sábado, 25 de setembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. – (Lc 9,43b-45)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 S E T E M B R OM Ê S   D A   B I B L I A -

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 GARÇA/SP, 25 DE SETEMBRO de 2021 (SÁBADO) 268 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

NÃO DEIXE DE TER ALGUÉM DO SEU LADO POR PURO MEDO DE SER FELIZ.

(Mario Quintana)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO TRÂNSITO

DIA NACIONAL DA RADIODIFUSÃO

DIA MUNDIAL DOS FARMACÊUTICOS

DIA LATINO-AMERICANO DE LUTA CONTRA A COQUELUCHE [Tosse-Comprida]

DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ATAXIA

DIA DA TIA SOLTEIRONA

DIA DA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO AO CRACK

DIA DO AUDITOR DA JUSTIÇA DESPORTIVA

DIA DO COELHO

DIA DA DANÇA E MÚSICA ÁRABE

DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DO ENSINO SUPERIOR PARTICULAR

DIA DO SONHO

DIA DA INDEPENDÊNCIA DE GUINÉ-BISSAU

DIA DA FUNDAÇÃO DAS LOJAS PERNAMBUCANAS EM SÃO PAULO-SP

DIA DO EMO

DIA DO FIM DA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO (de 18 a 25 de setembro)

SEMANA NACIONAL DO JOVEM

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Luiziana - Nova Aurora - Salto do Itararé (Paraná) Carlos Barbosa (Rio Grande do Sul) Sena Madureira- Santa Rosa do Purus (Acre)Vitorino Freire (Maranhão) Mesquita (Mato Grosso) Formoso (Goiás)Itaeté (Bahia) Patu (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: João VITOR AZEVEDO DA SILVA (filhote da Carla/Marcelo-Garça/SP)ISABELLA FREITAS PRECIPITO (Garça/SP) José Domont Serrar (Lions Clube de PARANAÍBA /MS) Francisco Simões NETO  (Lions Clube de Herculândia /SP) Vinícius Moretti  (LEO Clube de Promissão/SP-Campo Mourão/PR) ALEXANDRE OLIVEIRA CORREA (Dentista-Garça/SP) edson luiz merigue (Ourives Garça/SP) Irmã ameri gonçalves dos santos  (Garça/SP) RenÊ PiM (Garça /SP) CLEBER PINHA ALONSO (Marilia /SP) TARIK BOSQUE SAKER (Garça /SP)  LEONArA mAZETO BRANDÃO  (Ribeirão Preto /SP) Eliane Chomiski  (Garça /SP) Rodrigo Reis  (Garça /SP) DANIELI DE ALMEIDA SASSO (Nutricionista - Marília /SP) Pe. GABREL FORTIER (RSV-Vigário Paroquial da Paróquia Santa Isabel de Marília /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE OSVALDO CRUZó1964ó57 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ SANTA AURÉLIA e SANTA NEOMÍSIA

SANTO ALBERTO de Jerusalém

SÃO SÉRGIO de Radonege

SÃO FIRMINIO OU FIRMIN de Amiens

São CLEOFÁS OU ALFEU

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: - Eles não compreendiam esta palavra – Lc 9,43b-45

 

 

- Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Deus habita no meio do seu povo e o protege como “muralha de fogo ao seu redor”. Renovemos nossa confiança no Senhor, que nos guarda qual pastor a seu rebanho e em Jesus nos revela seu projeto de salvação.

 

– Oração 

 

PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE CONSIDERAR A PAIXÃO DE JESUS A PARTIR DE TEU MODO DE PENSAR. SÓ ENTÃO COMPREENDEREI QUE SE TRATOU DA PROVA MÁXIMA DE FIDELIDADE A TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 25 de setembro de 2021SÁBADO da 25ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

É fácil admirar as obras visíveis de Jesus; difícil é compreender e aceitar o anúncio de sua paixão: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 

 

1ª Leitura (Zc 2,5-9.14-15a) – Eis que venho para habitar no meio de ti.  Leitura da Profecia de Zacarias:

 

5Levantei os olhos e eis que vi um homem com um cordel de medir na mão. 6Perguntei-lhe: “Aonde vais?” Respondeu-me: “Vou medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e o seu comprimento”.

7Eis que apareceu o anjo que falava em mim, enquanto lhe vinha ao encontro outro anjo, 8que lhe disse: “Corre a falar com esse moço, dizendo: A população de Jerusalém precisa ficar sem muralha, em vista da multidão de homens e animais que vivem no seu interior. 9Eu serei para ela, diz o Senhor, muralha de fogo a seu redor, e mostrarei minha glória no meio dela. 14Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15aMuitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Jr 31,10-13

 

O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

 

 

– 25 de setembro de 2021SÁBADO da 25ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.   (Lc 9,43b-45)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; / fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).  

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 43btodos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.  

 Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A Graça Divina está presente em toda a nossa vida”

 

Então Jesus disse a seus discípulos: ‘Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens’”

(Lucas 9,43b-44).

Como Jesus pediu aos Seus discípulos para prestarem bastante atenção, estou pedindo que você também preste bem atenção. Ele está falando a respeito de si, Ele é o Filho do Homem que vai ser entregue nas mãos dos homens. Quando Ele está dizendo que vai ser entregue, é porque os homens da sua época, os homens do seu tempo irão pegá-Lo, prendê-Lo, julgá-Lo, condená-Lo, açoitá-lo, crucificá-Lo e ali Ele vai morrer. Todas essas situações as quais estou me referindo são duras para a realidade humana. A realidade humana, a vida humana, nós, humanos do século XXI, rejeitamos completamente qualquer forma de fraqueza, de sofrimento, de dor, de doença e de enfermidade.

 

Não queremos, de forma alguma, encarar essas realidades porque todos estavam admirados com o que Jesus fazia, todos admiravam Jesus por causa dos milagres e das curas de Jesus, por causa do bem que Ele realizava, mas Ele sabia que seria escândalo quando olhassem para Ele todo maltratado e julgado na mão dos homens.

 

“A beleza da Graça Divina está presente na vida que nasce, na vida que corre e na vida que também padece”

 

Como é espanto para nós quando olhamos para super-homens e supermulheres dos nossos tempos, porque o que os olhos gostam de ver é apenas a realidade aparente, como se as pessoas o tempo inteiro, com a vida inteira fosse somente beleza, rosto bonito, corpo bonito, corpo saudável e belo. Tenho que dizer para você que esse corpo vai experimentar a decomposição, isso não significa que temos que depreciar o corpo e não cuidar dele, isso não significa que não temos que cuidar da nossa saúde.

 

Se é belo olhar para uma criança que está nascendo, com todo o vigor de vida que ela vai ter, é mais belo ainda encarar um idoso que, muitas vezes, está sofrendo, que está vendo o seu corpo se decompor. A beleza da Graça Divina está presente numa vida que nasce, na vida que corre e na vida que também padece, mas se não olharmos a vida como ela é, nós nos escandalizamos com a vida, rejeitamos a vida e não queremos aceitar o outro que está na cama sofrendo; não queremos aceitar a nossa vida que, muitas vezes, está se decompondo.

 

Digo sempre: que Deus me dê a graça de ver todos os meus “cabelinhos” ficarem brancos. Porque, para alguns, cabelos brancos é sinal de velhice, de fim, mas é a vitalidade, é o vigor da vida que passa.

 

A vida é assim: ela tem um ciclo de subida e, depois, um ciclo de descida; ela desce para entrar na glória definitiva, para aqueles que abraçam a sua vida como dom de Deus, não apenas como expressão de exibição para o mundo. A vida é bela em todas as etapas, a vida é bela quando sabemos encarar a alegria de viver, a beleza de viver, inclusive nas doenças, nas enfermidades e nas fraquezas que a vida tantas vezes nos impõe.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus tem momentos de sucesso no meio do povo e desperta a admiração de todos, mas tem o olhar fixo na obra decisiva da salvação. Pela segunda vez, de forma resumida, Jesus avisa seus discípulos sobre seu fi m trágico. Esta informação não entra na cabeça deles. Esse tipo de anúncio não se enquadra com o que eles esperam de Jesus. Não conseguem conciliar poder com fraqueza: como pode cair “nas mãos dos homens” aquele que expulsa as forças malignas? Para eles, era incompreensível essa espécie de contradição. Só entenderão após a ressurreição, quando Jesus “abrirá a inteligência deles, para compreenderem as Escrituras. Então lhes dirá: ‘Está escrito que o Messias tinha de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia'” (cf. Lc 24,45).

 

ORAÇÃO

Ó Jesus, Messias de Deus, reconhecemos que não basta ter informações sobre quem tu és. É necessário que assumamos teu modo de vida, que sejamos teus fiéis seguidores, conscientes de que percorres um caminho de sofrimento até a entrega total de tua vida mediante tua morte na cruz. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 9,43-45 – Jesus fala de sua Paixão

 

Oração Inicial
No início de mais uma leitura orante, abra o seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho em voz alta e pausadamente e repita as palavras que mais chamaram sua atenção. Quem é que faz perguntas? Qual tema perpassa o diálogo?

 

“A palavra e as atitudes de Jesus encantavam os discípulos e a multidão. Para seguir um líder, precisamos, antes, conhecer seus projetos. A multiplicação do pão, a pesca milagrosa, as curas e as próprias bem-aventuranças criaram todo um estado de ânimo favorável a Jesus. Mas era preciso acrescentar outra dimensão: o sofrimento. Isso era incompreensível para os discípulos, que tinham medo de perguntar. Suspeitavam que a resposta viesse desestabilizá-los ainda mais. Seguir a Jesus é caminhar à luz da fé. Esta luz ilumina apenas o primeiro degrau, mas a escada segue adiante. E não devemos ter medo dos próximos passos. Confiamos inteiramente no Pai, que pede: “Não tenham medo!”. O futuro deixará claro o caminho.”

 

2. Meditação (Caminho)

Qual palavra do texto encontrou profunda sintonia com a minha vida, com as minhas atitudes? Em minha vida, meu trabalho, meu relacionamento com as pessoas, como vivo os ensinamentos de Jesus? Quais sentimentos o texto despertou em mim?

3.Oração (Vida)

Retome as experiências vividas com a Palavra de Deus durante esta semana. Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

Faça a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar aos homens a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no Batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos, no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor, para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do reino dos céus. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Não desanimar diante da lenta caminhada das comunidades, mas propor-se a colaborar para que o Evangelho chegue a todos como Palavra de Salvação.

 

Bênção 

 

 

O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!”

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.