade. Por isso, Jesus ataca o mal pela raiz: “Seus pecados estão perdoados”. Fariseus e mestres da Lei se escandalizam, pois só Deus pode perdoar pecados. Jesus esclarece: “O Filho do Homem tem autoridade na terra para perdoar pecados”. E realiza a cura integral, libertando o homem de sua paralisia. O gesto solidário e confiante dos que carregam o paralítico e a intervenção libertadora de Jesus fazem o povo exultar: “Hoje vimos coisas extraordinárias”. Entretanto, fariseus e mestres da Lei sentem que estão perdendo influência sobre o povo.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, incansável missionário do Pai celeste, não cessas de ensinar, também a fariseus e mestres da Lei. Diante deles operas a cura do paralítico e lhe concedes o perdão dos pecados. Desse modo, revelas teu poder de curar e de perdoar pecados, levando todo o povo a glorificar a Deus. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 9,27-31 - Olhos iluminados



Oração Inicial

Iniciemos a nossa oração de hoje mantendo em mente o Evangelho que vamos meditar, no qual Jesus restitui a saúde ao paralítico depois de observar que grande era a fé daqueles que o conduziram até Ele. Lembremos que estamos no tempo do Advento e peçamos ao Senhor que aumente a nossa fé.


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho quantas vezes julgar necessário, destaque os verbos e personagens que aparecem na narrativa e repita as palavras que mais chamaram sua atenção. No Evangelho de hoje, Jesus cura um paralítico. Quais ensinamentos Jesus nos transmite por meio do texto?

“Em várias oportunidades Jesus foi acusado pelos seus inimigos. Desta vez parece ser uma delegação oficial, com representantes de Jerusalém. Curiosamente, a acusação atinge o objetivo principal de Jesus. Ele veio para reconciliar a humanidade com o Pai. Representada pelo paralítico, a humanidade está fragilizada e não consegue superar as limitações.

Jesus, de uma só vez, enfrenta o pecado e a limitação física. E responde a isto com duas dimensões: a fé e o perdão dos pecados. A fé é representada também pela comunidade que, enfrentando dificuldades, leva o paralítico a Jesus. Jesus cura a paralisia e perdoa os pecados. Os presentes valorizam mais a cura corporal. Jesus é o divino médico e supera nossas limitações.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim?
No Evangelho, vemos que um paralítico é levado por alguns homens até Jesus, para ser curado. O texto diz que Jesus, vendo a fé daqueles homens, o curou.
Neste segundo passo da leitura orante, coloque-se em uma atitude de escuta para ouvir o que o Senhor tem a lhe dizer. Escute-o.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.

Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.

Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.

Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.

Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

 

Bênção

- O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

- Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.