domingo, 19 de setembro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA <=>“Maior é o que serve” - Padre Luiz Carlos de Oliveira CSSR

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista



“Maior é o que serve”                                   

 

Acolhendo os pequenos


             Jesus desconstrói aquilo que pode danificar a pureza de seu ensinamento. Surpreende os discípulos em suas pretensões, pois estavam ainda na visão de um reino messiânico igual aos outros. Já estavam escolhendo os lugares para definir quem é o maior. No momento em que Jesus instruía, justamente sobre o que iria acontecer com Ele, revelando sua condição de Messias sofredor, eles falam a linguagem do poder. Jesus, contudo, fala a linguagem da humildade e do serviço: “Se alguém quer ser o primeiro, que seja aquele que serve a todos” (Mc 9,35). Isso é comum na Igreja. Falamos uma língua e Jesus outra. O Evangelho não nos penetra. Por isso perdemos a consistência de fidelidade a Cristo. Colocando-se como o menor que serve a todos, convida a que descubram a sabedoria de serem os servidores de todos: “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último e aquele que serve a todos” (Mc 9,35). Por essa palavra Jesus está dando o sentido de seu sofrimento e morte. Ele se faz o menor, mais abatido, e por isso é o Senhor.  Ser o maior é servir os pequeninos. Acolher os pequenos por causa de Jesus é acolhê-Lo. Mais ainda, quem recebe Jesus, recebe Aquele que O enviou, o Pai. Jesus Se preocupa muito com os sofredores e pequeninos. E dá isso como missão da Igreja que continua sua vida e missão. Insistimos em cuidar de quem não precisa. E esses não continuam voltados para si e para o poder no mundo. Se pensássemos como Jesus, a Igreja seria diferente. O testemunho que damos não convence. Dizemos uma coisa e fazemos outra.

Nascente das maldades

           Quando não seguimos os passos de Jesus na vida cristã, acontecem os males. Tiago diz que as guerras e lutas entre as pessoas nascem do coração onde guerreiam nossos prazeres, nascem da cobiça e da avidez. Até nossa oração perde a eficácia porque queremos receber de Deus para gastar com nossos interesses mesquinhos. Podemos nos lembrar que nossas orações são sempre para coisas materiais ou simplesmente humanas. Tiago diz: “vossos prazeres”. Oração não é o diálogo com Deus, e não pensamos no bem dos outros quando nos dirigimos a Deus. Diferentemente acontece com a sabedoria que é “pacífica, indulgente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, isenta de parcialidade e de hipocrisia” (Tg 3,17). O coração pacificado pelo serviço fraterno aos frágeis produz um fruto de justiça semeado por quem promove a paz. O mal põe raízes profundas que escravizam e geram sempre maiores maldades. Por isso, Tiago aconselha a buscar a sabedoria que vem do alto, aquela que vivia Jesus: fazer a vontade do Pai que é a salvação de todos. A oração de Jesus se dirigia ao Pai no profundo agradecimento e reconhecimento da presença Divina em sua vida. A oração O colocava sempre no caminho da vontade do Pai (Mc 14,36).

O injusto e o justo

                                Jesus anuncia aos discípulos seu caminho de Paixão (Mc 9,31). Esse momento, sem explicação humana, corresponde ao que o livro da Sabedoria fala sobre o justo e o injusto. A presença do justo, o santo, provoca a consciência das pessoas que querem abafar o mal que possuem. Assim se dá a perseguição ao Filho de Deus. Essas palavras são repetidas pelos judeus quando Jesus está na Cruz: “Se Tu és o Filho de Deus, desce da cruz” (Mt 27,40). O justo confia em Deus e não cobra milagres. Deixa que se cumpra a vontade do Pai. Não pede milagre, mas confia. Não vivemos de milagres. Só o amor pode mudar o coração humano.

Leituras: Sabedoria 2, 12.17-20; Salmo 53;Tiago 2,30-37; Marcos 9,30-37.

 

Ficha nº 2106 - Homilia do 25º Domingo Comum (19.09.21)

 

1. Se pensássemos como Jesus, a Igreja seria diferente.

2. O coração pacificado pelo serviço fraterno produz um fruto de justiça.

3. O justo confia em Deus e não cobra milagres.

 

Escolinha de Jesus

 

           Jesus instruía os discípulos a partir de situações que eles próprios criavam. Hoje temos o caso da instrução de Jesus sobre a base de toda a vida que nos transmitia. Eles discutiam sobre o poder e Jesus fala da força do poder que tem o serviço, sobretudo, aos pequenos. Assim, vemos em Jesus que nos dá a maior lição de amor quando se entrega na Cruz. Ali foi o máximo do serviço e o máximo do poder.

           O serviço tem poder de levar todos a servirem com maior vigor para que todos tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10,10).

 

■COMECE O DIA FELIZ!■–O Filho do Homem vai ser entregue...Se alguém quiser ser o primeiro, que seja aquele que serve a todos! – (Mc 9,30-37)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 S E T E M B R OM Ê S   D A   B I B L I A -

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 GARÇA/SP, 19 DE SETEMBRO de 2021 (domingo) 262 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

A FALTA DE AMOR É A MAIOR DE TODAS AS POBREZAS.

(Santa Teresa de Calcutá)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO ADOLESCENTE

DIA DO ORTOPEDISTA

DIA NACIONAL DO TEATRO

DIA DO ORTOPEDISTA

DIA DO EDUCADOR SOCIAL

DIA DO COMPRADOR

DIA DO CHAMAMÉ

DIA DO EMOTICON

DIA DO FALAR COMO UM PIRATA

DIA DA ESCOLA DOMINICAL

DIA DA FUNDAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) NO BRASIL

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO (de 18 a 25 de setembro)

SEMANA DA COMUNIDADE (até 23/09)

SEMANA MUNDIAL DO ALZHEIMER

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guararema (São Paulo) Conselheiro Lafaiete - Estrela do Sul - Oliveira (Minas Gerais) Cacimbinhas (Alagoas) Ibipeba (Bahia)Sapezal (Mato Grosso) Ermo (Santa Catarina) Guarapari (Espirito Santo)Mari (Paraíba)Soure (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  LUCIANA PERES ANTONIO BONINI (Professora-Garça /SP) MARCELO CARRASCOSSI SASSO (CRIAG-Garça /SP) ROSE MEIRE MINARDI CARRASCOSSI (Juína /MT) JOANA D'ARC CARVALHO FERREIRA  (Exclusiva Moda Intima-Lions Clube de Garça /SP) MARINEI VAL GROSSO MOREIRA (Lions Clube de Valparaíso /SP) WALDYR RISTOW JUNIOR (Marilia /SP) BRENO ARENA (Garça /SP) GIOVANA BOLDRIN SAMPAIO (Garça /SP) JESSICA NEVES FERREIRA (Garça /SP) JULIANA BRAZ RIBEIRO (Garça /SP) ROBERTO KOZI HIZUKURI (Garça /SP) SÔNIA MARQUES (Garça /SP) SUZEL CARNEIRO (São José do Rio Preto /SP) Pe. LUIZ EDUARDO CARDOSO DE SÁ (Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia de Marília /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: DÉBORA e THIAGO MUCCILO DE SOUZA (São Paulo / SP) ó

. Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE HERCULÂNDIAó1964ó57 ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ Nossa Senhora da Salete

São JANUÁRIO

Januário (Itália, séc III), é um dos santos mais venerados em Nápoles. Sofreu o martírio na cidade, junto com os seus companheiros, sob a perseguição do imperador Diocleciano 

SANTO AFONSO DE OROZCO

São Teodoro de Tarso

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: - Quem acolhe uma destas crianças, a mim acolhe – Mc 9,30-37

 

 

- Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Na Eucaristia encontramos o sustento para seguir Jesus no caminho do serviço fraterno, em meio às provações da vida. Discípulos-missionários, queremos semear os frutos da justiça e da paz, sem ambicionar honrarias. Peçamos ao Senhor, nesta liturgia, que nossa prática religiosa nunca se confunda com a busca de prestígio e poder.

 

– Oração 

 

PAI, TIRA DO MEU CORAÇÃO OS IDEAIS MUNDANOS DE GLÓRIA, E COLOCA-ME NO VERDADEIRO CAMINHO PARA SER GLORIFICADO POR TI, FAZENDO-ME SERVIDOR DE TODOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 19 de setembro de 202125º Domingo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus garante o socorro do Senhor aos justos, exorta-nos a abandonar as tendências egoístas e nos convida a acolher o Cristo no pobre e no pequeno. 

 

1ª Leitura (Sb 2,12.17-20) – Vamos condená-lo à morte vergonhosa.  Leitura do Livro da Sabedoria:

 

Os ímpios diziam: 12“Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. 17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele. 18Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos.

19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; 20vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 54(53)

 

É o Senhor quem sustenta minha vida!

 

 

2ª Leitura (Tg 3,16-4,3) – O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz.  Leitura da Carta de São Tiago:

 

Caríssimos: 3,16Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más.

17Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento.

18O fruto da justiça é semeado na paz para aqueles que promovem a paz.

4,1De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós?

2Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. 3Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 19 de setembro de 202125º Domingo Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

O Filho do Homem vai ser entregue...Se alguém quiser ser o primeiro, que seja aquele que serve a todos!   (Mc 9,30-37)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Pelo Evangelho o Pai nos chamou, / a fim de alcançarmos a glória / de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2,14). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.

32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?”

34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.

35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!”

36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: 37“Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”. 

 Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A humildade nos faz alcançar o Reino de Deus”

 

Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: ‘Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!”

(Marcos 9,35).

Jesus está anunciando para os Seus discípulos, após atravessar a Galileia, o seu segredo mais profundo, o segredo do significado do seu messianismo ou da sua vida de Messias como Cristo. Porque, mesmo se Pedro e eles tivessem confessado (sobretudo Pedro) que Jesus era o Cristo, o Messias, eles não sabiam o significado profundo do que é ser o Messias, e Jesus disse: “Vou ser entregue nas mãos dos homens, e eles me matarão. Mas, depois de três dias eu hei de ressuscitar”. Os discípulos não compreenderam nada e tinham medo de perguntar. Não compreenderam porque ninguém quer compreender o sofrimento, mas não é o sofrimento pelo sofrimento, Jesus não está anunciando que Ele simplesmente vai sofrer, Ele está dizendo que vai vencer a morte e o sofrimento porque está proclamando a Sua ressurreição. Só queremos chegar na glória, mas não queremos saber da cruz; só queremos saber do resultado, mas não queremos saber da prova.

 

“O Reino de Deus é para quem tem desvantagens neste mundo, mas é muito vantajoso e agraciado aos olhos de Deus”

 

Nenhum corredor chega na final para ser reconhecido e respirar fundo, vencer a prova sem ter passado por ela, sem ter corrido e sem ter, muitas vezes, suado. Ninguém passa nessa vida sem passar pela prova do sofrimento, da dor e da morte. Jesus está anunciando o que vai acontecer com Ele, mas os discípulos não estão interessados ou não estão maduros (melhor dizendo) para compreender o significado da vida e da vida de Jesus, o Filho do Homem. Eles estão discutindo entre eles quem vai ser o maior, quem é o mais importante. Jesus, vendo a imaturidade deles, os acalma e diz: “Entre vós não pode ser assim. Quem quer ser o primeiro, seja o servidor de todos, seja aquele que serve a todos, seja aquele que se coloca abaixo de todos”.

 

O Reino que Ele veio anunciar não foi o reino dos grandes, dos mais importantes, daqueles que querem ser servidos e agraciados como os melhores. Agraciado é quem serve, é quem é humilde, é quem se coloca no último lugar, é quem lava os pés dos seus irmãos, é quem sabe servir e não quer ser servido, é quem sabe buscar o último lugar e está entre os mais humildes, os mais pobres e sofredores. Agraciado é quem tem o coração de uma criança.

 

A criança não tinha importância e significado nenhum, é por isso que Jesus pega uma criança, coloca-a em seus braços e abraçando-a diz: “Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que está acolhendo”.

 

Para acolhermos o Reino de Deus, acolhamos nossas crianças, amemos nossas crianças e acolhemos com amor, ternura e afeto. Aprendemos com elas que o Reino de Deus é dos pequenos, dos humildes e dos puros e não de quem quer ser grande, quem quer levar vantagem sobre os outros, quem quer contar sempre vantagens. O Reino de Deus é para quem tem desvantagens neste mundo, mas é muito vantajoso e agraciado aos olhos de Deus.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

“O que é que vocês discutiam no caminho?” A pergunta de Jesus desconcerta seus discípulos. Como criança arteira que é pega em flagrante fazendo algo indevido, os discípulos ficam sem graça e calados. Discutir é um modo de conversar, porém com os ânimos excitados. Uma espécie de bate-boca. Algo nada exemplar. Pois bem, o tema entre os discípulos era competição: qual deles era o maior no grupo de Jesus? Caminham bem na direção contrária do ensinamento do Mestre. Então, pacientemente, Jesus repete a lição: “Entre vocês, quem quiser ser o maior seja o servidor de todos”. A nova sociedade proposta por Jesus não prevê lugar para dominador e dominados, explorador e explorados. Todos são irmãos e irmãs, filhos do mesmo Pai celeste e regidos pela exigência do serviço fraterno.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Mestre, atravessas a Galileia, focado na tua missão de libertar os oprimidos. Teus discípulos, ao invés, estão preocupados em saber qual deles é o maior. Esclareces que, na tua comunidade, maior é o que serve a todos. Dá-nos a graça de entender e praticar tuas sábias exigências. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 9,30-37 – Quem é o mais importante?

 

Oração Inicial
Liturgia do 25º domingo do Tempo Comum. Agradeçamos pela Palavra de Deus e peçamos ao Espírito Santo que nos conduza em nossa leitura orante.

 

Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Jesus surpreende os discípulos em suas pretensões. Pensando ainda na visão de um reino messiânico igual aos outros, os discípulos começam a escolher os lugares para definir quem é o maior, o que teria poder sobre os outros. Jesus os interroga e os surpreende com outra visão, outra lógica. Observe o que diz Jesus, o lugar que ele toma, quem ele coloca como modelo:

 

“A partir desse momento, Marcos mostra como Jesus dispõe de parte maior do seu tempo para seus discípulos, ensinando-os reservadamente. A narrativa mostra como é difícil para os discípulos entenderem o verdadeiro sentido da pregação do Mestre, mas mesmo assim eles continuam com ele. Duas palavras são importantes na narrativa de hoje: casa e caminho. O caminho é o lugar da vida, onde acontecem as mais diversas situações. A casa é o lugar onde estas situações são aprofundadas. O melhor, o primeiro lugar, imaginado no caminho, aparece como sendo o último, na explicação. E a criança, para os judeus símbolo da inutilidade, aparece como sendo o verdadeiro discípulo. A escala de valores é totalmente invertida na ótica do Reino.”

 

2. Meditação (Caminho)

São Tiago nos diz que as guerras e as lutas nascem do coração onde guerreiam nossos prazeres; nascem da cobiça e da avidez. O que o texto diz a você?

Quais sentimentos a Palavra despertou para mudança de mentalidade e de atitudes em sua vida?

3.Oração (Vida)

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos para buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

 

Bênção 

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.