domingo, 15 de agosto de 2021

“Maria no Céu” - Padre Luiz Carlos de Oliveira CSSR


Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

“Maria no Céu”

 

Assunção, uma necessidade!

           Nossa alegria de Jesus ter ressuscitado e subido aos Céus como Senhor e Criador de do Universo, deixa ainda uma ponta de insegurança: E nós? Poderemos um dia entrar no Paraíso com todo o peso dos pecados que temos? Sabemos “que o corpo corruptível torna pesada a alma” (Sb 9,15). Jesus sempre nos dá certezas que nos confortam. Uma delas é a Assunção de Maria. Além de ser um privilégio magnífico daquela que gerou o Deus feito homem, Ela esteve totalmente unida a Ele por ser sua mãe e discípula e pertencer a seu corpo místico; Ela é garantia que o Céu é para todos. Podemos entrar no Céu. Na Encarnação, Jesus se uniu totalmente a sua Mãe. Ele tomou dela a natureza, e Ela recebeu Dele a graça e a Vida Divina. Não iria sofrer a corrupção aquela que gerou a Vida. Isabel a proclamou Bendita e Mãe do Senhor. A união à Divindade do Filho e à sua Humanidade justifica que tenha levado para junto de si, aquela que em nada se separou Dele. Essa condição de Maria não é narrada pela Escritura, mas pela Santa Tradição. A Tradição foi o campo onde foi semeada e cresceu a Palavra de Deus dos Evangelhos e das Cartas. O próprio Lucas diz que, ao escrever o Evangelho e Atos, fez uma pesquisa acurada de tudo desde o princípio (Lc 1,3). Os informantes eram “os que desde o princípio foram testemunhas oculares e ministros da Palavra” (At 1,2). A tradição da fé na Assunção de Maria foi testemunhada pelos que estavam ali, viram e deixaram a lembrança.

Meta de todo humano

           A descrição do acontecimento, como nos narra o evangelho apócrifo de Tiago, não é garantida, pois ele é posterior, datando do século III, quando o texto dos evangelhos e a tradição já estavam consolidados. O Papa Pio XII, ao proclamar como dogma em 1º de novembro de 1950, não fez mais que confirmar uma verdade já comum. Tem a garantia da fé do povo que é critério de fé (Sensus Fidelium). O Papa escreveu a todos os bispos e suas dioceses, perguntando se concordavam com a proclamação do dogma. Houve a resposta positiva. Nesse dogma não só contém a verdade de um dom da Mãe de Deus, mas confirma que todos os que crêem, têm uma meta segura que é o Céu. Todos podemos chegar ao Céu e fazer da vida uma antecâmara do Paraíso. Maria estimula “a buscar as coisas do alto” (Cl 3,1), como Jesus Ressuscitado. É pela noção de Corpo Místico de Cristo, como nos ensina Paulo: “Vós sois o Corpo de Cristo e sois seus membros, cada um por sua parte” (1Cor 12,27). A ligação de amor por Maria e sua importância em nossa vida, não se faz por devoção mas por necessidade de fé em Cristo, de cujo Corpo Total fazemos parte.

Devoção evangelizada

              A devoção deve consistir, não tanto em obter graças, mas, sobretudo, em fazer como Maria fez. Somos filhos que imitam a Mãe e sentem, da parte dela, a necessidade de cumprir sua missão de ser Mãe dos filhos de Deus, pois em Cristo somos todos irmãos. Nossa união com nossa querida Mãe não se faz só através de nossa devoção, mas  a partir do conhecimento espiritual e de uma fé manifestada. Como irmãos de Cristo, temos com Ele a mesma filiação à Maria. Continuamos a Encarnação. Por isso, não é condenado nenhum tipo de devoção, pois responde a nosso jeito, mas temos que crescer na fé e fazer como Maria fazia para educar seu Filho, seguindo sua Palavra e assumindo nosso lugar na Igreja.

Leituras: Apocalipse 11,19ª;12,1.3-6ª10ab;Salmo 44; 1Coríntios15,20-27ª; Lucas 1,39-56

 

 

Ficha nº 2096 - Homilia da Assunção de Maria (15.08.21)

 

1. Essa condição de Maria não é narrada pela Escritura, mas pela Santa Tradição.

2. Todos podemos chegar ao Céu e fazer da vida uma antecâmara do Paraíso.

3. Nossa união à Maria se faz através da nossa devoção e pelo conhecimento espiritual.

 

Medo de altura

 

           Nossa querida Mãe subiu ao Céu.

           Mas tem elevador? Qual é o elevador que o santo usa? Como é que a gente não vê? Mas não podemos esquecer que nós o usamos sempre. Sobe andar, desce andar... estamos indo e voltando. Ele se chama Graça do Céu. Nele vamos subindo. A gente falha, mas continuamos o caminho.

           Quando falamos que Nossa Senhora foi para o Céu de corpo e alma, estamos descrevendo nosso caminho. Vamos chegar lá. Tudo que ela faz, podemos fazer também. Afinal é a mãe que estimula os filhotinhos.

 

■COMECE O DIA FELIZ! ■ Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha visitar-me? – (Lc 1,39-56)

 


– 
ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A G O S T O – DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO

 A G O S T O – VERDE CLARO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE COMBATE AO LINFOMA

 A G O S T O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ESCLEROSE MÚLTIPLA

 GARÇA/SP, 15 DE AGOSTO de 2021 (domingo) 227 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

ACREDITAR NA FAMÍLIA É CONSTRUIR O FUTURO.

(Papa João Paulo II)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

 DIA NACIONAL DAS SANTAS CASAS DE MISERICÓRDIA

 DIA DOS SOLTEIROS

 DIA DO CIRURGIÃO VASCULAR

 DIA ESTADUAL (RJ) DA INFORMÁTICA

 DIA DO ANALISTA DE SISTEMAS

 DIA DO ANGIOLOGISTA

 DIA DO COROINHA, ACÓLITO E CERIMONIÁRIO

 DIA DA GESTANTE

 DIA DO JOVEM BATISTA

 DIA DO MARISTA

 DIA DO MONITOR DE TRANSPORTE ESCOLAR

 DIA DO OBREIRO EVANGÉLICO

 DIA DOS RELIGIOSOS

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DO ESTADO DO PARÁ

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DA COREIA DO SUL

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DA ÍNDIA

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (08 a 15 de agosto)  

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jaú - Pedregulho - Pontalinda - Sorocaba  (São Paulo) Monte Santo (Bahia) Aquidauana (Mato Grosso do Sul) Ipira - Peritiba (Santa Catarina) Bom Jesus do Itabapoana (Rio de Janeiro) Mombaça [de Quixeramobim] (Ceará)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:   ANA CLAUDIA MELO TIESSE GOMES DE OLIVEIRA (FATEC / SP-Lions Clube Garça /SP) PCC FRANCISCA RODRIGUES  TALARICO (DLC 1-Lions Clube de Rio de Janeiro Maracanã/RJ) LUCAS JACQUE (Lions Clube Moji das Cruzes Cesar de Souza “Cinquentenário” /SP) JOSÉ RIBAMAR MOTA TEIXEIRA JUNIOR (Marilia /SP)SERGIO MANOEL ZIMERMMAN DIAS (Vera Cruz /SP) MARIA HELENA CORTEZ BIAZINI (Marilia /SP)REGINALDO MARIO CORREA (Garça /SP)TIAGO CARDOSO DIAS  (Assis/SP) LUÍSA CURIEL DOS SANTOS (Bauru /SP) JULIA CURIEL DOS SANTOS (Bauru /SP)Marcelo LOURENÇO Fernandes (Foz do Iguaçu /PR)REGINALDO ALVARENGA (Garça /SP) GABRIELLY SANTOS (Agudos /SP)

Dia da ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE: Dom Luiz Antonio Cipolinió1996ó25 ANOS  Lema: Permanecei no meu amor (Jo 15,9) (Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LiONS CLuBE De TiJUCASó1956ó64 ANOS (Distrito LD5 /SC)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

NOSSA SENHORA NOSSA SENHORA ACHIROPITA

NOSSA SENHORA DA ABADIA

NOSSA SENHORA DA ALEGRIA

NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

NOSSA SENHORA DA BABILÔNIA

NOSSA SENHORA DA BOA MORTE

NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM

NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA

NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

NOSSA SENHORA DA GUIA

NOSSA SENHORA DA PONTE

NOSSA SENHORA DA SAÚDE

NOSSA SENHORA DA VITÓRIA

NOSSA SENHORA DE BEGOÑA

NOSSA SENHORA DE OLIVEIRA

NOSSA SENHORA DESATADORA DE NÓS

NOSSA SENHORA DO CALVÁRIO

NOSSA SENHORA DO CASTELO

NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

NOSSA SENHORA DO PORTO DA ETERNA SALVAÇÃO

NOSSA SENHORA DO SORRISO

NOSSA SENHORA DOS HUMILDES

NOSSA SENHORA DOS IMPOSSÍVEIS

NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

SÃO TARCÍSIO

SÃO BASÍLIO, O LOUCO POR CRISTO

SANTO ESTANISLAU KOSTKA

SANTO ALÍPIO DE TAGASTE

VICENTE SOLER

■ ISIDORO BAKANJA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Bendita és tu entre as mulheres! – Lc 1,39-56

Maria canta a bondade e a misericórdia de Deus e testemunha a esperança dos pobres e humildes que esperam no seu Senhor.

 

- Grande sinal apareceu no céu: uma mulher que tem o sol por manto, a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça (Ap 12,1).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Alegramo-nos no Senhor, contemplando as maravilhas que ele realizou em Maria e continua a realizar em favor de todo o seu povo. Assunta ao céu, a mulher “vestida de sol” vive a plenitude da salvação e aguarda nossa companhia. Celebremos em comunhão com os vocacionados à vida consagrada: religiosas, religiosos e consagrados seculares.

 

– Oração 

 

PAI, CONDUZE-ME PELOS CAMINHOS DE MARIA, TUA FIEL SERVIDORA, CUJA VIDA SE CONSUMOU, SENDO EXALTADA POR TI. QUE, COMO MARIA, EU SAIBA ME PREPARAR PARA A COMUNHÃO PLENA CONTIGO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu, em corpo e alma, a imaculada Virgem Maria, mãe de vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, afim de participarmos da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 15 de agosto de 2021domingo da 20ª Semana Do Tempo ComumAssunção de Nossa Senhora . Solenidade

– Liturgia da Palavra 

Maria é o grande sinal da nova humanidade e a primeira a ser redimida pela ressurreição de seu Filho. Com ela cantemos a ação misericordiosa de Deus em favor dos pequenos. 

 

1ª Leitura (Ap 11,19a, 12,1.3-6a.10ab) – Apareceu no céu um grande sinal.  Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

 

19Abriu-se o templo de Deus que está no céu e apareceu no templo a arca da Aliança. 12,1Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas. 3Então apareceu outro sinal no céu: um grande dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete coroas. 4Com a cauda, varria a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O dragão parou diante da mulher, que estava para dar à luz, pronto para devorar o seu Filho, logo que nascesse. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o Filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 6A mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar. 10Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora, realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus e o poder do seu Cristo”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 45(44)

 

À vossa direita se encontra a rainha,/ com veste esplendente de ouro de Ofir.

 

 

2ª Leitura (1Cor 15,20-27a) – Entregará a realeza a Deus-Pai, para que Deus seja tudo em todos.  Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

 

Irmãos, 20Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 21Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. 22Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23Porém cada qual segundo uma ordem determinada: em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. 24A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. 25Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. 26O último inimigo a ser destruído é a morte. 27Com efeito, “Deus pôs tudo debaixo de seus pés”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 15 de agosto de 2021domingo da 20ª Semana Do Tempo ComumAssunção de Nossa Senhora . Solenidade

– Evangelho do dia 

 

Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha visitar-me?  (Lc 1,39-56)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Maria é elevada ao céu, / alegram-se os coros dos anjos.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Exaltemos a humildade da Virgem Maria”

 

Então apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas

(Ap 12,1).

Hoje, especialmente na semana da família, queremos lembrar São Maximiliano Maria Kolbe, que deu sua vida para salvar a vida de um pai de família.

 

Hoje, celebramos, com muito amor no coração, a Assunção de Nossa Senhora. Na verdade, estamos vendo a glorificação da serva do Senhor, aquela que foi a humilde serva de Deus, porque Ele exalta os humildes, mas depõe os soberbos e os orgulhosos de coração.

 

Deus exalta quem O serve com toda humildade. E é por isso que queremos nos voltar para a humildade da Virgem Maria, porque ela se fez toda serva do Senhor e da humanidade. Ela se tornou serva da Palavra, colocou-se para servir e não procurou grandezas, não procurou elevações humanas, mas, humildemente, estava a serviço do Senhor.

 

Aquilo que de grandioso lhe foi concedido, a grandeza da sua vocação, da escolha divina que pairou sobre ela — “Ela é a mãe do meu Senhor”, como exclamou Isabel –, não é uma coisa qualquer, é uma graça sublime. Não vemos, no entanto, Maria jogando confetes sobre ela; não a vemos colocando-se evangelicamente à frente de ninguém, não a vemos achando-se importante por causa disso. Nós a vemos, humildemente, colocando-se aos pés do Senhor Nosso Deus; vemos a Virgem Maria colocando-se como a mulher da escuta da Palavra. Olhamos para a Virgem Maria, e ela é a primeira discípula. “Primeira” não quer dizer a mais importante, ela é a mais importante para Deus e por nós, mas ela nunca se fez mais importante.

 

“Voltemo-nos para a humildade da Virgem Maria, porque ela se fez toda serva do Senhor”

 

Ela foi a primeira que se dispôs a ouvir seu Filho. Já O ouvia desde o seu ventre, já ouvia desde o seu primeiro balbuciar, já ouvia Jesus quando aprendeu a falar; então, ela foi a primeira que escutou seu Filho Jesus. Ela passou por muitas humilhações.

 

O humilde transforma a humilhação em oportunidade para crescer; o orgulhoso transforma a humilhação em ressentimento, rancor e mágoa. As humilhações que Maria sofreu foram escadas para chegar aos Céus.

 

Maria transformou a humilhação de não ser compreendida por José; Maria transformou a humilhação de ser perseguida por Herodes com seu Filho quando ele nasceu, quando eles tiveram que fugir para o Egito. Maria transformou as incompreensões que sofreu até do seu Filho, que tinha 12 anos e se perdeu. “Por que me procuráveis, mãe? Não sabíeis que devo ocupar-me com as coisas de meu pai?”. (cf. Lucas 2,49) Ela humildemente soube recolher-se e oferecer tudo a Deus.

 

O que não compreendo, não procuro transformar em guerra, mas em um momento de reflexão para o meu crescimento no coração. Por isso, Maria é a mulher da meditação, ela meditava nas coisas de Deus, guardava tudo com o olhar da graça, e por isso tornou-se tão agraciada. Foi o anjo que a chamou: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lucas 1,28). Ela não se deixou perder, mas, cada vez mais, ela se elevava a Deus e não a si mesma.

 

Maria, hoje exaltamos a tua humildade, a tua servidão, o teu modelo de mulher evangélica. Hoje, nós te contemplamos; e quando contemplamos a sua ascensão aos Céus, contemplamos o Deus Todo-poderoso que eleva toda a humildade da alma, que depõe toda a soberba do coração humano.

 

Sigamos os passos da Virgem Maria para que com ela possamos, seguindo o seu Filho Jesus, chegar também à glória do Céu, pois Maria seguiu o caminho estreito da vida evangélica, o caminho que a conduziu aos Céus. Salve a Bem-aventurada e sempre Virgem Maria assunta aos Céus!

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O papa Pio XII, em 1º de novembro de 1950, declarou dogma revelado por Deus que “a Imaculada Mãe de Deus, a Virgem Maria, terminado o curso de sua vida terrena, foi assumida (assunta) em corpo e alma na glória celestial”. Não há passagem bíblica mencionando a assunção de Maria. Entretanto, a Igreja tomou por base a própria Escritura, que apresenta Maria intimamente vinculada à vida e à obra do Redentor; então, dessa união plena deriva a sua participação no triunfo glorioso do seu Filho. O prefácio dessa solenidade litúrgica reforça esse conceito: “Preservastes da corrupção da morte aquela que gerou, de modo inefável, vosso próprio Filho feito homem, autor de toda a vida”. Maria nos precede na glória eterna e nos acompanha, com materna proteção, enquanto peregrinamos rumo à pátria celeste.

 

ORAÇÃO

Divino Mestre, terminada sua vida terrena, Maria Santíssima foi acolhida no céu em corpo e alma, para viver contigo eternamente. Concede-nos, Senhor, permanecer inabaláveis no caminho que nos une a ti e nos leva aonde se encontra Nossa Senhora, tua e nossa bondosa Mãe. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

A Assunção de Maria - Lc 1,39-56 - O cântico

 

Oração Inicial
Neste domingo solene da Assunção de Nossa Senhora, celebramos também o Dia das Vocações à Vida Religiosa. Maria canta a bondade e a misericórdia de Deus e testemunha a esperança dos pobres e humildes que esperam no seu Senhor. Como ela, nos dispomos hoje a acolher a comunicação que o Senhor nos faz por meio da Palavra que vamos meditar.

 

Peçamos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Que experiência existe em comum entre Maria e Isabel? Quais elementos estão presentes no cântico de Maria?

 

“A mãe dos Macabeus, em meio a terríveis sofrimentos, pedia: “Meus filhos, olhem para o céu!”. A festa da Assunção de Maria é um convite a olhar para os céus. Somos peregrinos e caminhamos para a pátria, onde Maria já chegou. Ela nos ensina o caminho, indicando a missão e o serviço.

 

Maria, a primeira missionária, parte apressadamente para o povoado de Ain Karin anunciando que a salvação está em curso. São duas mulheres – Isabel e Maria –que anunciam que o tempo de Deus chegou. Em João Batista e Jesus, a vida e a graça envolvem o povo de Deus. Feliz é Maria, porque acreditou, assim como Isabel, para quem a Deus nada é impossível. Hoje a Igreja celebra a vida consagrada, homens e mulheres que se colocam a serviço do povo e de Deus.”

 

2. Meditação (Caminho)

“Lemos, rezamos ou cantamos, muitas vezes, o Magnificat. Fazemos nossa a fé, a alegria e o louvor mediante os quais Maria glorifica a Deus. Sempre que repetimos: ‘Todas as gerações me chamarão bem-aventurada’, nós bem intuímos que no grande louvor de Deus esta pequena frase e esta profecia constituem o louvor reservado à Mãe. Reiteramos esta profecia com júbilo, dando-lhe uma espécie de cumprimento. Hoje somos a geração que diz com alegria e reconhecimento: todas as gerações me chamarão bem-aventurada! Sim, Mãe de Jesus, declaramos-te bem-aventurada; tu és a causa da nossa própria alegria”

3.Oração (Vida)

“Neste dia, Senhor, com o coração cheio de alegria, te agradecemos: pela presença missionária da Vida Religiosa Consagrada em nosso país e em outras partes do mundo, sendo sinal de esperança e de paz. Pelo esforço, dedicação e serviço das irmãs, dos irmãos e dos sacerdotes junto aos mais pobres e sofridos. Pelo teu grande amor e bondade de Pai e Mãe aos(às) filhos(as) amados(as) do teu coração.

 

Hoje queremos te pedir: guarda, fortalece e abençoa as famílias, fazendo-as felizes e santas em sua missão de pais e mães. Desperta no coração dos(as) jovens a alegria de servir os irmãos e irmãs que necessitam de tua Palavra, tua bondade e tua compaixão. Ajuda os(as) jovens a ouvir e responder com generosidade e fidelidade ao teu chamado. Encoraja suas decisões para que cheios(as) de confiança no teu imenso amor escutem teus apelos de amor e respondam consagrando-se a teu serviço na Vida Religiosa Consagrada como sacerdote, irmão e irmã. Amém”.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos a Palavra despertou em seu coração? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

Rezar, hoje, os Mistérios Gloriosos do Rosário pode ser uma proposta para o dia.

 

Bênção 

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.