quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair. – (Mc 7,24-30)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 13 DE FEVEREIRO de 2025 (quinta-feira) 44º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

É NOS MOMENTOS DE DECISÃO QUE O SEU DESTINO É TRAÇADO.”

(Anthony Robbins)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

  DIA DO CARNAVAL

  DIA MUNDIAL DO RÁDIO 📻

DIA INTERNACIONAL DO PROTESTO CONTRA A PELE CHINESA

DIA DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DO EXÉRCITO

  DIA DA SAGRADA FACE DE JESUS

DIA DA EPILEPSIA

DIA DE LIMPAR O COMPUTADOR

DIA DA VESTA - DEUSA ROMANA DO LAR

DIA DA FUNDAÇÃO DO CIANORTE FUTEBOL CLUBE-PR

CRIAÇÃO DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSTICA (IBGE)  

SEMANA NACIONAL CONTRA O ALCOOLISMO

DIA DO INÍCIO DA SEMANA DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO-SP

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guaratinguetá (São Paulo) Aquiraz (Ceará) Pindaí (Bahia)Cacaulândia - Campo Novo de Rondônia - Candeias do Jamari - Castanheiras - Corumbiara - Governador Jorge Teixeira - Itapuã do Oeste - Ministro Andreazza - Mirante da Serra - Monte Negro - Novo Horizonte do Oeste - Rio Crespo - Seringueiras - Theobroma - Vale do Paraíso (Rondônia)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ROSE MEIRE FIDÊNCIO FRASSON (Eq 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO-Setor de Garça/SP)NANCY APARECIDA GUANAES BONINI (professora FATEC-Garça /SP)SUELY APARECIDA GIOLO (Garça /SP) Silvia Marchi (Ribeirão Preto /SP) ALINE FERREIRA DA ROCHA (Duartina /SP) Sandra Urbano BONFIM (Garça  /SP) erica Urbano BONFIM (São Paulo /SP) Ricardo Folcato Menão (Contador-Garça /SP)Ariane Herrero (Sertãozinho /SP) Paula Jhacomo (Garça /SP)Noemi de Colmenares (Lions club Caracas El Valle-Venezuela)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO Ágabo

SANTO Estevão de Lião

SANTO Estevão de Riéti

SANTO Gregório II

SANTA Catarina de Ricci

SANTA Ermelinda

SÃO BENIGNO de Todi

SÃO Castor de Aquitânia

SÃO Fulcrano

SÃO Gilberto de Meaux

SÃO Gosberto

SÃO Guimera

SÃO MARTINIÁNO

SÃO Jordão da Saxônia

SÃO Paulo Lê-Van-Loc

SÃO Paulo Liu Hanzuo

SÃO Polieucto

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Jesus cura a filha de uma mulher pagã  Marcos 7,24-30 - Uma mulher pagã pede pela filha e Jesus a atende

A fé humilde e perseverante pode abrir portas onde nada mais pode chegar, mostrando que a graça de Deus é para todos..

 

Antífona 

Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra e ajoelhemo-nos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor (Sl 94,6s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

No ato criador, Deus decide dar ao homem “uma auxiliar semelhante a ele”. Assim, cria a mulher, que o homem poderá amar e com a qual constituir a família. Esta liturgia nos ajude a seguir os mandamentos do Senhor com a fé e a confiança da mulher do Evangelho.

 

– Oração 

 

“PAI, CRIA EM MEU CORAÇÃO UMA FÉ PROFUNDA COMO A DA MULHER PAGÃ QUE DEMONSTROU TOTAL CONFIANÇA EM JESUS. POR ISSO, FOI ATENDIDA POR ELE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Velai, Senhor, nós vos pedimos, com incansável amor sobre a vossa família; e porque só em vós coloca sua esperança, defendei-a sempre com vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 13 de fevereiro de 2025 quinta-feira da 5ª Semana do Tempo Comum  

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Gn 2,18-25) O Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão; e eles serão uma só carne.. Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

18O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. 19Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu, e trouxe-os a Adão para ver como os chamaria; todo o ser vivo teria o nome que Adão lhe desse. 20E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens, mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. 21Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando este adormeceu, tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. 22Depois, da costela tirada de Adão, o Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. 23E Adão exclamou: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’ porque foi tirada do homem”. 24Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. 25Ora, ambos estavam nus, Adão e sua mulher, e não se envergonhavam.   

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 127(128)

 

R: Felizes todos os que respeitam o Senhor.

– Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!      

R: Felizes todos os que respeitam o Senhor.

– A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.

R: Felizes todos os que respeitam o Senhor. 

– Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

R: Felizes todos os que respeitam o Senhor.

 

 

 

– 13 de fevereiro de 2025 quinta-feira da 5ª Semana do Tempo Comum    

 – Evangelho do dia 

 

Os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair.  (Mc 7,24-30)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

– Acolhei docilmente a Palavra semeada em vós, meus irmãos; ela pode salvar vossas vidas! (Tg 1,21) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

 

Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido. 25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. 28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. 29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

13/02/25         

5ª QUINTA-FEIRA TC – C

 

Marcos 7,25-29: “Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito  impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. A mulher era pagã... Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. Jesus disse: - Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos. A mulher respondeu: - É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair. Então Jesus disse: - Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”.

 

Senhor Jesus, não foi fácil para os seus conterrâneos e para as primeiras comunidades cristãs aceitarem que o senhor viera para a salvação de todos, e não apenas do povo eleito do Antigo Testamento. Eles consideravam os pagãos como cachorros. Por isso, a sua reação nesse evangelho é pedagógica, porque mostrava aos seus discípulos que a fé no senhor, como Messias e Filho de Deus, não era exclusividade de um povo ou de uma religião. O senhor começou tratando aquela mulher pagã como todos tratavam, ainda que usando um diminutivo: ‘cachorrinhos’. A mulher, longe de se ofender, pediu que lhe concedesse ao menos as migalhas da sua graça e curasse a sua filha. Aquele ato de humildade manifestou a sua fé no senhor, capaz de romper qualquer resistência ou preconceito. O senhor reconheceu a fé, a humildade e a confiança daquela mãe e curou a sua filha, fazendo os discípulos compreenderem que o Reino de Deus viera para todos.

Jesus, ainda há gente e há grupos que caem na tentação de pensar que o Reino inaugurado pelo senhor é excluvidade de alguma igreja, seita ou movimento. No entanto, o mistério da sua Encarnação, Morte e Ressurreição não se limitava ao povo de Israel nem às comunidades cristãs, porque a sua abundante Redenção se estendia à toda a humanidade. Onde a fé era acolhimento do amor de Deus, a esperança era sede de vida para todos e a caridade era praticada sem fronteiras, aí se manifestava a presença do Reino de Deus, como foi o exemplo daquela mulher pagã. Ela nos representou a todos nós, que passamos a fazer parte do seu Reino, à semelhança dos “cachorrinhos” desse Evangelho.

Senhor, que eu mantenha uma fé tão humilde como aquela mulher, que jamais fique travado em preconceito e que nunca me falte a sua graça redentora, ainda que sejam apenas as migalhas,

 

Mãe e Senhora Aparecida, humilde serva do Senhor, ensine-nos a ter uma fé cheia de humildade, sem exigir direitos ou privilégios, porque tudo o que nos vem do seu Filho bendito é sempre graça sobre graça, quando estamos abertos ao seu amor. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Ao longo do capítulo 7 de Marcos, encontramos uma interessante amostra da pedagogia de Cristo: após discutir com seus rivais, Jesus instrui o povo e, logo em seguida, os discípulos. O tema presente no Evangelho de hoje continua a ser a questão da impureza. Ao contrário do que defendiam os judeus, Jesus declara que não há alimentos impuros, mas as intenções e ações é que podem tornar-se impuras. O que torna o ser humano impuro é a atitude que brota do seu coração, recordando que, na época de Jesus, o coração era tido como a sede do pensamento e da vontade. O
objetivo é mostrar que o cristão deve preocupar-se unicamente com sua consciência, pois é dela que nascem os vícios e as más intenções. O modo de seguir o caminho reto é deixar-se guiar pela fé e pelo Evangelho.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Marcos 7,24-30 - Uma mulher pagã pede pela filha e Jesus a atende

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Jesus é a redenção oferecida por Deus a todas as nações. Ele encarna a misericórdia divina, aproximando-se dos pequenos, dos necessitados e dos últimos, para salvá-los sem distinção, seja judeu ou grego, escravo ou livre.

Rezemos:
“Jesus Mestre, cremos com viva fé que estás aqui presente, para nos indicar o caminho que leva ao Pai. Ilumina nossa mente e move nosso coração, para que esta meditação produza frutos de vida em nós. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia com atenção o texto e observe os detalhes da narrativa: o local, os personagens, e as palavras e gestos de Jesus. O que a mulher busca no texto? Por que ela recorreu a Jesus? Qual a mensagem que Ele transmite por meio de suas atitudes, palavras e gestos?

Nesta passagem, o Senhor tenta explicar para a mulher estrangeira que, inicialmente, Ele não poderia realizar milagres fora de Israel. No entanto, a mulher, com uma fé humilde e insistente, demonstra um grande amor pela filha. Ela aceita ser comparada aos gentios, chamados de “cachorrinhos”, simbolizando aqueles fora do povo de Israel. Ela se submete à situação, mas faz questão de mostrar que mesmo os “cachorrinhos” podem ser alimentados com as migalhas da mesa. Jesus, tocado pela sua fé, decide atender o seu pedido. Ele reconhece a grande humildade dessa mulher, e pela sua insistência e confiança, a cura acontece.

2. Meditação (Caminho)

Agora, reflita sobre o que o Evangelho desperta em você. Como você se sente diante desse exemplo de fé?
Este é o momento de entrar em silêncio e comparar a mensagem do Evangelho com a sua própria vida. Jesus, hoje, continua à procura de homens e mulheres de fé. Ele se dispõe a curar e salvar, mas pede que você abra o coração e acolha Sua Palavra. Você está disposto(a) a se entregar totalmente ao Senhor?
Que luz Jesus lhe revela com suas palavras, atitudes e gestos?

 

3.Oração (Vida)

Escute e fale com Jesus. A oração é um momento de diálogo com Deus. Fale a Ele o que está em seu coração: suas preocupações, sua gratidão, suas dificuldades.

 

Oração sugerida:
“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, Caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos porque sois o exemplo que devemos seguir. Queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem. Amém.”

4.Contemplação (Vida e Missão)

Com o coração voltado para a palavra de Deus, procure identificar como você pode viver essa mensagem em sua vida cotidiana.
Qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje? O que Jesus lhe pede com esta meditação?

 

Bênção

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Parte superior do formulário

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP