sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ ano novo! 😃 FELIZ 2 0 2 5! 😃 ■ Chamou os que ele quis, para que ficassem com ele. – (Mc 3,13-19)


  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL  

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 24 DE JANEIRO de 2025 (sexta-feira) 24º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ ano novo! 😃 FELIZ 2 0 2 5! 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O QUE SABEMOS É UMA GOTA, O QUE IGNORAMOS É UM OCEANO.

(Isaac Newton)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

DIA NACIONAL DO APOSENTADO

DIA DA EDUCAÇÃO

DIA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

DIA DA INSTITUIÇÃO DO CASAMENTO CIVIL NO BRASIL

DIA DO JORNALISTA E DO ESCRITOR CATÓLICO

DIA DA LEI UNIFORME - NOTA PROMISSÓRIA E LETRA DE CÂMBIO

DIA DA IGREJA ADVENTISTA DA PROMESSA NO BRASIL

DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL JÚLIO CEZAR RIBEIRO EM BELÉM-PA

DIA DA SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alfredo Chaves (Espírito Santo) Carazinho (Rio Grande do Sul) Porto Acre (Acre) Urucurituba (Amazonas) Guaribas - São João da Varjota - Sebastião Leal  (Piaui)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  NATÁLIA MENIN BERTOLUCCI (fisioterapeuta- Garça /SP) EDILENI SOUZA DIAS BARROZO (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) LAYLA FARIA LEIVA NAVARRO (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio /SP) ■”JOSI” JOSEVANE CÔRREA GUERREIRO (Lions Clube de Agudos /SP)EDNA LEÃo  (Agudos /SP) PAULO YUITI MAWATARI (Supermercado Galvão-Garça /SP)luiz donizate galvão (Fiscontábil - Garça /SP)ELIANA GASPARELLO SOUTO (Credicitrus-Garça /SP) RODRIGO ROSÁRIO GARRIDO (Garça /SP) JERFERSON SANDRO DE OLIVEIRA (Garça /SP)deRCY BaRRETo  (Garça /SP)Fabiana Furlaneto Lacerda  (Garça /SP)NICOLI CHOMISKI BICALHO (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: LUCIA HELENA GALINA FERRI PERES e FLORIANO PERES JUNIORó1987ó38 ANOS (Marilia /SP) JANDIRA ELIZETH SABIÃO DE TOLEDO PIZA e LUIZ  HENRIQUE  DE TOLEDO PIZA ó1987ó38 ANOS (Lions Clube Bauru Bela Vista /SP) CRISTIANE LOPES NONATO GUIDORZI e ALEXANDRE ZANIN GUIDORZIó2003ó22ANOS (Lions Clube de Marilia Nova Geração /SP) MAIKEL  D. YANA PEREZ e FÁBIO AUGUSTO DOS SANTOSó2004ó21ANOS (empresários – Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LEO CLUBE DE VALPARAISOó1991ó34 ANOS)

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO FRANCISCO DE SALES

Francisco (Itália, 1567-1622), bispo de Genebra, foi homem de muita cultura, grande orador e escritor, além de mestre em espiritualidade. É um dos fundadores da Ordem da Visitação e o padroeiro dos jornalista e dos escritores católicos.  

SÃO Bábila

SÃO Epolono

SÃO FELICIANO DE FOLINHO

SÃO Prilidano

SÃO Sabiniano

SANTA XÊNIA

SANTO EXUPERÂNCIO

SANTO URBANO DE ANTIOQUIA

Beato  José Timóteo Giaccardo

 

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

O Segredo Messiânico - Mc 3,13-19 – A equipe de apóstolos de Jesus para: ficar com Ele e anunciar

Para encontrar Jesus, é preciso abrir o coração ao mistério de sua Páscoa.

 

O Senhor o escolheu para a plenitude do sacerdócio e, abrindo o seu tesouro, o cumulou de todos os bens.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Chegou o tempo da Nova Aliança, cujo mediador é Cristo, por meio do qual recebemos todo socorro espiritual, também o perdão dos pecados. Francisco de Sales compreendeu essa dinâmica do amor divino e respondeu plenamente ao chamado ao serviço do Reino. Nasceu na França, em 1567, e lá faleceu em 1622. Advogado, presbítero e bispo, muito se empenhou para evangelizar todas as classes, a começar pelo clero. Seu exemplo nos motive a investir nossas energias a favor do crescimento do Reino de Deus e da Igreja.

 

 

– Oração 

 

“PAI, OLHE SEMPRE POR NÓS, PECADORES, E, AO LONGO DESTE ANO JUBILAR, NOS FAÇA CAMINHAR JUNTOS COMO IGREJA SINODAL, EM DIREÇÃO AO REINO DE JUSTIÇA, DE AMOR E DE PAZ.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, quisestes que, na caridade apostólica, o bispo São Francisco de Sales se fizesse tudo para todos; concedei que, a seu exemplo, manifestemos sempre a mansidão do vosso amor no serviço a nossos irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 24 de janeiro de 2025sexta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum São Francisco de Sales, bispo e doutor da Igreja, Memória

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Hb 8,6-13) Cristo é o mediador de uma aliança bem melhor. Leitura da carta aos Hebreus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 6agora, Cristo possui um ministério superior. Pois ele é o mediador de uma aliança bem melhor, baseada em promessas melhores. 7De fato, se a primeira aliança fosse sem defeito, não se procuraria estabelecer uma segunda. 8Com efeito, Deus adverte: "Dias virão, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma nova aliança. 9Não como a aliança que eu fiz com os seus pais, no dia em que os conduzi pela mão para fazê-los sair da terra do Egito. Pois eles não permaneceram fiéis à minha aliança;por isso, me desinteressei deles, diz o Senhor. 10Eis a aliança que estabelecerei com o povo de Israel, depois daqueles dias - diz o Senhor: colocarei minhas leis na sua mente e as gravarei no seu coração, e serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 11Ninguém mais ensinará o seu próximo, e nem o seu irmão, dizendo: 'Conhece o Senhor!'. Porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior. 12Porque terei misericórdia das suas faltas, e não me lembrarei mais dos seus pecados". 13Assim, ao falar de nova aliança, declarou velha a primeira. Ora, o que envelhece e se torna antiquado está prestes a desaparecer.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 84(85)

 

A verdade e o amor se encontrarão.

1. Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, concedei-nos também vossa salvação! Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra – R.

A verdade e o amor se encontrarão.

2. A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; Da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus. – R.

A verdade e o amor se encontrarão.

3. O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas;  a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus. – R.

A verdade e o amor se encontrarão.

 

 

 

– 24 de janeiro de 2025sexta-feira da 2ª Semana do Tempo Comum São Francisco de Sales, bispo e doutor da Igreja, Memória  

 – Evangelho do dia 

 

Chamou os que ele quis, para que ficassem com ele.  (Mc 3,13-19)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; / e a nós ele entregou essa reconciliação (2Cor 5,19). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

 

Naquele tempo,13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis.E foram até ele.14Então Jesus designou doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar,15com autoridade para expulsar os demônios.16Designou, pois, os Doze:Simão, a quem deu o nome de Pedro;17Tiago e João, filhos de Zebedeu,aos quais deu o nome de Boanerges,que quer dizer "filhos do trovão";18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé,Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu,19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

24/01/25         

2ª SEXTA-FEIRA TC – C

 

Marcos 3,14-18: “Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, com autoridade para expulsar os demônios. Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer ‘Filhos do trovão’; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu”.

 

Jesus, o antigo povo de Deus era constituído pelas doze tribos de Israel, descendentes dos doze filhos do patriarca Jacó.

O senhor fazia parte desse povo e foi no meio dele que iniciou o seu ministério, na confiança de que todos iriam acolher a sua mensagem e seguir os seus passos.

De fato, as multidões que acorriam para ouvi-lo e para obter curas aumentavam sempre mais.

No entanto, os líderes religiosos, em grande parte, se tornaram seus adversários ferrenhos, considerando-o um herege pela lei de Moisés, e planejavam assassiná-lo.

Por isso, o senhor tomou a iniciativa de escolher, entre os discípulos, Doze Apóstolos, e assim começar um novo Povo de Deus, não identificado pela descendência familiar nem dependente da lei de Moisés.

Iniciava-se com o senhor uma nova e eterna aliança do seu Deus e Pai com todos aqueles que seguissem o senhor como caminho, verdade e vida.

Era uma nova missão de evangelizar a humanidade toda, cuja legitimidade tinha como sinal a referência a cada um dos seus Apóstolos.

Senhor, nós lhe agradecemos por essa escolha, em que 11 deles permaneceram fiéis ao senhor até ao martírio, e nos legaram a fé cristã, na qual fomos batizados.

Judas, que o traiu, nos faz compreender que o seu chamado e a sua graça exigem uma fidelidade de coração, e não somente de ação.

Ele simbolizou o risco do pecado e das infidelidades da sua Igreja ao longo da história, como também, as oposições e perseguições que ela tem sofrido.

Senhor, eu lhe peço que o seu Espírito me mantenha na comunhão, como um membro fiel do Povo de Deus, na escuta do seu Evangelho e da participação na comunidade.

Como Peregrino da Esperança, que eu me mantenha na fidelidade da fé e da missão daqueles que sucederam aos Doze Apóstolos, que são o nosso Papa e os nossos Bispos.

 

Maria santíssima, Rainha dos Apóstolos e Mãe do Povo de Deus, rogue sempre por nós, pecadores, e, ao longo deste Ano Jubilar, nos faça caminhar juntos como Igreja sinodal, em direção ao Reino de justiça, de amor e de paz. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Desde o início de sua missão, Jesus é seguido pela multidão e acompanhado de perto por diversos discípulos. Alguns desses discípulos foram escolhidos para formar um grupo de colaboradores diretos, totalmente dedicados ao Mestre e à sua Boa-nova. Esses discípulos foram chamados de apóstolos e eram, desde o início, doze. Por que esse número? Diversas são as interpretações, mas, provavelmente, para simbolizar as doze tribos de Israel, dando início a um novo tempo na história da salvação. Esses doze escolhidos serão instruídos pelo Mestre para darem continuidade à sua missão após sua morte, mas ainda é cedo para falarmos disso. Hoje, procuremos concentrar nossa reflexão na escolha dos doze apóstolos, companheiros inseparáveis, testemunhas oculares das obras de Jesus, núcleo central da Igreja nascente. A sucessão dos apóstolos é reconhecida hoje nos bispos da Igreja, presentes em todas as partes do mundo para garantirem a fidelidade ao Evangelho e à missão de Cristo.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 3,13-19 – A equipe de apóstolos de Jesus para: ficar com Ele e anunciar

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparamo-nos ao encontro com Deus mediante sua Palavra,
rezando: 

Vem, Espírito Santo, aos nossos corações,

e concede-nos, por intercessão de Maria,

a graça de ler e reler as Escrituras.

Concede-nos, Espírito Santo,

a graça de reconhecer a obra de Deus atuante na História

e a sua presença de misericórdia.

Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente o texto: Mc 3, 13-19, e observamos as pessoas que Jesus chama e o que lhes recomenda.


Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.



Como entendemos este texto
Jesus não chamou para seu grupo os mais preparados do seu tempo, mas, os mais disponíveis. Há um provérbio popular que diz: “Deus não chamou os mais capacitados, mas capacitou os que chamou”. Chamou simples pescadores – Pedro, André, Tiago, João. Chamou o cobrador de impostos. Chamou gente simples. Não significa que discriminou. Apenas, significa que o coração mais simples está livre de muitas preocupações. Estes chamados recebem o mesmo poder de Jesus: anunciar o Reino, autoridade para expulsar os espíritos maus e curar todas as doenças, missão de libertar as pessoas de todos os males.

Aparecem neste texto, duas missões dos Apóstolos chamados:

1º Para  ficar com ele e

2º Para a missão de anunciar.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?
Somos livres para seguir Jesus? Pelo batismo todo cristão é chamado a seguir Jesus de acordo com seu estado de vida. 

Meditando
Os bispos, em Aparecida, falam deste chamado:
A admiração pela pessoa de Jesus, seu chamado e seu olhar de amor despertam uma resposta consciente e livre desde o mais íntimo do coração do discípulo, uma adesão de toda sua pessoa ao saber que Cristo o chama por seu nome (cf. Jo 10,3). É um “sim” que compromete radicalmente a liberdade do discípulo a se entregar a Jesus, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6). É uma resposta de amor a quem o amou primeiro “até o extremo” (cf. Jo 13,1). A resposta do discípulo amadurece neste amor de Jesus: “Te seguirei por onde quer que vás” (Lc 9,57). (DAp 136).

3.Oração (Vida)

O que a Palavra nos leva a dizer a Deus? 

 Rezemos

 

Ó Trindade Santa, 

Amor pleno e eterno, 

que estabelecestes a Igreja 

como vossa 'imagem terrena':

Nós vos agradecemos  

pelos dons, carismas, vocações,

ministérios e serviços 

que todos os membros do vosso

povo realizam  

como “Igreja em saída”, 

para o bem comum, 

a missão evangelizadora  

e a transformação social,  

no caminho vosso Reino.

Nós vos louvamos  

pela presença e organização dos

cristãos leigos e leigas no Brasil / 

sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, / 

santidade e ação transformadora.

Nós vos pedimos, que os batizados / 

atuem como sal da terra e luz do mundo: / 

na família, no trabalho,  

na política, e na economia,  

nas ciências e nas artes,  

na educação, na cultura e nos meios de comunicação; 

na cidade, no campo e em todo o planeta,  

nossa “casa comum”. 

Nós vos rogamos, que todos contribuam  

para que os cristãos leigos e leigas  

compreendam sua vocação e identidade,  

espiritualidade e missão,  

e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade  

à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres.

Isto vos suplicamos,

 pela intercessão da Sagrada Família,

 Jesus, Maria e José, modelos para todos os cristãos.

Amém!

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
“Somos chamados a encarnar o Evangelho no coração do mundo
(DGAE 2008-2009, no 21).

Como vamos vivê-lo na missão? Nosso novo olhar nos leva a viver a missão de apóstolos e missionários.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP