segunda-feira, 21 de março de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Jesus, como Elias e Eliseu, não é enviado só aos judeus. – (Lc 4,24-30)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O R O X O  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE EPILEPSIA

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e À MULHER

 GARÇA/SP, 21 DE MARÇO de 2022 (segunda-feira) 080º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

EVITE DESENCORAJAR-SE: MANTENHA OCUPAÇÕES E FAÇA DO OTIMISMO A MANEIRA DE VIVER. ISSO RESTAURA A FÉ EM SI.”

(Lucille Ball)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA INTERNACIONAL PARA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Dia Internacional da Síndrome de Down

DIA NACIONAL DA TERRA

DIA MUNDIAL DA POESIA

DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA

DIA MUNDIAL DA ECONOMIA DOMÉSTICA

Dia Internacional de Nowruz

Dia Internacional do Teatro de Bonecos “Marionetes”

DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS E DA ÁRVORE

Dia Nacional de Conscientização pelo Fim de Mensagens de Texto ao Volante

DIA da Cor

DIA do Candomblé

DIA Europeu da Criatividade Artística

DIA do Jovem Adventista

DIA da Fragrância

DIA do Tiramisù

DIA da Fundação do Partido Social Democrático (PSD)

SEMANA DA INCLUSÃO DIGITAL

DIA DO INÍCIO DA EMANA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO E LUTA CONTRA A TUBERCULOSE

Dia do Início da semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Américo Brasiliense - Barão de Antonina - Barra do Turvo - Borborema - Campo Limpo Paulista - Coronel Macedo - Dumont - Estrela do Norte - Francisco Morato - Iperó - Ipeúna - Itapura - Itupeva - Lindóia - Louveira - Mira Estrela - Monções - Nova Independência - Orindiúva - PindoramaPotirendaba - Rafard - Ribeirão do Sul - Rio Grande da Serra - Roseira - Santa Clara D'Oeste - Santa Ernestina - Santana da Ponte Pensa - Tarabai - Teodoro Sampaio - União Paulista - Várzea Paulista (São Paulo) Brejinho (Rio Grande do Norte) Indaial (Santa Catarina) Tucano (Bahia) Boquim (Sergipe) Telêmaco Borba (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: EDUARDO APARECIDO DE FREITAS (SAAE – Lions Clube de Garça /SP)ANTONIO  ROQUE DA  SILVA (Lions Clube de Valparaíso /SP) ELENICE  FERNANDES  PRADO (Lions Clube de Paranaíba /MS)MARIA NORMA VUOLO SAJOVIC MARTIM (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)HADIME OTSUBO (Lions Clube de Tupã /SP)■PCC-VILMA RAID FERNANDES (DLC 4Lions Clube de Pedro Leopoldo /MG)Fernando Ribeiro da Silva (Garça/SP)LUCIA HELENA FAZZANE DE CASTRO MARINO (Garça /SP) PAULO JORGE DE OLIVEIRA ALVES (Garça /SP)AMAURY DA SILVA ROCHA (Garça /SP)MARCIA PRAXEDES (Prefeitura Municipal de Garça/SP)MONICA LUIZA FERREIRA BERNARDES (Secr. da Educação Municipal de Garça/SP)GILLIANI MORONI (Garça /SP) MAURO FERREIRA (Garça /SP) RITA MARTINELLI MARTINO (Garça /SP) FERNANDO VILA VERDE (de Cafelândia-São Paulo /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: MONICA LUIZA FERREIRA BERNARDES E ADRIANO FERREIRAó2014ó08 ANOS ó(Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE IRAPURU CAÇULAó2009ó13 ANOS ó(Distrito LC 8)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO NICOLAu de flue

SÃO SERAPIÃO DE THMUIS

Santo Enda de Aran

SANTA BENEDITA CAMBIAGIO FRASSINELLO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: A parábola da figueira nos ensina que a conversão, a vida nova em Cristo, é o fruto que se espera da figueira, de nós: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra – Lc 4,24-30

 

 

Minha alma anseia, até desfalecer, pelos átrios do Senhor; meu coração e minha carne exultam pelo Deus vivo! (Sl 83,3)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O Deus vivo é universal: concede a salvação a todos os que o procuram de coração sincero. A liturgia nos convida a ficar atentos às visitas do Senhor em nossa vida e a acolhê-lo com humildade e docilidade.

 

– Oração 

 

PAI, QUE EU SAIBA ACOLHER JESUS E RECONHECÊ-LO COMO DE FILHO DE DEUS, DE MODO A TORNAR-ME BENEFICIÁRIO DE SEU MINISTÉRIO MESSIÂNICO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, na vossa incansável misericórdia, purificai e protegei a vossa Igreja, governando-a constantemente, pois sem vosso auxílio ela não pode salvar-nos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 21 de março de 2022 - 2ª-feira da 3ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

 A presença de Jesus provoca conflitos com os guardiões de uma religião fechada, incapaz de saciar a sede do ser humano.  Acolhamos com fé a mensagem do Senhor.

 

1ª Leitura (2Rs 5,1-15a) – Havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio.  Leitura do Segundo Livro dos Reis:

 

 Naqueles dias, 1Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem muito estimado e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedeu a vitória aos arameus. Mas esse homem, valente guerreiro, era leproso. 2Ora, um bando de arameus que tinha saído da Síria tinha levado cativa uma moça do país de Israel. Ela ficou ao serviço da mulher de Naamã. 3Disse ela à sua senhora: “Ah, se meu senhor se apresentasse ao profeta que reside em Samaria, sem dúvida ele o livraria da lepra de que padece!” 4Naamã foi então informar o seu senhor: “Uma moça do país de Israel disse isto e isto”. 5Disse-lhe o rei de Aram: “Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel”. Naamã partiu, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa. 6E entregou ao rei de Israel a carta, que dizia: “Quando receberes esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures de sua lepra”. 7O rei de Israel, tendo lido a carta, rasgou suas vestes e disse: “Sou Deus, porventura, que possa dar a morte e a vida, para que este me mande um homem para curá-lo da lepra? Vê-se bem que ele busca pretexto contra mim”. 8Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado as vestes, mandou dizer-lhe: “Por que rasgaste tuas vestes? Que ele venha a mim, para que saiba que há um profeta em Israel”. 9Então Naamã chegou com seus cavalos e carros e parou à porta da casa de Eliseu. 10Eliseu mandou um mensageiro para lhe dizer: “Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e tua carne será curada e ficarás limpo”. 11Naamã, irritado, foi-se embora, dizendo: “Eu pensava que ele sairia para me receber e que, de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, e que tocaria com sua mão o lugar da lepra e me curaria. 12Será que os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, não são melhores do que todas as águas de Israel, para eu me banhar nelas e ficar limpo?” Deu meia-volta e partiu indignado. 13Mas seus servos aproximaram-se dele e disseram-lhe: “Senhor, se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não a terias feito? Quanto mais agora que ele te disse: ‘Lava-te e ficarás limpo'”. 14Então ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado. 15Em seguida, voltou com toda a sua comitiva para junto do homem de Deus. Ao chegar, apresentou-se diante dele e disse: “Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda a terra, senão o que há em Israel!”  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 43(42)

 

Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?

 

 

– 21 de março de 2022 - 2ª-feira da 3ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Jesus, como Elias e Eliseu, não é enviado só aos judeus.  (Lc 4,24-30)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Salve, ó Cristo, imagem do Pai, / a plena verdade nos comunicai!

 

No Senhor ponho a minha esperança, / espero em sua palavra. / Pois no Senhor se encontra toda graça / e copiosa redenção (Sl 129,5.7).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

3ª SEGUNDA-FEIRA QUARESMA – C:

Fraternidade e Educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

 

“Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: - Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria... Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho”.

(Lucas 4,24.28-30).

 

Senhor, doeu-lhe no coração sentir a rejeição da comunidade de Nazaré, cidade onde morava.

Ao proclamar que era o Messias enviado pelo Pai e ao afirmar que fora ungido pelo Espírito Santo para dar uma Boa Notícia principalmente aos pobres, cegos, coxos, presos, etc., o senhor frustrou os sonhos de grandeza de muita gente, até de alguns dos seus parentes.

O senhor os criticou por essa atitude, lembrando-lhes que nenhum profeta fora jamais bem recebido em sua própria terra.

Por isso, o profeta Elias, quando fora também rejeitado, acabou fazendo o bem a uma viúva estrangeira, que o havia acolhido.

O mesmo acontecera com o profeta Eliseu, quando batizou um pagão, que acreditou nele e fora curado da sua lepra.

Ao ouvir esses exemplos, seus conterrâneos se enraiveceram a ponto de tentar matá-lo já no início da sua missão.

No entanto, nada e ninguém pôde detê-lo de seguir seu caminho e cumprir sua missão com fidelidade até o fim.

Eles perderam o privilégio de serem os primeiros a receber a sua Boa Nova, que o senhor anunciou em outras cidades e até em outros países.

 

Senhor, sua voz continua a ecoar e seus gestos de perdão, de cura e de libertação continuam sendo oferecidos em nosso tempo.

Nós o acolhemos com alegria e lhe pedimos que nos ensine com amor a seguir os seus passos.

Por outro lado, nós todos temos uma missão que nos envolve em nossa família e na sociedade onde vivemos.

Nem sempre temos forças para enfrentar os desafios, as contrariedades e até as rejeições.

Fique ao nosso lado para nos fortalecer com o seu Espírito, dando-nos a força de seguirmos adiante e de sermos fiéis à nossa missão.

 

Maria santíssima, Mãe da perseverança, toque nos corações que continuam fechados à mensagem do seu Filho, e fortaleça a nossa fé e a nossa esperança em nossa Igreja, como sinal do Reino de Deus hoje, para que não nos iludamos com propostas mais fáceis e atraentes. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus se dirige ao povo de forma dura e provocativa. Ele afirma que nenhum profeta é aceito em sua pátria, como referência direta ao descaso e rejeição das pessoas que o cercam à mensagem por ele anunciada. Ao resgatar situações do passado, Jesus aponta para semelhanças. Elias e Eliseu, por exemplo, fizeram o bem a estrangeiros e não a seu próprio povo. Muitas vezes, por preconceito ou falta de sensibilidade, duvidamos que aquela pessoa crescida em nossa comunidade possa um dia ser instrumento de transformação da própria comunidade. Infelizmente, a desconfiança e a inveja falam mais alto, e não nos abrimos ao bem e ao bom que está ao nosso alcance. Com a rejeição sofrida e ameaça de morte, Jesus vai embora. Que saibamos reconhecer a graça de Deus, que vem nos visitar de muitas formas e por meio de muitas pessoas.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 4,24-30 - Passo a passo com Jesus na sinagoga de Nazaré

 

Oração Inicial


Oro: Dá-me um coração humilde, um coração reto para que eu possa ser fiel aos teus olhos, Senhor.

 

Somos habitados por uma fome de infinito, de silêncio e de quietude interior. A oração é mais vigorosa neste ambiente do que no burburinho de palavras. É deixar-se tocar pelo olhar misericordioso de Deus. Por isso, preparo-me para este momento de meditação orante com o coração calmo e sedento da profecia de Deus para mim.

 

1. Leitura (Verdade)

Leia silenciosamente o Evangelho de hoje e obeserve os personagens. O que o texto diz para mim? Observo os personagens, os destinatários, as palavras de Jesus. Qual é o tema central deste texto?

 

“Jesus está presente em nossa cultura cristã: suas histórias, suas palavras, sua imagem na cruz. De maneira especial, ele está presente em nossas comunidades: na assembleia que se reúne, na Palavra, na Eucaristia. Jesus também estava presente na comunidade de Nazaré. De coração fechado para a obra de Deus, que a alcançava com a presença de Jesus, sua comunidade de origem acabou expulsando-o da própria sinagoga. Sem verdadeira conversão, aos poucos, Jesus vai sendo expulso de nossa cultura cristã. Sem adesão verdadeira, corremos também o risco de, em nossas comunidades cristãs, apenas ajustar sua memória aos nossos interesses. Sem conversão, podemos acabar dispensando Jesus de nossas vidas.”

 

2. Meditação (Caminho)

Toda a oração pede uma postura muito simples: colocar-se conscientemente na presença de Deus. O que o este Evangelho diz para mim? Que aspectos do mistério divino esta passagem bíblica possibilita conhecer?

Como compreendo o projeto de Deus sobre mim?

Quando suas palavras são duras ou incompreensíveis faço como os judeus da sinagoga? Perco a confiança, desanimo?

 

 

3.Oração (Vida)

Visita-nos, Senhor, com a voz de verdadeiros profetas. Que eu não tenha medo de confiar em tua Palavra. Escute meu coração neste momento. Ele traz incertezas, alegrias e dores, esperanças e medos. Tudo o que enxergo no rosto de tantos irmãos…

Deus não espera o melhor de nós, espera que nos apresentemos de coração sincero. Faça sua oração apresentando tudo ao Senhor. Tudo o que diz respeito a você e as realidades que o(a) cercam. Reze em favor deles. Reze com o coração…

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemple como Jesus deixa a sinagoga e segue seu caminho de profeta. Após esta meditação orante que apelos o Senhor deixa em seu coração?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma


– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.