quinta-feira, 3 de junho de 2021

■COMECE O DIA FELIZ!■Isto é meu corpo. Isto é meu sangue – (Mc 14,12-16.22-26)

 


– 
ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 03 DE JUNHO de 2021 (quinta-feira) 154 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

APRENDE A VIVER COMO DEVES, E SABERÁS MORRER BEM.

(Confúcio)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 DIA DO PROFISSIONAL DE RH OU RECURSOS HUMANOS

 DIA INTERAMERICANO DO ADMINISTRADOR DE PESSOAL

 DIA DO ADMINISTRADOR DE PESSOAL E DA COMUNIDADE SOCIAL

 DIA MUNDIAL DO PÉ TORTO

 DIA INTERNACIONAL DO CACAU

 DIA MUNDIAL DO NATURISMO

 DIA DA BICICLETA

 DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A OBESIDADE MÓRBIDA INFANTIL

 DIA DE CORPUS CHRISTI

 DIA DO ESCREVENTE DE CARTÓRIO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Campo Novo – Chapada - São Luiz Gonzaga (Rio Grande do Sul) Piranhas (Alagoas) Brejo dos Santos (Paraíba) Cotegipe (Sergipe) Carutapera (Maranhão) 

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  FRANCIELE DUARTE M. DA SILVA (EQ 13 ENS da PAZ - Setor de Garça/SP) MÁRCIO BRANDÃO MARQUES (Rede Postos Express-Garça/SP) TÂNIA TEIXEIRA DE GODOI (Marilia /SP) ARMANDO MINAKAWA (Mercado Minakawa Jafa-Garça/SP) FERNANDA CIRILO DE BARROS (Garça/SP) JOSÉ ZAGO (Garça/SP) JOSÉ ROBERTO MOYSÉS (Garça /SP) ANGELA JUSTO (Garça /SP) VANESSA AMADEU (Marilia /SP) LUIZ ANTONIO DA CRUZ( Marilia /SP)  

 

 Santo do Dia 

■ SÃO CARLOS LWANGA e COMPANHEIROS

Carlos (Uganda, séc.19), e companheiros, por não renunciarem à fé, foram vítimas da perseguição do rei contra os cristãos. Mesmo os muito jovens entre eles souberam dar testemunho de coragem e fidelidade a Cristo. São os primeiros mártires da África subsaariana.

SANTA CLOTILDE DE BORGONHA

SANTO OVÍDIO DE BRAGA

■ SÃO CONO DE TEGGIANO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Este é o meu sangue da nova aliança, que é derramado por muitos – Mc 14,12-16.22-26

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Jesus Cristo, na Eucaristia, se oferece como comida e bebida para a nossa vida.

 

-  O Senhor alimentou seu povo com a flor do trigo e com o mel do rochedo o saciou (Sl 80,17).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Reunimo-nos como família nesta solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, na qual o Pai quer renovar conosco sua aliança de amor. Celebremos o Senhor Jesus, sumo sacerdote que invisivelmente preside esta Eucaristia e se oferece a nós para fortalecer nossa caminhada rumo à convivência fraterna e à plenitude do Reino de Deus.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, POSSA A EUCARISTIA RECORDAR-ME SEMPRE QUE PERTENÇO AO POVO REDIMIDO POR TI E A CAMINHO DA CASA DO PAI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixastes o memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 353

 

– 03 de junho de 2021 5ª-feira da 9ª Semana Do Tempo Comum Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Alegres acolhamos a Palavra de Deus, dispostos a fazer tudo o que ela nos propõe. Para seermos perseverantes na fé e no serviço ao Reino, Jesus se doa a nós como alimento. 

 

1ª Leitura (Ex 24,3-8) – Este é o sangue da aliança que o Senhor fez convosco   Leitura do Livro do Êxodo:

 

Naqueles dias, 3Moisés veio e transmitiu ao povo todas as palavras do Senhor e todos os decretos. O povo respondeu em coro: “Faremos tudo o que o Senhor nos disse”. 4Então Moisés escreveu todas as palavras do Senhor. Levantando-se na manhã seguinte, ergueu ao pé da montanha um altar e doze marcos de pedra pelas doze tribos de Israel. 5Em seguida, mandou alguns jovens israelitas oferecer holocaustos e imolar novilhos como sacrifícios pacíficos ao Senhor. 6Moisés tomou metade do sangue e o pôs em vasilhas, e derramou a outra metade sobre o altar. 7Tomou depois o livro da aliança e o leu em voz alta ao povo, que respondeu: “Faremos tudo o que o Senhor disse e lhe obedeceremos”. 8Moisés, então, com o sangue separado, aspergiu o povo, dizendo: “Este é o sangue da aliança que o Senhor fez convosco, segundo todas estas palavras”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 116(115)

 

Elevo o cálice da minha salvação,

invocando o nome santo do Senhor.

 

 

2ª Leitura (Hb 9,11-15) – O Sangue de Cristo purificará a nossa consciência   Leitura da Carta aos Hebreus:

 

Irmãos: 11Cristo veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Através de uma tenda maior e mais perfeita, que não é obra de mãos humanas, isto é, que não faz parte desta criação, 12e não com o sangue de bodes e bezerros, mas com o seu próprio sangue, ele entrou no Santuário uma vez por todas, obtendo uma redenção eterna. 13De fato, se o sangue de bodes e touros, e a cinza de novilhas espalhada sobre os seres impuros os santifica e realiza a pureza ritual dos corpos, 14quanto mais o Sangue de Cristo purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo, pois, em virtude do espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha. 15Por isso, ele é mediador de uma nova aliança. Pela sua morte, ele reparou as transgressões cometidas no decorrer da primeira aliança. E, assim, aqueles que são chamados recebem a promessa da herança eterna.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 03 de junho de 2021 5ª-feira da 9ª Semana Do Tempo Comum Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Isto é meu corpo. Isto é meu sangue (Mc 14,12-16.22-26)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Eu sou o pão vivo descido do céu; / quem deste pão come sempre há de viver! (Jo 6,51)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

— Glória a vós, Senhor.

12No primeiro dia dos Ázimos, quando se imolava o cordeiro pascal, os discípulos disseram a Jesus: “Onde queres que façamos os preparativos para comeres a Páscoa?” 13Jesus enviou então dois dos seus discípulos e lhes disse: “Ide à cidade. Um homem carregando um jarro de água virá ao vosso encontro. Segui-o 14e dizei ao dono da casa em que ele entrar: ‘O Mestre manda dizer: onde está a sala em que vou comer a Páscoa com os meus discípulos?’ 15Então ele vos mostrará, no andar de cima, uma grande sala, arrumada com almofadas. Aí fareis os preparativos para nós!” 16Os discípulos saíram e foram à cidade. Encontraram tudo como Jesus havia dito, e prepararam a Páscoa. 22Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo pronunciado a bênção, partiu-o e entregou-lhes, dizendo: “Tomai, isto é o meu corpo”. 23Em seguida, tomou o cálice, deu graças, entregou-lhes, e todos beberam dele. 24Jesus lhes disse: “Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos. 25Em verdade vos digo, não beberei mais do fruto da videira, até o dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus”. 26Depois de ter cantado o hino, foram para o monte das Oliveiras.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Deixemos a Eucaristia resplandecer em nossa vida”

“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo pronunciado a bênção, partiu-o e entregou-lhes, dizendo: ‘Tomai, isto é o meu corpo” 

(Marcos 14,22)

Hoje, é a festa do Corpo e Sangue do Senhor. Foi por ocasião da última ceia, aquela Quinta-feira Santa, que o Senhor nos deu esse grande presente e essa grande dádiva: Ele mesmo se deu, imolou-se, tornou-se o sacrifício único para reparar os nossos pecados. Não mais animais, não mais sangue de cordeiros, porque Ele é o Cordeiro Imolado.

 

Aquele mesmo que se deu na cruz por amor a nós dá-se no sacramento da Eucaristia, o sacramento do Corpo e Sangue do Senhor. Como precisamos nos voltar com maior amor e reverência, com o coração vibrando e adorando de paixão, à presença real de Jesus na Eucaristia!

 

O fato é que a Quinta-feira Santa acontece naquele contexto da Semana Santa, e nós nos detemos a todos os acontecimentos pascais, mas a Igreja faz questão de, passado o tempo Pascal, voltar-se ao mistério essencial que recebemos como dádiva e presente de Deus, que é a instituição da Eucaristia, que é o sacramento do Corpo e Sangue do Senhor.

 

“Precisamos voltar-nos com maior amor e reverência à presença real de Jesus na Eucaristia”

 

Não pode passar despercebido e nem longe de nós, como nos recorda o Papa João Paulo II: “A Igreja vive da Eucaristia”. E o centro, a vida e o coração da Igreja é a Eucaristia. Quando falamos “Eucaristia” é o Corpo e Sangue do Senhor, porque a Igreja é o corpo místico de Cristo e, a Igreja como corpo de Cristo, alimenta-se do corpo e do sangue de Cristo, ela vive da Eucaristia.

 

Nós vivemos da Eucaristia e, primeiro, precisamos tomar consciência da vida eucarística que precisamos ter. Precisamos tomar e beber Seu Corpo e Seu Sangue. Quando tomamos o Corpo do Senhor, tomamos também Seu Sangue. Corpo, alma e divindade estão na Eucaristia que recebemos.

 

É preciso não só tomar, é preciso viver a vida eucarística, deixar que a Eucaristia resplandeça em nossa vida. Eucaristia é ação de graças, e o que mais precisamos é dar graças, louvar, bendizer, agradecer, é levar uma vida na qual possamos realmente clamar como Paulo: “É Cristo que vive em mim”. Ter os sentimentos e os pensamentos de Cristo.

 

Não basta receber a Eucaristia, é preciso viver a vida de Jesus em mim. Jesus é adorado e glorificado em todos os sacrários do mundo inteiro. A nossa devoção e o nosso amor a Jesus na Eucaristia por gestos, palavras e até pela falta que, muitas vezes, sentimos. Distância da presença física, a distância que é criada devido às circunstâncias, mas nada pode nos afastar da presença real de Jesus na Eucaristia.

 

Se passo em frente a uma igreja, eu me inclino, referencio e volto-me para Jesus na Eucaristia, Jesus no sacrário para ser adorado, amado e glorificado, mas preciso tornar o meu coração um sacrário puro, o lugar da morada de Jesus. Preciso viver uma vida de comunhão com o Senhor, para que a Eucaristia seja vida na minha vida.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A festa de Corpus Christi foi introduzia na Igreja pelo papa Urbano IV, no século XIII. O que está na origem dessa solenidade é a instituição da eucaristia. Jesus dizia: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu permaneço nele” (Jo 6,56). Na última ceia com seus discípulos, Jesus toma o pão e o vinho e, após dar

graças a Deus, afi rma: ‘Este pão é o meu corpo; este vinho é o meu sangue: comam e bebam’. Jesus estabelece sua presença em forma de alimento, em forma de sacramento (sinal sensível da graça). Sem deixar-nos distrair pelos belíssimos ornamentos das ruas de nossas cidades, façamos da celebração de Corpus Christi ocasião para contemplar o mistério do grande ato de amor de Jesus por nós, sua morte na cruz, e para oferecer-lhe nossa resposta de amor.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, pão vivo descido do céu, durante a refeição, surpreendeste teus discípulos com uma grande novidade: por tua vontade, o pão e o vinho abençoados tornaram-se teu corpo e sangue. Desse modo, és presença viva em nós e alimento indispensável para nossa caminhada diária. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 14,12-16.22-26 - Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Jesus Cristo, na Eucaristia, se oferece como comida e bebida para a nossa vida. Por isso, comungar o corpo e o sangue de Cristo é comprometer-se com a sua vida e sua missão.

Peçamos ao Espírito Santo que abra nosso coração, para acolhermos e vivermos a sua Palavra com a força do seu amor. Amém

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Faça a leitura pausadamente, destacando personagens, verbos e objetos e ações. O que Jesus comunica aos seus discípulos e também a nós? Quais palavras chamam sua atenção?

 

“O milagre do amor, na Última Ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia, é toldado pela traição e pela iminente morte de Jesus. Hoje a Igreja celebra a Santa Ceia de maneira festiva e recorda a presença do Senhor, entre os seus, para sempre. Além das sombras da morte, a Eucaristia é o Pão da Vida, o alimento daqueles que caminham na fé, na direção da casa do Pai. Hoje, Cristo eucarístico desfila em nossas ruas, num convite a examinar a relação entre fé e vida. Aquilo que celebramos no domingo deve ser vivido no dia a dia. A Eucaristia é Pão partido e partilhado para a vida do mundo. Comungar é assumir o compromisso de partilhar também o pão das nossas mesas. É assumir todo projeto de Jesus, que tem como referência a justiça.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você hoje? Observando a realidade da multidão e dos discípulos no texto bíblico, permaneça em silêncio por alguns instantes e procure identificar o que o Evangelho diz a você. Jesus falou com os discípulos, e agora fala com você, mas é necessário que você busque escutá-lo. Repasse o Evangelho e deixe-se tocar pela Palavra de Deus.

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

 

Estás conosco todos os dias até o fim do mundo. Estás conosco, Onipotência Divina, com nossa fragilidade.

Estás conosco, amor infinito, que nos acompanhas em todos os nossos passos.

Estás conosco, proteção soberana e garantia de êxito nas tentações.

Estás conosco, energia que sustenta nossa generosidade vacilante.

Estás conosco, em nossas dificuldades e provações.

Estás conosco em nossas decepções e ansiedades para devolver-nos a coragem.

Estás conosco nas tristezas para comunicar-nos o entusiasmo de Tua alegria.

Estás conosco na solidão, como companheiro que nunca falha.

Estás conosco em nossa missão apostólica para guiar-nos e ser nosso arrimo.

Estás conosco para conduzir-nos ao Pai pelo caminho da sabedoria e da eternidade. Amém.

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.