sábado, 30 de julho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, / porque o Reino dos céus há de ser deles! (Mt 5,10)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 30 DE JULHO de 2022 (sábado) 210º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A REGULARIDADE É MAIS IMPORTANTE QUE A INTENSIDADE.

(Nuno Cobra)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE

 DIA NACIONAL DO CARTAZ

 DIA INTERNACIONAL DO TIGRE

 DIA DA FOTOGRAFIA COLORIDA

 DIA DO ADMINISTRADOR DE SISTEMAS

 DIA DO CIRURGIÃO GERAL

 DIA DA LUTA CONTRA O TRÁFICO DE PESSOAS

 DIA INTERNACIONAL PARA A DIVERSIDADE SÓCIO-CULTURAL E A LUTA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO POSITIVA    

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Santana do Livramento (Rio Grande do Sul) Ceará-Mirim (Rio Grande do Norte) Baianópolis - Cardeal da SilvaIchu - Itanagra - Manoel Vitorino - Muniz Ferreira - Planaltino - Várzea do Poço (Bahia) 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ALINE  DOS SANTOS  PEREIRA CALDEIRA (Eq 14 ENS RAINHA DA PAZ-Setor de Garça /SP)PDG ANA MARIA BONONI DE BARROS (Matão /SP)GLAUCIA NEVES MODENELE (Lions Clube de Dracena /SP)ERNESTO BAUER (Lions Clube de Tupã Curumim /SP)PDG DJALMA LACERDA (DLC3-Lions Clube de Campinas Norte /SP)PAULO ALVES DE SOUZA (Três Lagoas /MS)JULIANO PEREIRA DE ANDRADE (Advogado-Garça /SP)MARIA DA GRAÇA DE SOUZA MARTINS (Odair Pneus Marilia/SP) 

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: PDG ANA MARIA BONONI DE BARROS e JOSÉ (MARRUCO) AP. DONIZETE BATISTA DE BARROS ó1981ó41 ANOS ó(Matão /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO PEDRO CRISÓLOGO

■ SÃO LEOPOLDO MANDIC

■ SANTO ABDON

■ SÃO SÉNEN

■ SANTA MARIA DE JESUS SACRAMENTO VENEGAS

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Tomemos a sério nossas atitudes, sobretudo nas relações com o próximo. O que fazemos ao nosso irmão chega ao coração de Deus:- É João Batista! Ele ressuscitou – Mt 14,1-12

 

Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo (Sl 67,6s.36).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Mesmo quando perseguido, o verdadeiro profeta não recua, mas reafirma sua fidelidade à missão. Celebremos o Senhor, pedindo-lhe que nos conceda fortaleza e perseverança em nossos trabalhos pastorais.

 

– Oração 

 

PAI, NA QUALIDADE DE DISCÍPULO DE TEU FILHO JESUS, QUERO INSPIRAR-ME NA CORAGEM INABALÁVEL DE JOÃO BATISTA, DENUNCIANDO PROFETICAMENTE A PREPOTÊNCIA DOS GRANDES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 30 de junho de 2022 sábado da 17ª Semana Tempo Comum  

 

– Liturgia da Palavra 

Marta, Maria e Lázaro, conhecidos como amigos de Jesus, são exemplos de fé, amor fraterno e hospitalidade.

 

 

1ª Leitura (Jr 26,11-16.24) – Na verdade o Senhor enviou-me a vós para falar tudo isso a vossos ouvidos.  Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 11os sacerdotes e profetas dirigiram-se aos chefes e a todo o povo, dizendo: “Este homem foi julgado réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouvistes com vossos ouvidos”. 12Disse Jeremias aos dignitários e a todo o povo: “O Senhor incumbiu-me de profetizar para esta casa e para esta cidade através de todas as palavras que ouvistes. 13Agora, portanto, tratai de emendar a vossa vida e as obras, ouvi a voz do Senhor, vosso Deus, que ele voltará atrás da decisão que tomou contra vós. 14Eu estou aqui, em vossas mãos; fazei de mim o que vos parecer conveniente e justo, 15mas ficai sabendo que, se me derdes a morte, tereis derramado sangue inocente contra vós mesmos e contra esta cidade e seus habitantes, pois em verdade o Senhor enviou-me a vós para falar tudo isso a vossos ouvidos”. 16Os chefes e o povo em geral disseram aos sacerdotes e profetas: “Este homem não merece ser condenado à morte; ele falou-nos em nome do Senhor, nosso Deus”. 24Jeremias passou a ter proteção de Aicam, filho de Safã, para não cair nas mãos do povo e evitar ser morto.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 69(68)

 

No tempo favorável, escutai-me, ó Senhor!

 

 

– 30 de junho de 2022 sábado da 17ª Semana Tempo Comum

 

 – Evangelho do dia 

 

Herodes mandou cortar a cabeça de João. Vieram os discípulos e foram contar tudo a Jesus.  (Mt 14,1-12)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, / porque o Reino dos céus há de ser deles! (Mt 5,10) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. 3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos e agradou tanto a Herodes, 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça, e esta a levou para a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

17º SÁBADO TC – C:

São Pedro Crisólogo, bispo (Itália, séc. 5)

 

Mateus 14,6-11: “Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse.

Instigada pela mãe, ela disse: - Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista. O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe”

 

Jesus, seu primo João foi um profeta coerente, daqueles que anunciavam ao povo, com esperança e ardor, a chegada do Messias salvador, mas tinham também a coragem de denunciar os erros dos poderosos, como Herodes. João anunciou com alegria a sua chegada, mas denunciou os pecados de Herodes. Por isso, foi preso, a acabou assassinado barbaramente. É triste e  doloroso ver, no martírio de João, o comportamento cruel daqueles que são donos do poder. Herodes, na sua crueldade, julgou-se com o poder de mandar matar arbitrariamente. Sua amante, Herodíades, para garantir sua ambição, manipulou a própria filha para que pedisse a cabeça de João. E todos que rodeavam Herodes consentiram naquela decisão injusta e violenta. A cena da cabeça de João sobre um prato, apresentada na corte, revela até que ponto chega o mistério do mal, que toma conta do ser humano que escolhe o poder de matar, para garantir seu luxo e sua imoralidade. Senhor, esse mistério continua atuando em nosso tempo, e sacrifica muitas vidas, através das guerras, das drogas, da pobreza, etc. São bem poucos os profetas como João, com coragem para denunciar o cinismo, a indiferença, e a corrupção daqueles que se julgam donos do poder, e para os quais a vida de um ser humano conta muito pouco. O senhor veio nos trazer o poder de dar a vida, e vida em abundância. Nós somos seus discípulos, conceda-nos o seu Espírito de fortaleza, para que, a exemplo de João, tenhamos a coragem de denunciar os “herodes” atuais, que ameaçam ou tiram a vida humana.

 

Maria santíssima, para proteger a vida do seu Filho recem nascido da ameaça de Herodes, a senhora fugiu para o Egito, junto com seu esposo José. Proteja a vida de nossas famílias e cubra com seu manto materno as vidas dos pobres e pequeninos, sempre tão frágeis e ameaçadas. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O Evangelho de hoje apresenta a rejeição de João Batista por ter sido coerente com sua missão de profeta. Num banquete festivo entre os poderosos e a pedido da filha, Herodes manda decapitar João Batista, que se encontrava na cadeia. O que aconteceu com João Batista é um prenúncio do que acontecerá com Jesus. Esse foi e sempre será o destino dos autênticos profetas que denunciam a corrupção, as injustiças e os malfeitos. Os poderosos podem até eliminar os profetas, mas não a profecia. Sempre haverá algum profeta para anunciar e denunciar. Enquanto o banquete do povo e do Reino de Deus é sinal de festa e de partilha, e símbolo de vida abundante, em muitos banquetes de poderosos se tramam corrupção, injustiças, perseguição e até morte. Todo escravo do poder traz consequências funestas para a sociedade e para a natureza.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/ LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 14,1-12 – Testemunhos de fé

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

A fama de Jesus chegou ao conhecimento do governador Herodes, o mesmo que havia mandado matar João Batista. A pessoa de Jesus, sua força profética, perturba a consciência de Herodes: será que João ressuscitou dos mortos? Um relato do Evangelho que nos faz refletir sobre as consequências de nossos atos.

 

Peçamos ao Espírito Santo que nos oriente para bem compreendermos os ensinamentos de Jesus. Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Tomemos a sério nossas atitudes, sobretudo nas relações com o próximo. O que fazemos ao nosso irmão chega ao coração de Deus e tem consequências que reverberam em nós, tanto para o bem ou para o mal.

 

“Essa história de João Batista é muito triste. Ela nos revela a perversidade, a manipulação e a irresponsabilidade do tetrarca da Galileia, Herodes. Ele acorrentou o profeta na prisão por causa das críticas que este estava lhe fazendo, particularmente pelo casamento com a cunhada, uma situação contrária à Lei de Israel. Na festa de seu aniversário, ele cedeu à manipulação de Herodíades e de sua enteada e mandou degolar o profeta. Por outro lado, nesta cena, vemos a fidelidade do profeta João. Preparando a vinda do Messias, arrumando a casa, não se esquivou de denunciar a vida errada do rei. Foi fiel a sua missão até o fim. Pelo batismo, participamos da missão profética de Jesus”

 

2. Meditação (Caminho)

O pecado não é ideia abstrata. Somos interconectados. Em Jesus Cristo somos unidos fraternalmente, membros de um só corpo. Nossas atitudes atingem a humanidade e sobre ela caem as consequências de nosso agir. Herodes reconheceu João como profeta e, no entanto, mandou matá-lo cedendo à influência dos que ele estimava. Façamos um exame de consciência sobre esta postura.

 

3.Oração (Vida)

O que a Palavra suscitou em você? Que tipo de oração deseja fazer ao Senhor? Aproxime-se dele sem medo e faça a sua oração, seja de louvor, gratidão ou pedido de perdão. Não feche seu coração. O Senhor está com você e deseja escutá-lo(a).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize, em poucas palavras, o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.