sábado, 21 de dezembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? - (Lc 1,39-45)





– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A
 GARÇA/SP, 21 DE DEZEMBRO de 2019 (sábado) 355º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
TUDO O QUE É BOM DURA O TEMPO NECESSÁRIO PARA SER INESQUECÍVEL.
(Fernando Pessoa)


 Datas Comemorativas 
INÍCIO DO VERÃO
Dia DO ATLETA
Dia Dos ARTISTAS PROFISSIONAIS
Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bofete (São Paulo) Alto Caparó - Angelândia - Berizal - Brasilândia de Minas - Bugre - Campo Azul - Cantagalo - Catuti - Chapada Gaúcha - Cônego Marinho - Confins - Córrego Fundo - Crisólita - Cuparaque - Curral de Dentro - Delta - Divisa Alegre - Dom Bosco - Franciscópolis - Frei Lagonegro - Gameleiras - Goiabeira - Guaraciama - Ibiracatu - Imbé de Minas - Indaiabira - Itaipé - José Raydan - Luisburgo - Martins Soares - Miravânia - Monte Formoso - Naque - Natalândia - Nova Porteirinha - Novo Oriente de Minas - Novorizonte - Orizânia - Padre Carvalho - Pai Pedro - Patis - Pedra Bonita - Periquito - Piedade de Caratinga - Pingo-D'Água - Pintópolis - Ponto Chique - Ponto dos Volantes - Reduto - Santa Bárbara do Monte Verde - Santa Cruz de Minas - Santa Helena de Minas - Santo Antônio do Retiro - São Domingos das Dores - São Félix de Minas - São Geraldo do Baixio - São João da Lagoa - São João das Missões - São Joaquim de Bicas - São José da Barra - São Sebastião da Vargem Alegre - São Sebastião do Anta - Sarzedo - Sem-Peixe - Serranópolis de Minas - Setubinha - Taparuba - Uruana de Minas - Vargem Grande do Rio Pardo - Verdelândia - Vermelho Novo (Minas Gerais) Tupanciretã (Rio Grande do Sul) Ararendá (Ceará) Brasilândia do Tocantins (Tocantins) Feijó (Acre) Itapitanga (Bahia) Japi  - Santa Maria (Rio Grande do Norte) Bela Vista da Car - Coronel Domingos Soares - Esperança Nova - Manfrinópolis (Paraná) Capoeiras (Pernambuco) União do Sul  (Mato Grosso) Diamante - Juru - Manaíra (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: GLORIA MARIA DE ANDRADE E SILVA ARIKI (Guaraçaí /SP)  IVAN DORETO (Lions Clube de Murutinga do Sul SP)  RENATO FRANCISCO DE ALMEIDA (neto do Francisco de Almeida-Marilia /SP) NIVALDO MORAES (Garça /SP) ELIZEU TOZATO (Garça /SP) MARIZA PRECIPITO (Garça/SP) CELSO HENRIQUE SILVA (Marília /SP) LEONILDA Nida GUERINO CALDAMONE (Marília /SP)  
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  JANETE APARECIDA BARROS ARANHA CONESSA e LUIZ GONZAGA CONESSAó1974ó45 ANOSó (Lions Clube de Garça – EQ 04 ENS de LOURDES Setor de Garça/SP)    Isabel Cristina Ferreira Ishisato e MOACYR YASSUNORI ISHISATO ó1974ó45 ANOS ó ( Catanduva /SP)  LILIAN LUCHIARI BARALDI NININ e VALTER NININ ó1991ó28 ANOSó(Equipe10 Nossa Sra das FAMÍLIAS Setor de Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL: MONSENHOR ACHILES PACELI DE OLIVEIRA PINHEIROó1963ó56 ANOSó(Pároquia de Nossa Senhora Aparecida de Quintana e Nossa Senhora Aparecida de Paulópolis/SP)Pe. JORGE RICARDO CINTRA DA SILVA ó2007ó12 ANOSó (Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Mariápolis/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE BASTOS SOLIDARIEDADE ó1998ó21 ANOS (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SãO PEDRO CANÍSIO
Pedro (Holanda, 1521-1597), teólogo e catequista, pertence à primeira geração dos reformadores tridentinos. Apóstolo incansável da Áustria e da Alemanha contribuiu com seus escritos e sua pregação para a defesa e a consolidação da fé.  

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Eis que chega o Senhor dos senhores: seu nome será Emanuel, o “Deus conosco” (Is 7,14; 8,10).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Esperemos no Senhor com a alegria que transborda de corações conduzidos pelo amor e pela solidariedade: o amado vai ao encontro da amada; Maria vai ao encontro de Isabel para pôr-se a serviço. 
– Oração 
PAI, A EXEMPLO DE ISABEL, ANSEIO CONHECER A VERDADEIRA IDENTIDADE DE MARIA QUE, NA SUA HUMILDADE, TORNOU-SE O SER HUMANO ABENÇOADO POR EXCELÊNCIA.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ouvi com bondade, ó Deus, as preces do vosso povo, para que, alegrando-nos hoje com a vinda do vosso Filho em nossa carne, alcancemos o prêmio da vida eterna, quando ele vier na sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
Últimos dias antes do Natal - 21 de dezembro    do Advento
■ Orçamos a voz do Senhor, que vem a nós por meio de sua Palavra. Ela nos convoca para um novo tempo de amor e solidariedade entre as pessoas.

1ª Leitura (Ct 2,8-14) – Eis o meu amado que vem saltando pelos montes.  Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos:

8É a voz do meu amado! Eis que ele vem saltando pelos montes, pulando sobre as colinas. 9O meu amado parece uma gazela, ou um cervo ainda novo. Eis que ele está de pé atrás de nossa parede, espiando pelas janelas, observando através das grades. 10O meu amado me fala dizendo: “Levanta-te, minha amada, minha rola, formosa minha, e vem! 11O inverno já passou, as chuvas pararam e já se foram. 12No campo aparecem as flores, chegou o tempo das canções, a rola já faz ouvir seu canto em nossa terra. 13Da figueira brotam os primeiros frutos, soltam perfume as vinhas em flor. Levanta-te, minha amada, formosa minha, e vem! 14Minha rola, que moras nas fendas da rocha, no esconderijo escarpado, mostra-me teu rosto, deixa-me ouvir tua voz! Pois a tua voz é tão doce, e gracioso o teu semblante”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 32(33)
Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Cantai para o Senhor um canto novo!


Evangelho do dia
Últimos dias antes do Natal - 21 de dezembro    do Advento
Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? - (Lc 1,39-45)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Ó Emanuel, sois nosso rei e orientador: / vinde salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45“Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Coloquemos a nossa esperança no Senhor”
 Bem-aventurada Aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”
(Lucas 1,45).
No espírito do Advento, hoje, celebramos Maria bem-aventurada. Bem-aventurada porque Ela soube acreditar em tudo aquilo que Deus havia de realizar para o Seu povo, em favor de Israel.

Maria é a mulher da bem-aventurança enquanto Aquela que espera unicamente no Senhor. N’Ele Ela coloca o Seu olhar, a Sua confiança e toda a esperança do Seu coração.

Hoje, queremos olhar para Maria para aprendermos com Ela a esperarmos sempre no Senhor, a colocarmos n’Ele a nossa esperança e a certeza de que o Senhor não há de nos decepcionar.

“Bendita és Tu entre as mulheres; e bendito é o fruto do Teu ventre”. Talvez, algumas denominações cristãs cometam um tremendo engano quando dizem que Maria é uma mulher como as outras; Ela é mulher como qualquer outra mulher, mas Ela é bendita entre todas as mulheres, porque, do Teu ventre nasceu o bendito fruto, o nosso bendito Jesus, Senhor e Salvador de todos nós.

Olhemos para Maria para aprendermos a esperarmos sempre no Senhor, a colocarmos n’Ele a nossa esperança”

Somente Maria foi digna de tal merecimento e tamanha graça. Ela foi bendita porque acreditou, mas é bendita porque gerou Jesus, o divino Salvador. Bendito seja Deus que manifestou, na humildade da natureza humana, a salvação de todos nós, bendito seja Deus que escolheu Maria para ser a mãe do Seu Filho, nosso Senhor e Salvador Jesus.

Quando olhamos, hoje, para a Virgem Maria, queremos olhar para Aquela que acreditou e que se doou, que se fez toda de Deus, entregue a Ele no projeto de salvação e restauração.

Bendito seja todo aquele que confia no Senhor, bendito seja todo homem e toda mulher que colocam no Senhor a sua confiança e a sua esperança. Bendito é quele que se entrega para Deus de coração, de corpo, alma e, no Senhor, jamais deixa de confiar.

Bendito seja Deus que nos manifesta o Seu amor e desígnio salvador.

Deus abençoe você!

– Reflexão - A Visitação: ai aonde chega Maria se faz presente Jesus
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— Maria vai visitar sua prima Isabel, já anciã, a quem todos tinham por estéril. Porém, estava no sexto mês de uma gestação que era um dom de Deus. A Virgem leva nas suas entranhas a Jesus, recentemente concebido. É uma mulher jovem, mas não tem medo, porque Deus está com Ela, dentro Dela.

Quando entra na casa de Isabel, seu cumprimento vai cheio de graça: João pula de alegria dentro das entranhas da sua mãe, como se percebesse a presença de Aquele a quem o dia de amanhã anunciará a Israel. Neste encontro o protagonista silencioso é Jesus. Maria o leva no seu seio como um sacrário e, nos o oferece como o dom mais sagrado. Ai aonde chega Maria se faz presente Jesus.

—A alegria sempre há de ser comunicada e compartilhada: Santa Maria foi imediatamente a comunicar-lhe a Santa Isabel. Este é meu autêntico compromisso no Advento: Levar aos outros a maior das alegrias: O Natal.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Ao dar seu sim ao projeto de Deus, Maria não se encolhe nem se esconde.
Ao contrário, impregnada do amor de Deus, ela extravasa seu amor para com o próximo.
Cheia do Espírito Santo e de alegria, ela parte espontaneamente e vai auxiliar a prima Isabel, grávida de seis meses.
Quem aceita Deus na própria vida e está repleto do Espírito Santo, não se apega a seus projetos pessoais, mas se dispõe a percorrer, com disposição e entusiasmo, também os caminhos mais difíceis.
Neste encontro de Maria com Isabel, as duas mães se unem no sublime louvor a Deus, o qual continua operando, de maneira admirável, a salvação do gênero humano.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Carlos Alberto Contieri, sj,
Paulinas  
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br 
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 1,39-45 - Maria visita Isabel
Saudação
Em união com todos que se encontram neste ambiente virtual, iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, com a:
Canção do Advento
Ó vem, Senhor, não tardes mais! 

Vem saciar nossa sede de Paz!  

  1.   Ó vem, como chega a brisa do vento, 

Trazendo aos pobres justiça e bom tempo!  

2.   Ó vem, como chega a chuva no chão   

Trazendo fartura de vida e de pão!  

3.   Ó vem, como chega a luz que faltou   

Só tua palavra nos salva Senhor!

4.   Ó vem, como chega a carta querida   

Bendito carteiro do Reino da Vida!  

5.   Ó vem, como chega o filho esperado   

Caminha conosco Jesus Bem amado!  

6.   Ó vem, como chega o Libertador   

Das mãos do inimigo nos salva Senhor
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente, o texto: Lc 1,39-45, e observamos as palavras de Jesus.
Alguns dias depois, Maria se aprontou e foi depressa para uma cidade que ficava na região montanhosa da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo, Isabel disse bem alto:
- Você é a mais abençoada de todas as mulheres, e a criança que você vai ter é abençoada também! Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?! Quando ouvi você me cumprimentar, a criança ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga. Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse.
Então Maria disse:
- A minha alma anuncia a grandeza do Senhor.
O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador.
Pois ele lembrou de mim, sua humilde serva!
De agora em diante todos vão me chamar de mulher abençoada,
porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim.
O seu nome é santo, e ele mostra a sua bondade a todos os que o temem em todas as gerações.
Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos com todos os planos deles.
Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições.
Dá fartura aos que têm fome e manda os ricos embora com as mãos vazias.
Ele cumpriu as promessas que fez aos nossos antepassados e ajudou o povo de Israel, seu servo.
Lembrou de mostrar a sua bondade a Abraão e a todos os seus descendentes,
para sempre.
Maria ficou mais ou menos três meses com Isabel e depois voltou para casa.
Refletindo
Lucas narra o encontro destas duas mães. Maria, mãe do Filho de Deus e Isabel, mãe do precursor, João Batista. Uma jovenzinha, Maria. E outra, de idade avançada, Isabel. Maria era virgem. Isabel, de idade avançada. Feita a saudação de Maria, Isabel responde profetizando: “Você é a mais abençoada de todas as mulheres. A criança que você vai ter é abençoada também. Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?” Nestas palavras, Isabel manifesta fé, reconhece a maternidade e o Messias, quando diz “meu Senhor”. Ao dizer “você é a mais abençoada”, esta bênção traz alegria para Isabel e a seu filho: “a criança ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga”. Esta bênção, fruto da fé, gera uma série imensa de louvores a Deus que Maria expressa no seu cântico. A visita de Maria a Isabel tornou-se a “visita de Deus ao seu povo”, diz o Catecismo da Igreja Católica (717).
..2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  - O que o texto diz para nós, hoje?
Meditando
Recordamos as palavras dos bispos na Conferência de Aparecida: 
“Nossos povos encontram a ternura e o amor de Deus no rosto de Maria. Nela vem refletida a mensagem essencial do Evangelho. (...)Ela, reunindo os filhos, integra nossos povos ao redor de Jesus Cristo.” (DAp 265).
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, com um grande sacerdote, o bem-aventurado Tiago Alberione:
Jesus, Mestre,
que eu pense com a tua inteligência, com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu coração.
Que eu veja com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça com os teus ouvidos.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés estejam sobre as tuas pegadas.
Que eu reze com as tuas orações.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim. Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de reconhecimento das maravilhas que Deus faz em cada pessoa que encontrar hoje.
BÊNÇÃO
Bênção natalina do papa Francisco

Iluminado pela esperança evangélica que provém da gruta humilde de Belém,
invoco os dons natalícios da alegria e da paz para todos:
para as crianças e os idosos,
para os jovens e as famílias,
para os pobres e os marginalizados.
Nascido para nós,
Jesus conforte quantos suportam a prova da doença e da tribulação;
sustente aqueles que se dedicam ao serviço dos irmãos mais necessitados. Em nome do Pai...