quinta-feira, 30 de março de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança.” - (Jo 5,31-47)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE
GARÇA/SP, 30 DE MARÇO DE 2017 (quinta-feira) 89º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
O HOMEM QUE HONRA A SI MESMO É CAPAZ DE VER AS VIRTUDES DE OUTRO HOMEM.
(José Martín)


Datas Comemorativas
DIA DA ANESTESIA GERAL
DIA DO FUTEBOL SOCIETY
DIA INTERNACIONAL DAS EMPREGADAS DOMÉSTICAS
Dia Mundial do Transtorno Bipolar

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jambeiro - Orlândia (São Paulo) Ipojuca (Pernambuco) João Neiva - Ponto Belo - São Domingos do Norte – Sooretama (Espírito Santo) Barrocas (Bahia) Morros – Pinheiro - São Bento (Maranhão) Triunfo (Rio Grande do Norte) Campos Novos – Capivari de Baixo – Cordilheira Alta – Coronel Martins – Morro Grande – Monção - Sangão- São Cristóvão do Sul - Vargem Bonita (Santa Catarina) Mato Castelhano (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUIZ “Luizão” PEREIRA DE SOUZA (primo Guarulhos/SP)LAURA VERGILIO BONASSA (filha da Elis e Fabio-Garça /SP)FRANCISCO PASCHOAL SARTORI (Eq 12 ENS AUXILIADORA Setor de Garça /SP)MARCIA ARAUJO CIRILO (Despachante Policial Garça/SP)DANIELA DE OLIVEIRA DAVID DE SOUZA (Garça /SP)LUIZ CARLOS TRIDAPALI NORONHA (Garça /SP)JOSÉ ANTONIO MAGRON (Lions Clube de Tupã/SP) OZÉIAS J. SANTOS (DG LC3-Lions Clube de Campinas/SP) CARLOS CÉSAR MACIEL (LEO Clube de Ilha Solteira/SP) MARIA SILVIA PEREIRA (Lupércio/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: VERA LUCIA EVANGELISTA CAPARROZ e GERSON LUIZ CAPARROZó1975ó42 ANOS (Eq 06 ENS de FÁTIMA Setor de Garça /SP)


Santo do Dia
são JOÃO CLÍMACO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Figura de Cristo, Moisés é solidário com o povo e intercede a Deus em favor dele. Deus marca presença na história humana pela Escritura e pelo testemunho dos que agem em nome do Senhor Jesus.
 Oração
PAI, DÁ-ME SUFICIENTE INTELIGÊNCIA PARA DESCOBRIR, NO TESTEMUNHO DE JESUS, SUA CONDIÇÃO DE FILHO ENVIADO POR TI, PARA A NOSSA SALVAÇÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Nós vos pedimos, ó Deus de bondade,  que,  corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
Quinta-feira da 4ª Semana da Quaresma - 30/03/2017
Diante das nossas fraquezas e infidelidades, resta-nos deixar a Palavra encontrar morada em nós e invocar: lembrai-vos de nós, Senhor, segundo o amor para com vosso povo.


1ª Leitura (Êx 32,7-14) – “Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniquidade do teu povo. Leitura do Livro do Êxodo:

Naqueles dias, 7o Senhor falou a Moisés: “Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo, que tiraste da terra do Egito. 8Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, inclinaram-se em adoração diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: ‘Estes são os teus deuses, Israel, que te fizeram sair do Egito!’”
9E o Senhor disse ainda a Moisés: “Vejo que este é um povo de cabeça dura. 10Deixa que minha cólera se inflame contra eles e que eu os extermine. Mas de ti farei uma grande nação”. 11Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo: “Por que, ó Senhor, se inflama a tua cólera contra teu povo, que fizeste sair do Egito com grande poder e mão forte? 12Não permitais, te peço, que os egípcios digam: ‘Foi com má intenção que ele os tirou, para fazê-los perecer nas montanhas e exterminá-los da face da terra’. Aplaque-se a tua ira e perdoa a iniquidade do teu povo.
13Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel, com os quais te comprometeste por juramento, dizendo: ‘Tornarei os vossos descendentes tão numerosos quanto as estrelas do céu; e toda esta terra de que vos falei, eu a darei aos vossos descendentes como herança para sempre”’. 14E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer a seu povo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 105 (106)
Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!

Evangelho do dia
Quinta-feira da 4ª Semana da Quaresma - 30/03/2017
Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. - (Jo 5,31-47)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer encontre vida eterna (Jo 3,16).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.
33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz.
36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.
39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.
44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança.46Se acre­ditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Peçamos perdão a Deus pelos pecados do próximo
Precisamos pedir perdão a Deus não só pelos nossos pecados, mas pelos pecados da humanidade, da nossa casa e nossa família!
E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer a seu povo  (Êxodo 32, 14).
Quero meditar com você a Primeira Leitura da Liturgia de hoje, no Livro do Êxodo, porque, nessa nossa caminhada quaresmal, estamos fazendo um verdadeiro êxodo, uma verdadeira passagem da morte para a vida, da escravidão do pecado para a liberdade da graça.
Assim como o povo de Deus fez a caminhada de 40 anos no deserto, estamos há 40 dias neste tempo quaresmal, com todo o simbolismo que ele significa. Porém, no meio daquela caminhada, o povo de Deus desviou-se, fez tudo aquilo que era o contrário do que tinham prometido fazer para com Deus.
O Senhor estava sendo tão bom para com Seu povo, os tirou do caminho da escravidão, estava conduzindo-os para a vida nova, para a liberdade, para a salvação. Mas era um povo de cabeça dura, que, em vez de se voltar para Deus, estava prostrado diante de outros deuses, voltou-se para outras coisas e não para o Senhor Nosso Deus. Povo de cabeça dura! Deus quis deixar aquele povo de lado.
Você deve ter visto aqui a expressão que Deus desistiu de fazer o mal. Mas que mal Ele iria fazer a Seu povo? Que mal Ele pode fazer? Preciso dizer a você que o Senhor não faz mal nem castiga, o que podemos entender é que, quando nos afastamos, quando não queremos saber d’Ele ou colocamos outros no lugar d’Ele na nossa vida, não há mal nem castigo maior do que esse!
Estamos longe, afastado de Deus, mas não foi Ele quem se afastou de nós, fomos nós que nos afastamos do Senhor para escolher outros caminhos e não os caminhos d’Ele. Não há desgraça maior do que essa!
Uma vez que não quero mais saber de Deus, é como se Ele dissesse: “É você quem não quer saber de mim, então não preciso mais saber de você!”.
Somente Moisés estava ali temente a Deus. Um papel maravilhoso é o papel de Moisés; ele é intercessor! Moisés, vendo seu povo no caminho do pecado, cometendo todos aqueles males contra Deus, contra o próprio povo, vai suplicar pela misericórdia divina; ele vai pedir por todo aquele povo.
Aquele povo estava tão perdido, inerte no caminho do erro, no caminho do pecado, que não tinham nem capacidade para isso. Por isso, é Moisés quem se prostra, levanta suas mãos para o Céu e intercede, invoca a misericórdia divina e suplica em favor do Seu povo.
Hoje, precisamos pedir perdão a Deus não só pelos nossos pecados, mas pelos pecados da humanidade, da nossa casa e família, da sociedade, da igreja, do mundo em que estamos, o qual, muitas vezes, se afasta dos caminhos de Deus, afasta-se da bondade d’Ele para servir outros deuses. Como falta a consciência de pedir perdão!
Quem tem consciência precisa ser como Moisés: humildemente colocar-se na presença de Deus e clamar pela Sua misericórdia, clamar para que não se afaste do meio de nós, clamar para que a graça divina não fuja do nosso meio, porque ela não age quando as pessoas se colocam indiferentes ou a rejeitam.
Moisés, de forma suplicante e misericordiosa, intercede pelo Seu povo. Por causa da oração, da súplica de Moisés, o Senhor desistiu de afastar-se do Seu povo, o Senhor desistiu de ficar longe dele.
“Senhor, apesar dos nossos pecados e erros, das nossas fraquezas, apesar de nos voltarmos para outros deuses e não para Ti, não fique longe de nós”. O Senhor é o único Deus verdadeiro, por isso Te pedimos: tenha misericórdia de nós, não afaste de nós o Seu favor e a Sua graça, porque sem Ti nós perecemos. Precisamos de Ti, tenha misericórdia e compaixão de todos nós, Senhor Nosso Deus!
Deus abençoe você!
"Reflexão - Jo 5, 31-47
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )  
Ninguém aceita gratuitamente algo como sendo verdadeiro.
Só acreditamos que algo é verdadeiro quando temos um fundamento para isso.
Assim as pessoas agem em relação a Jesus, exigem uma garantia de verdade a respeito de tudo o que ele fala para que creiam nela.
Isso acontece em primeiro lugar porque não acreditam no amor e na ação do próprio Deus na vida das pessoas.
Também acontece porque não são capazes de encontrar nas Sagradas Escrituras o testemunho de Jesus e de suas obras.
Somente quem se abre a Deus e à sua revelação reconhece a verdade em Jesus.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- As obras que faço dão testemunho da ação de Deus em mim?
- Busco na Bíblia inspiração para dar testemunho da presença de Deus?
- Como falo de Deus? Com exemplos ou com palavras? Ou com ambas?
- Como a sociedade reconhece que sou cristão?
- Agradeça a Deus o dom de ser membro vivo e ativo na Igreja.

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Busquemos viver verdadeiramente este momento de oração com o Mestre, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Peçamos ao Espírito Santo que renove em nós os seus dons, para que assim compreendamos a Palavra.
“Ó Espírito Santo, ilumina-nos e santifica-nos com o fogo do teu amor.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Antes de iniciar a leitura orante, procure um ambiente silencioso, que a favoreça. Vamos começar? Faça a leitura do texto quantas vezes julgar necessário, grifando os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa. Reflita sobre os pontos que mais chamaram sua atenção e procure identificar o tema central do texto.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Releia o Evangelho, meditando sobre cada versículo, e deixe-se tocar pela Palavra do Senhor, pois neste momento você é convidado(a) a ouvir o que Ele tem a lhe dizer.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A oração é o momento em que nos dirigimos ao coração do Senhor. À medida que lhe abrimos nosso coração e falamos com Ele, sentimos sua presença de amor, que nos ilumina, e somos acolhidos por Ele.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento você experimenta neste momento?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.