terça-feira, 21 de março de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Não te digo perdoar até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” - (Mt 18,21-35)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A R Ç O MÊS DA FRATERNIDADE
GARÇA/SP, 21 DE MARÇO DE 2017 (Terça-feira) 80º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
TODAS AS COISAS JÁ FORAM DITAS, MAS COMO NINGUÉM ESCUTA É PRECISO SEMPRE DIZER DE NOVO.
(André Gide)


Datas Comemorativas
Dia Mundial do Serviço Social
DIA NACIONAL DA TERRA
DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA
DIA MUNDIAL DA ECONOMIA DOMÉSTICA
DIA INTERNACIONAL PARA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Dia Internacional de Nowruz
Dia Internacional da Síndrome de Down
DIA INTERNACIONAL DA POESIA
DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS E DA ÁRVORE
Dia Internacional da Marionete
Dia do Início da semana Internacional de Solidariedade com os Povos em Luta contra o Racismo e a Discriminação Racial

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Américo Brasiliense - Barão de Antonina - Barra do Turvo - Borborema - Campo Limpo Paulista - Coronel Macedo - Dumont - Estrela do Norte - Francisco Morato - Iperó - Ipeúna - Itapura - Itupeva - Lindóia - Louveira - Mira Estrela - Monções - Nova Independência - Orindiúva - PindoramaPotirendaba - Rafard - Ribeirão do Sul - Rio Grande da Serra - Roseira - Santa Clara D'Oeste - Santa Ernestina - Santana da Ponte Pensa - Tarabai - Teodoro Sampaio - União Paulista - Várzea Paulista (São Paulo) Brejinho (Rio Grande do Norte) Indaial (Santa Catarina) Tucano (Bahia) Boquim (Sergipe) Telêmaco Borba (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: EDUARDO APARECIDO DE FREITAS (SAAE – Lions Clube de Garça /SP)MARCIA PRAXEDES (Secretária Municipal da Assistência Social Garça/SP)ROMÃO JARDIM CARRASCOSSI (Juína /MT) PDG VILMA RAID FERNANDES (DLC 4–Presidente do DMLC-Lions Clube de Pedro Leopoldo /MG)MARIA NORMA VUOLO SAJOVIC MARTIM (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)RUBENS TRAVITZKY (Lions Clube de Marilia /SP)Fernando Ribeiro da Silva (Microeste-Garça/SP)MONICA LUIZA FERREIRA BERNARDES (Garça /SP)LUCIA HELENA FAZZANE DE CASTRO MARINO (Garça /SP)CELI CHIEMI SASAZAKI (Marilia /SP)PAULO JORGE DE OLIVEIRA ALVES (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE IRAPURU CAÇULAó2009ó08 ANOSó (Distrito LC 8)


Santo do Dia
SÃO NICOLAu de flue
SÃO SERAPIÃO DE THMUIS
SANTA BENEDITA CAMBIAGIO FRASSINELLO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Sejamos acolhidos no reino anunciado por Jesus, onde não há limites para o perdão. A compaixão, a misericórdia e a benevolência de Deus são o critério que deve orientar a vida na comunidade.
 Oração
PAI, É MEU DESEJO IMITAR TEU MODO DE AGIR, NO TOCANTE AO PERDÃO. FAZE-ME SER PRÓDIGO E MISERICORDIOSO EM RELAÇÃO AO PRÓXIMO QUE PRECISA DO MEU PERDÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que a vossa graça não nos abandone, mas nos faça dedicados ao vosso serviço e aumente sempre em nós os vossos dons. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
Terça-feira da 3ª Semana da Quaresma - 21/03/2017
As leituras nos inspiram a pedir que Deus seja clemente com seu povo e nos ensine a estender aos outros o perdão que dele recebemos.


1ª Leitura (Dn 3, 25.34-43) – “De alma contrita e em espírito de humildade, sejamos acolhidos. Leitura da Profecia de Daniel:

Naqueles dias, 25Azarias parou e, de pé, começou a rezar; abrindo a boca no meio do fogo, disse: 34“Oh! não nos desampares nunca, nós te pedimos, por teu nome, não desfaças tua aliança 35nem retires de nós tua benevolência, por Abraão, teu amigo, por Isaac, teu servo, e por Israel, teu Santo, 36aos quais prometeste multiplicar a descendência como estrelas do céu e como areia que está na beira do mar.
37Senhor, estamos hoje reduzidos ao menor de todos os povos, somos hoje o mais humilde em toda a terra, por causa de nossos pecados; 38neste tempo estamos sem chefes, sem profetas, sem guia, não há holocausto nem sacrifício, não há oblação nem incenso, não há um lugar para oferecermos em tua presença as primícias, e encontrarmos benevolência; 39mas, de alma contrita e em espírito de humildade, sejamos acolhidos, e como nos holocaustos de carneiros e touros 40e como nos sacrifícios de milhares de cordeiros gordos, assim se efetue hoje nosso sacrifício em tua presença, e tu faças com que te sigamos até o fim; não se sentirá frustrado quem põe em ti sua confiança.
41De agora em diante, queremos, de todo o coração, seguir-te, temer-te, buscar tua face; 42não nos deixes confundidos, mas trata-nos segundo a tua clemência e segundo a tua imensa misericórdia; 43liberta-nos com o poder de tuas maravilhas e torna teu nome glorificado, Senhor”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 24(25)
Recordai, Senhor, a vossa compaixão!

Evangelho do dia
Terça-feira da 3ª Semana da Quaresma - 21/03/2017
Não te digo perdoar até sete vezes, mas até setenta vezes sete. - (Mt 18,21-35)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
Voltai ao Senhor, vosso Deus; ele é bom, compassivo e clemente (Jl 2,12s).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou:
“Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?”
22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e seus filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida.
26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo’. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida.
28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um de seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei’. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia.
31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida.
35É assim que meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Tenhamos um coração misericordioso
O coração misericordioso de Jesus está sempre nos perdoando, dando-nos uma nova chance de nos reerguer!
Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes? ’ Jesus respondeu: ‘Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete  (Mateus 18,21-22).
A pergunta de Pedro é também a pergunta do nosso coração: “Quantas vezes eu consigo suportar o erro e a ofensa do outro contra mim? Quantas vezes o meu coração consegue perdoar quando o outro falha, quando insiste em fazer aquilo que me ofende, que me machuca, quando erra contra mim? Eu consigo perdoá-lo até sete vezes?”.
Eu penso que nós temos de fazer a pergunta ao contrário: “Senhor, até quantas vezes Deus tem que me perdoar quando eu peco, quando eu falho, quando eu erro?”.
Quantas vezes você acha que Deus tem que nos perdoar? Eu imagino que se nós limitássemos a graça de Deus para sete, somente sete vezes Ele deveria nos perdoar, e nós já estaríamos a muito tempo excluídos da Sua graça. Poucos ou praticamente ninguém teria acesso ao Reino de Deus se a lógica, se a matemática divina fosse como a nossa lógica ou nossa matemática humana, se nós quiséssemos impor para Deus até o limite de quantas vezes Ele deve nos perdoar.
Eu me sento no confessionário para atender o pecador quantas vezes ele vier pedir perdão pelos seus pecados, e não sou eu quem condiciono se perdoo ou não, porque é só Deus quem pode perdoar os nossos pecados! E o coração misericordioso d’Ele está ali sempre nos perdoando, levantando-nos, dando-nos uma nova chance de nos reerguer.
Deus é bobo? Ele simplesmente aceita qualquer coisa? Não! Ele é justo, é misericordioso. Na Sua misericórdia, Ele não coloca limites para nos perdoar!
Quem experimenta ou vive a dimensão da misericórdia de Deus não pode ser diferente para com seu irmão e irmã. Não podemos colocar limites para a nossa condição de perdoar o outro. Aliás, se quisermos que o outro melhore, temos de usar o mesmo remédio que Deus usa conosco.
Deus vai nos perdoando, dando-nos uma chance para nos reerguermos, para nos levantarmos, não nos prostramos, não nos frustrarmos nem desanimarmos. É a misericórdia de Deus que vai nos colocando de pé, e precisamos, da mesma forma, usar de misericórdia para com nosso próximo!
Eu sei que, às vezes, cansamo-nos e, por isso, dizemos: “Não consigo mais perdoar essa pessoa! Eu não consigo mais! Já foi demais!”.
Quando você achar que perdoou demais, peça para Deus alargar o seu “demais” para a infinidade da Sua misericórdia. Quando você não tiver mais forças para suportar o problema do irmão, o pecado e a fragilidade do próximo na sua casa, no seu trabalho, seja lá onde você estiver, não recorra a sua miséria humana, mas sim à misericórdia de Deus.
A nossa miséria humana é muito limitada. Muitas vezes, não conseguimos perdoar nenhuma vez o erro do outro, mas como a nossa miséria humana é tão carente da misericórdia de Deus, usemos dela para nos relacionarmos uns com os outros.
Não é que a misericórdia faça bem apenas para o outro, ela faz bem para nós acima de tudo, ela nos cura, liberta-nos, faz de nós um ser humano mais pleno de Deus, do Seu amor e da Sua misericórdia. Por isso, não deixe de usar a misericórdia de forma plena e infinita para com as misérias do outro, pois Deus usa de misericórdia com nossas misérias.
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mt 18, 21-35
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )  
O Evangelho nos surpreende muitas vezes ao usar determinados termos que, à primeira vista, nos parecem totalmente descabidos em relação a Deus.
O texto de hoje nos mostra Deus indignado por causa da falta de perdão.
Como pode Deus indignar-se, o Altíssimo ter a sua dignidade ferida?
Este texto nos mostra uma realidade muito profunda: se o pecado fere a dignidade humana, a ausência do perdão fere a dignidade divina.
Por quê?
Porque Deus é amor, é misericórdia, e negar o amor e a misericórdia é negar o próprio Deus na sua essência. Negar o perdão é negar que Deus é amor e misericórdia e impedir que ele aja com amor e misericórdia em relação a nós mesmos, e impedir a ação misericordiosa de Deus é causar-lhe indignação.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Perdão! O que é perdoar?
- O que é oferecer a mão pedindo perdão?
- Uma coisa é perdoar! Outra é a memória que conserva os fatos em nosso coração!
 - Acolhemos os fatos com compreensão e espírito generoso? Também nós assim estaremos mais próximos de Deus.

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Façamos nossa oração com a Palavra de Deus, com este Evangelho que nos fala sobre o perdão.
Pedro pergunta a Jesus quantas vezes deve perdoar seu irmão, e Jesus responde que devemos perdoar sempre.
Peçamos ao Senhor a graça do dom do perdão. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém!
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Essa é a pergunta que Pedro faz ao se dirigir a Jesus. O que Jesus responde? Leia o texto quantas vezes julgar necessário, destacando os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa. Qual é o tema central do Evangelho de hoje?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Neste momento de meditação, leia novamente o Evangelho, deixando-se tocar por ele. Permita que esta Palavra o(a) desinstale, toque naquilo que precisa ser mudado, pois é o Senhor que fala com você por meio dela.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Agora que escutou a voz do Mestre, faça a sua oração, apresentando-se diante dele com tudo que você tem e é. Louve ao Senhor por sua presença de amor, sua misericórdia e seu perdão. Apresente-lhe também sua oração pela humanidade.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Identifique o sentimento que a Palavra despertou em seu coração e permita que ela seja vida em sua vida.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.