sábado, 23 de abril de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho. – (Mc 16,9-15)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L – MARROM - MÊS DE ALERTA SOBRE DOENÇAS QUE PODEM LEVAR À CEGUEIRA

 GARÇA/SP, 23 DE abril de 2022 (sábado) 113º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UMA  Feliz Páscoa!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SER FELIZ SEM MOTIVO É A MAIS AUTÊNTICA FORMA DE FELICIDADE.”

(Carlos Drummond de Andrade)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

Dia Mundial do Escoteiro

Dia Mundial do LIVRO e do DIREITO AUTORIAL

Dia NACIONAL DO CHORO (CHORINHOó ritmo musical)

Dia NACIONAL DO SERRALHEIRO

Dia Internacional de Combate à infecção

Dia do Médico Escritor

Dia da Educação de Surdos

Dia da Feijoada

Dia do Torcedor Corintiano

Dia do Clero Indígena

Dia do Amante

Dia do Laboratório

Dia da Língua Espanhola

Dia da Língua Inglesa

Dia do Youtuber

Dia do INÍCIO DA SEMANA Mundial de ação pela Educação

Dia do INÍCIO DA SEMANA Mundial da Imunização

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): CandealBiritingaCaravelas - Floresta Azul Itagimirim - Teofilândia (Bahia) Matos Costa (Santa Catarina) Craíbas (Alagoas) Piraí do Sul (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: LUIZ FELIPE BENTO DE SOUZA (neto Marcia e Nilson Bastos Bento-Garça/SP) JORGE ROSAS (Lions Clube de Rio de Janeiro /RJ  Pe. JORGE RICARDO CINTRA DA SILVA (Mariópolis/SP) FERNANDO PASSOS (Garça/SP) Pedro Luiz Tonon (Garça/SP)Francisco Carlos Miguel De Souza (Garça/SP) ZELITO SILVA (Garça/SP) ROBSON DE OLIVEIRA (Ilha Solteira /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE PROFISSÃO RELIGIOSA DE: Irmã MARILDE INÊS GUARNIERI ó2005ó17 ANOS (Franciscana de Cristo Rei - Rio Grande da Serra /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO JORGE Bispo

SÃO JORGE da Capadócia

SANTO ADALBERTo de Praga

SANTO Aquileu

SÃO Félix

SÃO Fortunato

SÃO Gerardo

SÃO Marolo

SantO Eulógio Bispo

Beata Helena Valentini

Beata Maria Gabriela Sagheddu

Beata Teresa Maria da Cruz

Beato Gil de Assis

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: O Evangelho de hoje é um resumo das aparições de Cristo ressuscitado, do encontro individual com pessoas para o encontro coletivo, eclesial: Ele os criticou pela falta de fé – Mc 16,9-15

 

 

O Senhor fez o seu povo sair com grande júbilo; com gritos de alegria, os seus eleitos, aleluia! (Sl 104,43)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Acolhendo o anúncio das testemunhas da ressurreição, somos convidados a professar corajosamente nossa fé no Cristo, mesmo perante as ameaças e calúnias.

 

– Oração 

 

PAI, LIVRA-ME DA INCREDULIDADE QUE ME IMPEDE DE SER PROCLAMADOR DA RESSURREIÇÃO DE TEU FILHO JESUS, POR QUEM NOS É OFERECIDA A TUA SALVAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que pela riqueza da vossa graça multiplicais os povos que creem em vós, contemplai solícito aqueles que escolhestes e daí aos que renascem pelo batismo a veste da imortalidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 23 de abril de 2022 - sábado na Oitava da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

  Uma sólida fé no Ressuscitado, traduzida na obediência à Palavra de Deus, é condição básica para que ele nos envie pelo mundo a fim de anunciar o Evangelho.

 

 

1ª Leitura (At 4,13-21) – Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas 13ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheciam que eles tinham estado com Jesus. 14No entanto viam, de pé, junto a eles, o homem que tinha sido curado. E não podiam dizer nada em contrário. 15Mandaram que saíssem para fora do sinédrio e começaram a discutir entre si: 16“O que vamos fazer com esses homens? Eles realizaram um milagre claríssimo, e o fato tornou-se de tal modo conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, que não podemos negá-lo. 17Contudo, a fim de que a coisa não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los, para que não falem mais a ninguém a respeito do nome de Jesus”. 18Chamaram de novo Pedro e João e ordenaram-lhes que, de modo algum, falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 19Pedro e João responderam: “Julgai vós mesmos se é justo, diante de Deus, que obedeçamos a vós e não a Deus! 20Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”. 21Então, insistindo em suas ameaças, deixaram Pedro e João em liberdade, já que não tinham meio de castigá-los, por causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que havia acontecido. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 118(117)

 

Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.

 

 

– 23 de abril de 2022 - sábado na Oitava da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho.  (Mc 16,9-15)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Este é o dia que o Senhor fez para nós, / alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24) 

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar. 12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

1º Sábado Páscoa – C

 

“Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: - Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

(Marcos 16,14-15).

 

Jesus, parece que foi mais fácil para os seus discípulos crer no senhor e seguí-lo ao longo de 3 anos, do que acreditar que o senhor tinha ressuscitado da morte.

Ouviram os testemunhos de Maria Madalena e dos discípulos de Emaús, mas não se convenceram, apesar de também Pedro e João terem visto o seu túmulo vazio.

Assim, restava-lhe pouco tempo para convencê-los da sua Ressurreição e enviá-los como testemunhas pascais por todo o mundo.

As dúvidas, a desilusão e o medo ainda eram mais fortes e endureciam seus corações.

Por isso, a sua aparição aos onze discípulos certamente confirmou os testemunhos anteriores e lhes deu a certeza de que o senhor tinha ressuscitado verdadeiramente.

Na verdade, após a sua ressurreição, já não bastava vê-lo fisicamente, mas era necessário um olhar de fé, porque seu corpo ressuscitado já refletia a transfiguração pascal.

Eis o motivo porque ninguém o reconhecia imediatamente, nem Maria Madalena, nem o discípulos de Emaús.

Só quando o senhor se revelava e lhes falava, eles o identificavam.

 

Senhor, nós somos muito semelhantes aos seus discípulos, porque ouvimos sua Palavra, celebramos a Páscoa, mas ainda nos falta esse encontro vivo com o senhor, essa revelação interior que nos faça reconhecer a sua presença de Ressuscitado no meio de nós.

 

Senhor, faça com que os nossos atos de piedade, nossas orações devocionais, nossas celebrações litúrgicas e nossa participação nos sacramentos, nos levem a uma experiência interior mais profunda de crer e de testemunhar a sua   presença de Ressuscitado no meio da nossa comunidade e dentro de cada um de nós.

Que abracemos o seu Evangelho integralmente, para que possamos comunicá-lo a toda criatura.

 

Maria santíssima, faça-nos participar da sua alegria pascal e que o Espírito Santo vença a dureza dos nossos corações para proclamarmos com a boca e com a vida: Jesus ressuscitou verdadeiramente! Aleluia!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O evangelista Marcos, no relato que nos apresenta hoje, condensa várias narrativas que vemos em Lucas e Mateus. O cerne dessa brevíssima mensagem é simples e, ao mesmo tempo, profundamente desafiador: é preciso crer que ele próprio, Jesus, ressuscitou e, por causa da sua ressurreição, anunciar o Evangelho a toda criatura. Tarefas fáceis? Não! Precisamos pedir a Deus que venha em nosso auxílio e nos conceda o dom da fé. E precisamos estar abertos à novidade que é o Reino de Deus, acolhê-lo em nossas vidas e levá-lo a nossos irmãos e irmãs em toda parte. Jesus não nos pede pouco! Afinal, ele entregou a sua própria vida como consequência de vocacionado fiel ao Pai. A ressurreição de Jesus pode nos credenciar como discípulos-missionários, e nos habitar a sermos anunciadores de um novo tempo de paz e prosperidade para todos.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 16,9-15 – Jesus ressuscitado aparece aos discípulos e os envia em missão

 

Oração Inicial


Não é fácil crer no invisível. Os discípulos viram Jesus morto e sepultado. Agora era preciso reconhecer que, o mesmo Jesus que eles viram morrer na cruz estava vivo. Não será suficiente o testemunho das mulheres ou de um e outro discípulo. Será preciso que a comunidade dos discípulos seja ungida e consagrada na fé da ressurreição. E Jesus fala com firmeza sobre a incredulidade dos onze e, pede a profissão de fé comunitária para a eficácia da missão.

 

1. Leitura (Verdade)

O Evangelho de hoje é um resumo das aparições de Cristo ressuscitado, do encontro individual com pessoas para o encontro coletivo, eclesial. O Evangelista nos mostra que a presença de Cristo é pessoal e comunitária. Precisamos das duas dimensões.

 

A comunidade dos discípulos foi muito reticente em relação à ressurreição. Eram homens práticos, acostumados à dureza da vida. Demoraram a crer na ressurreição do Senhor. Jesus apareceu a Madalena e a encarregou de levar sua mensagem aos discípulos. Eles não acreditaram nela. Apareceu, depois, a dois deles no caminho (Emaús). Também não acreditaram no seu testemunho. Jesus apareceu a eles todos juntos, criticou-os pela falta de fé, porque não tinham acreditado no testemunho dos que o viram, e os mandou levar a Boa Notícia a toda criatura. A missão é de toda a comunidade: “Vão pelo mundo inteiro!” Crer na ressurreição é condição para ir ao mundo anunciar a Boa Notícia da salvação em Cristo”.

 

2. Meditação (Caminho)

Foi difícil para os discípulos acreditarem que Jesus estava vivo. Para Tomé Jesus dirá: “Você acreditou porque viu, felizes os que creem sem ter visto” ( João 20,24-29). Diante do mistério não podemos exigir explicação para tudo. É preciso crer e caminhar nos passos de Jesus como se víssemos o invisível.

 

 

3.Oração (Vida)

Oração da Ressurreição

“Deus, nosso Pai, cremos na ressurreição, pois tudo caminha para a definitiva comunhão convosco. É para a vida, não para a morte, que fomos criados, pois como sementes que se guardam na palha, nós nos guardamos para a ressurreição.

Temos certeza de que vós nos ressuscitareis no último dia, pois na vida dos vossos santos tais promessas se confirmaram. O vosso reino já está acontecendo no meio de nós, porque cada vez mais aumenta no homem a sede, a fome de justiça e de verdade e a indignação contra toda forma de mentiras.

Temos certeza de que todos os nossos medos serão vencidos; toda dor e sofrimento serão mitigados, porque vosso Anjo, nosso Defensor, nos escudará contra todo mal.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Crer e testemunhar a ressurreição confiando no testemunho dos que vivenciaram, histórica e espiritualmente, essa experiência é o fundamento da fé cristã.

Como quero viver essa fé? Que apelo a Palavra de Deus despertou em seu coração?

 

Bênção

 

Feliz Páscoa!

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.