domingo, 11 de julho de 2021

COMECE O DIA FELIZ! - Começou a enviá-los. – (Mc 6,7-13)

 




– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U L H O – VERDE – MÊS DE COMBATE /CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER GINECOLÓGICO  –

 J U L H O – VERDE/AMARELO - COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 J U L H O – LARANJA: CAMPANHA ABORDA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL

 J U L H O – AMARELO: MÊS DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

 GARÇA/SP, 11 DE JULHO de 2021 (DOMINGO) 192 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

É MELHOR VENCERMOS A NÓS MESMOS DO QUE AO MUNDO.

(Jean-Paul Sartre)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DA POPULAÇÃO

 DIA NACIONAL DOS TRABALHADORES DE SERVIÇOS TELEFÔNICOS

 DIA DO RONDONISTA

 DIA DO MESTRE DE BANDAS MUSICAIS

 DIA DA TELEFONIA

 DIA DO MOJITO

 DIA DO SOCORRISTA

 DIA DO TRUCO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Andradina (São Paulo) Brejo - Turiaçu (Maranhão) Pacujá (Ceará) Piatã (Bahia) Mendes (Rio de Janeiro) 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  IVONETE DALACCQUA PRANDO MANTOVANI (Lions Clube de Florida Paulista Amizade /SP) NILCÉIA CLEMENTINO FALCÃO  (Lions Clube de Pederneiras /SP) REJANE GASCHO (Lions Clube de Balneário Camboriú /SC) LUIZ FELIPE VERI DE ANDRADE (Orthometic Marilia – Garça /SP) SOLANGE CRISTINA RIBEIRO IZIDORO (Judiciário-Garça /SP) SUELI FAUSTINA (Garça /SP) DIRCEU FERREIRA (Garça /SP) ELAINE SILVA (Santos /SP) ZILDA CAVALARI VENTURA (São Paulo /SP) GUILHERME DA SILVA ARANTES (filhote da Cidinha/Arthur Lions Clube de Tupã /SP)KLEBER MALTA (Despachante FLASH-Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: PE. JOSÉ LUÍS DIAS BARBOSA, CPó1998ó23 ANOS (Vigário Paroquial das Paróquias de São José de Osvaldo Cruz e São João Batista de Salmourão /SP)

 

 Santo do Dia 

■ SÃO BENTO

Bento (Itália, 480-547), após abandonar o “mundo”, passou a viver na oração e no silêncio. No Monte Cassino ergueu o mosteiro que viria a ser o modelo da vida monástica da Igreja e escreveu a celebre regra, que tem como fundamento “oração e trabalho”. Paulo VI proclamou-o padroeiro da Europa.

SANTA OLGA

■ SÃO PIO I

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mandou que não levassem nada pelo caminho – Mc 6,7-13

Não é preciso muitas coisas para evangelizar. Basta ter disponibilidade, amor e misericórdia. Observe o que Jesus pede para sermos seus discípulos.

 

Contemplarei, justificado, a vossa face; e serei saciado quando se manifestar a vossa glória (Sl 16,15).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Bendigamos ao Pai, que nos abençoa e nos reúne para celebrarmos a páscoa de seu Filho. Na Eucaristia, Deus nos mostra sua bondade e a luz da verdade, para andarmos sempre no bom caminho. A exemplo dos primeiros discípulos, somos hoje chamados por Jesus, que derrama sobre nós a riqueza de sua graça, nos envia e nos fortalece na missão.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, QUE EU SAIBA, NA CONDIÇÃO DE SERVIDOR DO REINO, DEIXAR-ME GUIAR POR TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retornarem o bom caminho, dai a todos os que professam a fé rejeitar o que não convém ao cristão e abraçar tudo o que é digno desse nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 11 de julho de 2021  15º Domingo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Na perspectiva de Jesus, o ideal do discípulo é ser como o mestre. Em outras palavras, é no mestre que o discípulo deve se espelhar. 

 

1ª Leitura (Am 7,12-15)  – Vai profetizar para meu povo.   Leitura da Profecia de Amós:

 

Naqueles dias, 12disse Amasias, sacerdote de Betel, a Amós: “Vidente, sai e procura refúgio em Judá, onde possas ganhar teu pão e exercer a profecia; 13mas em Betel não deverás insistir em profetizar, porque aí fica o santuário do rei e a corte do reino”.

 

14Respondeu Amós a Amasias, dizendo: “Não sou profeta nem sou filho de profeta; sou pastor de gado e cultivo sicômoros. 15O Senhor chamou-me, quando eu tangia o rebanho, e o Senhor me disse: ‘Vai profetizar para Israel, meu povo’”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 85(84)

 

Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!

 

 

2ª Leitura (Ef 1,3-14)  – Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo.   Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

 

3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu.

 

4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor.

 

 5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que nos cumulou no seu Bem-amado.

 

7Pelo seu sangue, nós somos libertados. Nele, as nossas faltas são perdoadas, segundo a riqueza da sua graça, 8que Deus derramou profusamente sobre nós, abrindo-nos a toda a sabedoria e prudência.

 

9Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, o desígnio benevolente que de antemão determinou em si mesmo, 10para levar à plenitude o tempo estabelecido e recapitular, em Cristo, o universo inteiro: tudo o que está nos céus e tudo o que está sobre a terra.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 11 de julho de 2021  15º Domingo Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Começou a enviá-los.  (Mc 6,7-13)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Que o Pai do Senhor Jesus Cristo / nos dê do saber o Espírito; / conheçamos, assim, a esperança / à qual nos chamou como herança (Ef 1,17s).. 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros.

 

8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas.

 

10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!”

 

12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A Palavra de Deus é salvação para a nossa vida”

 

“Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros”

(Marcos 6,7).

A missão do discípulo de Jesus Cristo é anunciar o Evangelho. O Evangelho precisa ser pregado, anunciado e levado a todos os corações; ao meu, ao seu; e precisamos não só receber o Evangelho, mas pregá-lo.

 

O mundo só é transformado pela força do anúncio do Evangelho. A Palavra de Deus é palavra de salvação, de restauração, de cura e de libertação. Por isso, anunciemos a Palavra do Senhor, pois tudo aquilo que o Senhor espera de nós, batizados, é que cumpramos a nossa missão: evangelizar.

 

A Palavra de Deus anunciada expulsa os espíritos impuros. No mundo tão sujo como o nosso, as impurezas tomam conta dos pensamentos, dos sentimentos, da alma e do coração humano. São maldades, muitas vezes, coisas perniciosas, maldosas, que nós precisamos combater em nós, ao redor de nós e no mundo em que estamos. Não podemos compartilhar com as maldades deste mundo, pelo contrário, precisamos exorcizar, expulsar da nossa vida, no poder e na autoridade, de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

“Precisamos levar a Palavra de Jesus àqueles que estão fracos, adoecidos, atormentados pelos males deste mundo”

 

A Palavra de Deus cura! Precisamos apresentar a Jesus as nossas enfermidades, os males do nosso coração e da nossa alma. Precisamos levar a Palavra de Jesus àqueles que estão fracos, adoecidos, atormentados pelos males deste mundo; precisamos, na força do Evangelho, restaurar as nossas forças humanas, restaurar as nossas forças espirituais e emocionais; precisamos ser restaurados na força do Evangelho.

 

A Palavra de Deus converte o coração. Nosso coração precisa de conversão contínua, constante, não podemos ficar estagnados mas, ao contrário, precisamos permitir que o nosso coração se molde cada vez mais ao modelo de Cristo Jesus. Por isso, todas as vezes em que o Evangelho é anunciado, ele é um apelo à conversão, é sempre um convite para que a nossa alma se abra para a mudança e para a transformação.

 

A Palavra de Deus expulsa os demônios. Quantos demônios estão agindo no mundo em que estamos, semeando perversidades, intrigas e maldades; quantos demônios estão no meio de nós, fazendo-nos colocar uns contra os outros, semeando a discórdia, a separação, a desunião, fazendo permear no coração humano as sementes do ressentimento, da mágoa, dos rancores que provocam dissabores nas relações humanas, levando-nos, muitas vezes, à vivermos no ódio, no conflito e nos ataques de uns para com os outros. Precisamos na força do Evangelho expulsar os demônios do meio de nós.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Após um período de aprendizado com o Mestre, seus apóstolos são enviados dois a dois para a missão. Recebem de Jesus “autoridade sobre os espíritos impuros”. Trata-se de reintegrar no convívio social os marginalizados e devolver a todos a dignidade de fi lhos de Deus. Tarefa dos apóstolos, então, é repetir a prática de Jesus. Por isso, poucas são as recomendações aos missionários estreantes. Entretanto, sobre um ponto Jesus insiste: nada de muita bagagem. Apenas o essencial para a viagem. Quanto ao alimento, as famílias vão providenciar. Partem com uma mensagem definida: “Pregavam para que todos mudassem de vida”. Mensagem oferecida, não imposta. Obedecem à risca e, por onde passam, constatam as transformações: “Expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos doentes com óleo, e os curavam”.

O R A Ç Ã O

Ó divino pregador do Evangelho, ao enviares os apóstolos, deles exiges total despojamento de bens materiais e lhes dás a missão de libertar as pessoas, expulsando demônios e curando doenças. Que todos mudem de vida. Ó Jesus, converte nosso coração aos valores do teu Reino. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

LEITURA ORANTE

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 6,7-13 - Jesus chama e envia à missão

 

LEITURA ORANTE

 

15º Domingo do Tempo Comum. Como cristãos somos chamados pelo Batismo recebido a uma missão profética no mundo.

Rezemos: “Senhor Jesus, nós vos agradecemos porque sois o Mestre de nossa vida e de toda a humanidade. Que vossas palavras penetrem profundamente em nosso coração para que tenhamos coragem de mudar o que deve ser mudado em nossa vida e confirmar o que deve ser confirmado, de modo que possamos evangelizar os que desejam vos conhecer e amar.”.

 

1. Leitura (Verdade)

O Evangelho de hoje vem mostrar aos discípulos de ontem, e também aos discípulos de hoje, que não é preciso muitas coisas para evangelizar. Basta ter disponibilidade, convicção, amor e misericórdia. Observe o que realmente Jesus pede para sermos seus discípulos.

 

“Os Doze são enviados pela primeira vez para participar da missão de Jesus. Seguem as recomendações que permanecerão válidas quando começar a grande missão deles, após a Ascensão de Jesus aos céus. O envio, dois a dois, dá uma autoridade maior à palavra anunciada, conferindo-lhe um valor jurídico, uma vez que é confirmada, pelo menos, por duas testemunhas. O fato também lembra que eles são depositários de uma verdade que não é sua, mas daquele que os enviou. As instruções são poucas: apresentar-se pobremente, contentar-se com a hospedagem oferecida, não impor seu ensinamento, mas anunciá-lo, de homens livres para homens livres. Acentuando, porém, a responsabilidade da recusa. É uma missão no estilo de Jesus.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Que luz Jesus me revela, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede? Quais sentimentos a palavra despertou em mim?

 

3.Oração (Vida)

“Senhor Jesus, tu és o Caminho. Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angústias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor! Tu és a Verdade. Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti. Fica conosco, Senhor! Tu és a Vida. Abre nossos olhos para Te reconhecermos no ‘partir o Pão’, sublime sacramento da Eucaristia.

 

Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos. Fica conosco, Senhor! Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos missionários. Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser alegres no caminho para a Terra Prometida. Corajosas testemunhas da Verdade libertadora. Promotores da vida em plenitude. Fica conosco, Senhor! Amém” (Oração composta pela Arquidiocese de Brasília).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, o que você se propõe a viver hoje?

 

Bênção 

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.